Conecte conosco

Últimas do Dia

CONFIANTE, EDUARDO ALENCAR FAZ CAMINHADA EM SIMÕES FILHO

Publicado

em

Rodeado de amigos e agentes políticos, o candidato a Deputado Estadual Eduardo Alencar (PSD), realizou uma caminhada na noite desta quinta-feira (30), na cidade de Simões Filho.

O grupo se concentrou na frente do comitê de campanha na avenida Walter Aragão de souza e teve como destino o bairro Jardim Eldourado.

Ao lado do empresário Jomar Paraky e do ex-prefeito Edson Almeida, o candidato Eduardo Alencar declarou que:

“…Simões Filho é muito importante dentro do projeto do grupo e que estar ao lado de amigos recebendo o apoio e o carinho das pessoas que reconhecem seu trabalho ao longo de anos é muito gratificante. “

sobre as expectativas para o resultado das eleições de 2018, o candidato declarou que:

“…Vamos dar a resposta no dia 7 de outubro. O povo sabe quem votou contra os direitos do trabalhadores, que apoiou o golpe a nossa presidente e quem faz parte do governo Temer que tanto fez e faz mal ao povo brasileiro e a Simões Filho.”

https://www.facebook.com/fernandinho.bezerra.5/videos/2383724124975354/?t=0

P U B L I C I D A D E

CIDADES

IPTU 2019: Residencial poderá ser pago com 10% de desconto até dia 28

Publicado

em

Simões ]Filho - IPTU 2019

Em Simões Filho, cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS), o trabalho não para, em dois anos de trabalho muita coisa já mudou e com o seu IPTU vai mudar ainda mais.

Nesse sentido, a Prefeitura através da Secretaria da Fazenda (Sefaz), comunica à população que o pagamento do IPTU 2019 Residencial poderá ser feito com 10% de desconto até o dia 28/03,  ou parcelar o valor (sem desconto) em até 10 vezes sem juros. 

Para esclarecimentos de dúvidas, a prefeitura disponibiliza de uma equipe de profissionais capacitados, que estão à disposição para atendimento ao contribuinte no prédio da Prefeitura, que fica na Praça 7 de novembro – Centro. 

IPTU é o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana. Esse recurso volta em benefícios para a nossa Boa Gente e a nossa Boa Terra fica mais bonita. Pague o seu IPTU 2019 em dia. Você contribui e a nossa cidade cresce.

Continuar Lendo

Esportes

Simões Filho: Prefeitura realiza abertura da Copa Interbairros de Futebol de Campo

Publicado

em

Prefeitura de Simões Filho realiza abertura da Copa Interbairros

Simões Filho – Com desfile das delegações e bola em campo, a prefeitura de Simões Filho, realizou neste domingo (17), a abertura oficial da Copa Interbairros de Futebol de Campo 2019.

O ato de abertura oficial teve início na Praça da Bíblia, com a concentração das delegações que desfilaram pelas ruas da cidade, em direção ao Campo do Vasco.

“Estamos dando o pontapé inicial, nessa que é a maior competição de futebol amador já realizada na nossa cidade. Estamos ampliando as ações, programas e projetos realizados, para atingir o maior número de pessoas. Essas iniciativas funcionam como uma ferramenta de socialização e ressocialização junto ao nosso povo. O esporte une, agrega e transforma”, destacou Dinha Tolentino, gestor municipal.

A Copa reunirá cerca de 3 mil atletas e na abertura oficial, à população conferiu de perto a partida de abertura que consagrou o time Meninos Atrevidos (Ponto Parada), sobre o Vasco (Cova da Gia), no placar 2 X 0.

“Um evento desse tamanho aqui no Campo do Vasco, é maravilhoso. Além de trazer entretenimento, valoriza a localidade e contribui para a economia. A Prefeitura está de parabéns, chegou junto e até padrão a galera ganhou. Sou morador antigo e nunca tinha visto uma iniciativa dessa por parte do poder público”, pontuou Ismael Cruz, morador do Campo do Vasco.

