Conecte conosco

Últimas do Dia

Câmara de Simões Filho implanta Ouvidoria do Legislativo

Publicado

em

Câmara de Simões Filho implanta Ouvidoria do Legislativo

Simões Filho – A Câmara Municipal de Simões Filho anuncia a implantação da Ouvidoria do Legislativo. O projeto iniciado a partir desta sexta-feira (8) dispõe de um novo canal de comunicação para permitir que a população envie reclamações, solicitações, críticas, dúvidas, sugestões, elogios e outras informações de interesse público por meio de telefone e também presencial junto ao ouvidor.

A iniciativa, segundo o presidente da Casa, vereador Orlando de Amadeu (PSDB), faz parte de uma nova política da Câmara que visa integrar a população a fim de dar mais transparência às ações do Legislativo Municipal.

“Graças a Deus que permitiu hoje eu está aqui como vereador e presidente da Câmara implantando a nossa ouvidoria. Vamos fazer um trabalho no sentido de atender as demandas para que o povo se sinta contemplado. Nós queremos fazer esse trabalho com mais eficiência com o apoio da casa e dos vereadores, e agora, com a ouvidoria iremos fazer melhor”, garante Orlando.

A Ouvidoria será ocupada por um servidor concursado que terá como atribuição receber informações e solicitações da população, além de fazer quaisquer outros encaminhamentos necessários, de competência do órgão. André Fontes, de 34 anos, foi recentemente nomeado como novo Ouvidor Legislativo da Câmara que já passou a assumir definitivamente o cargo a partir desta semana.

PARA QUE SERVIRÁ?

“A Ouvidoria serve para fazer o link da população de Simões Filho com a casa legislativa. É como uma conexão da população com o legislativo. Basicamente, a gente vai receber a demanda da população que são as representações, petições, queixas e elogios. Nós vamos protocolar tudo e vamos encaminhar para a direção da Casa”, resumiu o novo Ouvidor.

Recém-implantada, a Ouvidoria da Câmara é um canal aberto e direto de comunicação com a população através de atendimento presencial e por telefone pelo 0800 que será disponibilizado como ferramenta de interação com o cidadão. O Ouvidor recebe as informações que serão protocoladas e encaminhadas junto aos órgãos responsáveis que devem apresentar esclarecimentos e respostas das demandas no tempo hábil, prazo que varia de acordo com cada solicitação.

Leia também

Instituído pelo Plano de Cargos e Salários do Município (Lei n° 966/2015), o cargo de Ouvidor Legislativo está atrelado à estrutura administrativa da Câmara Municipal de Simões Filho a partir da implantação da Ouvidoria que funciona como um elo de comunicação entre a população e a casa legislativa a fim de receber informações de interesse público, colaborando para a transparência das ações que promovam a cidadania e a democracia.

QUANDO ESTARÁ DISPONÍVEL?

O serviço estará disponível para o cidadão através do 0800, de segunda à sexta-feira, durante o expediente, das 8h às 17h. Qualquer pessoa pode fazer contato para enviar informações e solicitações. Será preservado o sigilo de todos que acessarem a Ouvidoria.

P U B L I C I D A D E
Clique aqui para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salvador

INCÊNDIO DESTROI FÁBRICA DE COLCHÕES ORTOBOM, EM VÁLERIA

Equipes do Corpo de Bombeiros, Coelba e PM estão no local

Publicado

em

incêndio na fábrica da ortobom

Um incêndio está destruindo a fábrica de colchões Ortobom no bairro de Valéria, na manha desta terça-feira (19), em Salvador.

A núvem de fumaça escura já é vista a quilômetros de distancia. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), estão no local e estão atuando no combate ao incêndio.

Ainda segundo os bombeiros, os brigadistas do estabelecimento iniciaram o combate, mas, por conter muito material inflamável, as chamas se propagam muito rápido.

