Conecte conosco

ULTIMAS DO DIA

Paralela: Rompimento de Adutora Causa Sérios Problemas no Trãnsito

Publicado

em

56 anos de emancipação

Uma adutora rompeu na tarde desta sexta-feira, 26, na Avenida Paralela, em Salvador, e deixa o trânsito lento no local e já reflete nas vias de acesso à região. A informação foi passada pela Embasa. Segundo a empresa, o vazamento ocorreu devido a uma obra que está sendo realizada no local. O incidente aconteceu por volta das 14h30. Conforme a Embasa, “um equipamento bate estaca a serviço da obra de implantação do viaduto do Imbuí, quebrou um trecho da rede distribuidora de água”. Devido ao imprevisto, o conjunto residencial Amazonas, localizado ao lado esquerdo da Avenida Edgar Santos e o Centro Administrativo da Bahia, teve o fornecimento de água suspenso. Equipes da empresa estão no local para realizar o serviço de reparo na tubulação. A previsão é de que o trabalho seja concluído por volta das 20 horas, quando será iniciada a retomada gradativa do fornecimento de água nessas áreas.

Fonte: A Tarde

Continuar Lendo
P U B L I C I D A D E

ULTIMAS DO DIA

É Natal: Moradores se encantam com decoração natalina em Simões Filho

Publicado

em

Vila Natalina
56 anos de emancipação

A programação vai até o dia 23 de dezembro

“É com muita alegria que posso ver o acender das luzes de Natal. Estou muito feliz com a decoração que deixou a cidade mais bonita. Meu pequeno não queria sair da casa do papai noel”. Esse foi o sentimento da estudante de Educação Física, Larissa Pinheiro, de 24 anos, na noite desta sexta-feira (15), quando Simões Filho entrou no clima natalino com a inauguração da iluminação da “Vila Natalina” instalada na Praça da Bíblia.

A praça ganhou uma decoração toda especial, tanto de enfeites como de iluminação, voltada para o lado lúdico, lembrando o simbolismo do Natal.

O prefeito Diógenes Tolentino falou da importância das luzes natalinas na cidade. “Simões Filho fica mais alegre com os enfeites e a iluminação de Natal, um projeto que fortalece também o comércio local. A Prefeitura vai continuar trabalhando para gerar mais alegria para todos”, ressaltou.

A solenidade marcou o início das comemorações natalinas na cidade. Hanre Silva, de 25 anos, também aprovou a decoração natalina, com a apresentação cultural que celebrou o Natal. “As luzes dão vida ao município, que deixa a população ainda mais envolvida com o Natal. A combinação da beleza natural da nossa cidade com o colorido dessa época do ano encanta a todos”, disse.

A programação encerra no dia 23 com as apresentações da Orquestra Sinfônica e do Coral Natal Sinfônico.

Confira programação:

16/12 Sábado

Programação especial

 

17/12 Domingo

Programação especial

 

18/12 Segunda-feira 

ADESF – Coral Dorémi

Escola Ressurreição

Teatro Musical

 

19/12 Terça-feira

Escola Apolinário

 

20/12 Quarta-feira

André Maquil

Escola Railda Oliveira

Escola Sete de Novembro

 

21/12 Quinta-feira

Coral dos Funcionários da Prefeitura

GR do Programa Simões Filho Esporte

Auto do Natal

Escola Castro Alves

Neojibá

 

22/12 Sexta-feira

Coral dos Idosos

Auto de Natal

Orquestra Sinfônica e Coral Natal Sinfônico

 

23/12 Sábado

Orquestra Sinfônica

Coral Natal Sinfônico

Veja Galeria de fotos da inauguração com fotos de Danilo Canuto

 

Continuar Lendo

CIDADES

Coronel inaugura Hospital Regional da Costa do Cacau, ao lado de Rui Costa, do vice João Leão, de Wagner e do senador Otto Alencar

Publicado

em

56 anos de emancipação

Chefe do legislativo disse que governo da bahia promove “revolução na saúde pública”

 O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, Angelo Coronel (PSD), participou hoje (15.12), ao lado do governador Rui Costa, do vice-governador João Leão, do ex-governador Jaques Wagner, dos senadores Otto Alencar e Lídice da Matta, da presidente da Assembleia de Carinho, Eleusa Coronel, do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, e do prefeito de Ilhéus, Mario Alexandre, da inauguração do ultramoderno Hospital Regional da Costa do Cacau, situado na rodovia Itabuna-Ilhéus. Ao lado de Rui, Coronel descerrou a placa de inauguração do HRCC, que tem investimentos de mais de R$ 120 milhões, 225 leitos – sendo 30 de UTI – distribuídos entre as especialidades clínica médica e clínica cirúrgica.

