Conecte conosco

CIDADES

FALANDO DA GENTE: PREFEITO BATE PAPO COM JOVENS NEGROS DA ABAYOMI

Publicado

em

56 anos de emancipação

Na tarde de ontem, sábado (27), o prefeito de Simões Filho, Diógenes Tolentino – DINHA, participou de um evento promovido pela Instituição Abayomi, que tem como coordenadora a ativista social Gabriela Mel.

Diferente de todos que já participou até hoje, o prefeito surpreendeu os jovens ao aceitar participar dinâmicas de grupos ao lado do vereador Orlando de Amadeu e de alguns de seus assessores como sua secretária, Amália Leal.

O evento foi marcado por histórias de vida superação, contadas por alguns jovens, educandos da Abayomi, numa dinâmica de roda-viva, na qual, aquele que se dispunha a contar sua história, sentava-se no centro da sala, e relatava suas dificuldades na vida, até chegarem onde estão, hoje.

Amália Leal, secretária do prefeito, demostrando respeito ao exercício da dinâmica, se colocou no centro da roda e contou sua história, revelando a todos, vários momentos difíceis que teve que enfrentar em sua infância e juventude.

A jovem Lucicleide, relatou uma história emocionante, quando teve uma gravidez de risco ainda muito cedo e a perda de um rim e que só depois de ter conhecido a Instituição Abayomi consegui vencer uma depressão, que pelo exercício da “dança de preto”, como ela mesma se referiu, levou-a a continuar vivendo e ao recomeço e hoje, vê no sorriso da sua filha, que a vida é bela e que não tem motivos para desistir.

Sheila, preta, da periferia e gorda, emocionou e encantou a todos ao falar com voz firme e altiva: “…Sou gorda sim! Não cheia, nem fofa, sou gorda e que maravilha o que sou! Gorda de cabelo crespo, verdadeira preta, amo meu jeito, minhas curvas.”

A historia que Sheila contou revelou seu sonho de ser modelo, e que ao longo de muitos anos sofreu bulling, por isso e pecisou enfrentar os desafios e a depressão até que atualmente, alcançou seu sonho de ser modelo e atualmente estuda para ser administrado na Marinha do Brasil. “Hoje sei que preta, pode ser o que quiser.” Afirmou Sheila, momento em que foi muito aplaudida.

Reinan, outro aluno que encantou pela sua história de obesidade, homossexualidade, repressão familiar e tentativas de suicídio.

Alex, abandonado ao nascer, contou sua trajetória de crescer morando na rua e sendo visto como marginal pela sociedade, contou sua história que teve o impacto de um coice no estomago, pela dureza enfrentada por alguém tão jovem.

O superintendente de Juventude, Davi Farias, também aceitou o desafio de sentar-se no centro da roda e contar sua história de busca dos seus sonhos. Determinação, dificuldades enfrentadas por ser negro, e desejo de alcançar o sonho de uma formação e a fome que passou fora do Brasil para concluir dois anos de estudos em Portugal, o qual foi sustentado com imensas dificuldades da família e a realização do sonho de ver Dinha, prefeito da cidade.

Ao final, o prefeito, visivelmente emocionado, decidiu sentar-se, ao centro da roda e passou a relatar sua história, com detalhes desconhecidos da maioria dos seus amigos. A morte da sua única irmã, a luta de seus pais para criar a família, as fases de adolescência e estudantes, a fase adulta, quando se iniciou na política e a várias eleições alcançadas no município, até a eleição para prefeito em 2016.

Em dado momento da sua explanação, o que deveria ser um relato, passou a soar como uma aula aos educandos da Bayomi, que concentrados, ouviram cada palavra do prefeito, como alunos ávidos por conhecimento.

Leia também:

É AMANHÃ, SENZALA DE LUXO SEGUNDA EDIÇÃO

Era notável que a atenção dispensada pelos jovens, o fez empolgar-se e com isso, prolongar sua explanação com mensagens aqueles alunos: de vida, de determinação, de busca de sonhos, de reconhecimento e valorização.

Eu estou muito feliz e ter passado essa tarde, aqui com vocês. Eu confesso que estava cançado, pois estava vindo de outras reuniões e não imaginava que ia ouvir aqui, tantas história lindas, o que me faz entender e reconhecer a importância desse trabalho desenvolvido pela minha amiga, Gabriela Mel, que eu tenho certeza é um instrumento de Deus.” Afirmou o prefeito.
“Mel, tenha certeza que você vai, em breve, ter uma revelação de Jesus na sua vida.” Continuou o prefeito.

Ao final do evento, foram homenageados pela Abayomi, O prefeito Dinha, Amália Leal, Kemmuel Menezes e Davi Farias, pela atenção dada à instituição.

O Página Simões Filho também foi homenageado pelo apoio dado à Instituição em todos os eventos.

Antes de ir, o prefeito assumiu o compromisso de dar apoio à Abayomi, nos próximos eventos.

Fotos: Danilo Canuto

Jornalista DRT/MTB nº 4584/BA - Atualmente é editor dos sites Tudo é política e Página Simões Filho. Tem formação em contabilidade e experiência como Instrutor profissional nas áreas de designer gráfico e programação para web.

Continuar Lendo
P U B L I C I D A D E

Simões Filho

PRESIDENTE GENIVALDO LIMA PROMETE FIRMEZA NO COMBATE AO COMÉRCIO ILEGAL DE ANIMAIS

Publicado

em

presidente da câmara muicipal de Simões Filho, Genivaldo Lima
56 anos de emancipação

No Mapele News – Foi aprovado na Câmara de Vereadores de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), o projeto de lei que determina a proibição da venda de animais em locais públicos da cidade.