As competições continuarão acontecendo nos finais de semana, em diversos pontos da cidade, seguindo a ordem do sorteio realizado em Congresso Técnico, junto aos representantes dos times que participam da competição.

O encontro contou com a presença do prefeito Dinha Tolentino, vice-prefeito Sid Serra, da deputada e primeira-dama Kátia Oliveira, vereadores, secretários municipais, sociedade civil e imprensa local.

Continuar Lendo

Boa Forma

REMÉDIOS PARA EMAGRECER: QUAIS OS PERIGOS EM TOMAR?

Entre 2006 e 2016, o índice de brasileiros obesos passou de 11,8% para 18,9%. Diabetes e hipertensão também cresceram

Publicado

em

Remédio para emagrecer

Do Tudo é Política – Pensando em tomar remédios para emagrecer?

Você está acima do peso?

Você sabe qual seu peso ideal?

Os dados do Ministério da Saúde, apontam que quase um em cada cinco brasileiros, ou seja, 18,9% da população é obesa e pior, mais da metade das pessoas do país (54%) está com excesso de peso.

Obesidade hoje é reconhecida como uma doença crônica e é gatilho para o desenvolvimento de outras enfermidades como pressão alta e diabetes.

São muitos os fatores que provocam a obesidade, como predisposição genética e estilo de vida. A Obesidade não tem cura, mas tem controle que, invariavelmente, se inicia com reeducação alimentar e prática regular de atividade física.

Já é de conhecimento geral, entre os médicos, que a redução de 5 a 10% do peso, em pacientes obesos, melhora os índices do indivíduo e reverte o percentual de morbidade do mesmo.

Quando a mudança de rotina não dá certo

Ao passo que a obesidade passou a ser vista como uma doença crônica e que, além disso, muitas pessoas que sofrem com excesso de peso não conseguem emagrecer, apenas, com mudanças na rotina, o uso de remédios para perder peso acaba sendo uma alternativa válida para combater esse mal. E é aí que mora o perigo.

Se você está lendo esse artigo, talvez esteja pensando em usar algum medicamento para emagrecer.

Mas antes de decidir por essa alternativa é preciso que você saiba quem pode usar e quando os medicamentos devem ser adotados como estratégia para tratar a obesidade. Para isso, a atitude mais segura é buscar a orientação de um médico especializado.

QUANDO OS REMÉDIOS PARA EMAGRECER SÃO RECOMENDADOS?

Os especialistas afirmam que os remédios para emagrecer só são recomendados para adultos com índice de massa corporal (IMC) igual ou maior que 30 ou de 27 para cima em pessoas com comorbidades associadas, como diabetes, hipertensão arterial, colesterol elevado e disfunções osteomusculares – que prejudicam os movimentos e a locomoção.

Os remédios para emagrecer devem ser vistos como parte de um programa de gerenciamento de peso para que de fato precisam, afirma o médico Rogério Friedman, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).


Dr. Rogério Friedman

“O principal é treinar o paciente para que ele adote uma rotina mais saudável. O medicamento seria empregado apenas quando não se consegue o resultado esperado com dieta e atividade física”, diz ele.

Nunca é demais reforçar que remédios para emagrecer podem causar efeitos bem sérios e precisam ser tomados com muito cuidado.

Tomar remédio para emagrecer é visto como uma forma simples de perder peso, no entanto, para eles funcionem, um especialista precisa ser consultado.

Agora que você entendeu que precisa ter cuidado com o uso dos remédios para emagrecer, veja abaixo informações adicionais sobre remédios para emagrecer, como eles agem, para que são indicados e se causam efeitos colaterais. Além disso, descubra se alternativas naturais e alimentos funcionais podem substituir esses medicamentos:

Categorias de remédios para emagrecer

Atualmente, existem no Brasil quatro remédios formalmente indicados para o tratamento da obesidade e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Entenda como cada um funciona:

1. Sibutramina

A sibutramina é um dos medicamentos mais conhecidos e usados para emagrecer. Ela atua mexendo em alguns neurotransmissores como serotonina, noradrenalina e dopamina, e com isso, reduzindo o apetite. Hoje ele é um dos remédios que pode ser vendido no Brasil, desde que com prescrição médica.

