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“Nós falamos o que o povo quer”, diz diretor de carnaval da Tuiuti

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Em entrevista ao Intervozes sobre repercussão da crítica política feita pela escola de samba, ele afirma que resposta depende da sociedade

Muito além da análise estética, o que chega à apuração das escolas de samba do Rio de Janeiro nesta quarta-feira de cinzas são elementos de retorno ao espírito crítico e à narrativa política mais escrachada, presenças marcantes na origem do carnaval. Nesse quesito, o destaque absoluto ficou a cargo da Paraíso do Tuiuti, nascida na favela de mesmo nome no bairro de São Cristóvão. Sem meias palavras e sem se esquivar, a escola entregou arte, samba e crítica social da melhor qualidade, com o enredo “Meu Deus, Meu Deus, Está Extinta a Escravidão?”, em uma pergunta que se mostrou retórica na passagem da agremiação da Zona Norte do Rio e na interpretação do público e das redes sociais.

A Tuiuti desfilou com imagens de carteiras de trabalho, em referência à reforma da Previdência, e trouxe como um dos destaques um vampiro com uma faixa presidencial, representação direta de Michel Temer. Sob um coro do samba na avenida que ressoou muito além do Rio de Janeiro, o assunto ganhou páginas de jornais em diversas partes do mundo, muitas delas ressaltando a característica política explícita, não tão recorrente atualmente no Sambódromo. Paralelamente, a imensa repercussão desafiou a narrativa dos grupos dominantes da mídia brasileira, majoritariamente favoráveis às reformas do governo federal.

 Segundo Thiago Monteiro, diretor de carnaval da escola, que falou ao blog do Intervozes na Carta Capital, o enredo e o desfile foram uma tentativa de retratar o cotidiano do Brasil, como acontecia no Carnaval dos anos 70 e 80, e de agradar o povo. “Nós falamos o que o povo quer”, frisou o carnavalesco, em entrevista exclusiva.

Sobre a repercussão causada pelo desfile e a interpretação de que uma crítica à mídia também estava implícita, ele complementou: “As respostas devem ser dadas pela sociedade. No nosso desfile, a Escola fez apenas perguntas. Todos os elementos foram colocados para que o povo respondesse”

E parece que o povo queria tanto ver este tema retratado que, com a amplitude que a provavelmente maior festa do mundo e a cobertura da maior emissora do país, a hashtag #Tuiuti foi ao topo da lista de trend topics do Twitter e no portal Uol, na segunda-feira, alcançou 92% dos votos de melhor desfile do Carnaval do Rio de Janeiro (nesta terça-feira estava em segundo lugar, com 20,9%, atrás da Mangueira).

Em meio às poucas escolas de samba que trouxeram críticas políticas, mesmo no atual contexto brasileiro, e certamente com a postura mais corajosa, a Paraíso do Tuiuti, escola que desfila pela segunda vez consecutiva no Grupo Especial, foi alçada ao principal assunto do país. Na avenida, ela arrancou da arquibancada os gritos de “Fora Temer”, que se repetem em blocos de rua em vários estados, além de trazer para o Sambódromo a representação da crítica política também explícita de diversas maneiras em fantasias de foliões e foliãs espalhados/as por todo o país.

Durante a transmissão, contexto político do país foi ocultado

Em 74 minutos de desfile, a escola apresentou uma crítica social contundente e atual, partindo da perpetuação de elementos do período da escravidão no país, representando relações de exploração do trabalho, na cidade e também nas zonas rurais, dando visibilidade à precarização das condições dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiras/os. Ao final, uma referência direta à Reforma Trabalhista aparecia em uma ala intitulada “Guerreiro da CLT”, na qual os e as componentes vinham com uma roupa cheia de braços e carregando carteiras de trabalho sujas, em tom evidentemente crítico à reforma.