Com cerca de 500 profissionais, entre médicos e paramédicos, o Hospital Regional da Costa do Cacau já tem programadas cerca de 440 cirurgias, que serão realizadas quando o hospital começar a funcionar, depois de manhã, no domingo. Implantado em um terreno de 55 mil m2 e área construída de 17,5 mil m2, às margens da BR-415, o Hospital possui o que há de mais moderno em tecnologia para a saúde. Trata-se do primeiro hospital público do interior baiano com serviços de alta complexidade, como cirurgia cardíaca e hemodinâmica.

“O governador Rui Costa, ao lado do secretário Fábio Vilas-Boas, promove uma verdadeira revolução na saúde pública da Bahia. Somente neste mês inauguramos hospitais regionais e grandes policlínicas em Teixeira de Freitas, Seabra, Irecê e Ilhéus. Este Hospital da Costa do Cacau, referência para 67 municípios que abrigam uma população de 1,6 milhão de habitantes, seguramente é um dos mais modernos do país. Cerca de 80% do povo da Bahia mora no interior e os serviços de alta complexidade só eram oferecidos na capital. Com o HRCC, o governador Rui Costa estabelece um novo paradigma na saúde baiana”, elogiou Coronel, lembrando que este ano ainda serão entregues a policlínica de Jequié e a ampliação do Hospital Roberto Santos, em Salvador.

Dentre os equipamentos de ponta do HRCC, destaca-se a central de hemodinâmica – hoje, a mais moderna do país, totalmente digital, capaz de realizar, com exames em 3D, procedimentos de cateterismo cardíaco, cerebral e vascular periférico. Além dos tradicionais exames cardiológicos, a central hemodinâmica vai tratar de aneurismas e más formações cérebro-vasculares.

“Estamos realizando um sonho ao entregar para essa região serviços inéditos de alta complexidade e um grande hospital equipado com o que há de melhor. A Região Cacaueira passa a ser centro de referência estadual para a neurointervenção e cardiologia intervencionista. Com esse hospital, damos seguimento ao compromisso assumido pelo Governo do Estado de descentralizar e regionalizar a alta complexidade da saúde na Bahia. Com o HRCC funcionando, o Hospital Luiz Viana Filho, em Ilhéus – inaugurado em 1971 – será transformado em Hospital Materno Infantil”, lembra o secretário Vilas-Boas.

                   “O governador Rui Costa está certíssimo quando afirma que em lugar nenhum do mundo – seja China, Estados Unidos ou Europa – exista um hospital em cada comunidade. Hospitais são caros, tanto para construir como para manter, por isso é importante que sejam, principalmente, de referência. Quando um paciente se desloca para Salvador ou para São Paulo é porque vai atrás do melhor. Com esse hospital ultramoderno, a população da região Sul tem agora uma opção muito mais perto. E, no ano que vem, teremos o início das obras de uma grande policlínica em Itabuna”, anuncia Angelo Coronel.

 

OBRAS EM MASCOTE

Continuando sua maratona de três dias pela Região Cacaueira, o presidente Angelo Coronel acompanha amanhã o governador Rui Costa ao município de Mascote, onde assina ordens de serviço para a construção de pontilhões, na BA-270, entre Mascote e Canavieiras; e na BA-672, entre Mascote e Santa Luzia. No distrito de São João do Paraíso, Rui e Coronel inauguram quadra esportiva no Colégio Fábio Souto e unidade básica de saúde.