Durante a sessão desta terça-feira (22) os parlamentares fizeram a apreciação e votação do parecer conjunto das Comissões Permanentes de Justiça, Finanças e Meio Ambiente e em primeira discussão e votação do Projeto de Lei de nº005/2018 que dispõe sobre a proibição da venda, comercialização, exposição de animais silvestres e domésticos nas ruas, avenidas, praças, centros comerciais municipais e Mercado Municipal, de autoria do Vereador e presidente da Câmara, Genivaldo Lima.

A proposta do presidente é respaldada na Lei 9605/98, conhecida como a Lei dos Crimes Ambientais, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.

Em sua justificativa, o vereador disse que cabe ao poder público promover a educação ambiental nos níveis de ensino e conscientização pública para preservação do meio ambiente, proteger a fauna e a flora, vetando na forma da lei as práticas que coloque em risco a função ecológica e que provoque a extinção de espécies.

“Em primeira mão aqui eu estou pedindo para que nós impeçamos aquelas pessoas que pegam os cães, vão para a rua, pegam aquelas caixinhas de madeira ou de papelão e colocam a exposição do sol e da chuva, maltratando o animal. Estamos aqui dando armas para a guarda que está aqui coibir essa ação. Assim também estamos proibindo aquele desmando, aquela crueldade que se encontra em nossa feira com a venda de animais silvestres. Na maioria dos municípios da Bahia isso é coibido”, declarou Lima.

COMBATE AO COMÉRCIO ILEGAL DE ANIMAIS EM SIMÕES FILHO

Genivaldo disse que, embora a preservação dos animais seja resguardada por lei federal, no município ainda não existia nenhum projeto que proibisse a prática abusiva da venda de animais, assim como coibisse os mal tratos.

“Aqui nós estamos estabelecendo neste projeto que o município também é responsável por esta questão. Nós temos já a Secretaria de Meio Ambiente, mas não tínhamos um projeto que regulamentasse essa questão. Que punisse os infratores, que mesmo sem arma a guarda municipal vai poder apreender esses animais e dá liberdade”, ressaltou.

Lima também explicou que não tem intenção de ser visto como o criador do projeto, mas que zela para que a iniciativa seja chancelada por todo o parlamento, independente de posição partidária.

“Esse projeto está sendo trazido para todos, eu sou o autor sim, mas não estou aqui para ser o pai da criança não, aqui será subscrito por todos os vereadores, independente de situação ou oposição, todos os 19, porque isso aqui é um direito que nós devemos proteger. É obrigação nossa”.

Genivaldo concluiu dizendo que, a partir de hoje o município pode intervir com relação à prática abusiva e que os descumpridores da lei sofrerão multa e ficarão vulneráveis a perder seus equipamentos.

“Você chega e está uma gaiolinha de um metro por vinte centímetro ou coisa assim com centenas de animais. Tomaremos a partir de agora providências, soltaremos e quebraremos todas as gaiolas e vamos imputar a multa compulsória a todos aqueles que acham que aqui não tem lei”, concluiu.

Continuar Lendo

Prefeito

PREFEITURA DE SIMÕES FILHO: DIVULGADA LISTA DE INSCRITOS NO PROGRAMA PORTAS ABERTAS

Publicado

em

Simões Filho Portas Abertas
56 anos de emancipação

Confira a relação de candidatos inscritos no Programa Portas Abertas

Vagas são para estagiários de Nível Médio e Superior.

A comissão constituída para seleção de estagiários de nível médio (Formação Geral e Profissionalizante) e de nível superior da Prefeitura de Simões Filho divulgou, nesta terça-feira (22), a lista dos candidatos inscritos no processo seletivo.

Para o nível médio e profissionalizante, 604 candidatos se inscreveram para as 95 vagas disponíveis. Já para o nível superior, 204 acadêmicos se inscreveram para 151 vagas abertas.

No geral, serão 246 vagas nas diversas áreas da administração municipal. As bolsas variam entre R$ 405, para nível médio, e R$ 724, para nível superior. Em breve, a Prefeitura divulgará a lista de aprovados para a próxima etapa da seleção.

 

Leia também:

Simões Filho celebra o Dia do Jovem Trabalhador e um ano do Portas Abertas

Prefeitura oferece 350 vagas de estágios para estudantes do município

Em anexo, a Portaria e a lista de inscritos.

PORTARIA N 003-2018

Superior Inscritos[5967] (1)

Superior Inscritos[5967]

Continuar Lendo

Vereadores

SANDRO MOREIRA FALTA A SESSÃO IMPORTANTE E A PERGUNTA FICA NO AR: POR QUÊ?

Publicado

em

Sandro Moreira
56 anos de emancipação

A sessão da câmara de vereadores desta terça-feira(22) teve debates importantes: um deles tratou da questão da regulamentação da atividade dos mototaxistas, a outra tratou da mudança do regimento interno da casa, que permitirá a antecipação das eleições para presidência da câmara.

Como de costume, o líder do prefeito, Orlando de Amadeu, fez duras críticas ao ex-prefeito Eduardo Alencar, só que desta vez não foi contestado pelo vereador Sandro Moreira, o qual não se fez presente, alegando por meio de oficio, resolução de problemas pessoais que o impediram de debater questões importantes para a população.

O debate em torno da regulamentação da atividade dos mototaxistas é de domínio do vereador Sandro Moreira, que na gestão passada foi diretor do CIRETRAN Simões Filho. Isso fez com que muitos presentes se perguntassem, porque o Vereador Sandro Moreira tem ficado ausente em sessões com pautas polêmicas e debates acalorados?

Até o momento desta postagem, não obtivemos resposta do vereador Sandro Moreira.

Com a resposta o vereador…

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Copyright © 2017 Página Simões Filho