Conecte conosco

Especiais

Morre, aos 58 anos, o presidente venezuelano Hugo Chávez

Publicado

em

Simões Filho tá Mudando
 
A morte aconteceu às 17h55 no horário de Brasília. A presidência do país deve ficar nas mãos de Maduro.

Morreu na tarde desta terça-feira (5) em Caracas, capital da Venezuela, o presidente Hugo Chávez, de 58 anos. O anúncio foi feito pelo vice-presidente Nicolás Maduro que anunciou em durante um pronunciamento na TV. A morte aconteceu às 17h55 no horário de Brasília. A presidência do país deve ficar nas mãos de Maduro.

De acordo com a Agência Brasil, Maduro disse, durante o pronunciamento, que o governo vai informar nas próximas horas onde será velado o corpo de Chávez e dará detalhes sobre o sepultamento. Ele pediu que o povo venezuelano enfrente este momento “com  o amor que Chávez ensinou”, encerrando a fala com a frase “Viva Hugo Chávez! Viva para Sempre”.

Hugo Chávez sofreu uma nova ‘severa’ infecção respiratória que foi confirmado pelo governo na noite desta segunda-feira (4). O presidente retornou há duas semanas para Caracas.

‘No dia de hoje há uma piora na função respiratória relacionada como o estado de imuno-depressão próprio de sua situação clínica (…) atualmente (Chávez) apresenta uma nova e severa infecção’, informou o ministro de Comunicação Ernesto Villegas ao ler um comunicado.

Chávez foi submetido a sessões de quimioterapia de ‘forte impacto’. Outros tratamentos complementares foram utilizados para tentar combater o câncer contra o qual estava lutando.

Política
Em cartazes com frases como “Onde está Chávez?” e “Queremos a verdade”, os estudantes pediam que uma junta médica avaliasse o estado do presidente e se ele teria condições de governar. Acompanhados de políticos da oposição, eles criticaram a atitude do governo e exigiram respeito do vice-presidente Nicolás Maduro.

 

Fonte: Ibahia.com

P U B L I C I D A D E

Transportes e Trânsito

Trânsito será alterado durante Concurso de Bandas de Fanfarras em Simões Filho 

Publicado

em

O trânsito será modificado no Centro de Simões Filho devido à realização do 12º Concurso Intermunicipal de Bandas e Fanfarras (Cinfansim), que sediará a Final do 24º Campeonato Baiano de Bandas e Fanfarras, no próximo domingo (18), às 13h, na Praça da Bíblia.

De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), as vias serão interditadas a partir das 10h e os bloqueios estarão localizados nas ruas: Manoel Bonifácio (lateral ao Fórum); José Tolentino Álvares (em frente ao Bradesco); Francisco Almeida (lateral do SAC);Rui Barbosa (em 4 pontos: via de acesso a Praça da Bíblia e rotatória dos emancipadores).
Durante o evento, os condutores de veículos poderão transitar pela lateral da Praça 7 de Novembro, acesso a ladeira da Prefeitura, Avenida Eduardo Magalhães (sentido Irmã Dulce e Mercado Municipal) e Luiz Eduardo Magalhães (sentido Praça Noêmia Meireles Ramos).
O trânsito será liberado ao término do evento e o embarque e desembarque de passageiros acontecerão nos pontos de ônibus das vias de acesso.

Continuar Lendo

Saúde

Simões Filho: Equipe da UPA participa de capacitação

Publicado

em

Simões Filho: Equipe da UPA participa de capacitação

Profissionais de saúde da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do CIA 1, Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS), participaram, nesta quarta-feira (14), da primeira etapa, da capacitação sobre Tuberculose e Hanseníase.

A ação foi promovida pela direção de enfermagem da unidade com o objetivo de aprimorar os conhecimentos da equipe sobre a prevenção, promoção, cuidado e recuperação de pacientes.

“Essa é mais uma ação que visa capacitar e ampliar os conhecimentos específicos da nossa equipe, além de funcionar como um mecanismo de aproximação e alinhamento da rotina e das práticas de humanização”, pontuou Marilian Fernandes, diretora de Enfermagem.

