Conecte conosco

Vereadores

GENIVALDO LIMA EXPLICA ANTECIPAÇÃO DA ELEIÇÃO PARA PRESIDENTE DA CÂMARA

Publicado

em

Câmara Municipal de Simões Filho

Uma decisão do presidente da câmara de vereadores de Simões Filho – vereador Genivaldo Lima – vem causando polêmica no meio político da cidade: a antecipação da eleição para presidência da câmara municipal, para o próximo mês de junho.

Como está?

Atualmente, as eleições seguem o que diz o Capítulo III, artigo 14, que diz que os vereadores eleitos no pleito anterior, se reúnem no dia 1º de janeiro, no primeiro ano da sua legislatura para posse dos membros e eleição da mesa diretora.

Todo esse processo é conduzido por um presidente provisório, segundo o regimento interno, o mais idoso.

O que está proposto?

A proposta atual é antecipar a eleição para presidente e Membros da Mesa para o mês de junho, deixando para o mês de janeiro seguinte, apenas a posse.

Justificativa

A explicação do atual presidente, vereador Genivaldo Lima, é que o fato das eleições para presidente da câmara se realizarem em períodos próximos das eleições para prefeitos, vereadores e deputados, permite a possibilidade de que vários acontecimentos interfiram no processo interno de escolha dos vereadores, que costumam decidir, não com base em critérios, discursões e propostas, mas sim, em situações circunstanciais, que em muitos casos, acabam atrapalhando as gestões, tanto do legislativo quanto do executivo.

Outro fator que justifica a antecipação das eleições, é que ficará mais claro para o prefeito e para o próximo presidente da câmara, identificar “quem é quem”, quem está comprometido com um grupo ou com outro.

Genivaldo Lima frisou também que, é preciso que cada vereador, assuma de fato, sua posição na casa, se é oposição ou situação e que com a antecipação da eleição tornará fácil essa identificação.

Genivaldo Lima prevê que a próxima eleição deverá acontecer, novamente, com uma única chapa, uma vez que, pelos seus cálculos, não há número suficiente de vereadores, que se declaram oposição, para formar uma chapa para concorrer à presidência da casa.

“Para formar uma chapa, são necessários cinco nomes e não temos cinco vereadores declarados de oposição, e creio que não teremos. Sendo assim, acredito que teremos novamente uma única chapa, provavelmente encabeçada pelo vereador Orlando de Amadeu.” Ressaltou o presidente Genivaldo Lima.

Para que a eleição aconteça no próximo mês, deverá ser feita alteração no Regimento Interno da Câmara e deverá ser aprovado em sessão ordinária, a qual deverá acontecer amanhã, terça-feira, 22 de maio de 2018.

Jornalista DRT/MTB nº 4584/BA - Atualmente é editor dos sites Tudo é política e Página Simões Filho. Tem formação em contabilidade e experiência como Instrutor profissional nas áreas de designer gráfico e programação para web.

TEXTÍCULOS DO MÁRIO

É HOJE! TRANSMISSÃO AO VIVO DA SESSÃO DA CÂMARA. ASSISTA PELO PÁGINA E BOA DIVERSÃO!

Publicado

em

Quer rir?

Quer se divertir com um reality life da cidade?

Melhor que qualquer novela.

Então não perca mais uma transmissão da sessão ordinária da Câmara de vereadores de Simões Filho.

A partir das 17h de hoje.

Clique em SIM para nossas notificações que lhe avisaremos, no seu celular tablet, smartv, computador, maquina de escrever…

Continuar Lendo

TEXTÍCULOS DO MÁRIO

O REFRIGERANTE DA DISCÓRDIA. VEREADOR COBRA GARAPA SERVIDA A ELEITORES

Publicado

em

Sem noção.

Numa conversa em grupo de WhatsApp, na noite de ontem, 10 de agosto, um distinto vereador de Simões Filho gravou um áudio cobrando de dois eleitores que estiveram presente na inauguração do seu comitê de campanha, em 2015, um refrigerante consumido pela dupla, no local.

Em esforço de memória, os consumidores reconheceram que o a garapa foi pedida por uma terceira pessoa, que já se comprometeu em pagar a bebida, já nas primeiras horas da próxima segunda feira.

Vale lembrar que os consumidores, são pessoas de grande influência na comunidade, mas mesmo assim, foram chamadas de veacas por terem consumido o refrigerante e terem saído sem pagar.

Os veacos eleitores, por serem influentes nas redes sociais, FORAM CONVIDADOS EM DESTAQUES na inauguração do comitê, do agora, AUTORIDADE PARLAMENTAR MUNICIPAL.

Pela elegância do vereador, é possível apostar que o refrirante NÃO ERA DIET.

Em tempo;

Esse é um relato de um eleitor, esse que vos escreve, estarrecido ao perceber o eficientíssimo controle de gastos de campanha do então candidato.

Continuar Lendo

TEXTÍCULOS DO MÁRIO

13° SALARIO DA CÂMARA JÁ SAIU. E AS DOAÇÕES?

Publicado

em

Foi em março.

A aprovação do polêmico projeto 001/2018 que instituiu o recebimento de 13° PARA vereadores.

A resenha ficou entre ser legal ou imoral.

Alguns dos distintos Edis, buscando ficar “bem na fita” prometeram doar o gordissimo extra, a instituições filantrópicas do município.

Agora é que são elas, ou eles…

O presidente Genivaldo Lima, já autorizou o pagamento da primeira parcela. Sendo assim, pergunta-se:

Os nobres Edis, que prometeram doação, já praticaram a boa ação do ano?

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Copyright © 2017 Página Simões Filho