Conecte conosco

Vereadores

Câmara de Simões Filho dará posse ao suplente Luciano Almeida nesta quinta-feira(7)

Publicado

em

O Legislativo Municipal, através do Presidente, vereador Orlando de Amadeu (PSDB), dará posse ao suplente da coligação DEM/PMDB/PPS, Luciano da Silva Almeida. A cerimônia acontece nesta quinta-feira (7), às 9h, no Gabinete da Presidência, na sede do Legislativo Municipal, localizado na Praça da Bíblia, s/n, nesta cidade.

O suplente Luciano Almeida ocupa a vaga no Lugar de Kátia Oliveira (MDB), que renunciou ao cargo para assumir mandato como deputada estadual na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Almeida é o primeiro suplente da coligação. Ele obteve 865 votos no pleito de 2016.

De acordo com o art. 22 – 2° da Lei Orgânica do Município (LOM) e do art. 18 do Regimento Interno, o parlamentar iniciará suas atividades no Legislativo a partir deste ato.

Vereadores

Sessão marca abertura oficial dos trabalhos legislativos de 2019 na Câmara de Simões Filho

Publicado

em

A Câmara Municipal de Simões Filho realizou nesta terça-feira, dia 19 de fevereiro, a Sessão Solene que marca a abertura oficial dos trabalhos legislativos do 3º Ano do 3º período da 14º Legislatura para o biênio 2019/2020. A sessão foi conduzida pelo Presidente da Casa, vereador Orlando de Amadeu (PSDB), que abriu a Sessão.

A solenidade foi prestigiada pelo prefeito Diógenes Tolentino de Oliveira (Dinha), que estava acompanhado da primeira-dama do município e deputada estadual Kátia Oliveira (MDB), o vice-prefeito Sid Serra e os demais vereadores, secretários municipais, lideranças e população em geral que ocupou às galerias do plenário.

Logo após a palavra inicial que abriu os trabalhos, o pastor Oziel Bispo dos Santos, representante da Igreja do Evangelho Quadrangular, ministrou uma breve palavra à luz da Bíblia Sagrada com momento de oração. Em seguida, as autoridades e o público acompanharam a execução do Hino Nacional Brasileiro e o Hino do Município de Simões Filho.

Logo após, o presidente Orlando de Amadeu passou a palavra para o prefeito Diógenes Tolentino, que iniciou sua mensagem pontuando a satisfação de retornar à Casa Legislativa após dois anos de governo para cumprir o dever de apresentar aos parlamentares uma prestação de contas do que foi realizado pelo governo até o atual momento e o que pretende realizar no ano de 2019.

Perspectivas para 2019

Durante a tradicional mensagem do Executivo à Casa Legislativa, o prefeito Dinha desejou sucesso nos trabalhos, fez um balanço dos dois anos de governo, destacou os resultados positivos dos primeiros anos de sua segunda gestão, pontuando algumas ações de grande alcance social, desenvolvidas em favor da população e apresentou ações e perspectivas de gestão previstas para o ano de 2019.

Na mesma mensagem, o prefeito Dinha discorreu sobre o atual cenário econômico de Simões Filho ao citar a dívida do município que chegou a R$ 330 milhões, mas destacou o empenho da gestão para reduzir o montante em R$ 215 milhões. O gestor destacou ainda ações cruciais para a melhoria da qualidade de vida da população e para o desenvolvimento econômico e social do município, com as inúmeras intervenções realizadas na cidade e explanou sobre a forma de governo exercida pela atual gestão.