 

 

Continuar Lendo

CIDADES

Bahia espera receber 5,6 milhões de turistas no verão

Publicado

em

56 anos de emancipação

A estação mais movimentada do ano já está chegando. No próximo dia 21, começa, oficialmente, o verão, e, junto com ele, chega também um maior fluxo de turistas estrangeiros e nacionais ao estado, promovendo uma intensa circulação de pessoas, sobretudo nas 13 zonas turísticas baianas. A Secretaria de Turismo do Estado (Setur) calcula que o verão represente 37% de todo o movimento turístico do estado. Paralelamente ao incremento de turistas previsto nesta alta estação, estimado em 5,6 milhões de pessoas – 8,46% mais que na temporada anterior – abre-se, também na capital baiana, o ciclo de festas populares e atrações culturais diversificadas que tomam as ruas do Centro Histórico de Salvador e movimentam a economia.

17

Parte desse incremento de turistas nacionais e internacionais deve-se ao trabalho contínuo da Setur para prospecção de novos voos que contemplem os mais diversos destinos turísticos da Bahia. Como resultado desta política, o número de voos extras para este Verão aumentou cerca de 120%. As companhias aéreas Gol, Latam, Azul e Avianca anunciaram mais de 3,4 mil frequências adicionais para cidades como Salvador, Porto Seguro e Ilhéus – no verão passado foram 1,5 mil.

O número contempla também voos de origem internacional, como os que partem de Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile) e Montevidéu (Uruguai) para a capital baiana. “Fatores como a redução do valor do ICMS para o combustível de aviação, pelo Governo do Estado, e a promoção da Bahia contribuíram para o reforço da malha aérea”, explica o secretário do Turismo, José Alves.

Programação cultural

Após a recente requalificação pelo governo dos largos Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro D’Água, o Pelô da Bahia está preparado para o Verão com uma programação artística diversificada. Ensaios pré-carnaval, ritmos para todas as tribos e eventos culturais de variados gêneros dinamizam o Centro Histórico e o destacam como um dos principais pontos para curtir a estação na capital baiana.

Ensaio do Bloco Cortejo Afro Local: Praça Pedro Arcanjo Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Os eventos realizados nos largos são apoiados pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult), Secretaria de Turismo (Setur) e o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), que possibilita o uso dos espaços gratuitamente para a realização de atividades culturais. “No Pelourinho acontece o Verão da diversidade. É dos blocos afro, do samba, do reggae, é de cada estilo representado por artistas dos mais diversos portes, desde os novos, que estão construindo a sua trajetória, aos já consagrados nacionalmente”, diz a secretária de Cultura da Bahia, Arany Santana.

O Cortejo Afro já iniciou temporada, nas noites de segundas-feiras, quando o bloco realiza os seus ensaios no Pelô. No segundo ensaio da temporada, no dia 18 de dezembro, às 20h, está confirmada a participação da banda É O Tchan. Os ingressos dos ensaios do Cortejo Afro, no Largo Pedro Archanjo, custam R$ 40 e R$ 20. Já o bloco afro Malê Debalê tem datas reservadas para as duas últimas sextas-feiras de 2017, dias 22 e 29 de dezembro, e retornando em 19 de janeiro. Sempre às 20h e com entrada gratuita.

O bloco afro pioneiro Ilê Aiyê retorna, no dia 5 de janeiro, para mais uma apresentação no Largo Tereza Batista, com ingressos a R$ 40 e R$ 20. Com o objetivo de ajudar a manter os projetos sociais do bloco, a festa é agitada pela Band’Aiyê e convidados. O Olodum retorna na primeira semana de 2018 com shows nos dias 2, 16 e 30 de janeiro, às 20h, com ingressos a R$ 70. Também acontece um ensaio no dia 21 de janeiro, domingo, às 14h, com ingressos a R$ 50.

O reggae jamaicano fundido com a batida percussiva e elementos do suingue baiano é representado pelo som do Muzenza, cujos ensaios ocorrem às quartas-feiras de janeiro no Largo Pedro Archanjo, a partir das 20h. Além dos ensaios dos blocos afro, os palcos do Pelourinho também são ocupados por artistas e shows de diferentes gêneros musicais, trazendo também projetos que terão continuidade durante o Verão. O cantor Gerônimo Santana já iniciou a temporada do projeto “O Pagador de Promessa”. Com ingressos a R$ 30 e R$ 15, cada edição traz convidados no palco do Largo Pedro Archanjo. As apresentações têm início às 20h, todas as terças.