Continuar Lendo

Vereadores

Audiência Pública discute serviços prestados pela Embasa em Simões Filho nesta terça

Publicado

em

Vereador em Simões Filho Adailton Caçambeiro

Simões Filho – A Câmara Municipal, por iniciativa do 1º vice-presidente da casa, vereador Adailton Caçambeiro (PRP), realiza na manhã desta terça-feira (19), a partir das 9h, uma Audiência Pública, no plenário do Legislativo, para discutir os serviços prestados pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa) em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

O objetivo da reunião é tratar sobre a falta recorrente de água em diversos bairros da cidade, entre eles, Simões Filho 1, Loteamento João Aragão, Loteamento Big Áurea, Km 30, Loteamento São José, Loteamento São Miguel, Condomínio Vila Serena, Conjunto Recanto do Sol, Tiro Seguro, onde, segundo o parlamentar, os moradores já sofrem com mais de 30 dias sem abastecimento de água.

A audiência presidida pelo vereador Adailton Caçambeiro reúne os representantes da Diretoria e Superintendência da EMBASA, Ruy Carlos Alves Viana, Cesar Ricardo Almeida Requião e Fabrício Dantas dos Santos para prestar esclarecimentos e discutir e buscar soluções de melhoria da distribuição de água para os consumidores em cada bairro do município.

De acordo com o vereador, um ofício foi encaminhado ao Ministério Público e a Superintendência da Autarquia após denúncias de moradores sobre o mau atendimento do órgão no fornecimento de água na cidade, o que segundo o edil, vem gerando bastante reclamação da população. “A reunião ocorre após as reclamações dos moradores dessas localidades que não estão sendo atendidos, sendo até socorridos com carro-pipa”, relatou Caçambeiro.

Continuar Lendo

Vereadores

Câmara vota duas resoluções, cinco projetos de lei e oito indicações na 3ª Sessão Ordinária; confira a pauta

Publicado

em

Câmara de vereadores de Si ões Filho

Simões Filho – A Câmara Municipal de Simões Filho realiza nesta terça-feira (19), às 17h, a 3ª Sessão Ordinária do 3º ano do 3º período da 14º Legislatura de 2019. Na oportunidade, os vereadores apreciam e votam dois projetos de resolução, cinco projetos de lei e oito indicações, no plenário do Legislativo.

O expediente terá início com a leitura, discussão e votação da Ata da 2ª Sessão Ordinária ocorrida no dia 12 de março.

A Ordem do Dia está composta por 15 matérias legislativas incluídas na pauta e começa com a apreciação e votação de dois projetos de resolução, de autoria da mesa diretora.

Em seguida, os vereadores apreciam e votam em primeira discussão e votação os pareceres conjuntos das Comissões Permanentes da casa sobre os projetos de lei, de autoria dos edis Elimário Lima (PSDB), Del (SD), Adailton Caçambeiro (PRP), Vel Silva (PRP) e Cleiton Bolly Bolly (SD).

Por fim, serão apreciadas e votadas oito indicações, de autoria dos vereadores Orlando de Amadeu (PSDB), Sandro Moreira (PSL), Jailson Soares ‘Jajai’ (PP), Everton Paim (PSD), Manoel Almeida ‘Neco’ (PSD), Erivaldo Canjirana (PSL), Luciano Almeida (MDB) e Eri Costa (DEM).

A sessão ordinária desta terça começa às 17 horas e pode ser acompanhada pela transmissão ao vivo através da página oficial da Câmara pelo Facebook (www.facebook.com/cmsf) e pela Internet através do Portal oficial do Legislativo acessando o link (www.camarasimoesfilho.ba.gov.br). A sessão pode ser acompanhada também pela Rádio Simões FM 87,9. Quem preferir, pode acompanhar a Sessão Ordinária nas galerias do plenário.

