Conecte conosco

CIDADES

Comércio não abre e população vive medo após série de mortes

Publicado

em

Três horas depois da morte do PM, um adolescente foi morto. Além dele, outra adolescente também foi atingida por um tiro e segue internada. Mais tarde, outros três homens foram atingidos em frente à padaria onde o policial foi morto.

Lauro de Freitas

Um dia após as quatro mortes em Lauro de Freitas, o clima é de tensão na localidade de Caji, onde, na segunda-feira, em seis horas, seis pessoas foram baleadas num raio de 100 metros.

No local onde houve o primeiro crime, a morte do cabo da Polícia Militar Clóvis Silva da Paixão, 47 anos, baleado na cabeça, algumas lojas não abriram ontem. A padaria Novo Pão, onde o PM foi imobilizado e morto por três homens enquanto tomava café, funcionou com algumas portas abaixadas.

Com medo, os funcionários não quiseram comentar o ocorrido. “Aqui, ninguém fala”, disse um rapaz com o uniforme do estabelecimento, enquanto atendia uma senhora de olhar assustado. Os poucos clientes que ali estavam disseram que não moravam no bairro e que estavam na casa de parentes.

Três horas depois da morte do PM, o adolescente Gutemberg dos Santos, 17, foi morto na esquina da Rua  Alto da Boa Vista, transversal à Rua Doutor Gerino de Souza Filho. Além dele, a adolescente Marineide Sacramento Santos, 16, também foi atingida por um tiro na região dorsal e segue internada no Hospital Menandro de Farias.

Mais tarde, outros três homens  foram atingidos  em frente à padaria onde o policial foi morto. Na segunda-feira, a informação da polícia era de que os três haviam morrido. No entanto, ontem, a polícia informou que Jessé Escavelo e outro homem que ainda não havia sido identificado até a noite de ontem morreram no local. Já Jorbson Costa de Jesus, 29 anos, está  internado no Hospital Menandro de Farias, depois de ser atingido por três tiros.

Na rua onde Gutemberg foi morto, ontem, moradores estavam com portas e janelas fechadas.   Segundo testemunhas, dois homens chegaram em um carro branco e dispararam pelo menos nove vezes contra ele. Apenas dois homens falaram.

“O rapaz foi morto na frente de todo mundo. Os caras que mataram usavam coletes e foram cumprimentados  por policiais militares”, disse um dos homens. “Pareceriam amigos de infância. Com certeza eram policiais, mas ninguém fala porque tem medo de morrer”, complementou o segundo. Ainda segundo as testemunhas, os mesmos assassinos de Gutemberg foram responsáveis pelas outras duas mortes.

Investigação

Para o major Marcelo Grun, comandante da 52ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM-Lauro de Freitas), onde o cabo Clóvis era lotado, a morte do PM pode ter acontecido por três hipóteses. “Ele pode ter sido reconhecido como policial, ou queriam a arma dele ou foi vítima do tráfico: há guerra entre o Jambeiro, onde ele morava, e o Caji”, disse durante o sepultamento do cabo, ontem, no cemitério de Simões Filho.

A cobertura do município de Lauro de Freitas é dividida entre a 52ª e a 81ª CIPM – essa última é responsável pela área onde ocorreram todos os crimes. Nenhum representante da 81ª, porém, foi localizado para comentar o assunto. Já a assessoria da Polícia Militar informou que a Polícia Civil é quem irá investigar se há envolvimento de PMs em algum dos crimes, já que é um crime comum, não militar.

O delegado Cláudio Meirelles, titular da 27ª Delegacia (Itinga), sem entrar em detalhes sobre as investigações, disse que não é possível afirmar que os crimes estejam relacionados. “Não temos informação sobre isso, porque os casos ainda estão sob investigação. As coisas estão bem adiantadas”.

Ele ainda negou que os homens que mataram Gutemberg tenham qualquer relação com a polícia. “Isso não procede. As pessoas ficam levantando hipóteses, mas todas essas histórias são boatos”.

O delegado disse ainda que não tem conhecimento de disputas entre gangues rivais por ali. “Sabemos que tem ocorrência de tráfico, mas não temos informação de qualquer guerra que tenha motivado alguma morte”.

Medo
Ao retornar à Rua  Alto da Boa Vista, o CORREIO encontrou uma senhora aflita no ponto de ônibus.  “Só tem o que não presta aqui. Mortes. Muitas mortes”. Outra mulher abordada dispensou a equipe: “Tem muita gente aqui nos olhando. Um monte de vagabundo. Vão pensar até que estou falando com alguém da polícia”.