Quem assistia à transmissão do desfile pela televisão, exclusividade da Globo, porém, só compreendia o contexto como consequência das imagens tão evidentes trazidas pelas fantasias e alegorias. Na narração, apenas as conexões com o passado eram evidenciadas. Diante das últimas alas do desfile, que traziam, além do ataque à CLT a representação de “manifestoches” – em alusão aos manifestantes que, desde 2013, vestem a camisa da seleção e batem panelas em varandas gourmet – os apresentadores Fátima Bernardes, Alex Escobar e Milton Cunha adotaram um tom meramente descritivo, sem fazer qualquer contextualização sobre o momento do país. No momento ápice, de aparição da imagem do vampiro com uma faixa presidencial, Fátima Bernardes apresenta a fantasia, dizendo apenas o nome “É o Vampiro Neoliberalista”. Seguem exatos oito segundos de silêncio, sem qualquer comentário adicional, enquanto ainda aparecia a imagem da alegoria, intitulada Neo Tumbeiro – um navio negreiro dos tempos atuais – causando estranhamento completo no telespectador.

Seguiu-se a análise de outras partes da escola. Em determinado momento, Milton Cunha chamou atenção para o fim do mesmo carro alegórico, dizendo: “Olha ali, de novo, uma carteira de trabalho enorme no fundo do carro”. Alex Escobar não responde e emenda outro assunto: “queria dizer que esse samba tem algumas partes que dá vontade de balançar e cantar junto”. Por uma irônica coincidência que o Ao Vivo trouxe, nesse momento aparece novamente uma imagem de um componente fantasiado dançando, cantando com uma carteira de trabalho nas mãos.

Nenhuma palavra mais sobre o assunto. Nem Reforma Trabalhista aprovada em julho de 2017, nem Reforma da Previdência que está sendo imposta pelo governo de Michel Temer foram assunto durante a transmissão. Na verdade, foi grande a lista do que ficou não-dito, somando-se aí também, por exemplo, a votação do Supremo Tribunal Federal, na semana passada, que garantiu por maioria de votos a manutenção da titulação das terras ocupadas por comunidades quilombolas, no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3239, julgada improcedente por oito ministros. Embora tenha sido tema central na agenda dos movimentos sociais do país e fruto de enormes debates na sociedade, uma vez que ameaçava um direito fundamental em razão de interesses de grupos econômicos, como lideranças do agronegócio, a notícia também ficou de fora. Mesmo frente a um enredo que trazia a imagem dos quilombos como resistência  da população negra do país e delineava regimes de escravidão até os dias de hoje, esse contexto não foi trazido.

Mas, se para os expectadores, a cobertura com muitos constrangedores silêncios parecia ser fruto da surpresa da emissora diante das escolhas da Tuiuti, os fatos vão em outra direção. O diretor de carnaval da Tuiuti explicou que a emissora esteve no barracão da escola ao menos três vezes, quando elogiou os trabalhos em desenvolvimento, teve acesso a todas as informações das alas, carros alegóricos e destaques. Ou seja, poderia estar muito bem preparada para tecer comentários, mas optou pela linha discreta, de auto-preservação, sem muitos adjetivos e informações adicionais. O carnavalesco, em entrevista exclusiva, explicou que não havia ainda assistido à cobertura da Globo, mas reforçou que a emissora é uma grande parceira do Carnaval do Rio de Janeiro e que rechaça qualquer apontamento de parcialidade do meio de comunicação.

Paraíso do Tuiuti: a mídia teve um papel importante na abolição. E hoje?

Monteiro confirma, no entanto que a escola apontou para a importância da formação da opinião pública pelos meios de comunicação, mais exclusivamente no início do século XIX, ao retratar o lançamento do jornal “O Homem de Cor”, durante a disputa pela abolição da escravatura: “Foi o primeiro jornal abolicionista, editado por uma pessoa negra. Estamos falando da mídia da época, eles certamente influenciaram a assinatura da Lei Áurea.

Foi uma movimentação importante, mas é um recorte da época!”, disse. Durante a transmissão, os apresentadores comentaram que o jornal era escrito por negros, mas assinado por pseudônimos para evitar a perseguição. Mais uma vez, nenhum comentário sobre a falta de representatividade existente até hoje de negras e negros na mídia brasileira, uma forma concreta da perpetuação da marginalização problematizada no enredo.

Ainda que a agremiação não tenha propositadamente tratado da concentração da mídia, mostrou que existe um lugar de fala da população negra que precisava ganhar as antenas de transmissão. As frases esparsas em meio ao silêncio se tornaram contraste em meio às imagens que fizeram este trouxeram pulsação crítica ao Carnaval.

Coube à Mídia Ninja entrevistar o Vampiro Neoliberalista. Em declaração publicada no Instagram do veículo alternativo, o homem afirmava “a gente tem sofrido com denúncias graves de corrupção. A gente passou em processo em que a presidenta eleita no nosso país, com mais de 54 milhões de votos, foi impedida de continuar a governar por um processo duvidoso e o povo brasileiro clama, pede para que este presidente saia. Nós não queremos este presidente”.

Na Globo, não houve entrevista com o destaque principal. No estúdio da emissora, logo após o desfile, um dos compositores do samba da Tuiuti, Cláudio Russo, deixou, porém, um recado: “Esse samba é um grito de resistência à pior instituição que já existiu, a escravidão. Dizer que no Tuiuti não somos escravos de nenhum senhor”.

Nas redes sociais, diz-se que a emissora cortou o microfone dos interpretes do samba-enredo da Tuiuti quando os gritos de “Fora Temer” da Sapucaí passaram a vazar para o som amplificado. A informação ainda não foi confirmada. Mas fica a pergunta, por que não retratar e, inclusive, apurar a manifestação pública de descontentamento com o processo político pelo qual passa o país na maior manifestação popular do país?

Outras escolas também levaram críticas políticas à avenida

Além da Paraíso do Tuiuti, a Mangueira também trouxe uma crítica política. Nesse caso a referência direta foi o atual prefeito do Rio, Marcelo Crivella, que apareceu representado em um dos carros alegóricos como um boneco de Judas. O boneco era acompanhado da frase: “Prefeito, pecado é não brincar o Carnaval”. A escola fazia críticas ao corte, por parte da Prefeitura, da metade da verba destinada às escolas de samba e ressaltava a folia como resistência com o enredo “Com dinheiro ou sem dinheiro, eu brinco”. Antes de entrar na avenida, o carnavalesco Leandro Vieira disse a uma repórter da Rede Globo durante a transmissão: “É um enredo que promete uma farra. E, na atualidade, fazer uma farra é o que pode ser mais transgressor nesse carnaval. “É uma crítica a tudo que a gestão municipal vira as costas.”

A Beija-Flor trouxe também política para a Sapucaí, embora sem críticas direcionadas. Com o enredo “Monstro é aquele que não sabe amar. Os filhos abandonados da pátria que os pariu” abordou o genocídio da juventude negra, trazendo em um dos carros alegóricos a imagem de uma Pietà negra. Em São Paulo, também houve crítica política, com a volta da X-9 Paulistana ao Grupo Especial, no sábado —o carro A Casa da Mãe Joana trouxe políticos, alguns com a faixa presidencial, e juízes representados sujos de lama e com malas de dinheiro e notas na cueca.

Algumas perguntas, no entanto, ficam no ar, em meio à euforia provocada, principalmente pelo desfile da Paraíso da Tuiuti, com críticas ao governo Temer, à reforma trabalhista e aos impactos na vida de todos os trabalhadores e especialmente no cotidiano da população negra, destaque do desfile. O que significa tamanha demanda reprimida, que leva o tópico a esse nível de popularidade? Por que a mídia que existe no Brasil não é capaz de trazer ao debate na tela o que o povo queria, como a Paraíso do Tuiuti realizou de forma maestral?

As respostas são muitas, e são estruturais. Mas, para um início, é preciso dizer que a agremiação se define como um quilombo urbano, resistente. E que o carnaval, especialmente as escolas de samba, nascem das classes populares. Por outro lado, a mídia brasileira sempre esteve nas mãos de poucas famílias brancas, representantes das elites do país.

Marina Pita e Camila Nobrega são jornalistas e integrantes do Intervozes. Colaborou para este artigo, Leonardo Germani

 

 

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PROPOSTA DE UM IMBECIL: BOLSONARO AVALIA CRIAÇÃO DA “SECRETARIA DE DESESQUERDIZAÇÃO”

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Parece piada, mas não é.

A proposta imbecil foi feita pelo deputado federal Heitor Freire (PSL-CE) na última quarta-feira (13), ao presidente Jair Bolsonaro.

A sugestão do deputado sem noção, é para que seja criada uma Secretaria Especial de “Desesquerdização” da Administração Pública.

No documento, Freire diz que o Brasil foi “palco de assaltos ao longo de mais de duas décadas de governos esquerdistas, especialmente pelo Partido dos Trabalhadores” e que a vitória de Bolsonaro “não foi suficiente para expurgar de forma imediata os agentes da esquerda infiltrados na administração pública”.

O deputado também afirma que a Secretaria estaria “destinada a realizar um amplo controle, fiscalização, identificação, mapeamento, monitoramento, com consequente sugestão de exoneração por decisão do Presidente da República, de todo aquele agente de esquerda a que atue de forma oculta e que continue trazendo danos diretos e indiretos para a sanidade desta nação”.

Com informações do DCM

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SUZANO: REINALDO APONTA RESPONSABILIDADE POLÍTICA DE BOLSONARO PELOS MORTES

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O jornalista Reinaldo Azevedo aponta a responsabilidade política do presidente Jair Bolsonaro, que durante a campanha fazia pose com sinal de armas nas mãos e, já na Presidência, responsável pela flexibilização da posse de armas para a população. “O que o presidente Jair Bolsonaro tem a ver com a tragédia na escola de Suzano? Tudo!”, diz Reinaldo, em seu blog. “É claro que ele não pode ser responsabilizado pelo ato tresloucado de duas pessoas. Não se trata de responsabilização penal, mas de responsabilidade política”, completa.

Para Reinaldo Azevedo, o discurso de Bolsonaro “está na raiz do problema. Não fosse assim, ele teria se manifestado de pronto. Mas com que cara?”. O presidente se posicionou (pelo Twitter) apenas sete horas depois da tragédia. “Sobre um sujeito que urina em outro, proselitismo vulgar; sobre o massacre numa escola, o silêncio. O tuíte do xixi tinha 177 toques sem espaço. A parte da nota planaltina que se refere aos mortos e seus familiares, 170. Desconto, nesse caso, o cabeçalho genérico e a oferta feita a São Paulo, o ente federativo, que não levou tiro”, comparou Reinaldo, em referência à postagem do Carnaval.

O colunista lembra ainda as declarações feitas por Bolsonaro a jornalistas, nesta manhã, horas antes da tragédia em Suzano, quando anunciou que pretende apresentar ao Congresso uma proposta de flexibilização do porte de armas. “E aí, sim, mora um grande perigo”, avalia. “Suas afirmações infelizes foram feitas pouco antes da tragédia de Suzano, o que demonstra que os fatos começam a perseguir as bobagens de Bolsonaro. Não há nada de místico nisso. É que tragédias, com efeito, acontecem. E elas perseguem com especial afinco aqueles que mais dizem tolices”, ressalta.

Brasil 247

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QUERENDO APOIO DE IDIOTAS: EDUARDO BOLSONARO DIZ SER “ARBSURDO COGITAR”QUE LULA VÁ A ENTERRO DO NETO

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Rui inicia em Alagoinhas série de encontros com gestores escolares

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Rui inicia em Alagoinhas série de encontros com gestores escolares

Tudo é Política – Alagoinhas foi o município a receber a série de encontros entre o governador Rui Costa e diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos de escolas instaladas no território baiano. A primeira reunião, de 27 já programadas, ocorreu no Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep), na tarde desta quinta-feira (21).