Vantagens e indicações Uma das vantagens da sibutramina está em sua ação de redução do apetite e também de aumentar o gasto calórico.

O ideal é que ela seja passada a pacientes IMC maior que 30, quando a orientação de mudança de dieta e exercícios não surtir efeitos no emagrecimento.

Efeitos colaterais A sibutramina é contraindicada para quem tem hipertensão, diabetes ou risco aumentado para doenças cardiovasculares. Ela pode causar efeitos colaterais como:

  • Boca seca
  • Constipação
  • Dor de cabeça
  • Insônia.

Alterações de humor também são bastantes comuns e devem ser relatadas ao médico.

2. Saxenda

O saxenda é um remédio para emagrecer aprovado pela Anvisa em 2016. Seu princípio ativo, a liraglutina, é a mesma do remédio Victoza, usado para tratar o diabetes. Foi descoberto que ele reduz a sensação de fome, além de melhorar a glicose no sangue.

Ao contrário dos outros medicamentos de uso oral, o saxenda deve ser injetado sob a pele.

Vantagens e indicações A indicação do Saxenda é que ele seja utilizado em conjunto com dieta e atividade física em adultos com:

  • Índice de massa corporal acima de 30 kg/m2
  • IMC acima de 27 kg/m2 com alguma condição relacionada ao excesso do peso, como hipertensão, diabetes tipo 2 ou alterações de colesterol.

Acredita-se que ele funciona melhor em pessoas com problemas metabólicos, uma vez que ele também preserva o pâncreas.

Outra vantagem do saxenda é não afetar o humor do paciente, como outros remédios para emagrecer.

Efeitos colaterais Ele pode causar desenvolvimento de pancreatite, cálculos em vesícula biliar e risco de hipoglicemia, este último em pacientes com diabetes tipo 2.

3. Orlislat

Esse medicamento não atua na fome, saciedade ou outros mecanismos metabólicos. Ele normalmente interfere na absorção de gordura, inibindo que 30% dela seja assimilada pelo corpo, que é eliminada em maior quantidade nas fezes.

Por conta disso, ele é mais usado como coadjuvante, junto a outros tipos de remédios para emagrecer.

Vantagens e indicações O orlislat é um bom medicamento para pessoas com dieta rica em gordura e quem dificuldades em cortá-la da alimentação.

Efeitos colaterais Quando a pessoa ingere muita gordura tomando esse medicamento, ela pode ter diarreias devido à quantidade de gordura em suas fezes, o que pode causar desconfortos.

4. Fluoxetina

A fluoxetina é um remédio para ansiedade, que pode ser usada em alguns tratamentos para emagrecer. Neste contexto, ela age controlando a ansiedade a fim de reduzir a compulsão alimentar.

Vantagens e indicações Seu uso como coadjuvante na perda de peso deve ser restrito a pessoas que possuem obesidade associada à depressão, ou então em casos de obesidade relacionados a uma condição médica chamada Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). Sendo assim, o paciente deve ter IMC maior ou igual a 30 e um diagnóstico de depressão ou TAG feito por um psiquiatra.

Efeitos colaterais A fluoxetina pode causar:

  • Diarreia
  • Náusea
  • Cansaço (fadiga)
  • Dor de cabeça
  • Insônia.

Além disso, estudos mostram que após 6 meses de uso, a modesta perda de peso obtida inicialmente com a fluoxetina aos poucos vai se perdendo.

5. Sertralina

A sertralina também é um medicamento antidepressivo e sua ação é semelhante a da fluoxetina acima. No entanto, esse remédio é ainda menos usado para emagrecer, já que pode causar compulsão alimentar em grandes quantidades.

Vantagens e indicações Seu uso como coadjuvante na perda de peso deve ser restrito a pessoas que possuem obesidade associada à depressão, ou então em casos de obesidade relacionados a uma condição médica chamada Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).

Efeitos colaterais As reações adversas mais comuns são:

  • Insônia
  • Sonolência
  • Tontura
  • Dor de cabeça
  • Diarreia
  • Boca seca
  • Náusea (enjoo)
  • Distúrbios da ejaculação
  • Fadiga (cansaço).

6. Bupropiona

A bupropiona é um antidepressivo mais indicado para o emagrecimento do que a fluoxetina e a sertralina, por ajudar a reduzir a compulsão. Ela atua de forma semelhante em casos de fumantes que querem deixar o vício de fumar.

Vantagens e indicações Ela é mais indicada quando o paciente apresenta algum quadro psiquiátrico, como depressão ou compulsão alimentar, e apenas quando a dieta e os exercícios físicos sozinhos não se mostram eficazes para o emagrecimento.

Efeitos colaterais O medicamento pode causar insônia, boca seca, cefaleia e, em casos mais graves, convulsões, taquicardia, hipertensão, urticária e manchas na pele(rash cutâneo). Por isso mesmo ele deve ser ingerido com acompanhamento médico.

7. Anfetaminas (Anfepramona, Femproporex e Mazindol)

As anfetaminas, como Anfepramona, Femproporex e Mazindol, são uma classe de medicamentos chamados de anorexígenos. Eles agem diretamente reduzindo o apetite.

Hoje eles não são vendidos no Brasil, mas há uma sanção aguardando aprovação do presidente do Brasil, para que medicamentos derivados dessas substâncias voltem a serem comercializados. Eles foram proibidos pela Agência de Vigilância Sanitária em 2011, pois não há estudos que comprovem seus benefícios.

Vantagens e indicações Esses medicamentos inibem a fome quase que completamente.

Efeitos colaterais No entanto, o problema dessas fórmulas é que elas não melhoram o paciente metabolicamente nem o educam a como comer melhor. Além disso, elas podem trazer alterações comportamentais, como ansiedade, irritabilidade, insônia, tremores e depressão.

Quando usar remédios para emagrecer?

Os remédios para emagrecer nunca devem ser a primeira opção para o emagrecimento. O ideal é que primeiro o paciente experimente mudar hábitos como sua alimentação e grau de atividade física realizada no dia a dia. Caso essas medidas não se mostrem eficazes, aí sim os medicamentos podem e devem ser indicados, entanto o perfil de cada paciente.

O ideal é que as pessoas com IMC acima de 30, ou pessoas com IMC acima de 27 e doenças metabólicas, sejam avaliadas para o uso de medicamentos nesses casos. Somente nessas situações os efeitos colaterais dos medicamentos não superam os benefícios possíveis.

Remédios naturais para emagrecer

Existem alguns métodos naturais para emagrecer. Entenda se eles funcionam mesmo:

Quitosana Essa substância é extraída do exoesqueleto de insetos ou crustáceos e age como uma fibra, trazendo saciedade. Além disso, estudos feitos em animais mostraram que a quitosana pode interferir muito na digestão e absorção de gorduras pelo trato intestinal, facilitando a excreção destas gorduras nas fezes dos animais.

No entanto, não há estudos que mostrem seus benefícios diretos no emagrecimento em seres humanos.

Konjac Essa raiz também é famosa por suas propriedades emagrecedoras, mas existem poucas evidências da sua ação em seres humanos.

Goji berry em cápsulas Alguns estudos mostram que o goji berry consumido em suco pode ajudar a emagrecer, já que pessoas com baixo consumo de vitamina C podem ser mais resistentes a perder massa gorda. No entanto, ele precisa ser aliado a uma alimentação equilibrada.

Faseolamina Essa substância presente no feijão branco cru reduz a absorção dos carboidratos, sendo aliada do emagrecimento. No entanto, esse alimento cru deve ser consumido com bastante moderação, pois pode fazer mal à saúde.

Remédios caseiros para emagrecer funcionam?

Entre os remédios caseiros para emagrecer estão itens como água com berinjela, água com gengibre e chás diuréticos. Veja se eles realmente funcionam:

Água com gengibre Deixar o gengibre soltar seu líquido na água pode sim ajudar no emagrecimento devido a seu efeito termogênico. Mas só funcionará se aliado a uma dieta balanceada e com menos calorias.