Turismo

A Secretaria de Turismo promove cursos direcionados para trabalhadores do setor, a exemplo de noções conceituais, atendimento e produção associada ao turismo. As aulas ocorreram em cerca de 30 municípios, dentre eles Salvador, Santo Amaro, Jacobina, Feira de Santana, Camaçari, Entre Rios, São Francisco do Conde e Itaparica. Mais de 3,2 mil pessoas foram qualificadas em nove zonas turísticas. Outra vertente da qualificação são ações de controle de qualidade de hotéis e pousadas, vistorias em empresas de turismo e atualização da oferta hoteleira das zonas turísticas da Bahia.

Receptivo a turistas

A Bahiatursa – Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia, programou uma série de receptivos especiais para a alta estação baiana. Os turistas que chegam de navio ou avião a Salvador, principal portão de entrada para as 13 zonas turísticas do estado, são recebidos por grupos musicais baianos e com a simpatia de baianas tipicamente trajadas distribuindo fitinhas do Senhor do Bonfim.

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia, faz o lançamento da Operação Verão 2016. foto Mateus Pereira/GOVBA

Até o fim do Carnaval – quando acontece a Operação Até Breve, convidando os turistas para voltar e curtir o São João, em junho –, uma maratona de ações vão tomar o Porto e o Aeroporto Internacional de Salvador. No porto, o receptivo continua até abril, quando é encerrado o período de cruzeiros marítimos.
Em janeiro, 12 navios com capacidade para mais de 35 mil passageiros aportam em Salvador. A Bahiatursa está programando receptivo para todas as ocasiões, que serão intensificadas de 8 a 10 de fevereiro, período do Carnaval, com a apresentação de grupos de samba de roda e a realização de pintura tribal e oficina de turbante na área interna do Portão de Desembarque Nacional do Aeroporto de Salvador.

A Bahiatursa mantém ainda unidades do Serviço de Atendimento ao Turista no Pelourinho, na Estação Rodoviária de Salvador e no Mercado do Rio Vermelho. O posto do Sat do Aeroporto funciona diariamente. De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20 horas. E aos sábados e domingos das 9 às 19 horas. O do Pelourinho fica aberto das 8h30 às 18 horas, diariamente. E aos sábados e domingos das 9 às 17 horas, mesmo horário do Sat da Rodoviária. O posto do Mercado do Rio Vermelho atende das 8h30 às 18 horas, de segunda a sexta; das 9 às 17 horas, aos sábados, e das 9 às 14 horas aos domingos.

Um novo posto do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT) foi inaugurado no Aeroporto de Salvador, ao lado do portão de desembarque doméstico. “No posto do SAT, o turista tem acesso a material informativo, como folheteria e mapas de Salvador, do Pelourinho e das 13 zonas turísticas do estado, além de atendimento em dois idiomas (inglês e espanhol) com informações essenciais como detalhes sobre rede hoteleira, restaurantes, pontos turísticos, segurança e transporte”, afirma o superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado.

Segurança

Na área de segurança, o governo disponibiliza mais R$ 3,5 milhões para a Operação Verão, que segue até o final de fevereiro, com o incremento de mais 24 mil plantões policiais envolvendo as polícias Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros. A novidade este ano é a participação da Operação Ronda Maria da Penha, da PM, assim como a cobertura da lancha da 19ª CIPM (Paripe), recém-entregue à unidade operacional. “Com a Operação Verão, o Governo do Estado disponibiliza, por meio de escalas extras, recursos para que nós possamos atuar de forma ainda mais intensa nas localidades onde há aumento do fluxo de pessoas”, explica o subsecretário de Segurança, Ary Pereira.

Entre os municípios e localidades do interior que recebem o incremento nas ações policiais estão Porto Seguro (extremo sul), Valença, Morro de São Paulo (baixo sul), Camamu (sul), Ilha de Itaparica, Vera Cruz (RMS), Juazeiro (norte), Bom Jesus da Lapa, Barreiras (oeste), Paulo Afonso (Vale do São Francisco) e Rio de Contas (Chapada Diamantina).

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.