Conecte conosco

ALBA

“A DEAM será uma das minhas bandeiras na Assembleia”, declara deputada Kátia Oliveira

Publicado

em

"A DEAM será uma das minhas bandeiras na Assembleia", declara deputada Kátia Oliveira

Do Panorama de Notícias – Com mais de 130 mil habitantes, a cidade de Simões Filho já necessita em caráter de urgência de uma unidade da Delegacia Especial de Atendimento a Mulher (DEAM). 
Logo após tomar posse nesta sexta-feira (1º), a deputada estadual Kátia Oliveira (MDB), falou sobre a sua luta para trazer a DEAM para Simões Filho.
“Esperamos que sim, nós que temos acompanhado o índice de feminicídio em toda a Bahia e no nosso município também e tem crescido. A gente precisa ter uma política efetiva para combater, acolher e para defender essas mulheres, porque a gente entende que uma Delegacia Especial de Atendimento a Mulher (DEAM), vai ajudar e muito o nosso município. Eu já solicitei, eu não perderia a oportunidade, entreguei pessoalmente ao governador, já irei protocolar e essa será uma das minhas buscas, das minhas bandeiras, e que realmente a DEAM seja instalada em Simões Filho”, declarou.  

ALBA

VÍDEO: Deputado Eduardo Alencar assume presidência de comissão na ALBA

Publicado

em

Deputado Eduardo Alencar

No Panorama de Notícias – O rompimento da barragem em Brumadinho Minas Gerais, além de causar uma tragédia que chamou atenção do mundo, serviu também como um alerta para as autoridades. 
Recém chegado na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o ex-prefeito de Simões Filho e atual deputado estadual Eduardo Alencar (PSD), já tem uma missão árdua logo no inicio do seu mandato.
O parlamentar assumiu na tarde desta quarta-feira (13), a presidência da Comissão Especial de Acompanhamento e Fiscalização de Barragens.
Em sua rede social Instagram, Eduardo destacou o acontecimento. 


Asista ao vídeo:

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1204885483013871&id=100004772912695

Continuar Lendo

ALBA

Deputada Kátia Oliveira e vereadores buscam melhorias para Simões Filho em audiência na Embasa

Estiveram presentes na reunião a deputada estadual Kátia Oliveira, o presidente da Câmara, Orlando de Amadeu, os vereadores Elimário Lima, Eri Costa, Manoel Carteiro, além dos secretários Carlos Neto (Infraestrutura) e Elias Melo (Meio Ambiente).

Publicado

em

Deputada Kátia Oliveira, secretários e vereadores discutem melhorias no abastecimento de água e esgotamento sanitário de Simões Filho em audiência na Embasa

Um bloco formado pela deputada estadual Kátia Oliveira (MDB), secretários municipais e vereadores se reuniu na manhã desta terça-feira (12), em audiência com o presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Rogério Cedraz, na sede do orgão, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), para discutir e buscar soluções para o problema de abastecimento de água em algumas localidades rurais de Simões Filho.

Participaram da audiência, além da deputada, os vereadores Orlando de Amadeu (presidente da Câmara), Eri Costa (DEM), Elimário Lima (PSDB) e Manoel Carteiro (PSB), além dos secretários municipais Carlos Neto (Infraestrutura) e Elias Melo (Meio Ambiente), que apontaram algumas dificuldades de fornecimento de água ao presidente e demais representantes da Embasa, inclusive em localidades abastecidas por poços artesianos.

Entre as pautas discutidas durante a audiência, a implantação do sistema de abastecimento de água na zona rural do município: Palmares, Pitanga, Dandá, Fazenda Baixão, Cotegipe, Santa Luzia, entre outras, e a ampliação do sistema de esgotamento sanitário no município.

A deputada Kátia Oliveira, autora do requerimento que motivou a audiência, explicou que nos bairros por onde anda e nos distritos, centenas de cidadãos reclamam da falta de fornecimento de água nas localidades, criticou a histórica falta de investimentos nos sistema de abastecimento e cobrou intervenções da Embasa para reparar os problemas existentes no município. “Estivemos junto com os secretários e os vereadores para lutar pelo abastecimento de água potável para as comunidades serem atendidas, naquilo que entendemos como um direito”, disse Kátia.

Para o Presidente da Câmara, vereador Orlando de Amadeu, a audiência faz parte dos trabalhos do Legislativo Municipal para fiscalização dos serviços prestados de esgotamento sanitário, tratamento, abastecimento e concessão de água pela Embasa aos munícipes de diversas localidades. “Eu fico muito feliz pela oportunidade de ter conversado com o presidente da Embasa, junto com a nossa deputada, acreditando que as coisas irão melhorar. Tudo isso é a prova do trabalho do prefeito Dinha que tem cobrado bastante do Governo do Estado para atender as comunidades”, acredita Orlando.  