A capacitação faz parte do Programa de Educação Continuada, da unidade de saúde, que proporciona palestras bimestralmente para os profissionais. Participaram do encontro, a equipe técnica, além da Secretária de Saúde, Bethânia Pinto.

Continuar Lendo

Educação

Alunos do Coral Infantil de Simões Filho participam de Festival Internacional de Cinema

Publicado

em

Alunos do Coral Infantil de Simões Filho participam de Festival Internacional de Cinema

As crianças do Coral Infantil de Simões Filho participaram, nesta segunda-feira (29), da 16ª edição do Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), no Cinermark, Shopping Salvador. A ação foi uma parceria da prefeitura de Simões Filho, por meio da Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura.

Professoras e mães dos alunos acompanharam a sessão “Por meus Bigodes’’, do diretor Manuel Caramés Chaparro. O festival já soma mais de mil filmes exibidos e um público superior a 1,5 milhão de espectadores. Em 2018, a programação reúne 100 filmes de curtas e longas, brasileiros e internacionais, de 25 países.

“Estou muito realizado, a aula de música teve um novo cenário, muitas crianças aqui nunca foram ao cinema. Então o que queremos é apresentar essa arte que produz conhecimento de forma lúdica e ajuda no desenvolvimento musical dos alunos”, disse o professor Ozenildo Ramos, regente do coral.

A aluna Samile Fiuza, 11 anos, revelou que foi a primeira vez no cinema e ao ser questionada sobre o sentimento de estar ali ela definiu em uma frase: “foi lindo”. E detalha a experiência um pouco mais: “achei legal quando as luzes acenderam e vi uma televisão bem grande, estou feliz. Eu gosto muito de assistir filme.”

Por ASCOM/PMSF

Continuar Lendo

Mulher

Simões Filho: Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres se reúne com Comitê de Homens

Publicado

em

Simões Filho: Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres se reúne com Comitê de Homens

A Prefeitura de Simões Filho, cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS), através da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM), promoveu mais um encontro para diálogo, reafirmação e construção de políticas públicas, com o Comitê de Homens.

“O comitê de homens continua na luta por igualdade de direitos e apoiando as ações afirmativas em valorização e defesa da mulher”, pontuou o coordenador do Comitê, Denivaldo Oliveira.

Durante o encontro, foi debatido ações afirmativas sobre a rede de proteção às mulheres e a importante parceria dos homens na luta contra todos os tipos de violência, que atingem as questões de gênero e raça.

Além disso, a secretária Andréa Almeida, destacou as ações desenvolvidas em parceria com a Polícia Militar, na execução da Ronda Maria da Penha, que vem atendendo o município uma vez por semana, fazendo valer os direitos das mulheres, além de prestar serviço de atendimento na proteção, fiscalização e orientação das ocorrências policiais que envolvem as vítimas de violência doméstica.

“A luta é diária e não podemos vacilar e as parcerias vêm para somar e fortalecer a rede de proteção às mulheres. Vamos continuar mobilizando e conscientizando sobre a importância do empoderamento feminino, com o seu real significado, o de ser uma ação social coletiva de luta para potencializar a conscientização da sociedade, sobre os direitos sociais e civis do gênero e raça”, destacou Andréa Almeida.

A secretaria realiza atendimento multidisciplinar com psicólogo e assistente social, além de acompanhamento e orientações jurídicas, à população, em especial às mulheres e o seus familiares, vítimas de violência sexual, patrimonial, moral, física e psicológica.

Por ASCOM/PMSF

Continuar Lendo

Educação

Empossado novo secretário de Educação em Simões Filho

Publicado

em

O prefeito de Simões Filho, Diógenes Tolentino, em ato realizado na Prefeitura Municipal de Simões Filho, na tarde desta segunda-feira, 29, deu posse a Reginaldo Paiva de Barros, novo secretário de Educação, que substituiu Manoelito Damasceno.

