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Dinheiro & Negócios

Prefeitura promove 1º Encontro Café da Manhã com Comércio em Simões Filho

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Cefe-da-manha-com-comercioA Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) realiza nesta segunda-feira (03), às 8h, o 1º Encontro Café da Manhã com o Comércio no Sesi Simões Filho.

Na oportunidade serão ministradas palestras por gestores do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e Federação do Comercio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (FECOMÉRCIO) com os temas: Supersimples e Desoneração da Folha de pagamento.

Para participar é preciso que o comerciante confirme sua presença através do e-mail sedec@simoesfilho.ba.gov.br ou pelos telefones (71) 3396-7428/3298-0115 e 8890-7931.

Será um momento importante para o desenvolvimento econômico e social do município.

Apoio:

SEBRAE/FECOMÉRCIO/SESC/SENAC

Colunistas

COMPREI NO DI MAINHA E PRECISO REGISTRAR O QUE OCORREU

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Restaurante Di Mainha em Simões Filho

De certa forma, criticar o comércio de Simões Filho é fácil. Os críticos não se arriscam, e ainda ganham momentânea notoriedade criticando o empresariado local que, corajosamente, decide empreender em uma cidade que pouco valoriza seu comércio.

O entendimento geral é de que a prestação de serviços e o atendimento no comércio local é o pior que um cliente pode encontrar em toda a Região Metropolitana da capital baiana – Salvador.

O cidadão simõesfilhense costuma ser indiferente às dificuldades do empresariado local e a cobrança pelo bom atendimento é constante, uma vez que os shoppings da capital estão a alguns minutos de distância percorridos em confortáveis automóveis ou até mesmo sufocantes ônibus coletivos.

Mas, às vezes, é preciso encarar o fato de que quando menos esperamos, somos surpreendidos por atendimentos que nos impactam pela simplicidade, pelo carinho e pela dedicação.

Ontem, decidi comprar umas quentinhas para almoçar com minha filha, em casa.

E o local que busquei comprar foi num restaurante próximo de casa, no Vida Nova, chamado DI MAINHA.

A atendente, com uma atenção incomum, me passou, pacientemente, todas as informações sobre seu cardápio e que não fornecia as tais quentinhas, mas que tinha uma forma de venda diferente na qual o almoço que seria servido à mesa, era embalado para viagem com um pequeno custo adicional.

Mesmo com pressa, fui facilmente convencido a aceitar a oferta e ainda pedi alguns adicionais: refrigerante e uma cerveja.

Recebi a sacolinha com os pedidos e efetuei o pagamento.

No curto percurso para casa, fui pensando em registrar, de alguma forma, o bom atendimento que recebi naquele singelo restaurante, perto de casa.

Quando abri, a embalagem junto com minha filha, vi uma anotação feita com caneta esferográfica nas tampas das quentinhas, onde se lia: “Di mainha Agradece! Comida Baiana, Bom Apetite!”

A anotação estava ornada com um coração em duas cores, azul e vermelho.

A mensagem, simples, informativa e atenciosa, para mim, foi um demonstrativo de que além do atendimento dedicado da atendente, havia uma preocupação em prolongar a lembrança do cliente em relação ao restaurante.

Sempre ouvi reclamações sobre a má qualidade do atendimento no comércio local, mas o atendimento no Di Mainha, ontem, me chamou a atenção.

Como jornalista, me sinto na obrigação de registrar bons exemplos como este, que não me ocorreu em uma restaurante de luxo e nem foi dado por um garçom vestido a caráter.

Isso só prova que há um caminho para a evolução no atendimento do comércio de Simões Filho.

E esse caminho, não necessariamente envolve altos investimentos e sim, dedicação.

De uma coisa tenho certeza: voltarei ao Di Mainha e com muita fome.

