TEM UMA SIMÕES FILHO MELHOR
Colunistas

Brasil – 1930: O movimento revolucionário, Política Café com Leite…

Brasil – 1930: O movimento revolucionário, Política Café com Leite… 4 de julho de 2013Leave a comment

Ator,Comunicador,cerimonialista e Analista de Marketing.

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Explode em todos os países, e nações, que são geridas por sistemas totalitários uma série de revoluções e guerras libertárias. Ao mesmo tempo, devido à crise financeira países do continente Europeu, sofrem pressões de seus habitantes por melhorias na condução da economia, defendem os direitos conquistados ao longo da história, sobre sistema previdenciário, gratuidade do sistema de saúde, questões sobre a imigração, a lista de causas, e casos, é realmente extensa.

Em 1930, durante a sucessão presidencial, 2 dos principais estados da federação discordaram, frontalmente, no momento de escolherem o candidato que representaria a política Café com Leite. Tratava-se dos estados de Minas Gerais e São Paulo.

washington luis

O presidente Washington Luiz, deu seu apoio ao paulista Julio Prestes, em detrimento ao mineiro Antônio Carlos. A escolha causou o rompimento da aliança, entre mineiros e paulistas.

Os políticos de Minas Gerais, aliaram-se a outros estados, formando um bloco de oposição chamado Aliança Liberal, formados pelos estados de Minas, Rio Grande do Sul e Paraíba, em 1930 a Aliança Liberal, lançou Getúlio Vargas, gaúcho,  e o paraibano João Pessoa – como Vice, entretanto foram derrotados pelo candidato apoiado pelo governo, Julio Prestes.

Julio_prestes

Mesmo tendo sido o ganhador das eleições, Julio Prestes, não tomou posse, impedido pela revolução que, por uso da força, colocou Getúlio Vargas. Com o  apoio das altas patentes dos militares, os dissidentes de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul, uniram-se em um movimento de revolta, arregimentando o apóio de várias regiões do Brasil, com a possibilidade, cada vez maior, de uma guerra civil, Exercito e Marinha, acabaram aplicando um golpe de Estado, com a deposição do presidente Washington Luiz.

revolucao 30 - vargas

Criou-se uma junta militar, dando ao líder da Revolução, Getúlio Vargas, o direito de governar o Brasil entre os anos de 1930 a 1945, primeiro como governo provisório, constitucional, posteriormente transformado em uma DITADURA, promovendo uma série de alterações na economia e a modernização das instituições.

Nota da Redação: Traremos aos leitores do Página Simões Filho, informações históricas que podem, facilmente,  fazê-los compreender o momento atual, como as intensas manifestações que ocorrem em várias cidades brasileiras. Ao longo da semana abordaremos outros fatos que marcaram nossa história, e nos permite vivermos o verdadeiro estado de direito pleno e Democrático.

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Ator,Comunicador,cerimonialista e Analista de Marketing.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *