Conecte conosco

Vereadores

Em 9ª Sessão Ordinária, vereadores aprovam um Projeto de Lei e sete indicações no plenário da Câmara

Publicado

em

Simões Filho tá Mudando
56 anos de emancipação

Em 9ª Sessão Ordinária realizada na manhã de terça-feira (30), conduzida pelo presidente Orlando de Amadeu (PSDB), a Câmara deliberou e aprovou por unanimidade um Projeto de Lei, de autoria dos vereadores Arnoldo Simões (PRB) e Canjirana (PSL), e sete indicações dos edis que solicitam do Executivo Municipal ação em diversos setores no município. 

Nos momentos iniciais da Sessão, os vereadores fizeram um minuto de silêncio em razão do falecimento da Sra. Terezinha, avó do secretário de Infraestrutura (Seinfra), Carlos Neto. 

O Projeto de Lei, o PL  nº 006/2018, de autoria do Executivo, que concede reajuste de vencimentos aos servidores ocupantes de cargos do Magistério Público Municipal, nos termos em que preceitua a Lei Federal n° 11.738/2008), foi lido e encaminhado para a análise das comissões de Justiça, Finanças e Educação. Já o Projeto de Lei nº 007/2018, também de autoria do Executivo, que acrescenta e revoga dispositivos na Lei n° 1102/2018 – Código Tributário e de Rendas do Município de Simões Filho e dá outras providências, foi encaminhado para as comissões de Justiça e Finanças que irão analisar a matéria em tramitação no Legislativo e propor alterações se houver necessidade. 

O plenário aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 004/2019, de autoria dos Vereadores José Arnoldo Simões e Erivaldo Canjirana dos Santos, que visa homenagear anualmente no mês de novembro, em Solenidade Especial, Professores, Diretores e Vice-Diretores das Escolas Municipais que contribuíram no desempenho dos alunos que obtiveram melhores performances na avaliação do IDEB). “A nossa proposta é destacar os Professores, Diretores e Vice-Diretores de escolas, reconhecendo o esforço e o empenho dos profissionais de educação que tem alavancado os índices do IDEB em Simões Filho”, defende Canjirana que foi endossado pelo vereador Arnoldo Simões. “O projeto visa homenagear os profissionais da educação que vem se destacando no IDEB”, reforçou o republicano. 

Em seguida, o presidente do Legislativo efetuou a leitura das indicações em diversos setores do município. Em um total de 13 indicações, sete foram aprovadas por unanimidade, dos vereadores Orlando de Amadeu (PSDB), Sandro Moreira (PSL), Vel Silva (PRP), Eri Costa (DEM), Elimário Lima (PSDB), Cleiton Bolly Bolly (SD) e Manoel Carteiro (PSB).

O vereador Orlando de Amadeu apresentou a indicação nº 061/2019, que solicita ao Executivo realizar campanha de conscientização no município em combate à concessão de empréstimos abusivos à classe da terceira idade. “Precisamos fazer essa campanha para que os bancos não imponham condições no sentido de evitar que os idosos e aposentados sejam lesados”, defende Orlando.

O vereador Sandro Moreira (PSL) pede por meio de indicação nº 063/2019 ao Executivo um conjunto de obras, no Bairro do Labore e imediações.

O vereador Vel Silva (PRP) solicita por meio de indicação nº 065/2019 ao Executivo à reforma da ponte conhecida como ponte do Felipe, na Rua do Quiabo, no Bairro Góes Calmon. “A comunidade está sofrendo e precisa bastante da reforma dessa ponte”, relata Vel. 

A Indicação de nº 066/2019, de autoria do vereador Eri Costa, solicita ao Executivo a reforma da quadra de esportes situada na Avenida João 23, Rua do Cemitério, no bairro Ponto Parada. “O mais importante é que a gente consiga fazer a reforma da quadra que o povo precisa”, afirma Eri.

A Indicação de nº 069/2019, de autoria do Vereador Elimário Lima, solicita ao Executivo a cobertura e limpeza do canal do Parque Continental. “Eu acredito que a comunidade será beneficiada. Isso é questão de saúde pública”, disse Elimário.

O vereador Cleiton Bolly Bolly (SD) solicita por meio de Indicação nº 073/2019 ao Executivo incluir no calendário festivo do município a festa popular organizada pelas comunidades da Baixa da Jaqueira e Ponto Parada, denominada “Arrasta Pedro”. “As festas tradicionais e culturais geram emprego e renda. Não podemos deixar morrer essa tradição”, defendeu Bolly.

Já a Indicação nº 075/2019 de autoria do Vereador Manoel Carteiro, solicita ao Poder Executivo a criação de um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), na localidade Mapele. “A comunidade de Mapele precisa desse serviço onde há uma demanda muito grande de ação e serviço social, que é de grande relevância”, afirmou Carteiro.

Na Palavra Franqueada, o líder da oposição, vereador Sandro Moreira, fez uso da tribuna para abordar sobre a instalação da empresa Naturalle, em Simões Filho, que segundo o edil, as atividades da mesma “pode trazer sérios problemas ambientais no município”. Neste momento do segundo expediente, a sessão foi encerrada pelo presidente Orlando de Amadeu (PSDB) por ausência de quórum, sendo que são necessários pelo menos 9 vereadores presentes no plenário para dar prosseguimento à Sessão até o final.

Justificou ausência da Sessão o vereador Nel da Metalúrgica (DEM) por motivos de saúde.

O vídeo completo da 9ª Sessão Ordinária pode ser visto no Portal da Câmara (www.camarasimoesfilho.ba.gov.br) ou através da Página Oficial do Legislativo da Câmara no Facebook (www.facebook.com/cmsf)

P U B L I C I D A D E
Clique aqui para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E

Copyright © 2017 Página Simões Filho