Acesse a pauta no link abaixo:

http://paginasimoesfilho.com.br/wp-content/uploads/2019/03/3%C2%AA-Sess%C3%A3o-Ordin%C3%A1ria.pdf

Continuar Lendo

CIDADES

IPTU 2019: Residencial poderá ser pago com 10% de desconto até dia 28

Publicado

em

Simões ]Filho - IPTU 2019

Em Simões Filho, cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS), o trabalho não para, em dois anos de trabalho muita coisa já mudou e com o seu IPTU vai mudar ainda mais.

Nesse sentido, a Prefeitura através da Secretaria da Fazenda (Sefaz), comunica à população que o pagamento do IPTU 2019 Residencial poderá ser feito com 10% de desconto até o dia 28/03,  ou parcelar o valor (sem desconto) em até 10 vezes sem juros. 

Para esclarecimentos de dúvidas, a prefeitura disponibiliza de uma equipe de profissionais capacitados, que estão à disposição para atendimento ao contribuinte no prédio da Prefeitura, que fica na Praça 7 de novembro – Centro. 

IPTU é o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana. Esse recurso volta em benefícios para a nossa Boa Gente e a nossa Boa Terra fica mais bonita. Pague o seu IPTU 2019 em dia. Você contribui e a nossa cidade cresce.

Continuar Lendo

Esportes

Simões Filho: Prefeitura realiza abertura da Copa Interbairros de Futebol de Campo

Publicado

em

Prefeitura de Simões Filho realiza abertura da Copa Interbairros

Simões Filho – Com desfile das delegações e bola em campo, a prefeitura de Simões Filho, realizou neste domingo (17), a abertura oficial da Copa Interbairros de Futebol de Campo 2019.

O ato de abertura oficial teve início na Praça da Bíblia, com a concentração das delegações que desfilaram pelas ruas da cidade, em direção ao Campo do Vasco.

“Estamos dando o pontapé inicial, nessa que é a maior competição de futebol amador já realizada na nossa cidade. Estamos ampliando as ações, programas e projetos realizados, para atingir o maior número de pessoas. Essas iniciativas funcionam como uma ferramenta de socialização e ressocialização junto ao nosso povo. O esporte une, agrega e transforma”, destacou Dinha Tolentino, gestor municipal.

A Copa reunirá cerca de 3 mil atletas e na abertura oficial, à população conferiu de perto a partida de abertura que consagrou o time Meninos Atrevidos (Ponto Parada), sobre o Vasco (Cova da Gia), no placar 2 X 0.

“Um evento desse tamanho aqui no Campo do Vasco, é maravilhoso. Além de trazer entretenimento, valoriza a localidade e contribui para a economia. A Prefeitura está de parabéns, chegou junto e até padrão a galera ganhou. Sou morador antigo e nunca tinha visto uma iniciativa dessa por parte do poder público”, pontuou Ismael Cruz, morador do Campo do Vasco.

As competições continuarão acontecendo nos finais de semana, em diversos pontos da cidade, seguindo a ordem do sorteio realizado em Congresso Técnico, junto aos representantes dos times que participam da competição.

O encontro contou com a presença do prefeito Dinha Tolentino, vice-prefeito Sid Serra, da deputada e primeira-dama Kátia Oliveira, vereadores, secretários municipais, sociedade civil e imprensa local.

Continuar Lendo

Boa Forma

REMÉDIOS PARA EMAGRECER: QUAIS OS PERIGOS EM TOMAR?

Entre 2006 e 2016, o índice de brasileiros obesos passou de 11,8% para 18,9%. Diabetes e hipertensão também cresceram

Publicado

em

Remédio para emagrecer

Do Tudo é Política – Pensando em tomar remédios para emagrecer?

Você está acima do peso?

Você sabe qual seu peso ideal?

Os dados do Ministério da Saúde, apontam que quase um em cada cinco brasileiros, ou seja, 18,9% da população é obesa e pior, mais da metade das pessoas do país (54%) está com excesso de peso.

Obesidade hoje é reconhecida como uma doença crônica e é gatilho para o desenvolvimento de outras enfermidades como pressão alta e diabetes.