Água com berinjela Essa água, feita ao deixar de molho cubinho de berinjela, não tem estudos que comprovem seu benefício na perda de peso ou que os nutrientes do vegetal sejam passados para a água. O ideal é aproveitar os benefícios da berinjela in natura, consumindo-a refogada ou grelhada.

Chás diuréticos Bebidas com essa propriedade apenas reduzem a retenção de líquido do corpo, o que ajuda a reduzir poucos quilos na balança. No entanto, chás diuréticos com outras propriedades emagrecedoras, como o chá de hibisco, podem ser interessantes, desde que também sejam aliados a uma dieta mais saudável.

Continuar Lendo

Simões Filho

Simões Filho: Carros abandonados em vias públicas são removidos pela SEMOB

Publicado

em

SEMOB reboca carros abandonados em ruas de Simões Filho

Simões Filho – Atendendo as solicitações da população, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) de Simões Filho, está realizando a retenção e remoção de veículos, carcaças abandonadas nas vias públicas.

Na última semana, a ação aconteceu nos bairros: CIA II, Luiz Eduardo Magalhães, Simões Filho I e Centro. A atividade tem como objetivo contribuir para a melhoria da mobilidade urbana e do trânsito da cidade.

“Os veículos e carcaças abandonadas, além de atrapalharem a mobilidade das vias, oferecem risco à segurança e a saúde da população, uma vez que podem ser usados como esconderijos e, nos períodos de chuva, acabam se tornando potenciais criadouros do mosquito Aedes Aegypti”, pontuou o secretário da pasta, Jackson Bonfim.

A ação está amparada pela Lei Municipal de n° 1059/2018, baseada na Lei disciplinar n° 9.503 de 23 de setembro de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro – CTB). 

Nos próximos dias, seguindo o cronograma da Semob, outras localidades serão atendidas e a população pode continuar ajudar no trabalho que está sendo realizado, através de denúncias pelo telefone: (71) 3296-9200 ou presencialmente, na sede da secretaria, localizada Av. Rui Barbosa, n° 96, Centro.

Continuar Lendo

Últimas do Dia

19 mulheres são receberam a Medalha Noêmia Meirelles Ramos em Sessão Solene na Câmara municipal

Publicado

em

Simões Filho – Dezenove mulheres de Simões Filho receberam dos vereadores da Câmara Municipal na manhã desta sexta-feira, dia 15, a Medalha Noêmia Meirelles Ramos, em Sessão Solene realizada no plenário da Casa. O presidente da Câmara, Orlando de Amadeu (PSDB), abriu a Sessão e, em seguida, passou a condução da mesa à primeira-dama do município e deputada estadual Kátia Oliveira, que presidiu a solenidade.

O Plenário ficou completamente lotado durante a solenidade de entrega da Medalha, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado oficialmente no dia 8 de Março. Os convidados e o público presente prestigiaram a Sessão abrilhantada também com a apresentação musical da cantora Milena Nascimento que entoou canções dedicadas em homenagem às mulheres.

A solenidade foi prestigiada pelo prefeito Diógenes Tolentino Oliveira (Dinha), sempre acompanhado da primeira-dama Kátia Oliveira, o vice-prefeito Sid Serra, a secretária de Políticas para a Mulher, Andrea Almeida, a secretária de Desenvolvimento Social e da Cidadania, Andrea Pereira, a subcomandante da Ronda Maria da Penha, capitã Alcilene Coutinho, que representou a Major Denice Santiago, da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), a presidente da Associação Quilombo Dandá, Sandra Santos de Santana, a assessora de comunicação da Prefeitura de Simões Filho, Vânia Santana, e a esposa do vereador Nel da Metalúrgica que fizeram parte da mesa presidida pela deputada Kátia, que foi também agraciada com a entrega da Medalha pelo vereador Manoel Dias Pires Filho, mais conhecido como “Nel da Metalúrgica” (DEM), através da indicação de nº 017/2019.