Entre as ações elencadas, a gestão Dinha priorizou investimentos em infraestrutura com obras de requalificação e restauração de praças públicas, espaços de convivência, pavimentação e requalificação asfáltica em diversos pontos da cidade, no bairro do Engenho Novo, entrega de 27 carros e ônibus, semáforos novos no município, quadras poliesportivas pela cidade. Na Saúde, foram entregues duas ambulâncias do Samu. Na educação, a reforma e requalificação do novo colégio Padre Luiz Palmeira e a Escola Municipal Enock Pimentel. Em políticas públicas em defesa da mulher, citou a implantação do Centro de Referência da Mulher, fruto de indicação à época da ex-vereadora Kátia Oliveira, atualmente deputada estadual, que será inaugurado em março deste ano. Em Mapele, enumerou a requalificação e reforma na praça e quadra poliesportiva, na Rua do Sabão e entrega da Fundação Crê, entre outras ações previstas pelo Executivo para os próximos anos.

Dinha agradeceu mais uma vez o apoio recebido de todos os 19 vereadores nestes dois anos de gestão, ressaltando a importância da relação harmoniosa entre os poderes Executivo e Legislativo e reconheceu o trabalho de seu secretariado, reforçando a missão da gestão pública na garantia de direitos importantes em defesa dos interesses do município e do povo de Simões Filho. “Que Deus me dê sabedoria e a todos os secretários para que possam dar o seu melhor e que a cidade avance. É esse trabalho que a gente tem feito e vamos fazer. Aqui tem um homem que tem um coração cheio de vontade para fazer de Simões Filho uma Boa Terra, de Boa Gente”, finalizou Dinha.

Parceria e harmonia entre o Executivo e Legislativo

Em sua saudação, o presidente da Casa, Orlando de Amadeu, desejou boas vindas aos colegas vereadores e a todos os presentes: “É com grande felicidade que estamos aqui reunidos para a abertura dos trabalhos legislativos. Quero reafirmar o compromisso da Casa Legislativa na apreciação e aprovação de projetos de interesse do povo de Simões Filho”, reforçou Orlando.

O presidente explicou que o ano de 2019 deverá ser um ano de realizações e concretizações, porém de desafios para o município. “O ano de 2019 será um ano de decisões e de realizações  para o futuro de Simões Filho”, disse.

Orlando saudou e agradeceu o prefeito Dinha e reforçou somar esforços para fortalecer a parceria e a harmonia entre o Legislativo e Executivo para proporcionar grandes benefícios aos cidadãos. “A Câmara tem o papel de interlocutor, de ser uma ponte entre o prefeito e a sociedade”, observou o presidente.

Na sequência, o presidente da Casa franqueou a palavra aos líderes de governo e de oposição que proferiram discursos na tribuna como representantes das respectivas bancadas. O vereador Sandro Moreira (PSL), foi o primeiro usar a tribuna, destacando o papel da oposição de apontar os problemas, fiscalizar a gestão pública e buscar a aprovação de leis que resolvam os problemas da cidade. “Nós exercemos o nosso papel democrático o qual foi outorgado pelo povo de fiscalizar a gestão, dizendo o que precisa ser feito para fazer o melhor por Simões Filho”, pontuou Sandro.

Em seguida, o líder do governo, vereador Manoel Almeida ‘Neco’ (PSD), elogiou a gestão do prefeito Dinha nesses primeiros anos de governo e pelo bom trabalho que está sendo feito na cidade e disse que estará lutando por tudo que for melhor para a população. “Ser líder vai ser uma tarefa fácil, com vereadores comprometidos com a cidade e com os que os elegeram. Essa casa busca sempre trabalhar em prol do povo de Simões Filho”, disse Neco.

Na tribuna, a deputada Kátia Oliveira lembrou de sua passagem quando vereadora e enalteceu o vereador Luciano Almeida que assume a titularidade do mandato para dar continuidade ao legado deixado por Kátia. “Luciano vai continuar fazendo o que gosta, ajudando e defendendo os direitos das pessoas, principalmente das mulheres”, afirma Kátia, que agradeceu ao presidente Orlando pela condução na gestão da casa.

A Sessão Solene foi encerrada pelo presidente do Legislativo que fez agradecimentos e disse que a Câmara está de portas abertas para oferecer o melhor e colocar a cidade e o povo de Simões Filho em primeiro lugar.

