Conecte conosco

Saúde

Hemoba alerta para doação de sangue antes de vacina contra febre amarela

Publicado

em

Correio Regional – A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), iniciou ação de conscientização para que a população se dirija aos postos de coleta e realize a doação de sangue antes de tomar a vacina contra a febre amarela. Após ser imunizado contra a doença, o voluntário fica impossibilitado de doar sangue por quatro semanas. Na Bahia, a campanha de proteção contra o vírus começa no dia 19 de fevereiro.

A diretora de hemoterapia da Hemoba, Iraildes Santana, explica que este período de interrupção no ciclo de doação é uma medida de segurança. “As pessoas que são vacinadas contra a febre amarela devem permanecer afastadas da doação por 30 dias, a partir da data que tomou a vacina. Por isso, fazemos esse alerta à população para que antes de vacinar compareça ao serviço de doação de sangue A interrupção na doação é para evitar qualquer risco que possa ocorrer de transmissão da infecção por via transfusional”.
Além da restrição para quem irá tomar a vacina contra a febre amarela, a Hemoba costuma registrar uma baixa no estoque de bolsas de sangue neste período do ano, por conta da proximidade do Carnaval e de outros festejos populares. Somente o Hemocentro Central, que fica em Salvador, tem a necessidade diária de captação de 250 bolsas de sangue para que o estoque alcance um número satisfatório para atender à demanda da população. Entretanto, a fundação está captando apenas cerca de 150 bolsas diariamente.
“Nesse período de festas populares, a gente experimenta uma redução do número de doações. É uma redução natural porque as pessoas estão em férias, viajando e, por isso, fazemos esse alerta para a restrição do número de doadores. Antes das festas e da vacinação, compareça aos postos da Hemoba e faça a sua doação”, destaca Iraildes.
Doação regular
O fisioterapeuta Fernando Rodrigues é doador regular e aprendeu com o pai sobre a importância da doação. Ele começou a doar aos 18 anos e comparece ao Hemoba a cada dois meses para fazer a coleta. “Agora, com 36 anos, continuo doando sangue e plaquetas regularmente. Esse é um ato que leva apenas alguns minutos do nosso dia e, com certeza, vai ajudar um número grande de pessoas”.
O diretor de coleta da Hemoba, Marcelo Matos, lembra que qualquer pessoa entre 16 e 69 anos pode comparecer aos postos de coleta e realizar a doação. Ele ainda explica que o procedimento é bastante simples. “O voluntário chegará ao hemocentro e levará em média 40 minutos, incluindo a triagem e o ato de doação em si e alguns minutos de repouso. Pedimos à população que venha participar com a gente dessa missão que é salvar vidas. Vamos doar sangue antes de cair na folia”.
Além de Salvador, mais 21 municípios da Bahia estão aptos a receber a doação de sangue. A lista completa com os pontos e horários de coleta pode ser consultada no site da Fundação Hemoba.
Repórter: Jairo Gonçalves

Jornalista DRT/MTB nº 4584/BA - Atualmente é editor dos sites Tudo é política e Página Simões Filho. Tem formação em contabilidade e experiência como Instrutor profissional nas áreas de designer gráfico e programação para web.

Continuar Lendo
P U B L I C I D A D E

Saúde

RAIO CAI NA SECRETARIA DE SAÚDE DE SIMÕES FILHO

Publicado

em

Calma! Não estamos falando de um fenômeno da natureza.

O raio em questão, foi anunciado pela Secretaria de Saúde – Betânia Lessa – durante assinatura de OS para reforma da Unidade Básica de saúde do Ponto de Parada, ontem, 13 de agosto, própria UBS.

A secretaria listou várias ações colocadas em prática e fez questão de anunciar a chegada de um novo equipameto de Raio X digitalizado.

“… Nós estamos trabalhando muito para que alcancemos o melhor para a saúde pública no nosso município.” declarou a secretária

Continuar Lendo

Saúde

Dr Alfredo pega pesado ao falar de “ERRE SANTOS” e a saúde do município

Publicado

em

Ex-secretário de saúde na gestão anterior – Dr Alfredo Assis – questionou, da tribuna, explicações sobre a relaçãoes entre “ERRE SANTOS” e a empresa APMI, responsável pela gestão do Hospital Municipal.

“… Eu também vi a entrevista do ex-prefeito Eduardo Alencar no Panorama de Notícias e ele comentou sobre um repasse da APMI de R$ 4.000,00 para a EMPRESA. ‘ERRE SANTOS’.

Ficou a incógnita do que é “ERRE SANTOS’.

A APMI é uma empresa filantrópica e eu queria saber da APMI qual é o serviço prestado por ‘ERRE SANTOS’?

Eu fui buscar a nota e é feito um depósito, um DOC mensalmente de R$ 4.000,00 para o ‘ERRE SANTOS’ , que é o próprio Roque SANTOS….”

Trecho da fala do vereador, transcrito do vídeo postado na página da Câmara Municipal de, no Facebook.

Público presente no auditório, aplaudiu a postura do vereador.

Continuar Lendo

Saúde

Prefeitura convoca pacientes para cadastramento de cirurgia de catarata

Publicado

em

Mutirão de cirurgia de catarata em Simões Filho

A Prefeitura de Simões Filho, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza nos dias 25 e 26 de abril o cadastro para cirurgia de catarata.

O registro acontecerá no Setor de Regulação, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Avenida Luiz Eduardo Magalhães, Centro, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Os interessados devem levar cópia do RG, cartão do SUS e comprovante de residência (legíveis). Depois de realizar o cadastrado, o paciente deverá aguardar o contato do setor responsável.

Serviço:

O QUÊ: Cadastro para cirurgia de catarata;

QUANDO: 25 e 26 de abril;

HORÁRIO: das 8h às 12h e das 13h às 16h;

ONDE: Setor de Regulação, na Secretaria de Saúde, localizada na Avenida Luiz Eduardo Magalhães – Centro.

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Copyright © 2017 Página Simões Filho