Na ocasião, o secretário de Infraestrutura do município, Carlos Neto, também cobrou providências para que a Embasa faça o reparo dos danos causados nas vias públicas pelos serviços realizados pela concessionária.

Continuar Lendo

ALBA

Nelson Leal recebe visita da diretoria da Bahia Mineração

28 DEPUTADOS PARTICIPARAM DA REUNIÃO SOBRE O PROJETO PEDRA DE FERRO

Publicado

em

Acompanhado de 28 deputados, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Nelson Leal, recebeu hoje (12.02) a diretoria da Bahia Mineração, Bamin, que apresentou os avanços do Projeto Pedra de Ferro, nos municípios de  Caetité e Pindaí, na região da Serra Geral. Com a mina, a companhia – cujo controle acionário é do Eurasian Resources Group – pretende produzir 18 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, ser uma das mineradoras mais modernas do mundo e contribuir para transformar a Bahia no terceiro maior produtor de minério de ferro do Brasil.   

“O Pedra de Ferro é um importante projeto para o desenvolvimento da Bahia, principalmente para o Sudoeste baiano, que ainda envolve a construção da Ferrovia Oeste-Leste e o Porto Sul, em Ilhéus. A diretoria da Bamin veio apresentar o seu projeto de barragem para rejeitos, que é diferente das que foram construídas em Minas Gerais, sobretudo a de Mariana, que se rompeu em 2015; e a de Brumadinho, este ano. Foi muito boa a iniciativa, porque é um tema que está na ordem do dia da Assembleia. Precisamos de desenvolvimento, mas, sobretudo, precisamos de garantir a vida”, destacou Leal.

Acompanhado de Daniel Medeiros, gerente-geral de Sustentabilidade e de Cláudio Rezende, coordenador Geotécnico, o diretor do Projeto, Alberto Vieira, fez uma apresentação da barragem por jusante, diferente da de Brumadinho, onde a disposição de rejeitos é feita a montante. No processo a jusante, a contenção é muito mais segura, porque mais resistente à atividade sismológica, e permite a compactação de todo o corpo da barragem.

Continuar Lendo

ALBA

Presidente Nelson Leal empossa vereador Thiago Correia como deputado estadual

Solenidade, no gabinete da presidência da alba, foi bastante concorrida

Publicado

em

Presidente Nelson Leal empossa vereador Thiago Correia como deputado estadual

Do Tudo é Política – Em solenidade bastante concorrida, com a presença do presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Geraldo Junior, e diversos deputados – federais e estaduais – o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, Nelson Leal, empossou hoje (07.02) o vereador Thiago Correia como Deputado Estadual.  Correia era o primeiro suplente do deputado estadual Leo Prates, que se licenciou do mandato para assumir a titularidade da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, da Prefeitura de Salvador.

“A Assembleia Legislativa se engrandece com a chegada do deputado Thiago Correia, tanto pela sua capacidade de trabalho como pela sua postura conciliadora, sempre aberto ao diálogo e ao entendimento. Salvador perde um grande vereador, mas a Bahia conquista um grande deputado, que vem para somar”, disse o presidente Nelson Leal ao saudar o novo parlamentar.

Leal pediu também a contribuição de Correia para que a Assembleia Legislativa da Bahia seja mais produtiva e se aproxime cada vez mais dos baianos. “Tenho certeza que Thiago Correia trará para a ALBA a marca da produtividade que ele imprimiu na Câmara de Vereadores. Vamos criar o Colégio de Presidentes de Comissões, para impulsionar os trabalhos das comissões especiais e permanentes, e realizar o ALBA PELA BAHIA, levando o Legislativo para o interior e mais próximo da população”, explicou.

Por sua vez, o mais novo deputado estadual empossado retribuiu as boas-vindas expressadas pelo presidente Nelson Leal e garantiu que irá trabalhar para o engrandecimento da Bahia. “Estou emocionado e feliz. Minha esposa, Ana, está grávida do nosso terceiro filho e não pode vir à solenidade. E essa é uma das renúncias feita pelos homens públicos: abrir mão, muitas vezes, do convívio com a família. Estou pronto para trabalhar, para ajudar o presidente Nelson Leal e ajudar a transformar a Bahia em uma terra de mais desenvolvimento e inclusão social”, disse Thiago Correia.

PARECER JURÍDICO

A posse do vereador Thiago Correia como deputado estadual só ocorreu depois de parecer positivo do Procurador-Geral da Assembleia Legislativa, o jurista Graciliano Bomfim. “Acatamos o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) de que não se aplicam aos suplentes as mesmas regras dos titulares de mandato parlamentar. O suplente é um substituto eventual, que é o caso de Thiago Correia, que se licencia da Câmara para assumir nesta Assembleia, mas não de forma definitiva. A vaga definitiva só ocorre por morte, renúncia, ou perda do mandato por parte do titular”, explica procurador-geral Graciliano Bomfim.

