Conecte conosco

Educação

Inscrições para a rede municipal em 2018 seguem até 29 de janeiro

Publicado

em

Simões Filho tá Mudando
 

As inscrições para educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos em escolas municipais de Simões Filho podem ser realizadas até dia 29 de janeiro. As transferências dos alunos da rede municipal iniciaram no dia 10 e vão até 19 janeiro e as matrículas dos novatos vão de 19 a 29 do mesmo mês. As aulas estão previstas para iniciar no início de março.

Para a matrícula, é necessário que estudantes maiores de idade, pais ou responsáveis compareçam às escolas, das 8h às 12h e das 13h às 16h, portando certidão de nascimento ou cédula de identidade do aluno, carteira de vacinação atualizada (exceto para candidatos a educação de jovens e adultos), RG dos pais e responsáveis, declaração de escolaridade e comprovante de residência no município atualizado.

Para os novatos, a efetivação da inscrição será feita mediante a apresentação da declaração de transferência ou do histórico escolar, caso já possua o documento.

O secretário de Educação, Manoelito Damasceno, orienta que os alunos sejam matriculados no bairro onde moram. “O ideal é que os estudantes procurem a unidade de ensino mais próxima, indo para outra localidade apenas se a escola não oferecer a etapa educacional. Os centros de ensino estão passando por adaptações para atender da melhor forma possível os educandos”, aconselha.

P U B L I C I D A D E

Educação

Alunos do Coral Infantil de Simões Filho participam de Festival Internacional de Cinema

Publicado

em

Alunos do Coral Infantil de Simões Filho participam de Festival Internacional de Cinema

As crianças do Coral Infantil de Simões Filho participaram, nesta segunda-feira (29), da 16ª edição do Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), no Cinermark, Shopping Salvador. A ação foi uma parceria da prefeitura de Simões Filho, por meio da Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura.

Professoras e mães dos alunos acompanharam a sessão “Por meus Bigodes’’, do diretor Manuel Caramés Chaparro. O festival já soma mais de mil filmes exibidos e um público superior a 1,5 milhão de espectadores. Em 2018, a programação reúne 100 filmes de curtas e longas, brasileiros e internacionais, de 25 países.

“Estou muito realizado, a aula de música teve um novo cenário, muitas crianças aqui nunca foram ao cinema. Então o que queremos é apresentar essa arte que produz conhecimento de forma lúdica e ajuda no desenvolvimento musical dos alunos”, disse o professor Ozenildo Ramos, regente do coral.

A aluna Samile Fiuza, 11 anos, revelou que foi a primeira vez no cinema e ao ser questionada sobre o sentimento de estar ali ela definiu em uma frase: “foi lindo”. E detalha a experiência um pouco mais: “achei legal quando as luzes acenderam e vi uma televisão bem grande, estou feliz. Eu gosto muito de assistir filme.”

Por ASCOM/PMSF

Continuar Lendo

Educação

Empossado novo secretário de Educação em Simões Filho

Publicado

em

O prefeito de Simões Filho, Diógenes Tolentino, em ato realizado na Prefeitura Municipal de Simões Filho, na tarde desta segunda-feira, 29, deu posse a Reginaldo Paiva de Barros, novo secretário de Educação, que substituiu Manoelito Damasceno.

 

Durante a solenidade de posse, o gestor enfatizou o carinho especial pela pasta e pelo excelente trabalho que foi desenvolvido por Manoelito.

 

“Nós estamos trabalhando para alcançarmos as metas traçadas em todas as áreas em nosso município, e na educação é a mesma coisa, daremos continuidade ao trabalho de Manoelito e todos os objetivos que foram planejados serão alcançados, pois iremos nos empenhar para devolver e idealizar um sonho que estamos sonhando juntos”, disse o prefeito.

 

Para o novo secretário Reginaldo, esse é um momento de muita felicidade e oportunidade de continuar trabalhando por uma educação de melhor qualidade.

 

“Esse é um momento muito feliz! Já fui aluno do professor Manoelito e sei o trabalho que ele efetivou aqui no município. Nesse momento eu conto com o trabalho de todos aqueles, que com ele elaboraram a educação que hoje nós temos. Naturalmente que a gente vai oferecer um toque de gestão, tendo em vista a fazer com que essa educação seja cada dia melhor e que possa trazer para o cidadão, para o aluno, para o pai, para todos envolvidos nesse processo, uma melhor educação.”

Acompanharam o pronunciamento vereadores, secretários municipais, servidores e imprensa local.

Perfil – Reginaldo Paiva de Barros

Possui graduação em Direito pela Universidade Católica do Salvador (1994) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1982). Mestre em Direito Público pela Universidade Estácio de Sá. Professor de Direito Financeiro na Faculdade Anísio Teixeira, Professor de Direito Tributário da UNIRB, Controlador Geral, Secretario de Administração, Secretario da Saúde, Professor da disciplina Direito Tributário da Universidade Estadual de Feira de Santana e auditor fiscal – Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Financeiro, Direito Tributário e Direito Administrativo.

Continuar Lendo

CIDADES

DINHA ALERTA QUE PODE FALTAR RECURSOS PARA PAGAR PROFESSORES. “TEMOS QUE PLANEJAR!”

Publicado

em

Importante site da cidade, o Fala Simões Filho, publicou matéria referente a entrevista do prefeito a um programa de TV no último dia 20, sexta-feira.

De acordo com a matéria, o prefeito conseguiu aumentar a receita do município e tem cumprido com os compromissos assumidos com diversas classes profissionais no que diz respeito à reajustes salariais.

