Conecte conosco

Vereadores

GENIVALDO LIMA EXPLICA ANTECIPAÇÃO DA ELEIÇÃO PARA PRESIDENTE DA CÂMARA

Publicado

em

Câmara Municipal de Simões Filho
 

Uma decisão do presidente da câmara de vereadores de Simões Filho – vereador Genivaldo Lima – vem causando polêmica no meio político da cidade: a antecipação da eleição para presidência da câmara municipal, para o próximo mês de junho.

Como está?

Atualmente, as eleições seguem o que diz o Capítulo III, artigo 14, que diz que os vereadores eleitos no pleito anterior, se reúnem no dia 1º de janeiro, no primeiro ano da sua legislatura para posse dos membros e eleição da mesa diretora.

Todo esse processo é conduzido por um presidente provisório, segundo o regimento interno, o mais idoso.

O que está proposto?

A proposta atual é antecipar a eleição para presidente e Membros da Mesa para o mês de junho, deixando para o mês de janeiro seguinte, apenas a posse.

Justificativa

A explicação do atual presidente, vereador Genivaldo Lima, é que o fato das eleições para presidente da câmara se realizarem em períodos próximos das eleições para prefeitos, vereadores e deputados, permite a possibilidade de que vários acontecimentos interfiram no processo interno de escolha dos vereadores, que costumam decidir, não com base em critérios, discursões e propostas, mas sim, em situações circunstanciais, que em muitos casos, acabam atrapalhando as gestões, tanto do legislativo quanto do executivo.

Outro fator que justifica a antecipação das eleições, é que ficará mais claro para o prefeito e para o próximo presidente da câmara, identificar “quem é quem”, quem está comprometido com um grupo ou com outro.

Genivaldo Lima frisou também que, é preciso que cada vereador, assuma de fato, sua posição na casa, se é oposição ou situação e que com a antecipação da eleição tornará fácil essa identificação.

Genivaldo Lima prevê que a próxima eleição deverá acontecer, novamente, com uma única chapa, uma vez que, pelos seus cálculos, não há número suficiente de vereadores, que se declaram oposição, para formar uma chapa para concorrer à presidência da casa.

“Para formar uma chapa, são necessários cinco nomes e não temos cinco vereadores declarados de oposição, e creio que não teremos. Sendo assim, acredito que teremos novamente uma única chapa, provavelmente encabeçada pelo vereador Orlando de Amadeu.” Ressaltou o presidente Genivaldo Lima.

Para que a eleição aconteça no próximo mês, deverá ser feita alteração no Regimento Interno da Câmara e deverá ser aprovado em sessão ordinária, a qual deverá acontecer amanhã, terça-feira, 22 de maio de 2018.

Últimas do Dia

Câmara de Simões Filho realiza primeira sessão extraordinária de 2019

Publicado

em

primeira-sessão-extraordinária-da-câmara-do-ano-de-2019

Os vereadores da Câmara Municipal de Simões Filho realizaram nesta quarta-feira (16), a primeira sessão extraordinária de 2019, convocada pelo prefeito Diógenes Tolentino de Oliveira e comandada pelo novo presidente da Casa, Orlando de Amadeu (PSDB), para apreciar e deliberar dois projetos do Executivo que tramitam no Legislativo. A sessão desta quarta foi marcada também pela presença da profissional intérprete de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) utilizada como uma poderosa ferramenta de acessibilidade e inclusão, tornando a comunicação acessível a todos, que faz parte da filosofia de trabalho da nova Mesa Diretora.

Os edis analisam e discutem dois Projetos de Lei (PLs) que deram entrada na Casa Legislativa. O primeiro é o PL n° 001/2019 que autoriza o Poder Executivo Municipal a contratar operações de crédito junto à Caixa Econômica Federal. Os recursos provenientes dessa operação serão aplicados na requalificação do Mercado Municipal, Terminal Rodoviário, Estádio Edgar Santos e bairro Parque Continental, além da pavimentação de diversas ruas do município.

Já o segundo projeto é o PL n° 002/2019 que dispõe sobre a abertura de crédito adicional para o Orçamento Fiscal do Município no valor de R$ 4.413.900,00.

Destacando a importância dos projetos, os edis reuniram-se após a sessão para discutir, debater e deliberar sobre as duas matérias. O PL n° 001/2019 altera e dá nova redação ao artigo 1° da Lei n° 1093 de 18 de outubro de 2018. De acordo com a justificativa do Executivo, a mudança no dispositivo da Lei especifica os valores destinados a cada uma das ações indicadas e acrescenta parágrafo único ao artigo 2º da mesma Lei que autoriza o Executivo a contrair empréstimo junto a Caixa. Os dois PLs aguardam os pareceres das Comissões de Justiça e Finanças antes de seguirem para votação em plenário na próxima semana.

