Conecte conosco

CIDADES

FALANDO DA GENTE: PREFEITO BATE PAPO COM JOVENS NEGROS DA ABAYOMI

Publicado

em

Simões Filho tá Mudando

Na tarde de ontem, sábado (27), o prefeito de Simões Filho, Diógenes Tolentino – DINHA, participou de um evento promovido pela Instituição Abayomi, que tem como coordenadora a ativista social Gabriela Mel.

Diferente de todos que já participou até hoje, o prefeito surpreendeu os jovens ao aceitar participar dinâmicas de grupos ao lado do vereador Orlando de Amadeu e de alguns de seus assessores como sua secretária, Amália Leal.

O evento foi marcado por histórias de vida superação, contadas por alguns jovens, educandos da Abayomi, numa dinâmica de roda-viva, na qual, aquele que se dispunha a contar sua história, sentava-se no centro da sala, e relatava suas dificuldades na vida, até chegarem onde estão, hoje.

Amália Leal, secretária do prefeito, demostrando respeito ao exercício da dinâmica, se colocou no centro da roda e contou sua história, revelando a todos, vários momentos difíceis que teve que enfrentar em sua infância e juventude.

A jovem Lucicleide, relatou uma história emocionante, quando teve uma gravidez de risco ainda muito cedo e a perda de um rim e que só depois de ter conhecido a Instituição Abayomi consegui vencer uma depressão, que pelo exercício da “dança de preto”, como ela mesma se referiu, levou-a a continuar vivendo e ao recomeço e hoje, vê no sorriso da sua filha, que a vida é bela e que não tem motivos para desistir.

Sheila, preta, da periferia e gorda, emocionou e encantou a todos ao falar com voz firme e altiva: “…Sou gorda sim! Não cheia, nem fofa, sou gorda e que maravilha o que sou! Gorda de cabelo crespo, verdadeira preta, amo meu jeito, minhas curvas.”

A historia que Sheila contou revelou seu sonho de ser modelo, e que ao longo de muitos anos sofreu bulling, por isso e pecisou enfrentar os desafios e a depressão até que atualmente, alcançou seu sonho de ser modelo e atualmente estuda para ser administrado na Marinha do Brasil. “Hoje sei que preta, pode ser o que quiser.” Afirmou Sheila, momento em que foi muito aplaudida.

Reinan, outro aluno que encantou pela sua história de obesidade, homossexualidade, repressão familiar e tentativas de suicídio.

Alex, abandonado ao nascer, contou sua trajetória de crescer morando na rua e sendo visto como marginal pela sociedade, contou sua história que teve o impacto de um coice no estomago, pela dureza enfrentada por alguém tão jovem.

O superintendente de Juventude, Davi Farias, também aceitou o desafio de sentar-se no centro da roda e contar sua história de busca dos seus sonhos. Determinação, dificuldades enfrentadas por ser negro, e desejo de alcançar o sonho de uma formação e a fome que passou fora do Brasil para concluir dois anos de estudos em Portugal, o qual foi sustentado com imensas dificuldades da família e a realização do sonho de ver Dinha, prefeito da cidade.

Ao final, o prefeito, visivelmente emocionado, decidiu sentar-se, ao centro da roda e passou a relatar sua história, com detalhes desconhecidos da maioria dos seus amigos. A morte da sua única irmã, a luta de seus pais para criar a família, as fases de adolescência e estudantes, a fase adulta, quando se iniciou na política e a várias eleições alcançadas no município, até a eleição para prefeito em 2016.

Em dado momento da sua explanação, o que deveria ser um relato, passou a soar como uma aula aos educandos da Bayomi, que concentrados, ouviram cada palavra do prefeito, como alunos ávidos por conhecimento.

Leia também:

É AMANHÃ, SENZALA DE LUXO SEGUNDA EDIÇÃO

Era notável que a atenção dispensada pelos jovens, o fez empolgar-se e com isso, prolongar sua explanação com mensagens aqueles alunos: de vida, de determinação, de busca de sonhos, de reconhecimento e valorização.

Eu estou muito feliz e ter passado essa tarde, aqui com vocês. Eu confesso que estava cançado, pois estava vindo de outras reuniões e não imaginava que ia ouvir aqui, tantas história lindas, o que me faz entender e reconhecer a importância desse trabalho desenvolvido pela minha amiga, Gabriela Mel, que eu tenho certeza é um instrumento de Deus.” Afirmou o prefeito.
“Mel, tenha certeza que você vai, em breve, ter uma revelação de Jesus na sua vida.” Continuou o prefeito.

Ao final do evento, foram homenageados pela Abayomi, O prefeito Dinha, Amália Leal, Kemmuel Menezes e Davi Farias, pela atenção dada à instituição.

O Página Simões Filho também foi homenageado pelo apoio dado à Instituição em todos os eventos.

Antes de ir, o prefeito assumiu o compromisso de dar apoio à Abayomi, nos próximos eventos.

Fotos: Danilo Canuto

Jornalista DRT/MTB nº 4584/BA - Atualmente é editor dos sites Tudo é política e Página Simões Filho. Tem formação em contabilidade e experiência como Instrutor profissional nas áreas de designer gráfico e programação para web.

Continuar Lendo
P U B L I C I D A D E

CIDADES

Simões Filho: Prefeitura realiza abertura da Copa Interbairros de Futsal Feminino

Publicado

em

Copa de futebol de salão interbairros (5)
Simões Filho tá Mudando

Alegria e grandes emoções entraram em quadra neste sábado (14), na ab

ertura da Copa Interbairros de Futsal Feminino, campeonato realizado pela Prefeitura Municipal de Simões Filho, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv).