A subcomandante da Ronda Maria da Penha, capitã Alcilene Coutinho, foi também agraciada com a Medalha e, durante sua fala, defendeu a efetivação dos direitos das mulheres e elencou os desafios que ainda precisam ser ultrapassados, principalmente nas desigualdades de gênero e na redução da violência contra a mulher. “Temos trabalhado no enfrentamento da violência contra as mulheres. Esse enfretamento cotidiano é uma pauta nossa. Acreditamos que as mulheres merecem uma vida sem violência e sem preconceito e é pra isso que estamos trabalhando”, pontuou.

Em seu discurso, o prefeito Diógenes Tolentino Oliveira (Dinha) parabenizou as mulheres homenageadas e fez questão de enfatizar o papel fundamental da mulher na sociedade. “Março é um mês especial para as mulheres, especialmente, para as 19 mulheres da Boa Terra que foram agraciadas com a Medalha Noêmia Meirelles Ramos. Parabéns à todas as mulheres”, enalteceu o prefeito.

Os 19 vereadores Adailton Caçambeiro (PRP), Alfredo Assis (PP), Arnoldo Simões (PRB),  Cleiton Bolly Bolly (SD), Deni da Metalúrgica (PSD), Del (SD), Elimário Lima (PSDB), Erivaldo Canjirana (PSL), Eri Costa (DEM), Everton Paim (PSD), Jailson ‘Jajai’ (PP), Laécio Valentim (PSB), Luciano Almeida (MDB), Manoel Almeida ‘Neco’ (PSD), Manoel Carteiro (PSB), Nel da Metalúrgica (DEM), Orlando de Amadeu (PSDB), Sandro Moreira (PSL) e Vel Silva (PRP) fizeram uma bela homenagem especial  às mulheres indicadas agraciadas com a medalha, que é a condecoração mais importante concedida pelo Legislativo Municipal, para aquelas que se destacam como expoentes e exemplos de vida pelos relevantes serviços prestados em favor da comunidade.

Em discurso na tribuna do plenário, a deputada Kátia Oliveira, visivelmente emocionada, agradeceu a homenagem e lembrou das realizações durante o mandato no Legislativo Municipal em favor do povo de Simões Filho, a exemplo dos trabalhos desenvolvidos à frente da Comissão Permanente de Defesa da Mulher e o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM). “Por muitos anos estive do outro lado nesta cerimônia. Receber a medalha de honra Noêmia Meirelles Ramos me deixou bastante feliz, ainda mais tendo sido ela a primeira prefeita mulher da cidade de Simões Filho e uma incansável defensora dos direitos femininos. Quero agradecer ao Vereador Nel da Metalúrgica pela homenagem e parabenizo também a todas as mulheres homenageadas, ao presidente da Casa, Orlando de Amadeu, aos amigos vereadores, a todos os envolvidos e o público presente”, enalteceu.

Como deputada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Kátia já apresentou três projetos de Lei na Comissão de Constituição e Justiça, entre, eles, o PL nº 23.078/2019, que institui a Campanha Estadual Maria da Penha no mês de março nas escolas públicas estaduais e particulares da Bahia. De acordo com a deputada, a proposta tem como finalidade disseminar o conhecimento da comunidade escolar referente a Lei Federal nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, a conhecida Lei Maria da Penha.

Na mesma oportunidade, a deputada cobrou maior representatividade feminina nos parlamentos municipal, estadual e federal. “O ponto que temos que avançar é na nossa representatividade política. Lutamos pela reserva de cadeiras para as mulheres em todos os parlamentos, a nível municipal, estadual, e federal. Queremos mais mulheres na política”, revelou.

A Solenidade de entrega da Medalha Noêmia Meirelles Ramos foi criada e instituída pela Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres, em 2013, na época, presidida pela então Vereadora Kátia Oliveira (MDB) para homenagear diversas mulheres em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade. A escolha das homenageadas é feita por meio de indicações apresentadas pelos vereadores, conforme determina o decreto legislativo que trata da concessão da Medalha que leva o nome de Noêmia Meirelles Ramos, a segunda prefeita de Simões Filho e primeira mulher eleita na Bahia.

