Conecte conosco

Entretenimento

JORNAL INGLÊS CRITICA FALTA DE NEGRO EM NOVELA DA GLOBO

Publicado

em

Jornal Britânico critica novela da Globo por falta de Negro
Simões Filho tá Mudando
 

O The Guardian – Jornal Britânico de grande prestígio mundial, criticou a falta de negros no elenco da novela “Segundo Sol”, da Globo:

Uma novela com tudo que os telespectadores esperam: brigas de família, romance, traição e locais à beira-mar.

Contudo, os críticos dizem que algo ainda está faltando.

Mesmo sendo ambientada no estado mais negro do Brasil, “Segundo Sol” tem um elenco quase totalmente branco. A novela reacendeu um duradouro debate sobre raça e representação na televisão brasileira e levou a uma ação do Ministério Público do Trabalho do país.

(…)

“Segundo Sol” A história acontece no estado da Bahia, estado no qual cerca de 80% da população se identifica como negra ou parda de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Mesmo assim, apenas três dos 27 atores são negros; nenhum deles interpreta um personagem principal e nenhum apareceu no primeiro episódio.

“O que persiste muito fortemente nas mentes dos produtores e diretores é a ideia de que a população negra e afrodescendente é minoria: a ideologia do branqueamento continua”, diz Joel Zito Araújo, autor do livro e documentário “A Negação do Brasil – Negros na história das telenovelas brasileiras”.

O último domingo marcou 130 anos desde o fim oficial da escravidão no Brasil, país que importou o maior número de escravos da África durante o período transatlântico de comércio.

Cerca de 54% dos brasileiros se identificam como negros ou mestiços. Mas os críticos há muito sustentam que as pessoas negras e mestiças estão sub-representadas na televisão brasileira – e em instituições da vida real, como empresas e governo.

Antes do lançamento do Segundo Sol, o Ministério Público do Trabalho emitiu um parecer de recomendação para a Globo, pedindo que o elenco fosse revisado.

“Quando os programas de televisão não espelham a sociedade, isso gera maior exclusão e reafirma estereótipos limitados para a população negra”, disse o órgão.

Segundo Sol provocou controvérsia quando um trailer de dois minutos foi lançado em abril, gerando duras críticas sobre a falta de representação negra.

“Quando eu estava na África e dizia que a população aqui era majoritariamente negra, as pessoas não acreditavam em mim porque assistem novelas da Globo. A Globo deve pensar que não há muitos negros aqui, certo?”, postou um usuário do Facebook. (…)

Jornalista DRT/MTB nº 4584/BA - Atualmente é editor dos sites Tudo é política e Página Simões Filho. Tem formação em contabilidade e experiência como Instrutor profissional nas áreas de designer gráfico e programação para web.

Cultura

FORRÓ DA E-MAIL, PODERÁ VOLTAR A ACONTECER, ENTENDA

Publicado

em

Em conversa com o promotor do evento, Sid Serra, vice-prefeito de Simões Filho, sobre a possibilidade de retomada da realização de novas edições da festa junina de camisa mais badalada da cidade, Sid declarou:

“... É bom que o público sinta saudades. Isso reforça a importância da festa pra cidade, que praticamente se tornou cultural. Não tenho nenhuma previsão para a realização de uma nova edição, que seria a décima quarta. Não é algo definitivamente descartado. É muito trabalho e precisa ter o retorno necessário para sua continuidade. Quando poderá acontecer? Ainda não sei.”

Continuar Lendo

Cultura

URGENTE: MUDANÇA DE DATA DE ESTREIA DO BLOCO “BOA GENTE”; VEJA!

Publicado

em

ORGANIZAÇÃO DO “BOA GENTE” INDORMA NOVA DATA DE ESTREIA DO BLOCO. LEIA ABAIXO:

Estreia do “Bloco Boa Gente” com cinco atrações musicais será no próximo sábado (08); garanta seu abadá

A estreia do “Bloco Boa Gente” em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), que aconteceria no feriado da independência, foi alterada para o próximo sábado (08), a partir das 15h.

