Conecte conosco

Entretenimento

JORNAL INGLÊS CRITICA FALTA DE NEGRO EM NOVELA DA GLOBO

Publicado

em

Jornal Britânico critica novela da Globo por falta de Negro
Simões Filho tá Mudando
 

O The Guardian – Jornal Britânico de grande prestígio mundial, criticou a falta de negros no elenco da novela “Segundo Sol”, da Globo:

Uma novela com tudo que os telespectadores esperam: brigas de família, romance, traição e locais à beira-mar.

Contudo, os críticos dizem que algo ainda está faltando.

Mesmo sendo ambientada no estado mais negro do Brasil, “Segundo Sol” tem um elenco quase totalmente branco. A novela reacendeu um duradouro debate sobre raça e representação na televisão brasileira e levou a uma ação do Ministério Público do Trabalho do país.

(…)

“Segundo Sol” A história acontece no estado da Bahia, estado no qual cerca de 80% da população se identifica como negra ou parda de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Mesmo assim, apenas três dos 27 atores são negros; nenhum deles interpreta um personagem principal e nenhum apareceu no primeiro episódio.

“O que persiste muito fortemente nas mentes dos produtores e diretores é a ideia de que a população negra e afrodescendente é minoria: a ideologia do branqueamento continua”, diz Joel Zito Araújo, autor do livro e documentário “A Negação do Brasil – Negros na história das telenovelas brasileiras”.

O último domingo marcou 130 anos desde o fim oficial da escravidão no Brasil, país que importou o maior número de escravos da África durante o período transatlântico de comércio.

Cerca de 54% dos brasileiros se identificam como negros ou mestiços. Mas os críticos há muito sustentam que as pessoas negras e mestiças estão sub-representadas na televisão brasileira – e em instituições da vida real, como empresas e governo.

Antes do lançamento do Segundo Sol, o Ministério Público do Trabalho emitiu um parecer de recomendação para a Globo, pedindo que o elenco fosse revisado.

“Quando os programas de televisão não espelham a sociedade, isso gera maior exclusão e reafirma estereótipos limitados para a população negra”, disse o órgão.

Segundo Sol provocou controvérsia quando um trailer de dois minutos foi lançado em abril, gerando duras críticas sobre a falta de representação negra.

“Quando eu estava na África e dizia que a população aqui era majoritariamente negra, as pessoas não acreditavam em mim porque assistem novelas da Globo. A Globo deve pensar que não há muitos negros aqui, certo?”, postou um usuário do Facebook. (…)

Cultura

Simões Filho será palco de Concurso de Bandas e Fanfarras

Publicado

em

Simões Filho será palco de Concurso de Bandas e Fanfarras

A cidade de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS), realizará a 12º Concurso Intermunicipal de Bandas e Fanfarras de Simões Filho (Cinfansim), que sediará a Final do 24º Campeonato Baiano de Bandas e Fanfarras, no próximo domingo (18), às 13h, na Praça da Bíblia, no Centro.

O evento faz parte do calendário oficial de ações culturais do município e reunirá 21 bandas de fanfarras, de diversas regiões da Bahia, que disputarão, entre si, o título de Campeã Baiana, nas suas respectivas categorias.

Entre as categorias estão: Fanfarra Sênior, Banda Marcial, Banda Mista com Evolução, Banda Marcial Acesso, Banda Marcial Show e Banda Marcial Sênior. Serão avaliados quesitos como: musicalidade e coreografia.

A Banda Show Fanausf é a anfitriã do evento e com a Banda Show Contemporânea realizarão uma apresentação especial para o público presente, abrilhantando ainda mais o encontro. O município será representado pela Banda Show Integração da Bahia que promete uma apresentação especial.

O Concurso é realizado pela Prefeitura de Simões Filho, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), e organizado pela Fanausf e Associação de Fanfarras e Bandas da Bahia (AFAB).

Continuar Lendo

#Viral

VÍDEO: É O TCHAN CANTA EDSON GOMES EM SIMÕES FILHO E É SURPREENDIDO. VEJA O QUE ACONTECEU

Publicado

em

VÍDEO: É O TCHAN CANTA EDSON GOMES EM SIMÕES FILHO E É SURPREENDIDO. VEJA O QUE ACONTECEU

É o Tchan, uma das bandas mais requisitadas do Brasil no auge da onda axé music, tocou na noite de ontem, 7 de novembro de 2018 em Simões Filho, em comemoração aos 57 anos de emancipação política da cidade.

em um dos momentos mais emocionantes da noite, o vocalista Beto Jamaica, puxou alguns clássicos do maior regueiro da Bahia – Edson Gomes. O público, fã do reggae music, foi ao delírio e surpreendeu o cantor cantando em coro de mais de 5 mil vozes uma canção que retrata a vida do trabalhador informal – CAMELÔ. Assista!

