Conecte conosco

CIDADES

Comércio não abre e população vive medo após série de mortes

Publicado

em

Simões Filho tá Mudando
 

Três horas depois da morte do PM, um adolescente foi morto. Além dele, outra adolescente também foi atingida por um tiro e segue internada. Mais tarde, outros três homens foram atingidos em frente à padaria onde o policial foi morto.

Lauro de Freitas

Um dia após as quatro mortes em Lauro de Freitas, o clima é de tensão na localidade de Caji, onde, na segunda-feira, em seis horas, seis pessoas foram baleadas num raio de 100 metros.

No local onde houve o primeiro crime, a morte do cabo da Polícia Militar Clóvis Silva da Paixão, 47 anos, baleado na cabeça, algumas lojas não abriram ontem. A padaria Novo Pão, onde o PM foi imobilizado e morto por três homens enquanto tomava café, funcionou com algumas portas abaixadas.

Com medo, os funcionários não quiseram comentar o ocorrido. “Aqui, ninguém fala”, disse um rapaz com o uniforme do estabelecimento, enquanto atendia uma senhora de olhar assustado. Os poucos clientes que ali estavam disseram que não moravam no bairro e que estavam na casa de parentes.

Três horas depois da morte do PM, o adolescente Gutemberg dos Santos, 17, foi morto na esquina da Rua  Alto da Boa Vista, transversal à Rua Doutor Gerino de Souza Filho. Além dele, a adolescente Marineide Sacramento Santos, 16, também foi atingida por um tiro na região dorsal e segue internada no Hospital Menandro de Farias.

Mais tarde, outros três homens  foram atingidos  em frente à padaria onde o policial foi morto. Na segunda-feira, a informação da polícia era de que os três haviam morrido. No entanto, ontem, a polícia informou que Jessé Escavelo e outro homem que ainda não havia sido identificado até a noite de ontem morreram no local. Já Jorbson Costa de Jesus, 29 anos, está  internado no Hospital Menandro de Farias, depois de ser atingido por três tiros.

Na rua onde Gutemberg foi morto, ontem, moradores estavam com portas e janelas fechadas.   Segundo testemunhas, dois homens chegaram em um carro branco e dispararam pelo menos nove vezes contra ele. Apenas dois homens falaram.

“O rapaz foi morto na frente de todo mundo. Os caras que mataram usavam coletes e foram cumprimentados  por policiais militares”, disse um dos homens. “Pareceriam amigos de infância. Com certeza eram policiais, mas ninguém fala porque tem medo de morrer”, complementou o segundo. Ainda segundo as testemunhas, os mesmos assassinos de Gutemberg foram responsáveis pelas outras duas mortes.

Investigação

Para o major Marcelo Grun, comandante da 52ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM-Lauro de Freitas), onde o cabo Clóvis era lotado, a morte do PM pode ter acontecido por três hipóteses. “Ele pode ter sido reconhecido como policial, ou queriam a arma dele ou foi vítima do tráfico: há guerra entre o Jambeiro, onde ele morava, e o Caji”, disse durante o sepultamento do cabo, ontem, no cemitério de Simões Filho.

A cobertura do município de Lauro de Freitas é dividida entre a 52ª e a 81ª CIPM – essa última é responsável pela área onde ocorreram todos os crimes. Nenhum representante da 81ª, porém, foi localizado para comentar o assunto. Já a assessoria da Polícia Militar informou que a Polícia Civil é quem irá investigar se há envolvimento de PMs em algum dos crimes, já que é um crime comum, não militar.

O delegado Cláudio Meirelles, titular da 27ª Delegacia (Itinga), sem entrar em detalhes sobre as investigações, disse que não é possível afirmar que os crimes estejam relacionados. “Não temos informação sobre isso, porque os casos ainda estão sob investigação. As coisas estão bem adiantadas”.

Ele ainda negou que os homens que mataram Gutemberg tenham qualquer relação com a polícia. “Isso não procede. As pessoas ficam levantando hipóteses, mas todas essas histórias são boatos”.

O delegado disse ainda que não tem conhecimento de disputas entre gangues rivais por ali. “Sabemos que tem ocorrência de tráfico, mas não temos informação de qualquer guerra que tenha motivado alguma morte”.

Medo
Ao retornar à Rua  Alto da Boa Vista, o CORREIO encontrou uma senhora aflita no ponto de ônibus.  “Só tem o que não presta aqui. Mortes. Muitas mortes”. Outra mulher abordada dispensou a equipe: “Tem muita gente aqui nos olhando. Um monte de vagabundo. Vão pensar até que estou falando com alguém da polícia”.

O caseiro Fernando Paiva Lima, 38, que trabalha numa chácara em Caji, disse que pretende abandonar o emprego. “Já fui assaltado várias vezes e essas mortes aumentaram o meu temor”, disse ele, que mora em São Cristóvão.