O Bloco será puxado por um trio carreta, que será comandado pelas bandas: Sarau Mix, Thiago Sanchez, Dj Edynho, João Oxente e Sertanejada. A festa está sendo organizada por um grupo de empresários do município e promete agitar a população local.

A concentração acontecerá ao lado do Seleto Social Clube, próximo a Praça da Bandeira e o bloco deve percorrer as principais avenidas do Centro da cidade, levando alegria, descontração e boa música por onde passar.

Para saber mais informações ou adquirir uma camisa para participar do evento, os foliões podem entrar em contato através do whatsapp: (71) 9 9120-6890. Os abadás poderão ser retirados na Ótica Conquista, Bar do Romário e Churrasquinho do Jota.

Continuar Lendo

Cultura

Simões Filho recebe a Mostra Itinerante de Cinema Ambiental

Publicado

em

As atividades acontecem no dia 1 de setembro

Simões Filho – A Mostra Itinerante de Cinema Ambiental (M.I.C.A.) chega a cidade de Simões Filho com exibição gratuita de curtas-metragens com temática ambiental. A mostra acontece no dia 1 de setembro, na Praça da Bíblia, em Simões Filho, a partir das 13h00 e conta também com apresentação de teatro e músicas, além de outras atividades. Confira os horários e a programação abaixo. Mais informações no sitewww.mica.eco.br.
Para esta edição, a mostra recebeu inscrições de filmes de todo o Brasil, onde uma equipe de curadoria fez a seleção dos filmes que serão exibidos. Os curtas selecionados receberam certificado de participação e laurel personalizado do projeto. Além das exibições, haverá também a apresentação da peça teatral Kapu’era, onde berimbau, pandeiro, palmas, canções e o próprio jogo da capoeira e seus mitos buscam despertar ou aprofundar o gosto de gente de todas as idades pela diversidade afro-brasileira.
Ainda na programação, a mostra contará com show de música “Ritmo da Vida”, apresentado pela ONG Junta Salvador Pernambués em Ação “Ritmo da Vida”. O show tem como princípio valorizar as raízes da cultura. E a criançada também vai se divertir com brinquedos infláveis, pintura facial e oficinas ao longo do dia.

Os alunos das Escola Afonso Válido, Escola Luterana/Odete Conceição, Escola Barbara Andréa e do Centro Comunitário Nossa Irmã Dulce participarão de exibição exclusiva dos curtas-metragens entre os dias 28 e 31 de agosto.

A mostra visa criar uma janela para difusão de obras de curta metragem para crianças e jovens. Sua primeira edição aconteceu em 2015 nas cidades de Potirendaba, Guapiaçu, Cedral e Olímpia, no interior Paulista. “Sabemos da dificuldade de encontrar janelas de exibição para produção de audiovisual em formatos não comerciais. Assim, criamos a possibilidade de que produtores de todo o país tenham seus filmes assistidos por crianças e jovens, e que as mensagens dos filmes, que envolvem questões relacionadasao meio ambiente e a cidadania, sejam potencializadas”, afirma Roberto Limberger, coordenador do projeto.

O projeto M.I.C.A. é realizado pela Educom.Arte – Projetos e Assessoria Ltda, com o apoio do Instituto Ideia Coletiva, através da Lei Rouanet, e conta com o patrocínio da Dacarto. “Para a Dacarto é uma satisfação muito grande poder patrocinar um projeto que faça a diferença na vida das pessoas nas comunidades onde estamos inseridos” enfatiza Sandra Cardoso de Moraes, Gerente de Controladoria da empresa.

Serviço:

Mostra Itinerante de Cinema Ambiental
Atrações: Exibição dos curtas-metragens do projeto, teatro, música, brinquedos infláveis,

pintura facial e oficinas

Local: Praça da Bíblia em Simões Filho
Horários: a partir das 13h00

Endereço: Av. Rui Barborsa, Centro – Simões Filho
Mais informações: no site www.mica.eco.br

Mais informações à imprensa: SC2 Comunicação
Samanta Cezarini – (19) 99155-8222

Continuar Lendo
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Copyright © 2017 Página Simões Filho