São muitos os fatores que provocam a obesidade, como predisposição genética e estilo de vida. A Obesidade não tem cura, mas tem controle que, invariavelmente, se inicia com reeducação alimentar e prática regular de atividade física.

Já é de conhecimento geral, entre os médicos, que a redução de 5 a 10% do peso, em pacientes obesos, melhora os índices do indivíduo e reverte o percentual de morbidade do mesmo.

Quando a mudança de rotina não dá certo

Ao passo que a obesidade passou a ser vista como uma doença crônica e que, além disso, muitas pessoas que sofrem com excesso de peso não conseguem emagrecer, apenas, com mudanças na rotina, o uso de remédios para perder peso acaba sendo uma alternativa válida para combater esse mal. E é aí que mora o perigo.

Se você está lendo esse artigo, talvez esteja pensando em usar algum medicamento para emagrecer.

Mas antes de decidir por essa alternativa é preciso que você saiba quem pode usar e quando os medicamentos devem ser adotados como estratégia para tratar a obesidade. Para isso, a atitude mais segura é buscar a orientação de um médico especializado.

QUANDO OS REMÉDIOS PARA EMAGRECER SÃO RECOMENDADOS?

Os especialistas afirmam que os remédios para emagrecer só são recomendados para adultos com índice de massa corporal (IMC) igual ou maior que 30 ou de 27 para cima em pessoas com comorbidades associadas, como diabetes, hipertensão arterial, colesterol elevado e disfunções osteomusculares – que prejudicam os movimentos e a locomoção.

Os remédios para emagrecer devem ser vistos como parte de um programa de gerenciamento de peso para que de fato precisam, afirma o médico Rogério Friedman, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).


Dr. Rogério Friedman

“O principal é treinar o paciente para que ele adote uma rotina mais saudável. O medicamento seria empregado apenas quando não se consegue o resultado esperado com dieta e atividade física”, diz ele.

Nunca é demais reforçar que remédios para emagrecer podem causar efeitos bem sérios e precisam ser tomados com muito cuidado.

Tomar remédio para emagrecer é visto como uma forma simples de perder peso, no entanto, para eles funcionem, um especialista precisa ser consultado.

Agora que você entendeu que precisa ter cuidado com o uso dos remédios para emagrecer, veja abaixo informações adicionais sobre remédios para emagrecer, como eles agem, para que são indicados e se causam efeitos colaterais. Além disso, descubra se alternativas naturais e alimentos funcionais podem substituir esses medicamentos:

Categorias de remédios para emagrecer

Atualmente, existem no Brasil quatro remédios formalmente indicados para o tratamento da obesidade e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Entenda como cada um funciona:

1. Sibutramina

A sibutramina é um dos medicamentos mais conhecidos e usados para emagrecer. Ela atua mexendo em alguns neurotransmissores como serotonina, noradrenalina e dopamina, e com isso, reduzindo o apetite. Hoje ele é um dos remédios que pode ser vendido no Brasil, desde que com prescrição médica.

Vantagens e indicações Uma das vantagens da sibutramina está em sua ação de redução do apetite e também de aumentar o gasto calórico.

O ideal é que ela seja passada a pacientes IMC maior que 30, quando a orientação de mudança de dieta e exercícios não surtir efeitos no emagrecimento.

Efeitos colaterais A sibutramina é contraindicada para quem tem hipertensão, diabetes ou risco aumentado para doenças cardiovasculares. Ela pode causar efeitos colaterais como:

  • Boca seca
  • Constipação
  • Dor de cabeça
  • Insônia.

Alterações de humor também são bastantes comuns e devem ser relatadas ao médico.

2. Saxenda

O saxenda é um remédio para emagrecer aprovado pela Anvisa em 2016. Seu princípio ativo, a liraglutina, é a mesma do remédio Victoza, usado para tratar o diabetes. Foi descoberto que ele reduz a sensação de fome, além de melhorar a glicose no sangue.

