Conecte conosco

Educação

Alunos do Coral Infantil de Simões Filho participam de Festival Internacional de Cinema

Publicado

em

Alunos do Coral Infantil de Simões Filho participam de Festival Internacional de Cinema

As crianças do Coral Infantil de Simões Filho participaram, nesta segunda-feira (29), da 16ª edição do Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), no Cinermark, Shopping Salvador. A ação foi uma parceria da prefeitura de Simões Filho, por meio da Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura.

Professoras e mães dos alunos acompanharam a sessão “Por meus Bigodes’’, do diretor Manuel Caramés Chaparro. O festival já soma mais de mil filmes exibidos e um público superior a 1,5 milhão de espectadores. Em 2018, a programação reúne 100 filmes de curtas e longas, brasileiros e internacionais, de 25 países.

“Estou muito realizado, a aula de música teve um novo cenário, muitas crianças aqui nunca foram ao cinema. Então o que queremos é apresentar essa arte que produz conhecimento de forma lúdica e ajuda no desenvolvimento musical dos alunos”, disse o professor Ozenildo Ramos, regente do coral.

A aluna Samile Fiuza, 11 anos, revelou que foi a primeira vez no cinema e ao ser questionada sobre o sentimento de estar ali ela definiu em uma frase: “foi lindo”. E detalha a experiência um pouco mais: “achei legal quando as luzes acenderam e vi uma televisão bem grande, estou feliz. Eu gosto muito de assistir filme.”

Por ASCOM/PMSF

P U B L I C I D A D E

Educação

Quem é o queniano eleito o ‘melhor professor do mundo’

Publicado

em

Peter Tabichi foi premiado como um “professor excepcional” dentro e fora da sala de aula (Imagem retirada do site BBC)

GELEDES – Peter Tabichi, membro da ordem religiosa franciscana, ganhou o Global Teacher Prize de 2019, conferido pela Fundação Varkey, organização de caridade dedicada à melhoria da educação para crianças carentes.

Tabichi foi elogiado por suas realizações em uma escola sem infraestrutura, em meio a classes lotadas e poucos livros didáticos.

Ele quer que os alunos vejam “a ciência é o caminho certo” para ter sucesso no futuro.

O prêmio, anunciado em uma cerimônia em Dubai, reconhece o compromisso “excepcional” do professor com os alunos em uma parte remota do Vale do Rift, no Quênia.

Ele doa 80% de seu salário para apoiar os estudos dos seus alunos, na Escola Secundária Keriko Mixed Day, no vilarejo de Pwani. Se não fosse a ajuda do professor, as crianças não conseguiriam pagar por seus uniformes ou material escolar.

Melhorando a ciência

“Nem tudo é sobre dinheiro”, diz Tabichi, cujos alunos são quase todos de famílias bem pobres. Muitos são órfãos ou perderam um dos pais.

Seu objetivo é que os estudantes tenham grandes ambições, além de promover a ciência, não apenas no Quênia, mas em toda a África, diz.


Muitos alunos caminham mais de seis quilômetros para chegar a escola no Vale do Rift (Foto: GETTY IMAGES)

Ele venceu entre outros dez mil indicados de 179 países, entre eles a professora Debora Garofalo, que ensina matérias de tecnologia em uma área carente de São Paulo.

Mas Tabichi diz que enfrenta “desafios com as instalações precárias” de sua escola, inclusive com a falta de livros ou professores.

“A escola fica em uma área muito retoma. A maioria dos estudantes vêm de famílias muito pobres. Até pagar o café da manha é difícil. Eles não conseguem se concentrar, porque não se alimentaram o suficiente em casa”, contou em entrevista publicada no site do prêmio.

As classes deveriam a ter entre 35 e 40 alunos, mas ele acaba ensinando grupos de 70 ou 80 estudantes, o que, segundo o professor, deixa as salas superlotadas.

A falta de uma boa conexão de internet faz com que ele vá até um café para baixar os materiais necessários para suas aulas de ciências. E muitos dos seus alunos andam mais de 6km em estradas ruins para chegar à escola.

No entanto, Tabichi diz que está determinado a dar aos alunos uma chance de aprender sobre ciência e ampliar seus horizontes.

Seus estudantes foram bem sucedidos em competições científicas nacionais e internacionais, incluindo um prêmio da Sociedade Real de Química do Reino Unido.

Fora da sala de aula

Tabichi diz que parte do desafio tem sido persuadir a comunidade local a reconhecer o valor da educação, o que leva a visitar famílias cujos filhos correm o risco de abandonar a escola.

Ele tenta mudar a mentalidade de pais que esperam que suas filhas se casem cedo – encorajando-os a deixar as meninas continuarem seus estudos.

O professor também ensina técnicas de cultivo mais resistentes aos moradores dos arredores, já que a fome é uma realidade frequente na região.

“Insegurança alimentar é um grande problema, então ensinar novos jeitos de plantar é uma questão de vida ou morte”, disse em entrevista à Fundação Varkey.