“Vou conversar com os diretores e todos que são peças fundamentais dentro da comunidade escolar para incentivar o total engajamento desse pessoal. Vamos ver quais são as demandas, alinhar e aproximar ainda mais a Secretaria da Educação das escolas da rede estadual. Essas reuniões vão acontecer dentro dos próximos 60 dias, em todos os 27 Núcleos Territoriais de Educação [NTE], e ouviremos todos”, garantiu Rui.

Também presente no encontro, o titular da Secretaria da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou que “nessa segunda gestão, o governador decidiu ir a todos os territórios para fazer uma reunião de escuta

, mas também para apontar o desejo de ir além daquilo que as escolas já têm feito. Nós temos profissionais com muita qualidade, mas o processo de aprendizagem precisa ser ampliado. É isso que o governador quer: garantir que a infraestrutura das escola seja remodelada, mas que o processo de aprendizagem seja o foco de debates”. 

Em Alagoinhas, participaram do encontro representantes das 48 unidades escolares que integram o Núcleo Territorial de Educação (NTE 18). Foram abordadas questões e demandas relativas à rotina escolar, desde o aspecto administrativo ao pedagógico, envolvendo toda a estrutura de ensino da rede estadual. Os educadores também fizeram perguntas ao governador e ao secretário. 

Nesta sexta-feira (22), o segundo encontro será em Jacobina, no centro norte da Bahia, às 14h, no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro.

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AO VIVO: STF retoma julgamento sobre criminalização de atos de homofobia

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BOLSONARO MANDA ONYX NEGOCIAR ACORDO COM BEBIANNO; OUÇA O ÁUDIO

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No Tudo é Política – Uma reportagem do jornal O Globo revela que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) destacou o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, para negociar um acordo com o ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência Gustavo Bebianno.

De acordo com o jornal, a conversa foi obtida a partir de um telefonema aparentemente acidental do ministro da Casa Civil para um jornalista do O Globo.

É possível perceber que na conversa, o presidente mostrou-se preocupado com o fato de ainda ser representado em processos judiciais por Bebianno, que é advogado.

Onyx disse a Bolsonaro que teria uma conversa reservada com Bebianno ainda nesta tarde e prometeu “acertar” a questão.

— Você vai conversar com ele sobre as ações? — pergunta Bolsonaro.

Onyx confirma que abordará o assunto na conversa.

— Se ele (Bebianno) me cobrar individualmente o mínimo, eu tô fodido… Tem que vender uma casa minha para poder pagar — disse Bolsonaro.

Onyx também informa ao presidente sobre contatos que teve com o ex-ministro, por meio de intermediários, após o jornal Folha de S.Paulo publicar nesta quarta-feira uma nota sobre a suposta intenção de Bebianno de juntar documentos para contar histórias sobre a campanha de Bolsonaro e o período em que ficou no governo.

Sobre a potencial ameaça, Onyx diz ao presidente que Bebianno teria “dado a palavra” de que não faria mais declarações sobre a polêmica envolvendo Carlos Bolsonaro e a troca de mensagens dele com o presidente.

— A Folha deu uma nota e o Antagonista acabou de reproduzir e ele (Bebianno) acabou de ligar e pediu para tirar. Que é o seguinte… Que ele estava preparando documentos e não sei o quê para atacar. Ele disse ao Jorge (possivelmente Jorge Oliveira, subchefe de Assuntos Jurídicos do Planalto): “o que eu tinha para fazer, eu fiz ontem. Eu não dou mais nenhuma palavra, acabou tudo ontem. Eu to te dando a minha palavra. Ok?” Então, agora, no fim da tarde, para tu saber, eu vou lá dar uma conversada com ele.

O site O Antagonista havia, de fato, replicado a notícia do jornal. Como Bebianno teria relatado a Onyx, o site retirou o conteúdo do ar.

Ouça o áudio:

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