Continuar Lendo

CIDADES

Simões Filho 57 anos: Prefeitura prioriza artistas locais em show do aniversário da cidade

Publicado

em

Simões Filho 57 anos: Prefeitura prioriza artistas locais em show do aniversário da cidade

Assim como em outras festas promovidas ou apoiadas pela Prefeitura Municipal, onde umas das prioridades é valorizar e dar visibilidade aos artistas locais, a festa em comemoração aos 57 anos de Emancipação Política de Simões Filho, que aconteceu nessa quarta-feira, 07, não podia ser diferente.

O palco montado na Praça da Bíblia, Centro, reuniu quatro talentos locais, sendo eles: Sertanejada, DJ Edynho, Quebra e Samba, Thiago San’n e Nascente do Guetto, que garantiram a diversão do público que foi prestigiar o evento.

Para Thiago San’n, cantor de pagode, é uma chance importante e que ajuda muito na carreira. “Estou muito feliz! É muito gratificante poder mostrar o meu trabalho onde é a minha casa. Já me apresentei em outros eventos do município, mas nenhum dessa grandeza. Obrigado prefeito Dinha pela chance.”

Em 2017, na festa de 56 anos, em dois dias de comemoração, outros artistas do município também tiveram oportunidade de se apresentar. Segundo o vice-prefeito da cidade, Sid Serra, é de grande essencialidade dar espaço para que esses talentos possam mostrar seus trabalhos.

“Temos que valorizar os nossos artistas. Muito porque, eles só precisam de uma oportunidade para ganhar visibilidade e nada melhor que um evento dessa proporção, como é o aniversário da cidade. Além disso, pensamos muito em artistas que atendam a todos os gostos, fazendo então uma mistura de ritmos”, pontuou Sid.

ASCOM/PMSF

 

Continuar Lendo

Entretenimento

Prefeitura abre inscrições para o Festival de Artes e Meio Ambiente

Publicado

em

A Prefeitura de Simões Filho, cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS), através da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), abre inscrições para o Festival de Artes e Meio Ambiente (FAMA), nesta segunda-feira (29), com o tema: Simões Filho preservando o meio ambiente.

 

As inscrições poderão ser feitas até 14/11, de segunda a quinta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h, e às sextas-feiras, das 08h às 13h, no Ginásio de Esportes – CIA II e na Ouvidoria Geral do Município, no prédio da Prefeitura.

 

O festival faz parte das ações desenvolvidas, na primeira edição do Programa Jovem Ambientalista e entre as categorias estão: Poesia e música autoral, fotografia e artesanato com materiais recicláveis.

Para realizar a inscrição, os interessados devem ter de 12 a 18 anos, estudar na rede pública ou privada de ensino e ter em mãos: cópias e originais do RG e comprovante de residência. No caso de menores de idade, será necessária a cópia do RG e a presença do responsável (obrigatório).

O evento tem como principal objetivo, integrar a juventude em atividades e ações que visam a responsabilidade socioambiental, através da cultura e arte, e será realizado no dia 23/11, no Centro Social. As modalidades inscritas, serão premiadas (primeiro, segundo e terceiro lugar).

 

Continuar Lendo

Cultura

FORRÓ DA E-MAIL, PODERÁ VOLTAR A ACONTECER, ENTENDA

Publicado

em

Em conversa com o promotor do evento, Sid Serra, vice-prefeito de Simões Filho, sobre a possibilidade de retomada da realização de novas edições da festa junina de camisa mais badalada da cidade, Sid declarou:

“... É bom que o público sinta saudades. Isso reforça a importância da festa pra cidade, que praticamente se tornou cultural. Não tenho nenhuma previsão para a realização de uma nova edição, que seria a décima quarta. Não é algo definitivamente descartado. É muito trabalho e precisa ter o retorno necessário para sua continuidade. Quando poderá acontecer? Ainda não sei.”

Continuar Lendo

Cultura

URGENTE: MUDANÇA DE DATA DE ESTREIA DO BLOCO “BOA GENTE”; VEJA!

Publicado

em

ORGANIZAÇÃO DO “BOA GENTE” INDORMA NOVA DATA DE ESTREIA DO BLOCO. LEIA ABAIXO:

Estreia do “Bloco Boa Gente” com cinco atrações musicais será no próximo sábado (08); garanta seu abadá

A estreia do “Bloco Boa Gente” em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), que aconteceria no feriado da independência, foi alterada para o próximo sábado (08), a partir das 15h.

O Bloco será puxado por um trio carreta, que será comandado pelas bandas: Sarau Mix, Thiago Sanchez, Dj Edynho, João Oxente e Sertanejada. A festa está sendo organizada por um grupo de empresários do município e promete agitar a população local.

A concentração acontecerá ao lado do Seleto Social Clube, próximo a Praça da Bandeira e o bloco deve percorrer as principais avenidas do Centro da cidade, levando alegria, descontração e boa música por onde passar.

Para saber mais informações ou adquirir uma camisa para participar do evento, os foliões podem entrar em contato através do whatsapp: (71) 9 9120-6890. Os abadás poderão ser retirados na Ótica Conquista, Bar do Romário e Churrasquinho do Jota.

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Copyright © 2017 Página Simões Filho