Continuar Lendo

ALBA

O MAIOR DESAFIO DA DEPUTADA KÁTIA SERÁ A COMUNICAÇÃO COM QUEM ESPERA POR “MILAGRES”

Publicado

em

http://tudoepolitica.com.br/o-maior-desafio-da-deputada-katia-sera-a-comunicacao-com-quem-espera-por-milagres/

Do Tudo é Política – Chegou a hora da onça beber água.

Esse dito popular retrata de maneira simples, momentos tensos, difíceis e que exigem soluções imediatas.

Pela primeira vez Simões Filho elege deputados estaduais.

Dois de uma vez.

Mas para que serve um deputado estadual?

E para que servem dois deputados?

A maioria das pessoas não sabe responder.

Todos esperam dos dignos representantes simõesfilhenses, soluções para problemas antigos.

Sendo Kátia Oliveira, a primeira-dama do município, ex-vereadora e a primeira deputada da história da cidade, é possível afirmar que sua principal função, pelo menos no primeiro ano de mandato, será atuar como uma PROFESSORA para aqueles que esperam dela “milagres” conquistados aos gritos.

O objetivo  da comunicação é fazer-se entender. Mas há quem prefira se desentender.

Continuar Lendo

ALBA

Na Alba, Rui reafirma educação como prioridade de governo

Publicado

em

Na Alba, Rui reafirma educação como prioridade de governo

No Tudo é Política – O governador Rui Costa participou, na tarde desta segunda-feira (4), da abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador. Durante a sessão solene, o chefe do executivo realizou a leitura da mensagem anual, em que tratou da importância de manter a sintonia com a Casa, relembrou conquistas e listou os principais desafios para os próximos quatro anos.

Após saudar os presentes, Rui afirmou que “a correria continua. O caminho é olho no olho, verdade e seriedade. É não olhar em qual município estamos atuando e ter como maior preocupação o que realmente importa: governar para cuidar de gente”.

No discurso, o governador fez questão de ratificar a educação como grande prioridade do quadriênio. “Nosso foco será a aprendizagem e usaremos a nossa estrutura educacional para capacitar professores, diretores e coordenadores pedagógicos, mobilizar a comunidade e envolver as famílias para potencializar o ato de aprender”, disse. 

Rui destacou que “educação não é tarefa apenas dos gestores públicos. É algo que se constrói pela sociedade e pelas famílias. Portanto, faremos uma grande mobilização para colher, ao longo dos quatro anos, uma melhoria substancial nos indicadores educacionais na Bahia”.

Ainda sobre educação, ele ressaltou que “a fim de continuar melhorando a infraestrutura escolar, serão construídas 60 unidades escolares e entregues 600 quadras cobertas até 2022″ e que “uma estrutura física melhor possibilita que os estudantes tenham melhor desempenho”.

Relação com a Alba

Na ocasião, o governador também parabenizou o deputado Nelson Leal, escolhido para presidir a Alba, e os demais deputados e deputadas estaduais eleitos e reeleitos. O governador fez uma saudação especial à bancada feminina, que “se ampliou nessa legislatura, mostrando que a mulher vem ocupando os espaços que lhe são devidos em todas as instâncias da vida social”.

Em resposta, no encerramento da sessão, o presidente da Alba declarou que “o modelo de gestão da Assembleia será compartilhado entre todos os 63 deputados” e que “o governador pode contar com a Casa, para que juntos possamos nos debruçar sobre os problemas vividos pelos baianos”. 

Êxitos

O primeiro mandato, iniciado em meio à uma grave crise econômica, política e institucional, bem como a concretização de grandes obras e programas estruturantes — em setores como infraestrutura viária, hídrica, logística e de mobilidade, segurança, agricultura familiar e saúde — não foram esquecidos por Rui na mensagem anual. Parte estratégica da gestão, os consórcios interfederativos também foram lembrados.

Outro fato destacado pelo governador foi o esforço para manter o equilíbrio fiscal das contas estaduais, assim como os novos ajustes na máquina pública, feitos no início do segundo mandato, para garantir que o Estado permaneça funcionando plenamente e com mais eficiência. “Essas ações permitiram e permitem que a Bahia continue, por exemplo, a pagar o salário dos servidores rigorosamente em dia”.

Rui comentou ainda que “mais importante que inaugurar, é deixar um legado formado por ações que verdadeiramente mudam a vida das pessoas e modernizam o nosso estado”. Também participaram do evento o vice-governador João Leão, todo o secretariado estadual e diversas autoridades.

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Copyright © 2017 Página Simões Filho