O caseiro Fernando Paiva Lima, 38, que trabalha numa chácara em Caji, disse que pretende abandonar o emprego. “Já fui assaltado várias vezes e essas mortes aumentaram o meu temor”, disse ele, que mora em São Cristóvão.

O medo existe, mas não para todos. “Moro aqui há mais de 20 anos. O que aconteceu  foi algo pontual”, minimizou Silvano da Silva, 37, morador do Caji. “Se você vai na Pituba também tem crimes”, declarou o empresário Roberto Moraes de Oliveira, 50.
Fonte: Correio24horas.com.br

Educação

VEM AI,UM NOVO LUIZ PALMEIRA

Publicado

em

A assinatura da Ordem de Serviço será assinada no próximo dia 27 , quarta-feira.

A assinatura do documento faz parte de um cronograma de atividades definidas para os próximos dias, publicado com exclusividade pelo site Simões Filho em Pauta.

O site lista ainda outras ações:

Confira o cronograma de assinaturas de ordens de serviço e inaugurações de obras:

Assinatura de ordem de serviço do Colégio Luís Palmeira, no Centro

Dia: Quarta-feira (27/02),

Horário: 16h

Entrega do material a 132 equipes da Copa Interbairros

Dia: Sexta-feira (08/03),

Horário: 19h

Inauguração da Praça da Pensão e obras da Fundação Crer, no bairro de Mapele

Dia: Domingo (10/03)

Horário: 10h

Assinatura da Ordem de serviço no Colégio Enock Pimentel, na Ilha de São João

Dia: Quinta-feira (14/03)

Horário: 16h

Abertura oficial da Copa Interbairros, no Campo do Vasco

Dia: Domingo (17/03)

Horário: 9h

Inauguração da Rua do Sabão e da Praça do Fim de Linha de Mapele

Dia: Domingo (24/03)

Horário: 10h

Inauguração do Centro de Referência da Mulher, no KM 25

Dia: Quinta-feira (28/03)

Horário: 17h

Inauguração da Rua Santa Maria, serviços de drenagem e pavimentação no Santo Antônio Rio das Pedras

Dia: Sexta-feira (29/03)

Horário: 17h

Inauguração das obras do Km 30, nas Ruas Tupi e Lavandeira, no Km 30

Dia: Domingo, 31/03

Horário: 9h

Inauguração das obras do Tanque do Coronel, no CIA II

Dia: Domingo (07/04)

Horário: 10h

Praça de Góes Calmon, calçadão, pavimentação asfáltica e academia livre em Góes Calmon

Dia: Domingo (14/04)

Horário: 11h

Continuar Lendo

Vereadores

AO VIVO: Posse do suplente de vereador Nel da Metalúrgica

Publicado

em

Cerimonial de posse, vereador Nel da Metalúrgica.

Cerimonial de posse, vereador Nel da Metalúrgica.

Publicado por Câmara Municipal de Simões Filho em Quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Continuar Lendo

CIDADES

Prefeito de Simões Filho aponta queda na dívida milionária do município

Publicado

em

Prefeito de Simões Filho aponta queda na dívida milionária do município

Em discurso forte e com dados consolidados, prefeito de Simões Filho, cidade da Região Metropolitana (RMS), Dinha Tolentino, destacou queda de R$ 100 milhões na dívida do município e apresentou conquistas.

O discurso aconteceu na manhã desta terça-feira (19), na abertura dos trabalhos legislativos, da Câmara de Vereadores, que marca o biênio 2019/2020, que tem como novo presidente, Orlando de Amadeu.

“O nosso compromisso é com o povo e a nossa administração é transparente. No próximo ano, nós vamos apresentar as nossas metas, aquelas que foram registradas por nós e que seguimos trabalhando para cumprir. Estamos quitando a dúvida e possibilitando novas conquistas”, disse.

No link do vídeo, abaixo, é possível acompanhar, a partir do momento 1:10:00 a apresentação do números, feita pelo prefeito Díógenes Tolentino.

Leia mais

A dívida foi deixada pelos antigos gestores e em projeção comportamental, levando em consideração os índices anuais, Dinha apresentou projeção, na qual indica que em 2018, a dívida teria chegado a 428,9 milhões.

“Se não tivéssemos compromisso com a cidade, chegaríamos a essa dívida absurda, mas esse não é o legado, negativo, que queremos deixar para o nosso povo. A dívida tem caído e, em dois anos, já pagamos 100 milhões. Seguimos executando obras em toda cidade”, destacou.

Entre as ações já entregues à população, estão: obras de infraestrutura, com obras de urbanização e requalificação, a exemplo da Via Universitária, KM 25, Luis Eduardo Magalhães (Barreiro), Unidade Básica de Saúde (UBS), Via Universitária, reforma e manutenção das unidades de ensino, entre outras.