Ao contrário dos outros medicamentos de uso oral, o saxenda deve ser injetado sob a pele.

Vantagens e indicações A indicação do Saxenda é que ele seja utilizado em conjunto com dieta e atividade física em adultos com:

  • Índice de massa corporal acima de 30 kg/m2
  • IMC acima de 27 kg/m2 com alguma condição relacionada ao excesso do peso, como hipertensão, diabetes tipo 2 ou alterações de colesterol.

Acredita-se que ele funciona melhor em pessoas com problemas metabólicos, uma vez que ele também preserva o pâncreas.

Outra vantagem do saxenda é não afetar o humor do paciente, como outros remédios para emagrecer.

Efeitos colaterais Ele pode causar desenvolvimento de pancreatite, cálculos em vesícula biliar e risco de hipoglicemia, este último em pacientes com diabetes tipo 2.

3. Orlislat

Esse medicamento não atua na fome, saciedade ou outros mecanismos metabólicos. Ele normalmente interfere na absorção de gordura, inibindo que 30% dela seja assimilada pelo corpo, que é eliminada em maior quantidade nas fezes.

Por conta disso, ele é mais usado como coadjuvante, junto a outros tipos de remédios para emagrecer.

Vantagens e indicações O orlislat é um bom medicamento para pessoas com dieta rica em gordura e quem dificuldades em cortá-la da alimentação.

Efeitos colaterais Quando a pessoa ingere muita gordura tomando esse medicamento, ela pode ter diarreias devido à quantidade de gordura em suas fezes, o que pode causar desconfortos.

4. Fluoxetina

A fluoxetina é um remédio para ansiedade, que pode ser usada em alguns tratamentos para emagrecer. Neste contexto, ela age controlando a ansiedade a fim de reduzir a compulsão alimentar.

Vantagens e indicações Seu uso como coadjuvante na perda de peso deve ser restrito a pessoas que possuem obesidade associada à depressão, ou então em casos de obesidade relacionados a uma condição médica chamada Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). Sendo assim, o paciente deve ter IMC maior ou igual a 30 e um diagnóstico de depressão ou TAG feito por um psiquiatra.

Efeitos colaterais A fluoxetina pode causar:

  • Diarreia
  • Náusea
  • Cansaço (fadiga)
  • Dor de cabeça
  • Insônia.

Além disso, estudos mostram que após 6 meses de uso, a modesta perda de peso obtida inicialmente com a fluoxetina aos poucos vai se perdendo.

5. Sertralina

A sertralina também é um medicamento antidepressivo e sua ação é semelhante a da fluoxetina acima. No entanto, esse remédio é ainda menos usado para emagrecer, já que pode causar compulsão alimentar em grandes quantidades.

Vantagens e indicações Seu uso como coadjuvante na perda de peso deve ser restrito a pessoas que possuem obesidade associada à depressão, ou então em casos de obesidade relacionados a uma condição médica chamada Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).

Efeitos colaterais As reações adversas mais comuns são:

  • Insônia
  • Sonolência
  • Tontura
  • Dor de cabeça
  • Diarreia
  • Boca seca
  • Náusea (enjoo)
  • Distúrbios da ejaculação
  • Fadiga (cansaço).

6. Bupropiona

A bupropiona é um antidepressivo mais indicado para o emagrecimento do que a fluoxetina e a sertralina, por ajudar a reduzir a compulsão. Ela atua de forma semelhante em casos de fumantes que querem deixar o vício de fumar.

Vantagens e indicações Ela é mais indicada quando o paciente apresenta algum quadro psiquiátrico, como depressão ou compulsão alimentar, e apenas quando a dieta e os exercícios físicos sozinhos não se mostram eficazes para o emagrecimento.

Efeitos colaterais O medicamento pode causar insônia, boca seca, cefaleia e, em casos mais graves, convulsões, taquicardia, hipertensão, urticária e manchas na pele(rash cutâneo). Por isso mesmo ele deve ser ingerido com acompanhamento médico.