No entanto, o prefeito alertou para a necessidade de um planejamento corajoso e responsável para com os gastos e compromissos futuros, pois sem um planejamento cuidadoso, poderá faltar recursos para pagar a professores, por exemplo, classe que ele considera uma das que merecem atenção máxima.

Leia a matéria completa clicando aqui.

Continuar Lendo

Educação

Prefeito Dinha investe aproximadamente R$ 5 milhões na Educação

Publicado

em

Investimento em Educação em Simões Filho

Pensando em qualificar ainda mais a Educação Municipal de Simões Filho, cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS), o prefeito Dinha Tolentino está investindo aproximadamente R$ 5 milhões e tem mudado a realidade dos estudantes simõesfilhenses.

Os alunos já contam com fardamento novo e alimentação de qualidade (planejada por nutricionistas); as 79 unidades de ensino passam por manutenção, além de receberem lâmpadas de LED e novo mobiliário (mesas, novas carteiras, freezers, entre outros), dando mais estrutura de trabalho aos servidores e contribuindo diretamente para o desenvolvimento dos estudantes.

Os investimentos não param. Escolas como Elaine Santana Santos (CIA 2) e Cleriston Andrade (Km-30) receberam intervenções e passaram a funcionar em Tempo Integral. Lá, os alunos são atendidos com aulas da base curricular, complementares e atividades lúdicas, recebem quatro refeições e contam com suporte de pedagogos e psicopedagogos.

Os profissionais, professores e equipes técnicas também estão sendo munidos de informações, através de cursos de capacitação, que ampliam conhecimentos específicos e aperfeiçoam as práticas pedagógicas.

Informatização

As unidades de ensino estão passando por processo de informatização dos dados, com o Sistema EUCANET, que concentra as informações da Secretaria Municipal de Educação (Semed) em um único local, diminuindo o uso de papel e a duplicidade de documentos.

O processamento dos dados dos 18 mil alunos já está em 70% e nos próximos dias os diretores escolares e equipes da Semed terão acesso às informações pedagógica, dos alunos, professores, funcionários em alguns cliques.

Por ASCOM

Continuar Lendo

Educação

Prefeitura realiza ação no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Publicado

em

Prefeito falando em evento em homenagem ao dia do Combate à Violência Sexual Contra a Criança e o Adolescente

O 18 de maio marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, nesse sentido, a Prefeitura de Simões Filho, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), trabalha, durante todo o ano, em prol dessa causa.

“Nós temos um compromisso com a nossa Boa Gente e não aceitamos nenhum tipo de violência. Juntos, levantamos uma voz firme, contra todos os atos e ações que violam os direitos do nosso povo”, destacou Dinha Tolentino, prefeito.

Durante a semana, foram realizadas reuniões e uma audiência pública, reuniu a população na Câmara de Vereadores, para debater e fortalecer as mensagens de enfrentamento e combate às diversas formas de abuso.

“As ações estão acontecendo de forma simultânea para prevenir e alertar a população, em especial crianças e jovens, que ainda estão em formação e construção de conceitos. Mas é importante a participação ativa da população. Tem certeza ou suspeita de qualquer ato que viole o nosso povo, denuncie. Quebre o silêncio!”, falou Andrea Pereira.

Por motivos de força maior, morte provocada por enfermidade, em três pessoas ligadas a administração pública, e em respeito as famílias, a caminhada que seria realizada, na manhã desta sexta-feira (18), foi suspensa.

Mas os presentes, prefeito, vereadores, secretários municipais, alunos da rede municipal e estadual, representantes do Projeto Refazendo Sonhos e do Instituto Aliança, se reuniram na área externa do Centro Social, para um ato simbólico, iniciado com um minuto de silêncio.

Continuar Lendo

Educação

Prefeitura de Simões Filho inicia aulas do Inova Jovem

Publicado

em

Simões Filho - Aula inicial do Inova Jovem

Simões Filho – Aulas do projeto Inova Jovem foram iniciadas nesta segunda-feira (7), na sede da Secretaria Municipal de Cultura, no CIA 1, e 50 jovens serão capacitados com o objetivo de promover a emancipação financeira através de empreendimento próprio.

“Eu já vivi a experiência do mercado de trabalho, mas quero empreender em um negócio próprio e esse curso chegou na hora certa. Estou muito feliz por fazer parte dos selecionados e quero agradecer, principalmente ao prefeito Dinha, por acreditar no potencial dos jovens”, disse Sergio Borges, 19 anos.

O “Inova Jovem” busca reduzir a vulnerabilidade da juventude que não tem acesso ao trabalho formal e atende jovens de 18 e 29 anos. Durante o curso, os jovens desenvolverão a marca, planejamento estratégico, estratégia de vendas, divulgação e fluxo de caixa. Após o curso, os alunos receberão uma consultoria de 90 dias para auxílio do desenvolvimento do negócio.

“Estou muito grata pela oportunidade e certamente sairei daqui segura para encarar o marcado de trabalho, tirar o meu projeto do papel e concretizar o meu sonho. Nós que somos da periferia, muitas vezes, só precisamos de um empurrãozinho para tomarmos coragem”, disse Denise Santana, 19 anos.

O Inova Jovem é o maior programa de capacitação ao empreendimento para jovens das comunidades periféricas já implantado no País, pois terão todo o suporte necessário para começar a gerar emprego e renda.

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Copyright © 2017 Página Simões Filho