Copa de futebol de salão interbairros (5)O evento contou  com apresentação das alunas da Ginástica Rítmica, jogo de futsal masculino mirim e o jogo das mulheres da administração municipal, com os times Boa Gente e A Força da Mulher, que finalizou em um empate de 2×2.

Com os jogos da Copa bem disputados, marcados pela garra e lances de muita qualidade técnica, o torneio foi um sucesso devido ao talento das equipes e união das atletas. O time Simões Filho venceu o Unidas Pela Bola (UPB), em um placar de 11×0 e o Águia Futebol Clube saiu a frente do Pitanga Futebol Clube por 5×1.

Copa de futebol de salão interbairros (5)A Secretária de Esporte, Sirliane Ribeiro, parabenizou as jogadoras que participaram e enfatizou a importância de incentivar o futsal feminino. “A atual gestão vem valorizando o esporte, apoiando e respeitando a modalidade feminina. Com este evento, pudemos apreciar muitos talentos e equipes organizadas. Parabéns a todas as mulheres boleiras”, ressaltou Sirliane.

A próxima partida está marcada para o dia 28 de julho, no Ginásio de Esportes.

Confira os confrontos: 

Águia Futebol Clube x Simões Filho

Unidos Pela Bola (UPB) x Pitanga Futebol Clube.

Continuar Lendo

CIDADES

Simões Filho: Ações de manutenção acontecem simultaneamente

Publicado

em

Simões Filho tá Mudando
A cidade de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS), se transformou em um amplo canteiro de obras e entre as atividades desenvolvidas estão, recapeamento asfáltico e operação tapa buracos, limpeza de canais, construção de Unidades de Saúde e contenção de encostas, além de ações de limpeza urbana e sinalização de trânsito.

“A cidade está com outra cara, tem muita coisa boa e que beneficia o coletivo acontecendo e para a gente que circula pelas ruas, fica fácil perceber isso, claramente. A galera chegou tá jogando duro e botando a mão na massa real”, destacou Alexnaldo Santos, mototaxista.

As ações estão acontecendo simultaneamente no Engenho Novo, Km 25, Cia 2, Cova da Gia, Ilha de São João, Luís Eduardo Magalhães (Barreiro), Santa Fé, Centro, Santo Antônio do Rio das Pedras, entre outras localidades.
“Encontramos uma cidade com muitos problemas, mas estamos colocando a mão na massa e construindo uma nova Simões Filho. Estamos cumprindo as metas estabelecidas pela nossa administração para com a nossa Boa Gente”, pontuou o prefeito Dinha Tolentino.
As intervenções acontecem com o objetivo de promover o bem estar da população, além da manutenção da cidade, que há um ano e meio, sente os efeitos positivos e o cuidado de uma administração plural e participativa, que ouve e atende as necessidades do seu povo.

Por

ASCOM/PMSF

Continuar Lendo

CIDADES

Proerd forma 450 alunos da rede pública municipal

Publicado

em

Simões Filho tá Mudando
Em parceria com a Polícia Militar, a prefeitura de Simões Filho, através da Secretaria de Educação (Semed), realizou a solenidade de formatura da turma 2018.1, do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), que acontece nas escolas da rede municipal de ensino da cidade.
“A nossa administração acredita no poder de transformação social, através da educação e esporte, e o nosso gestor, Dinha Tolentino, sabendo da seriedade e comprometimento do projeto, juntos aos jovens e suas famílias, fez a doação um veículo para dar suporte nas atividades da equipe”, destacou Sid Serra, vice-prefeito.
O projeto foi desenvolvido em 07 (sete) escolas, foram elas: Municipal de Simões Filho, Clarice Ferreira, Centro Educacional Santo Antônio, Vereador João de Oliveira Campos, Professora Juciete Souza Mota Soares, Castro Alves e Hermelina Souza, atendendo cerca de 450 alunos em 17 turmas.
“O Proerd funciona como um mecanismo de alerta para crianças e adolescentes, sobre os riscos das drogas. Essas crianças e jovens acabam agindo como multiplicadores da informação em suas casas e comunidade. O projeto realizado com total apoioda prefeitura e do prefeito Dinha”, disse o Capitão PM Marcio Alcântara, Sub-Comandante da 22ª CIPM e Coordenador do Proerd.
O Proerd é a versão brasileira do programa DARE (Drug Abuse Resistence Education), implantado inicialmente nos Estados Unidos e, atualmente, desenvolvido em mais de quarenta países conveniados. A iniciativa é considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU), como um dos maiores programas de prevenção as drogas e a violência do mundo.

“O projeto é muito bom e proporciona aos alunos um olhar de cuidado, sobre assuntos de suma importância como as drogas. Durante as aulas, os meninos são alertados e incentivados a assumir um comportamento de resistência quando colocados em situação de risco e vulnerabilidade”, pontuou Ednalva Barreto, professora da Escola Municipal Ver. João de Oliveira Campos
Participaram do evento, o vice prefeito Sid Serra, a vereadora e primeira dama Kátia Oliveira, o Comandante da 22ª CIPM – Major PM Fábio Dias, Sub-Comandante da 22ª CIPM – Capitão PM Marcio Alcântara dos Santos, Cabo PM João Ferreira Lino, Soldado PM Felipe, secretário de Educação Manoelito Damasceno, além dos vereadores Adailton Caçambeiro e Elimário Lima.

Por ASCOM/PMSF

Continuar Lendo
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Copyright © 2017 Página Simões Filho