7. Anfetaminas (Anfepramona, Femproporex e Mazindol)

As anfetaminas, como Anfepramona, Femproporex e Mazindol, são uma classe de medicamentos chamados de anorexígenos. Eles agem diretamente reduzindo o apetite.

Hoje eles não são vendidos no Brasil, mas há uma sanção aguardando aprovação do presidente do Brasil, para que medicamentos derivados dessas substâncias voltem a serem comercializados. Eles foram proibidos pela Agência de Vigilância Sanitária em 2011, pois não há estudos que comprovem seus benefícios.

Vantagens e indicações Esses medicamentos inibem a fome quase que completamente.

Efeitos colaterais No entanto, o problema dessas fórmulas é que elas não melhoram o paciente metabolicamente nem o educam a como comer melhor. Além disso, elas podem trazer alterações comportamentais, como ansiedade, irritabilidade, insônia, tremores e depressão.

Quando usar remédios para emagrecer?

Os remédios para emagrecer nunca devem ser a primeira opção para o emagrecimento. O ideal é que primeiro o paciente experimente mudar hábitos como sua alimentação e grau de atividade física realizada no dia a dia. Caso essas medidas não se mostrem eficazes, aí sim os medicamentos podem e devem ser indicados, entanto o perfil de cada paciente.

O ideal é que as pessoas com IMC acima de 30, ou pessoas com IMC acima de 27 e doenças metabólicas, sejam avaliadas para o uso de medicamentos nesses casos. Somente nessas situações os efeitos colaterais dos medicamentos não superam os benefícios possíveis.

Remédios naturais para emagrecer

Existem alguns métodos naturais para emagrecer. Entenda se eles funcionam mesmo:

Quitosana Essa substância é extraída do exoesqueleto de insetos ou crustáceos e age como uma fibra, trazendo saciedade. Além disso, estudos feitos em animais mostraram que a quitosana pode interferir muito na digestão e absorção de gorduras pelo trato intestinal, facilitando a excreção destas gorduras nas fezes dos animais.

No entanto, não há estudos que mostrem seus benefícios diretos no emagrecimento em seres humanos.

Konjac Essa raiz também é famosa por suas propriedades emagrecedoras, mas existem poucas evidências da sua ação em seres humanos.

Goji berry em cápsulas Alguns estudos mostram que o goji berry consumido em suco pode ajudar a emagrecer, já que pessoas com baixo consumo de vitamina C podem ser mais resistentes a perder massa gorda. No entanto, ele precisa ser aliado a uma alimentação equilibrada.

Faseolamina Essa substância presente no feijão branco cru reduz a absorção dos carboidratos, sendo aliada do emagrecimento. No entanto, esse alimento cru deve ser consumido com bastante moderação, pois pode fazer mal à saúde.

Remédios caseiros para emagrecer funcionam?

Entre os remédios caseiros para emagrecer estão itens como água com berinjela, água com gengibre e chás diuréticos. Veja se eles realmente funcionam:

Água com gengibre Deixar o gengibre soltar seu líquido na água pode sim ajudar no emagrecimento devido a seu efeito termogênico. Mas só funcionará se aliado a uma dieta balanceada e com menos calorias.

Água com berinjela Essa água, feita ao deixar de molho cubinho de berinjela, não tem estudos que comprovem seu benefício na perda de peso ou que os nutrientes do vegetal sejam passados para a água. O ideal é aproveitar os benefícios da berinjela in natura, consumindo-a refogada ou grelhada.

Chás diuréticos Bebidas com essa propriedade apenas reduzem a retenção de líquido do corpo, o que ajuda a reduzir poucos quilos na balança. No entanto, chás diuréticos com outras propriedades emagrecedoras, como o chá de hibisco, podem ser interessantes, desde que também sejam aliados a uma dieta mais saudável.

Continuar Lendo
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Copyright © 2017 Página Simões Filho