Conecte conosco

Saúde

Hemoba alerta para doação de sangue antes de vacina contra febre amarela

Publicado

em

Simões Filho tá Mudando

Correio Regional – A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), iniciou ação de conscientização para que a população se dirija aos postos de coleta e realize a doação de sangue antes de tomar a vacina contra a febre amarela. Após ser imunizado contra a doença, o voluntário fica impossibilitado de doar sangue por quatro semanas. Na Bahia, a campanha de proteção contra o vírus começa no dia 19 de fevereiro.

A diretora de hemoterapia da Hemoba, Iraildes Santana, explica que este período de interrupção no ciclo de doação é uma medida de segurança. “As pessoas que são vacinadas contra a febre amarela devem permanecer afastadas da doação por 30 dias, a partir da data que tomou a vacina. Por isso, fazemos esse alerta à população para que antes de vacinar compareça ao serviço de doação de sangue A interrupção na doação é para evitar qualquer risco que possa ocorrer de transmissão da infecção por via transfusional”.
Além da restrição para quem irá tomar a vacina contra a febre amarela, a Hemoba costuma registrar uma baixa no estoque de bolsas de sangue neste período do ano, por conta da proximidade do Carnaval e de outros festejos populares. Somente o Hemocentro Central, que fica em Salvador, tem a necessidade diária de captação de 250 bolsas de sangue para que o estoque alcance um número satisfatório para atender à demanda da população. Entretanto, a fundação está captando apenas cerca de 150 bolsas diariamente.
“Nesse período de festas populares, a gente experimenta uma redução do número de doações. É uma redução natural porque as pessoas estão em férias, viajando e, por isso, fazemos esse alerta para a restrição do número de doadores. Antes das festas e da vacinação, compareça aos postos da Hemoba e faça a sua doação”, destaca Iraildes.
Doação regular
O fisioterapeuta Fernando Rodrigues é doador regular e aprendeu com o pai sobre a importância da doação. Ele começou a doar aos 18 anos e comparece ao Hemoba a cada dois meses para fazer a coleta. “Agora, com 36 anos, continuo doando sangue e plaquetas regularmente. Esse é um ato que leva apenas alguns minutos do nosso dia e, com certeza, vai ajudar um número grande de pessoas”.
O diretor de coleta da Hemoba, Marcelo Matos, lembra que qualquer pessoa entre 16 e 69 anos pode comparecer aos postos de coleta e realizar a doação. Ele ainda explica que o procedimento é bastante simples. “O voluntário chegará ao hemocentro e levará em média 40 minutos, incluindo a triagem e o ato de doação em si e alguns minutos de repouso. Pedimos à população que venha participar com a gente dessa missão que é salvar vidas. Vamos doar sangue antes de cair na folia”.
Além de Salvador, mais 21 municípios da Bahia estão aptos a receber a doação de sangue. A lista completa com os pontos e horários de coleta pode ser consultada no site da Fundação Hemoba.
Repórter: Jairo Gonçalves

Jornalista DRT/MTB nº 4584/BA - Atualmente é editor dos sites Tudo é política e Página Simões Filho. Tem formação em contabilidade e experiência como Instrutor profissional nas áreas de designer gráfico e programação para web.

Continuar Lendo
P U B L I C I D A D E

Saúde

Prefeitura convoca pacientes para cadastramento de cirurgia de catarata

Publicado

em

Mutirão de cirurgia de catarata em Simões Filho
Simões Filho tá Mudando

A Prefeitura de Simões Filho, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza nos dias 25 e 26 de abril o cadastro para cirurgia de catarata.

O registro acontecerá no Setor de Regulação, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Avenida Luiz Eduardo Magalhães, Centro, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Os interessados devem levar cópia do RG, cartão do SUS e comprovante de residência (legíveis). Depois de realizar o cadastrado, o paciente deverá aguardar o contato do setor responsável.

Serviço:

O QUÊ: Cadastro para cirurgia de catarata;

QUANDO: 25 e 26 de abril;

HORÁRIO: das 8h às 12h e das 13h às 16h;

ONDE: Setor de Regulação, na Secretaria de Saúde, localizada na Avenida Luiz Eduardo Magalhães – Centro.