Continuar Lendo

Vereadores

Sessão marca abertura oficial dos trabalhos legislativos de 2019 na Câmara de Simões Filho

Publicado

em

A Câmara Municipal de Simões Filho realizou nesta terça-feira, dia 19 de fevereiro, a Sessão Solene que marca a abertura oficial dos trabalhos legislativos do 3º Ano do 3º período da 14º Legislatura para o biênio 2019/2020. A sessão foi conduzida pelo Presidente da Casa, vereador Orlando de Amadeu (PSDB), que abriu a Sessão.

A solenidade foi prestigiada pelo prefeito Diógenes Tolentino de Oliveira (Dinha), que estava acompanhado da primeira-dama do município e deputada estadual Kátia Oliveira (MDB), o vice-prefeito Sid Serra e os demais vereadores, secretários municipais, lideranças e população em geral que ocupou às galerias do plenário.

Logo após a palavra inicial que abriu os trabalhos, o pastor Oziel Bispo dos Santos, representante da Igreja do Evangelho Quadrangular, ministrou uma breve palavra à luz da Bíblia Sagrada com momento de oração. Em seguida, as autoridades e o público acompanharam a execução do Hino Nacional Brasileiro e o Hino do Município de Simões Filho.

Logo após, o presidente Orlando de Amadeu passou a palavra para o prefeito Diógenes Tolentino, que iniciou sua mensagem pontuando a satisfação de retornar à Casa Legislativa após dois anos de governo para cumprir o dever de apresentar aos parlamentares uma prestação de contas do que foi realizado pelo governo até o atual momento e o que pretende realizar no ano de 2019.

Perspectivas para 2019

Durante a tradicional mensagem do Executivo à Casa Legislativa, o prefeito Dinha desejou sucesso nos trabalhos, fez um balanço dos dois anos de governo, destacou os resultados positivos dos primeiros anos de sua segunda gestão, pontuando algumas ações de grande alcance social, desenvolvidas em favor da população e apresentou ações e perspectivas de gestão previstas para o ano de 2019.

Na mesma mensagem, o prefeito Dinha discorreu sobre o atual cenário econômico de Simões Filho ao citar a dívida do município que chegou a R$ 330 milhões, mas destacou o empenho da gestão para reduzir o montante em R$ 215 milhões. O gestor destacou ainda ações cruciais para a melhoria da qualidade de vida da população e para o desenvolvimento econômico e social do município, com as inúmeras intervenções realizadas na cidade e explanou sobre a forma de governo exercida pela atual gestão.

Entre as ações elencadas, a gestão Dinha priorizou investimentos em infraestrutura com obras de requalificação e restauração de praças públicas, espaços de convivência, pavimentação e requalificação asfáltica em diversos pontos da cidade, no bairro do Engenho Novo, entrega de 27 carros e ônibus, semáforos novos no município, quadras poliesportivas pela cidade. Na Saúde, foram entregues duas ambulâncias do Samu. Na educação, a reforma e requalificação do novo colégio Padre Luiz Palmeira e a Escola Municipal Enock Pimentel. Em políticas públicas em defesa da mulher, citou a implantação do Centro de Referência da Mulher, fruto de indicação à época da ex-vereadora Kátia Oliveira, atualmente deputada estadual, que será inaugurado em março deste ano. Em Mapele, enumerou a requalificação e reforma na praça e quadra poliesportiva, na Rua do Sabão e entrega da Fundação Crê, entre outras ações previstas pelo Executivo para os próximos anos.

Dinha agradeceu mais uma vez o apoio recebido de todos os 19 vereadores nestes dois anos de gestão, ressaltando a importância da relação harmoniosa entre os poderes Executivo e Legislativo e reconheceu o trabalho de seu secretariado, reforçando a missão da gestão pública na garantia de direitos importantes em defesa dos interesses do município e do povo de Simões Filho. “Que Deus me dê sabedoria e a todos os secretários para que possam dar o seu melhor e que a cidade avance. É esse trabalho que a gente tem feito e vamos fazer. Aqui tem um homem que tem um coração cheio de vontade para fazer de Simões Filho uma Boa Terra, de Boa Gente”, finalizou Dinha.

Parceria e harmonia entre o Executivo e Legislativo

Em sua saudação, o presidente da Casa, Orlando de Amadeu, desejou boas vindas aos colegas vereadores e a todos os presentes: “É com grande felicidade que estamos aqui reunidos para a abertura dos trabalhos legislativos. Quero reafirmar o compromisso da Casa Legislativa na apreciação e aprovação de projetos de interesse do povo de Simões Filho”, reforçou Orlando.