Além do contato com as famílias, a atuação de Tabich se estende aos “clubes da paz” que ele organiza na escola, para representar e unir as sete tribos presentes ali. A violência tribal explodiu no Vale do Rift depois da eleição presidencial de 2007 e houve muitas mortes em Nakuru.

“Para ser um grande professor você tem que ser criativo e abraçar a tecnologia. Você realmente tem que abraçar essas formas modernas de ensino. Você tem que fazer mais e falar menos”, ele disse à fundação.

O prêmio

O prêmio conferido a ele busca elevar o status da profissão de docente. O vencedor do ano passado foi um professor de arte do norte de Londres, Andria Zafirakou.

O fundador da premiação, Sunny Varkey, diz esperar que a história de Tabichi “inspire os que procuram entrar na profissão e seja um poderoso holofote sobre o incrível trabalho que os professores fazem no Quênia e em todo o mundo, diariamente”.

“As milhares de indicações e inscrições que recebemos de todos os cantos do planeta são testemunho das conquistas dos professores e do enorme impacto que eles têm em as nossas vidas”, diz.

Continuar Lendo

Educação

SIMÕES FILHO: NESTE MOMENTO, PROFESSORES FAZEM PROTEXTO EM FRENTE A PREFEITURA

As reivindicações vão desde pagamentos de valores em atrazo até manutenção de unidades escolares.

Publicado

em

Os professoresde Simões Filho estão, neste momento, em frente ao prédio da prefeitura municipal, em paralisação para reivindicações junto à Secretaria de Educação.

“Estamos reivindicando o nosso piso salarial que não foi repassado desde o ano passado. A categoria está exigindo isso do prefeito Dinha porque infelizmente nós estamos com grandes demandas nas escolas municipais, principalmente os alunos que estão sem água nas escolas, o sindicato está cobrando mais segundo o prefeito ele não tem verba para atender as reivindicações da categoria”, desabafou uma professora.

“Estamos na verdade buscando todo tipo de melhorias para a educação, porque essas melhorias que estão sendo divulgadas elas só existem nas propagandas, na realidade a gente não avançou em nada e o que está dificultando todo esse avanço é o dialogo com o gestor que não existe”, relatou outra professora.
“O secretário de educação juntamente com o secretário de governo ficaram de nos atender e passar toda a reivindicação para o prefeito, quero deixar claro que estamos reivindicando desde o inicio da gestão, a reivindicação é justa, todas as demandas estão dentro da lei. Aqui ninguém está brigando com nada, aqui tudo é dentro da lei, e a nossa categoria está sendo massacrada. O dialogo está bom, ele só não atende as ações, a mesa de negociação está aberta, a gente conversa, sem nenhuma briga, mas a gente quer ação, só conversa não resolve”, desabafou Lindinalva coordenadora da APLB Sindicato, em Simões Filho.

Com informações do Panorama de Notícias

Continuar Lendo

Educação

CRIANÇA DE 11 ANOS POSTA FOTO COMEMORANDO GRAVIDEZ DA NAMORADA E CAUSA REVOLTA NA INTERNET

Publicado

em

Tudo é Pólítica – O Caso está causando revolta na internet à medida que as pessoas vão se dando conta do absurdo.

De acordo com o site Amazonas1, a publicação foi feita, no Facebook no mês de junho, mas não diz de que ano.

AS FOTOS

Ainda segundo a reportagem, as fotos só foram divulgadas essa semana e se tornaram virais em poucas horas.

A publicação contém várias fotos e em uma delas o garoto de 11 anos aparece beijando a barriga da namorada que está enrolada numa toalha de banho.

Em outra foto, os dois registram o que parece ser uma saída de um banho, diante de um espelho, também enrolados em toalhas.

Em outras fotos, os dois aparecem sempre abraçados e dançando.

INTERNAUTAS REVOLTADOS

A revolta dos internautas se dá por conta da idade dos dois jovens.

O que se informa, é que o garoto teria, apenas 11 anos de idade.

A idade da garota, não foi revelada em nenhuma postagem, mas é possível perceber, pelas fotos, que os dois têm idades próximas.

“PAPAI JÁ AMA”

Na imagem em que o garoto aparece beijando a barriga da garota, supostamente grávida, tem uma legenda acima que diz: “Papai já Ama” seguida por dois emojis e uma interrogação e logo abaixo a hastag #Babando.

REALIDADE OU BRINCADEIRA

Não há confirmação de que a garota estivesse mesmo grávida ou foi apenas uma brincadeira inconsequente. No entanto, os comentários dos internautas, na postagem, questionam sobre a atenção dos familiares das duas crianças, da exposição de crianças em cenas intimas, educação infantil, educação sexual e assim vai.

Alguns até, pedem que o Conselho Tutelar entre em ação.

Fato ou não, o caso chama a atenção de todos por conta da facilidade de acesso à pornografia na iternet, educação sexual nas escolas e formas de prevenir outros casos.

E você, o que acha do caso? Comente abaixo!