Pelo Legislativo Estadual, a deputada disse que a população de Simões Filho terá uma representante na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para levar as demandas do município ao governo do Estado. “Serei uma voz em defesa do povo de Simões Filho para que tenhamos uma cidade que o povo merece”, afirma Kátia.

Com o retorno dos trabalhos legislativos, às Sessões Ordinárias acontecem às terças-feiras,  às 17h, em horário regimental, mas a Mesa Diretora lançou uma enquete para mudança de horário das Sessões e a partir do resultado da consulta popular pretende apresentar uma Projeto de Resolução neste sentido para apreciação e votação em plenário. Os vereadores estiveram de recesso entre dezembro e janeiro. Após período de recesso das Sessões Ordinárias na Câmara Municipal, os parlamentares voltam a partir de hoje a atividade plena no expediente do Legislativo. A próxima Sessão está marcada para o próximo dia 26 de fevereiro.

A população pode se conectar diretamente no Portal da Câmara (www.camarasimoesfilho.ba.gov.br) e acompanhar a transmissão das sessões da Câmara ao vivo pelo Facebook e YouTube para ficar por dentro e bem informado sobre os trabalhos legislativos da casa.

Continuar Lendo

Vereadores

AO VIVO: SESSÃO SOLENE DE ABERTURA DOS TRABALHOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE SIMÕES FILHO DE 2019

Publicado

em

Continuar Lendo

Últimas do Dia

Autoridades municipais prestigiam Missa de posse do Padre Miguel na Paróquia São Miguel de Cotegipe

Publicado

em

Os vereadores e demais autoridades municipais prestigiaram na manhã deste domingo (10), a celebração da Missa na Paróquia São Miguel de Cotegipe que marcou a posse do novo Pároco, o Padre José Miguel, popularmente conhecido como Padre Miguel. O ato religioso foi conduzido pelo bispo Dom João Carlos Petrini que ministrou sermões, com momentos de louvor e adoração.

Entre os presentes na solenidade, o prefeito Diógenes Tolentino de Oliveira (Dinha), o presidente da Câmara Municipal, vereador Orlando de Amadeu (PSDB), os vereadores Everton Paim (PSD), Manoel Almeida ‘Neco’ (PSD) e Deni da Metalúrgica (PSD), além de padres e líderes eclesiásticos e um grande número de fieis da comunidade da paróquia São Miguel de Cotegipe. As principais autoridades do município e o público em geral participaram de toda a Missa para receber o novo Pároco.

Um dos momentos mais esperados da solenidade foi a recepção calorosa ao Pe. Miguel apresentado oficialmente à comunidade católica simõesfilhense que o acolheu com muita alegria. A partir de agora, o novo Padre assume a direção da Paróquia em Simões Filho no lugar do Padre Paulo que foi transferido para São Francisco do Conde onde cumprirá uma nova missão eclesiástica.

Durante a celebração, foram entregues ao novo Pároco os símbolos do seu ministério: chave da Igreja e alguns outros elementos simbólicos em sinal de acolhida ao sacerdote recém chegado. 

“Nesse momento, a gente não apenas renova nossa disposição, mas pedimos a Deus que nos dê os meios, a saúde e os mecanismos necessários e nos abençoe para cumprirmos bem nossa missão”, disse o Padre Miguel.

Ao final da celebração, o prefeito Dinha saudou ao lado dos vereadores Everton Paim e Neco o sacerdote com o desejo de boas-vindas para abençoar a cidade de Simões Filho. “Padre Miguel, que Deus abençoe o senhor em sua nova missão. Seja muito bem-vindo a Boa Terra”, desejou o prefeito. O novo Pároco foi também cumprimentado pelo presidente do Legislativo Municipal, Orlando de Amadeu. “A chegada do Pe. Miguel é um momento especial para a nossa cidade e para o nosso povo”, felicita Orlando. 