O presidente explicou que o ano de 2019 deverá ser um ano de realizações e concretizações, porém de desafios para o município. “O ano de 2019 será um ano de decisões e de realizações  para o futuro de Simões Filho”, disse.

Orlando saudou e agradeceu o prefeito Dinha e reforçou somar esforços para fortalecer a parceria e a harmonia entre o Legislativo e Executivo para proporcionar grandes benefícios aos cidadãos. “A Câmara tem o papel de interlocutor, de ser uma ponte entre o prefeito e a sociedade”, observou o presidente.

Na sequência, o presidente da Casa franqueou a palavra aos líderes de governo e de oposição que proferiram discursos na tribuna como representantes das respectivas bancadas. O vereador Sandro Moreira (PSL), foi o primeiro usar a tribuna, destacando o papel da oposição de apontar os problemas, fiscalizar a gestão pública e buscar a aprovação de leis que resolvam os problemas da cidade. “Nós exercemos o nosso papel democrático o qual foi outorgado pelo povo de fiscalizar a gestão, dizendo o que precisa ser feito para fazer o melhor por Simões Filho”, pontuou Sandro.

Em seguida, o líder do governo, vereador Manoel Almeida ‘Neco’ (PSD), elogiou a gestão do prefeito Dinha nesses primeiros anos de governo e pelo bom trabalho que está sendo feito na cidade e disse que estará lutando por tudo que for melhor para a população. “Ser líder vai ser uma tarefa fácil, com vereadores comprometidos com a cidade e com os que os elegeram. Essa casa busca sempre trabalhar em prol do povo de Simões Filho”, disse Neco.

Na tribuna, a deputada Kátia Oliveira lembrou de sua passagem quando vereadora e enalteceu o vereador Luciano Almeida que assume a titularidade do mandato para dar continuidade ao legado deixado por Kátia. “Luciano vai continuar fazendo o que gosta, ajudando e defendendo os direitos das pessoas, principalmente das mulheres”, afirma Kátia, que agradeceu ao presidente Orlando pela condução na gestão da casa.

A Sessão Solene foi encerrada pelo presidente do Legislativo que fez agradecimentos e disse que a Câmara está de portas abertas para oferecer o melhor e colocar a cidade e o povo de Simões Filho em primeiro lugar.

Pelo Legislativo Estadual, a deputada disse que a população de Simões Filho terá uma representante na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para levar as demandas do município ao governo do Estado. “Serei uma voz em defesa do povo de Simões Filho para que tenhamos uma cidade que o povo merece”, afirma Kátia.

Com o retorno dos trabalhos legislativos, às Sessões Ordinárias acontecem às terças-feiras,  às 17h, em horário regimental, mas a Mesa Diretora lançou uma enquete para mudança de horário das Sessões e a partir do resultado da consulta popular pretende apresentar uma Projeto de Resolução neste sentido para apreciação e votação em plenário. Os vereadores estiveram de recesso entre dezembro e janeiro. Após período de recesso das Sessões Ordinárias na Câmara Municipal, os parlamentares voltam a partir de hoje a atividade plena no expediente do Legislativo. A próxima Sessão está marcada para o próximo dia 26 de fevereiro.

A população pode se conectar diretamente no Portal da Câmara (www.camarasimoesfilho.ba.gov.br) e acompanhar a transmissão das sessões da Câmara ao vivo pelo Facebook e YouTube para ficar por dentro e bem informado sobre os trabalhos legislativos da casa.

Continuar Lendo

Vereadores

AO VIVO: SESSÃO SOLENE DE ABERTURA DOS TRABALHOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE SIMÕES FILHO DE 2019

Publicado

em

Continuar Lendo

Prefeito

VÍDEO: Prefeito Dinha busca recursos em Brasília com o deputado federal Paulo Azi

Publicado

em

Prefeito Dinha busca recursos em Brasília com o deputado federal Paulo Azi

O prefeito de Simões Filho, Dinha Tolentino, ciente dos desafios administrativos que estão por vir, esteve em Brasília, nesta quarta-feira (13), juntamente com o procurador-geral da cidade, Jarbas Magalhães, conversando com o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Maia,  e o deputado federal, Paulo Azi, sobre a liberação de mais investimentos para o município, que fica localizado na Região Metropolitana de Salvador.  

O gestor municipal ressaltou a importância da visita à Câmara dos Deputados. “Levamos, mais uma vez, as reivindicações do povo simõesfilhense, pois temos grandes desafios pela frente, como: as reformas do Mercado Municipal e do Estádio Edgard Santos. Precisamos que os processos de liberação de verba sejam agilizados e essa vinda a Brasília contribui para isso”, afirmou Dinha. 

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Copyright © 2017 Página Simões Filho