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Dinheiro & Negócios

URGENTE: POSTO PARAKY CONTINUA PROMOÇÃO DA GASOLINA MAIS BARATA DA CIDADE

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O Posto Paraky, em Simões Filho, estará oferecendo, até a próxima segunda-feira, a GASOLINA MAIS BARATA DA CIDADE,

Gasolina Petrobras COMUM por R$ 4,19 ATÉ O DIA 04 DE FEVEREIRO.

Gasolina Petrobras Aditivada por R$ 4,29 .

Mas só serão vendido 30 litro por veículo e pagamento à vista, em dinheiro.

O posto Paraky fica no final da Avenida Eucalipto, mais conhecida como avenida Paulo Souto.

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Dinheiro & Negócios

Em 2017, salário médio dos homens foi 17% maior do que o das mulheres

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Com evolução de 2,1%, a remuneração média dos trabalhadores brasileiros subiu para R$ 2.973, de acordo com dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), divulgada hoje (28) pelo Ministério do Trabalho. O salário dos cerca de 46 milhões trabalhadores com empregos formais no setor público e privado, porém, mantém a discrepância de anos anteriores na divisão por gênero.

Embora apresente um crescimento maior do que o dos homens, o salário médio feminino fechou o ano passado em R$ 2.708, enquanto o dos homens ficou em R$ 3.181. Os números representam, respectivamente, variação positiva de 1,8% e 2,6% na comparação com 2016. De acordo com o Ministério do Trabalho, em 2017 a remuneração média das mulheres era 85,1% o valor da remuneração masculina, em média.

Em outras palavras, o salário dos homens encerrou o ano passado 17,46% acima do das mulheres, representados pelos R$ 473,16 a mais pagos, em média, aos trabalhadores do sexo masculino. Os dados indicam que o rendimento está caminhando para uma menor desigualdade entre os gêneros, porém a passos lentos. Em 2016, a remuneração básica recebida pelas mulheres correspondia a 84,3% do salário dos homens. Em 2015, o valor da remuneração feminina era 83,4% o da masculina e, em 2014, 82,39%.

Divulgada anualmente para elaborar estatísticas sobre o perfil dos trabalhadores, a Rais contém informações sobre criação de empregos formais, classificação das vagas de trabalho por setor econômico, região do país e divisão em categorias como sexo, faixa etária e escolaridade. Para a remuneração, o Ministério do Trabalho já divulga dados corrigidos pela inflação relativa a dezembro de 2017.

De uma forma global, os números que foram a público nesta sexta-feira (28) indicam uma lenta recuperação no número de empregos formais, pois foram criadas 221 mil novas vagas em 2017, após perda de 3,5 milhões no estoque de vínculos trabalhistas nos dois anos anteriores. Hoje também foi divulgada a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), segundo a qual o Brasil tem 12,7 milhões de pessoas desocupadas.

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CIDADES

Palestra sobre Qualidade no Atendimento é realizada em Simões Filho

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Palestra sobre qualidade no atendimento

Profissionais do turismo, pessoas que almejam ingressar no mercado do turismo, servidores  e estudantes de nível médio e superior participaram, na manhã desta quinta-feira (24), no Auditório do Centro Social de Simões Filho, da capacitação sobre “Qualidade no Atendimento”, que visa qualificação  e reciclagem com certificação para os profissionais da área.

“A intenção é levar o atendente ao nível de excelência, mas para isso é preciso exercitar. Hoje, demos várias dicas para que as pessoas se coloquem no lugar do outro e transmitam a mensagem da melhor maneira possível”, disse o palestrante, Alexandre Cambeses Garcia.

Entre os temas que foram abordados, estão: Por que receber bem o turista; Empatia; Controle suas emoções; Postura profissional; Comunicação; Atendimento diferenciado; Tratar bem x Atender bem; Matriz dos perfis de comportamentos; Canal de percepção sensorial do turista; Por que se perde um cliente; O que não é correto em um atendimento; Atitudes para um excelente atendimento.

A líder quilombola, popularmente conhecida como Lôra, chegou cedo na palestra e elogiou a iniciativa.