Continuar Lendo

Vereadores

Suplente Luciano Almeida é empossado vereador na Câmara de Simões Filho

Publicado

em

Posse do suplente de vereador Luciano Almeida

A solenidade na manhã desta quinta-feira (7), no gabinete da Presidência, na sede da Câmara Municipal, marcou a posse do primeiro suplente de vereador, Luciano Almeida. O ato foi conduzido pelo presidente do Legislativo, vereador Orlando de Amadeu (PSDB).

Durante o ato, Luciano Almeida prestou juramento e compromisso e assinou o termo de posse.  Após as formalidades regimentais, o novo parlamentar agradeceu a acolhida, foi saudado pelos demais colegas vereadores da casa, entre eles, Adailton Caçambeiro (PRP), Deni da Metalúrgica (PSD), Del (SD), Elimário Lima (PSDB), Eri Costa (DEM), Everton Paim (PSD), Jailson ‘Jajai’ (PP), Manoel Almeida ‘Neco’ (PSD) e Manoel Carteiro (PSB), e autoridades, a exemplo do vice-prefeito Sid Serra, que representou o prefeito Diógenes Tolentino de Oliveira na solenidade, além de lideranças e amigos. O suplente do DEM, Nel da Metalúrgica, que aguarda ser empossado como vereador no lugar de Genivaldo Lima, esteve presente e prestigiou também o ato.

Visivelmente emocionado, o novo parlamentar apontou seus desejos e destacou em seu discurso de posse alguns dos compromissos assumidos durante sua atuação parlamentar, a exemplo da “implantação de bases comunitárias na cidade, da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Municipal, Programa de Conscientização nas Escolas intitulada ‘Drogas, Tô Fora’, a padronização dos mototáxis”, entre outras propostas, além de buscar investimentos nas áreas de educação e saúde para o município em parceria com a deputada estadual Kátia Oliveira (MDB).

Segundo Luciano Almeida, que retorna pela terceira vez ao Legislativo Municipal, este novo mandato será diferenciado na expectativa de desenvolver um bom trabalho para atender as necessidades do povo simõesfilhense com novas propostas. “É uma grande responsabilidade assumir o lugar da minha querida, amiga e deputada Kátia e eu estarei aqui defendendo e lutando incansavelmente em prol da nossa cidade”, destacou.

Ele ocupa a vaga no Lugar de Kátia Oliveira, que renunciou o cargo de vereadora para assumir mandato como deputada estadual na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Almeida é o primeiro suplente da coligação DEM/PMDB/PPS. Ele obteve 865 votos no pleito de 2016.

Ao final da solenidade de posse, o presidente Orlando de Amadeu proferiu palavras de apoio ao novo vereador da casa. “Eu tenho certeza que o vereador Luciano vem para somar e contribuir com esta casa, porque precisamos de vereadores comprometidos com o povo da cidade”, enaltece Orlando.

Continuar Lendo

Vereadores

Projetos de empréstimo do Executivo são aprovados em 2ª sessão extraordinária na Câmara

Publicado

em

Segunda sessão da câmara de Simões Filho

Os vereadores aprovaram dois projetos de empréstimos, os PLs n° 001/2019 e 002/2019,de autoria do Executivo, em única discussão e votação durante a segunda Sessão Extraordinária do Legislativo na manhã desta terça-feira (22), no plenário da Casa. Os dois projetos foram submetidos à apreciação na primeira Sessão Extraordinária realizada na quarta-feira (16) e nesta terça foi votado e aprovado pela maioria dos edis.

A Sessão deu início com a leitura de um trecho da Bíblia Sagrada conduzida pelo 2º secretário, vereador Devaldo Souza (SD) e a leitura da ata da primeira Sessão Extraordinária feita pelo 1º secretário, vereador Erivaldo Costa (DEM). Em seguida, o 1º secretário fez a leitura da Mensagem e dos Projetos de Lei de nº 001 e 002/2019, oriundos do Poder Executivo, em pauta na Ordem do Dia.