Continuar Lendo

Saúde

Saúde de Simões Filho é destaque em Fórum sobre Rede Cegonha

Publicado

em

Simões Filho tá Mudando

A Prefeitura de Simões Filho continua avançando e a Secretaria de Saúde tem balanço positivo em Fórum que reuniu representantes da saúde da capital baiana e Região Metropolita para tratar sobre o Programa Rede Cegonha.

O encontro aconteceu na Faculdade Ruy Barbosa e a saúde da cidade foi pauta pela reestruturação e consolidação de projetos/ações que acolhem e humanizam o atendimento, em especial as gestantes, no Sistema Único de Saúde (SUS).

Simões Filho possui maternidade própria, acompanhamento pré-natal e assistência à gestante no período da gravidez, aos primeiros anos de vida do bebê. Nesse sentido, a gerente de Saúde, Alcimara Mariano, apresentou os números de partos realizados em 2016 e 2017, demonstrando um aumento de 25%, o que representa 315 novos partos.

“Graças ao empenho da nova gestão e da equipe do hospital, conseguimos requalificar os serviços de saúde e da maternidade. Voltamos a ser referência em parto na Região Metropolitana. Além disso, passamos a realizar cirurgias pediátricas”, falou Alcimara Mariano.

Entre os avanços na Gerência de Saúde do Hospital Municipal de Simões Filho estão: implantação da sala de vacinação intra-hospitalar, implantação da Unidade Interligada com Cartório de Registro Civil, para o registro imediato dos recém-nascidos, implantação do Teste do Olhinho e da Visita de Vinculação, que possibilita a gestante conhecer as instalações da maternidade do município.

Participaram do evento, representando o município, a Secretária de Saúde, Betânia Pinto, gerente de Saúde do Hospital Municipal, Alcimara Mariano, diretora de Atenção Básica, Iridan Brasileiro, além dos apoiadores institucionais.

 

Continuar Lendo

CIDADES

Colorrida lança loja no Salvador Norte Shopping

Publicado

em

Simões Filho tá Mudando

Já estão abertas as inscrições para a Colorrida, a 1ª Corrida Colorida de Combate ao Câncer Infantil, em prol da ACCI – Simões Filho e neste sábado (3), aconteceu a inauguração oficial da Loja da Colorrida, no Salvador Norte Shopping.

A loja é o maior ponto de vendas do evento e funciona em horário comercial do shopping. Durante o ato de abertura, que contou contou com a participação do prefeito de Simões Filho, Dinha Tolentino, Vice-prefeito, Sid Serra e do secretário de governo Edson Kipão, a palavra que se destacou foi gratidão.

“O nosso trabalho envolve o atendimento de toda a família. Assistimos às crianças, mas também olhamos e damos total suporte aos pais, que muitas vezes não tem o que comer e não possuem estrutura adequada para suprir as próprias necessidades e as dos seus filhos. Então, fica registrado a nossa gratidão, que para nós é palavra de lei”, declarou Sérgio Lima, presidente da ACCI.

A Colorrida é um evento beneficente e a renda adquirida com a venda do kit (camisa, viseira, tinta em pó Zim (lavável e não tóxica) e pulseira de acesso), será revertida para a construção da sede da instituição.

“Apesar d

 

o nome Colorrida, o evento não se trata de uma corrida, propriamente dita. Será um espaço também aberto para caminhadas e prática de atividades. Um dia de entretenimento ao céu aberto pra toda a família”, pontuou Ramon Cerqueira, idealizador da marca Colorrida.

A corrida é considerada um ato de amor ao próximo e conta com o apoio da prefeitura de Simões Filho, Salvador Norte Shopping e Rede Bahia.

“Fico feliz e agradeço a Deus por poder participar de um evento tão nobre. A ACCI é uma instituição séria do nosso município e representa a esperança e a vida. É a mão que ampara, a mão amiga para tantas famílias que passam por situações difíceis e nós não poderíamos ficar de fora. Não poderíamos deixar de apoiar esse ato de amor ao próximo”, pontuou Dinha, Prefeito de Simões Filho.

Para mais informações sobre a instituição, a Colorrida e como você pode ajudar as atividades desenvolvidas acesse: www.colorrida.com.br, redes sociais (Instagram e Facebook) @acci / @colorrida ou pelos números (71) 3298 4995, 98138 3118, 98651 8536.

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Copyright © 2017 Página Simões Filho