 

Durante a solenidade de posse, o gestor enfatizou o carinho especial pela pasta e pelo excelente trabalho que foi desenvolvido por Manoelito.

 

“Nós estamos trabalhando para alcançarmos as metas traçadas em todas as áreas em nosso município, e na educação é a mesma coisa, daremos continuidade ao trabalho de Manoelito e todos os objetivos que foram planejados serão alcançados, pois iremos nos empenhar para devolver e idealizar um sonho que estamos sonhando juntos”, disse o prefeito.

 

Para o novo secretário Reginaldo, esse é um momento de muita felicidade e oportunidade de continuar trabalhando por uma educação de melhor qualidade.

 

“Esse é um momento muito feliz! Já fui aluno do professor Manoelito e sei o trabalho que ele efetivou aqui no município. Nesse momento eu conto com o trabalho de todos aqueles, que com ele elaboraram a educação que hoje nós temos. Naturalmente que a gente vai oferecer um toque de gestão, tendo em vista a fazer com que essa educação seja cada dia melhor e que possa trazer para o cidadão, para o aluno, para o pai, para todos envolvidos nesse processo, uma melhor educação.”

Acompanharam o pronunciamento vereadores, secretários municipais, servidores e imprensa local.

Perfil – Reginaldo Paiva de Barros

Possui graduação em Direito pela Universidade Católica do Salvador (1994) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1982). Mestre em Direito Público pela Universidade Estácio de Sá. Professor de Direito Financeiro na Faculdade Anísio Teixeira, Professor de Direito Tributário da UNIRB, Controlador Geral, Secretario de Administração, Secretario da Saúde, Professor da disciplina Direito Tributário da Universidade Estadual de Feira de Santana e auditor fiscal – Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Financeiro, Direito Tributário e Direito Administrativo.

Continuar Lendo

Dinheiro & Negócios

Em 2017, salário médio dos homens foi 17% maior do que o das mulheres

Publicado

em

Com evolução de 2,1%, a remuneração média dos trabalhadores brasileiros subiu para R$ 2.973, de acordo com dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), divulgada hoje (28) pelo Ministério do Trabalho. O salário dos cerca de 46 milhões trabalhadores com empregos formais no setor público e privado, porém, mantém a discrepância de anos anteriores na divisão por gênero.

Embora apresente um crescimento maior do que o dos homens, o salário médio feminino fechou o ano passado em R$ 2.708, enquanto o dos homens ficou em R$ 3.181. Os números representam, respectivamente, variação positiva de 1,8% e 2,6% na comparação com 2016. De acordo com o Ministério do Trabalho, em 2017 a remuneração média das mulheres era 85,1% o valor da remuneração masculina, em média.

Em outras palavras, o salário dos homens encerrou o ano passado 17,46% acima do das mulheres, representados pelos R$ 473,16 a mais pagos, em média, aos trabalhadores do sexo masculino. Os dados indicam que o rendimento está caminhando para uma menor desigualdade entre os gêneros, porém a passos lentos. Em 2016, a remuneração básica recebida pelas mulheres correspondia a 84,3% do salário dos homens. Em 2015, o valor da remuneração feminina era 83,4% o da masculina e, em 2014, 82,39%.

Divulgada anualmente para elaborar estatísticas sobre o perfil dos trabalhadores, a Rais contém informações sobre criação de empregos formais, classificação das vagas de trabalho por setor econômico, região do país e divisão em categorias como sexo, faixa etária e escolaridade. Para a remuneração, o Ministério do Trabalho já divulga dados corrigidos pela inflação relativa a dezembro de 2017.

De uma forma global, os números que foram a público nesta sexta-feira (28) indicam uma lenta recuperação no número de empregos formais, pois foram criadas 221 mil novas vagas em 2017, após perda de 3,5 milhões no estoque de vínculos trabalhistas nos dois anos anteriores. Hoje também foi divulgada a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), segundo a qual o Brasil tem 12,7 milhões de pessoas desocupadas.

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Copyright © 2017 Página Simões Filho