Durante os trabalhos, o plenário da Casa aprovou por unanimidade o PL n° 001/2019 que autoriza o Poder Executivo Municipal a contratar operações de crédito de até R$ 25 milhões junto à Caixa. O PL n° 001/2019 aprovado altera e dá nova redação ao artigo 1° da Lei n° 1093 de 18 de outubro de 2018 e acrescenta parágrafo único ao artigo 2º da mesma Lei que autoriza o Executivo a contrair empréstimo junto à mesma instituição financeira. Dois vereadores deixaram de votar por estarem ausentes na sessão extraordinária, entre eles, Alfredo Assis (PP) e Sandro Moreira (PSL).

Em discussão única, o PL n° 002/2019, também de autoria do Executivo, que dispõe sobre a abertura e autorização de crédito adicional para o Orçamento Fiscal do Município no valor de R$ 4.413.900,00 foi também aprovado por 16 dos 19 votos, com a ausência dos dois vereadores e uma abstenção do vereador Genivaldo Lima (DEM).

Destinação

Os recursos da ordem de até R$ 25 milhões provenientes do empréstimo serão destinados a obras de requalificação do Mercado Municipal, Terminal Rodoviário, Estádio Municipal Edgar Santos e bairro Parque Continental, além da pavimentação de diversas ruas do município.

Na mensagem enviada ao Legislativo, o prefeito Diógenes Tolentino de Oliveira justifica a solicitação para que o município possa contratar o financiamento a fim de promover a revitalização dos equipamentos públicos, com ações de construção e reforma e requalificação de vias urbanas.

A proposta vincula como garantia ao empréstimo os recursos do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Debate

O projeto de lei que autoriza a operação de crédito recebeu elogios da maioria dos vereadores. A base do governo defendeu a autorização da contratação de empréstimo durante a discussão da matéria em sessão extraordinária. O vereador Eri Costa destacou a necessidade de aprovação deste recurso para o município. “Estamos autorizando o município a contratar o empréstimo junto a Caixa para atender situações emergenciais graves que a cidade sofre há 25 anos”, disse Eri.

A defesa de Eri a favor do projeto foi acompanhada pelas falas dos vereadores Adailton Caçambeiro (PRP), Cleiton Bolly Bolly e Devaldo Souza, ambos do SD, Erivaldo Canjirana (PSL), Everton Paim (PSD), Genivaldo Lima (DEM), Kátia Oliveira (MDB), Manoel Almeida ‘Neco’ (PSD) e Vel Silva (PRP).

Já a oposição foi mais amena no discurso sobre o primeiro projeto e solicitou ao presidente da Câmara, Orlando de Amadeu (PSDB), que conduziu a Sessão, que o Executivo Municipal envie o projeto com a planilha que estipula os valores alocados para cada área a fim de acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos. “Eu não recebi o projeto e, muito menos, a planilha. Tenho interesse que as obras sejam feitas. Eu estou acompanhando”, pontuou o vereador Denilson das Neves ‘Deni da Metalúrgica’ (PSD).

Moção de Aplauso

Durante a Sessão, os vereadores aprovaram a Moção de Aplauso, de autoria do vereador Elimário Lima (PSDB), ao ex-presidente da Casa, vereador Genivaldo Lima (DEM), que se licencia do mandato parlamentar para assumir a secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR). Na oportunidade, os edis destacaram o trabalho do ex-presidente da Casa no comando do Legislativo e desejaram sucesso no novo cargo no Executivo.

Após a aprovação das proposições, foi disponibilizada a tribuna para os vereadores discursarem na palavra franqueada. 

Recesso parlamentar

A Câmara de Simões Filho está em recesso parlamentar. Os trabalhos serão retomados a partir de fevereiro com o retorno das sessões plenárias.

Continuar Lendo

Últimas do Dia

AO VIVO: SEGUNDA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DE 2019

Publicado

em

https://www.facebook.com/cmvsf/videos/515828448938923/

https://www.facebook.com/cmvsf/videos/515828448938923/

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Copyright © 2017 Página Simões Filho