“Isso nos desperta para a importância de entregarmos o melhor para o cliente ou turista. Foram apresentadas as oportunidades de melhorias no relacionamento, de modo a garantir tanto a satisfação do cliente, quanto a fidelização. Já estou aguardando a próxima palestra”, disse.

A iniciativa faz parte do Programa Proqualisetur, vinculado ao Governo do Estado, e foi realizada em parceria com a Prefeitura de Simões Filho, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

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Dinheiro & Negócios

Prefeitura realizará oficina de “Qualidade no Atendimento”

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Qualidade no Atendimento

A qualidade no atendimento ao cliente é muito importante. Hoje em dia, o público pesquisa, interage e se comunica com as empresas. Nesse sentido, a prefeitura de Simões Filho, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), realiza oficina de Qualidade no Atendimento, no dia 24 de maio (quinta-feira), às 08h, no auditório do Centro Social.

“O encontro faz parte de uma série de ações que possibilita a população, de modo em geral, se capacitar para o melhor atendimento.  A minha família é de comerciantes e a qualidade do atendimento, sempre foi pauta na minha casa. Sem dúvidas, esse curso vai contribuir para rotina da nossa Boa Gente”, disse o prefeito Dinha Tolentino.

A busca pela qualidade no atendimento ao cliente não é mais uma estratégia de diferenciação no mercado e, sim uma necessidade de sobrevivência. Desse modo, o objetivo da oficina é levar o participante a refletir, sensibilizar e conscientizar em relação às práticas de atendimento e comunicação com o turista, respeitando e valorizando seu lado humano ao mesmo tempo respeitando suas características comportamentais.

Entre os temas que serão abordados, estão:

Por que receber bem o turista; Empatia; Controle suas emoções; Postura profissional; Comunicação; Atendimento diferenciado; Tratar bem x Atender bem; Matriz dos perfis de comportamentos; Canal de percepção sensorial do turista; Por que se perde um cliente; O que não é correto em um atendimento; Atitudes para um excelente atendimento.

A palestra faz parte do Programa Proqualisetur que visa qualificação profissional e reciclagem com certificação para os profissionais da área. As vagas são limitadas e a ficha para inscrição deve ser solicitada através do e-mail: sedec@simoesfilho.ba.gov.br.

 

Por ASCOM/PMSF

 

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Dinheiro & Negócios

Zélia Cabelereira inova e passa a trabalhar com cabelos crespos e cacheados

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Simões Filho - Zelia Cabeleireira - foto por - Josilene Sodré

Percebendo a necessidade do mercado e do crescimento do empoderamento feminino através dos cabelos crespos e cacheados, a cabeleireira Zélia dos Santos resolveu apostar nesse segmento e recebeu em seu salão nesta segunda-feira (14), o rei dos cachos Edy Rios.

Conhecido em todo Brasil pelo seu belíssimo trabalho, Edy tem um público fortíssimo de “cachaeadas”, com mais de 87 mil seguidores em seu Instagram @edyriosoreidoscachos, e apresentou um workshop 100% prático com todas as técnicas de cor, corte e tratamento para cabelos crespos, cacheados e ou ondulados.

Foram praticados 15 cabelos no total, sob o olhar atento de Zélia que está super empolgada com este novo serviço que será oferecido a população simõesfilhense e adjacências.

Simões Filho - Zélia Cabeleireira

“Devido a maioria dos salões trabalharem exclusivamente com química, estamos apostando nesse segmento para devolver às mulheres um cabelo tratado, saudável e totalmente virgem. Eu estou muito confiante que vamos atingir uma boa parte da população que já vem aderindo a essa moda dos crespos”, disse Zélia.

O salão fica localizado na Rua Francisco Almeida, 63, Centro, Simões Filho, próximo ao Banco do Brasil, depois da farmácia de manipulação e funciona de segunda à sábado das 08 às 17h. Telefone 3298-4206 ou 98754- 9337(WhatsApp) e o Instagram @cabelereirazelia.

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