O medo existe, mas não para todos. “Moro aqui há mais de 20 anos. O que aconteceu  foi algo pontual”, minimizou Silvano da Silva, 37, morador do Caji. “Se você vai na Pituba também tem crimes”, declarou o empresário Roberto Moraes de Oliveira, 50.
Fonte: Correio24horas.com.br

P U B L I C I D A D E

Saúde

Simões Filho: Equipe da UPA participa de capacitação

Publicado

em

Simões Filho: Equipe da UPA participa de capacitação

Profissionais de saúde da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do CIA 1, Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS), participaram, nesta quarta-feira (14), da primeira etapa, da capacitação sobre Tuberculose e Hanseníase.

A ação foi promovida pela direção de enfermagem da unidade com o objetivo de aprimorar os conhecimentos da equipe sobre a prevenção, promoção, cuidado e recuperação de pacientes.

“Essa é mais uma ação que visa capacitar e ampliar os conhecimentos específicos da nossa equipe, além de funcionar como um mecanismo de aproximação e alinhamento da rotina e das práticas de humanização”, pontuou Marilian Fernandes, diretora de Enfermagem.

A capacitação faz parte do Programa de Educação Continuada, da unidade de saúde, que proporciona palestras bimestralmente para os profissionais. Participaram do encontro, a equipe técnica, além da Secretária de Saúde, Bethânia Pinto.

Continuar Lendo

CIDADES

Confira os resultados das rodadas esportivas do final de semana

Publicado

em

A Prefeitura de Simões Filho, através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), apoia a realização de diversas atividades esportivas, sempre com o objetivo de difundir, propagar e incentivar a prática de atividades.

Confira os resultados das rodadas, que aconteceram neste final de semana, em diversos pontos da cidade.

Sábado (09.11):

Iº Desafio de Futsal Infantil

 

Categorias Sub 8

Campeão: Batista Regular

Vice-Campeão: PSFE Estádio

 

Categorias Sub 10

Campeão: São Caetano

Vice-Campeão: Cova da Gia

 

Categorias Sub 12

Campeão: Azzurra

Vice-Campeão: Bela Vista

Domingo (10.11):

XI COPA DE FUTEBOL DA ARENA DA BAIXADA – IDADE LIVRE

08H30 – Brasileirinho 2 X 1 Força Jovem

10H – CDL 1 X 2 RPM

 

V COPA DE FUTEBOL DO BAIRRO DA COVA DA GIA (IDADE LIVRE)

08H30 – América 1 X 2 Playsandu

10H – Mancha Verde 0 X 2 Brasiliense

 

V Copa CIA de Futebol 35

08H30 – América 2 X 2 União

10H – Unidos 4 X 0 Santa Cruz

 

III Copa de Futebol de Santo Antônio do Rio das Pedras

09H – Palestina 2 X 1 Boca Jr.

11H – Bom Viver 1 X 0 Michigan

Continuar Lendo

Simões Filho

Aluna da rede municipal de Simões Filho é destaque na Formatura Regional do Proerd 

Publicado

em

Aluna da rede municipal de Simões Filho é destaque na Formatura Regional do Proerd

A aluna da escola Municipal Cleriston Andrade, do município de Simões Filho, Kemelle Vitória foi destaque na formatura de mais de dois mil e quinhentos alunos de escolas da Região Metropolitana e de Salvador, que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). A redação da  pequena simõesfilhense foi escolhida como a melhor da região. A solenidade, que também comemora os 15 anos de atuação do programa no estado, aconteceu no Centro Panamericano de Judô (CBJ), em Lauro de Freitas.

A pequena não sabia que a sua redação tinha sido escolhida como a melhor e foi buscar sua premiação com um belo sorriso no rosto e olhos brilhando.

“Só tenho a agradecer! O projeto me ajudou muito e quero que continue ajudando os estudantes. Minha professora e meus instrutores do Proerd são responsáveis por esse prêmio”, disse Kemelle.

O aluno da Escola Antônio Carlos Magalhães, Kevin Kauê, também recebeu prêmio. Ele foi o destaque da turma. “Eu nao esperava. Pensei que outro colega ia ganhar, mas estou muito feliz”, ressaltou.

O Cabo Lino, instrutor do Programa no município disse que é um presente para Simões Filho ter dois alunos da rede pública municipal de ensino sendo reconhecidos a nível estadual.

“É só alegria e gratidão. Simões Filho completa 57 anos e somos destaques num evento que envolvia toda a Bahia. O Proerd só tem se fortalecido, graças à parceria com a Prefeitura. Vamos formar ainda mais crianças”, garantiu.

Foram acompanhar a aluna do município, o chefe de gabinete da Educação, Pierry Guerreiro, os professores e diretores, além do vereador Adailton Caçambeiro.

Em Simões Filho, o programa atua nas escolas municipais, com o apoio da Prefeitura Municipal.