Confira a lista das homenageadas:

Sra. Francisca Conceição Fiúza – Homenageada do vereador Adailton Santos de Andrade

Sra. Cássia Magaly da Silva Andrade – Homenageada do vereador Alfredo Assis

Sra. Eliete Elpídia dos Santos – Homenageada do vereador José Arnoldo dos Santos Simões

Sra. Marlene Baraúna Souza – Homenageada do vereador Erivaldo Canjirana

Sra. Nanci Soares de Souza – Homenageada do vereador Cleiton Aparecido dos Santos Alves

Sra. Nilza Pinheiro Nascimento – Homenageada do vereador Devaldo Soares de Souza

Sra. Palmira dos Santos Boaventura – Homenageada do vereador Denilson das Neves Santos

Sra. Erineide da Paz Caetano – Homenageada do vereador Elimário Santos Silva

Sra. Ana Patrícia Queiroz Alvez – Homenageada do vereador Erivaldo Costa dos Santos

Sra. Maria das Graças Santos Brito – Homenageada do vereador Everaldo da Silva

Sra. Marinalva da Silva Lopes – Homenageada do vereador Everton Garcia Lima

Sra. Catiane Alves de Souza – Homenageada do vereador Jailson Soares

Sra. Maria Cristina Santana Ferreira – Homenageada do vereador Laécio Valentim

Sra. Maria Batista Pereira – Homenageada do vereador Luciano Almeida

Sra. Celeste Almeida Pereira – Homenageada do vereador Manoel de Santana Conceição

Sra. Kátia Oliveira – Homenageada do vereador Manoel Dias Pires Filho

Sra. Nadia Freitas de Jesus Barbosa – Homenageada do vereador Manoel Almeida

Sra. Vera Lúcia Campos dos Santos – Homenageada do vereador Orlando Carvalho de Souza

Sra. Gisélia Silva Miranda – Homenageada do vereador Sandro Moreira Gonçalves

Continuar Lendo

Prefeito

Prefeito de Simões Filho participa de sessão em homenagem às mulheres

Publicado

em

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Câmara de Vereadores de Simões Filho, realizou uma sessão solene, nesta sexta-feira (15), para entrega de medalhas em honraria, e o prefeito Dinha Tolentino participou do ato. 

“Buscamos diariamente a valorização das mulheres e na nossa administração, elas ocupam lugares de destaque. Não podemos aceitar nenhum comportamento que viole a integridade física, moral, intelectual das nossas guerreiras e, aqui em Simões Filho, estamos trabalhando para a conscientização e a quebra do medo e do silêncio, que impede que as vítimas denunciem”, destacou o gestor municipal, Dinha Tolentino. 

A medalha foi criada pela Comissão de Direito das Mulheres em 2013, na época presidida pela Vereadora, atual deputada estadual Kátia Oliveira, com o objetivo de homenagear mulheres que se destacam pela prestação de serviço nas mais diversas áreas.

“Ainda nesse mês, vamos entregar o Centro de Referência da Mulher (Cram). Um compromisso firmando por mim, junto ao nosso povo, que vai auxiliar as atividades da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPM), prestar serviços de acolhimento, acompanhamento psicossocial e orientação jurídica às mulheres vítimas dos diversos tipos de violência, entre eles: sexual, patrimonial, moral, física e psicológica”, concluiu Alcaide.

Ao todo, 19 mulheres receberam a honraria, pelas mãos dos vereadores: Francisca Conceição Fiúza, Cássia Magaly da Silva Andrade, Eliete Elpídia dos Santos, Marlene Baraúna Souza, Nanci Soares de Souza, Nilza Pinheiro Nascimento, Palmira dos Santos Boaventura, Erineide da Paz Caetano, Ana Patrícia Queiroz Alvez, Maria das Graças Santos Brito, Marinalva da Silva Lopes, Catiane Alves de Souza, Maria Cristina Santana Ferreira, Maria Batista Pereira, Celeste Almeida Pereira, Kátia Oliveira, Nadia Freitas de Jesus Barbosa, Vera Lúcia Campos dos Santos e Gisélia Silva Miranda. O encontro contou com a participação do vice-prefeito Sid Serra, deputada estadual e primeira dama Kátia Oliveira (homenageada), vereadores e secretários municipais.

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Copyright © 2017 Página Simões Filho