Continuar Lendo

Educação

VEM AI,UM NOVO LUIZ PALMEIRA

Publicado

em

A assinatura da Ordem de Serviço será assinada no próximo dia 27 , quarta-feira.

A assinatura do documento faz parte de um cronograma de atividades definidas para os próximos dias, publicado com exclusividade pelo site Simões Filho em Pauta.

O site lista ainda outras ações:

Confira o cronograma de assinaturas de ordens de serviço e inaugurações de obras:

Assinatura de ordem de serviço do Colégio Luís Palmeira, no Centro

Dia: Quarta-feira (27/02),

Horário: 16h

Entrega do material a 132 equipes da Copa Interbairros

Dia: Sexta-feira (08/03),

Horário: 19h

Inauguração da Praça da Pensão e obras da Fundação Crer, no bairro de Mapele

Dia: Domingo (10/03)

Horário: 10h

Assinatura da Ordem de serviço no Colégio Enock Pimentel, na Ilha de São João

Dia: Quinta-feira (14/03)

Horário: 16h

Abertura oficial da Copa Interbairros, no Campo do Vasco

Dia: Domingo (17/03)

Horário: 9h

Inauguração da Rua do Sabão e da Praça do Fim de Linha de Mapele

Dia: Domingo (24/03)

Horário: 10h

Inauguração do Centro de Referência da Mulher, no KM 25

Dia: Quinta-feira (28/03)

Horário: 17h

Inauguração da Rua Santa Maria, serviços de drenagem e pavimentação no Santo Antônio Rio das Pedras

Dia: Sexta-feira (29/03)

Horário: 17h

Inauguração das obras do Km 30, nas Ruas Tupi e Lavandeira, no Km 30

Dia: Domingo, 31/03

Horário: 9h

Inauguração das obras do Tanque do Coronel, no CIA II

Dia: Domingo (07/04)

Horário: 10h

Praça de Góes Calmon, calçadão, pavimentação asfáltica e academia livre em Góes Calmon

Dia: Domingo (14/04)

Horário: 11h

Continuar Lendo

Educação

Prefeitura inicia ano letivo na rede pública municipal

Publicado

em

Prefeitura inicia ano letivo na rede pública municipal

Com o tema, “Educação Criadora: Olhar além do que se pode ver”, a Prefeitura de Simões Filho iniciou, nesta segunda-feira (11), o ano letivo 2019 e alunos do Ensino Fundamental 1º ao 9º ano, Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial Inclusiva, voltaram às salas de aula.

Durante o ano de 2019, os estudantes terão aulas que compõem a base curricular, como matemática e português, além de participar de oficinas, atividades lúdicas e aulas complementares que estimulam a criatividade, coordenação motora e o cognitivo.

“Eu estava ansioso para voltar à escola e também reencontrar os meus colegas. As férias foram boas, mas senti muita falta daqui. Que seja um ano ainda melhor do que foi o ano passado”, disse João Pedro, 7 anos.

Uma equipe da Secretaria de Educação (SEMED), esteve visitando algumas escolas, com o objetivo de acompanhar de perto, o primeiro dia de aula. A Creche Municipal Retrato de Pureza acaba de ser realocada para um novo espaço e o sentimento da comunidade escolar é de alegria.

“Estamos muito felizes, ainda mais com esse novo espaço que é muito mais amplo, arejado e acolhedor para nossas crianças. Foram mais de 10 anos, aguardando por melhorias e graças a Deus, elas chegaram! Obrigada a todos os envolvidos”, declarou Maria do Socorro, gestora da creche, que agora funciona na Rua João XXlll, no Ponto de Parada.

Ao todo, o município conta com 80 unidades de ensino, que estão distribuídas em diversos bairros: Centro, Ponto Parada, Cia I e II, Coroa da Lagoa, Pitanguinha, Santo Antônio do Rio das Pedras, Mapele, Cotegipe, Santa Luzia, Ilha de São João, Aratu, Estrada de Candeias, Cristo Rei, Renatão, KM 25 e 30, Simões Filho I, Oitizeiro, Góes Calmon, Guerreiro, Palmares e Pitanga de Palmares.

Por ASCOM / PMSF

Continuar Lendo

Educação

Encerra nesta quinta prazo para cadastramento universitário

Publicado

em

Encerra nesta quinta-feira (31) o prazo para cadastramento e recadastramento dos estudantes universitários, além dos técnicos e militares.

Para o cadastro, é necessário ter em mãos: Registro Geral (RG) e comprovantes de matrícula e residência, além de duas fotos 3 x 4. Os veteranos não podem esquecer a carteira que receberá um novo selo.

Os estudantes devem se dirigir ao setor de Transporte, localizado na Secretaria Municipal de Educação (Semed) – Praça Noêmia Meireles, Centro, de segunda a quinta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h, as sextas, das 08h às 13h, e aos sábados, das 08h às 12h.

Continuar Lendo
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Copyright © 2017 Página Simões Filho