 

Continuar Lendo

#Viral

VÍDEO: É O TCHAN CANTA EDSON GOMES EM SIMÕES FILHO E É SURPREENDIDO. VEJA O QUE ACONTECEU

Publicado

em

VÍDEO: É O TCHAN CANTA EDSON GOMES EM SIMÕES FILHO E É SURPREENDIDO. VEJA O QUE ACONTECEU

É o Tchan, uma das bandas mais requisitadas do Brasil no auge da onda axé music, tocou na noite de ontem, 7 de novembro de 2018 em Simões Filho, em comemoração aos 57 anos de emancipação política da cidade.

em um dos momentos mais emocionantes da noite, o vocalista Beto Jamaica, puxou alguns clássicos do maior regueiro da Bahia – Edson Gomes. O público, fã do reggae music, foi ao delírio e surpreendeu o cantor cantando em coro de mais de 5 mil vozes uma canção que retrata a vida do trabalhador informal – CAMELÔ. Assista!

Continuar Lendo

CIDADES

Simões Filho 57 anos: Prefeitura prioriza artistas locais em show do aniversário da cidade

Publicado

em

Simões Filho 57 anos: Prefeitura prioriza artistas locais em show do aniversário da cidade

Assim como em outras festas promovidas ou apoiadas pela Prefeitura Municipal, onde umas das prioridades é valorizar e dar visibilidade aos artistas locais, a festa em comemoração aos 57 anos de Emancipação Política de Simões Filho, que aconteceu nessa quarta-feira, 07, não podia ser diferente.

O palco montado na Praça da Bíblia, Centro, reuniu quatro talentos locais, sendo eles: Sertanejada, DJ Edynho, Quebra e Samba, Thiago San’n e Nascente do Guetto, que garantiram a diversão do público que foi prestigiar o evento.

Para Thiago San’n, cantor de pagode, é uma chance importante e que ajuda muito na carreira. “Estou muito feliz! É muito gratificante poder mostrar o meu trabalho onde é a minha casa. Já me apresentei em outros eventos do município, mas nenhum dessa grandeza. Obrigado prefeito Dinha pela chance.”

Em 2017, na festa de 56 anos, em dois dias de comemoração, outros artistas do município também tiveram oportunidade de se apresentar. Segundo o vice-prefeito da cidade, Sid Serra, é de grande essencialidade dar espaço para que esses talentos possam mostrar seus trabalhos.

“Temos que valorizar os nossos artistas. Muito porque, eles só precisam de uma oportunidade para ganhar visibilidade e nada melhor que um evento dessa proporção, como é o aniversário da cidade. Além disso, pensamos muito em artistas que atendam a todos os gostos, fazendo então uma mistura de ritmos”, pontuou Sid.

ASCOM/PMSF

 

Continuar Lendo

CIDADES

Simões Filho: Moradores agradecem ao prefeito Dinha por entrega de obra

Em clima de comemoração, os moradores da Rua Coutinho, na Pitanguinha e das proximidades, agradeceram ao prefeito Dinha Tolentino, pela entrega das intervenções, que aconteceu na manhã desta quarta-feira, 7.

Publicado

em

Simões Filho: Moradores agradecem ao prefeito Dinha por entrega de obra

Em clima de comemoração, os moradores da Rua Coutinho, na Pitanguinha e das proximidades, agradeceram ao prefeito Dinha Tolentino, pela entrega das intervenções, que aconteceu na manhã desta quarta-feira, 7.

“Deus enviou um anjo, que se chama Dinha. A gente vem lutando para ter essa rua qualificada e o prefeito só fez uma visita, prometeu e hoje o resultado está aí. E a comunidade está feliz”, contou Noelson Lisboa, 39 anos.

A obra, realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), recebeu serviços de reconstrução do sistema de drenagem, reconstrução dos passeios, nova iluminação, cobertura e requalificação do canal e pavimentação asfáltica.

“Maravilhas hoje! Maravilha que nós esperamos por 30 anos. Graças a Deus, que Deus botou Dinha agora, como prefeito para realizar o nosso sonho. Era esgoto aberto, água entrando nas casas, pessoas perdendo móveis e tudo! Foram anos de sofrimento. Estamos agradecendo ao prefeito e era disso que Simões Filho estava precisando. Parabéns Simões Filho pelo prefeito que a gente tem hoje” comemorou Maria Eulália, 67 anos.

Segundo o gestor municipal, Dinha Tolentino, a entrega dessa obra é o reflexo de todo o trabalho positivo que vem sendo realizado no município.

“O objetivo de cada ação que realizamos é devolver a alegria e a dignidade da população. Como eu sempre digo, até o final da minha gestão, continuaremos trabalhando incansavelmente para transformar a nossa cidade”, disse Dinha.

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Copyright © 2017 Página Simões Filho