Na mesma sessão, o presidente Orlando de Amadeu definiu os integrantes dos dois colegiados: Comissão de Justiça: Jailson Soares ‘Jajai’ (PP) – Presidente; Everton Paim (PSD) – Relator e Cleiton Bolly Bolly (SD) – Membro. Já a Comissão de Finanças é formada por Kátia Oliveira (MDB) – Presidente; Elimário Lima (PSDB) – Relator e Manoel Almeida ‘Neco’ – Membro.

O novo chefe do Legislativo elogiou a conduta de todos os vereadores, que mesmo estando em período de recesso parlamentar, compareceram à sessão.

Os vereadores vão se reunir novamente em segunda sessão extraordinária marcada para o próximo dia 22 de janeiro, a partir das 9h,  para votar as duas matérias do Executivo.

Palavra franqueada

Na oportunidade, o vereador Denilson das Neves ‘Deni da Metalúrgica’ (PSD), mencionou a dificuldade da população em realizar o recadastramento biométrico em Simões Filho com prazo até o dia 22 de fevereiro. “Sugiro que a Câmara veja junto com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE) a possibilidade de prorrogação do prazo do recadastramento para que os milhares de eleitores que ainda não fizeram o cadastro não fiquem com a situação irregular junto a Justiça Eleitoral, ou seja, impedidos de não votar nas próximas eleições”, solicita o edil. A mesma situação foi endossada, em seguida, na fala do vereador Everton Paim (PSD).

Ao apartear os colegas sobre o mesmo assunto, o vereador Genivaldo Lima (DEM) lembrou que “mesmo os eleitores tenham seus títulos cancelados poderão regularizar a situação”.

Já o vereador Bolly Bolly sugeriu a criação de uma comissão de vereadores para solicitar esclarecimentos junto ao TRE sobre a dificuldade dos eleitores simõesfilhenses em fazer o cadastro de biometria em virtude de longas filas e a limitação de fichas para atendimento ao público.

Recesso parlamentar

A Câmara de Simões Filho está em recesso parlamentar. Os trabalhos serão retomados a partir de fevereiro com o retorno das sessões plenárias.

Continuar Lendo

Vereadores

Inclusão e acessibilidade: Sessões da Câmara de Simões Filho passam a contar com intérprete de Libras

Publicado

em

A Câmara Municipal de Simões Filho estreou a partir do dia 1º de janeiro, em Sessão Solene que marcou a posse do novo presidente, vereador Orlando de Amadeu (PSDB), a tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas sessões plenárias e na transmissão ao vivo pelo Facebook que passam a contar com a atuação de intérprete de Libras.

A iniciativa é do novo presidente Orlando de Amadeu que dispõe de uma profissional especializada em Libras e faz parte da nova filosofia de trabalho para atender as pessoas com deficiência auditiva, não apenas pelo conteúdo, mas pela compreensão dos assuntos tratados no legislativo municipal, representando grande avanço na acessibilidade e inclusão de todos. “Iremos implantar, em fase experimental, a tradução em Libras das sessões plenárias. É um processo que está em início, mas a nossa intenção é estender o serviço para as transmissões ao vivo em tempo real através do Facebook. Oferecer serviços de atendimento para pessoas com problemas auditivos através de um intérprete é promover a acessibilidade”, destacou.

As atividades plenárias que retornam a partir de fevereiro contarão com uma com uma profissional habilitada que vai atuar como interprete que ficará em um espaço específico no plenário onde vai realizar a tradução em Libras, iniciativa inserida pela primeira vez na história do Legislativo Municipal.

Neste projeto de acessibilidade da casa legislativa, os cidadãos com deficiência auditiva poderão acompanhar as sessões ordinárias da Câmara com interpretação simultânea através de sinais no sentido de promover acesso à informação e efetiva compreensão do trabalho dos vereadores.

As atividades da Câmara de Simões Filho com tradução simultânea em Libras podem ser assistidas pelo Facebook através do link https://www.facebook.com/cmvsf/

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é usada por aproximadamente cinco milhões de pessoas no País, segundo dados da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis). Conforme o Censo IBGE 2010,o País tem 9,7 milhões de cidadãos surdos ou com deficiência auditiva. O idioma de Libras é reconhecido como língua oficial no Brasil pela Lei Federal 10.436/2002.

Por ASCOM – Câmara Municipal de Simões Filho

Continuar Lendo

Últimas do Dia

Simões Filho: Orlando de Amadeu é o 21º presidente da Câmara; posse será dia 1º de janeiro de 2019

Publicado

em

Simões Filho: Orlando de Amadeu é o 21º presidente da Câmara; posse será dia 1º de janeiro de 2019

O vereador Orlando de Amadeu (PSDB) é o 21° presidente que vai assumir o comando da Câmara Municipal de Simões Filho no biênio 2019/2020 da 15ª Legislatura. Orlando foi eleito em junho de 2018 em chapa única para a presidência da Casa. Ele obteve 17 votos dos 19 vereadores. A posse será no dia 1º de janeiro de 2019 e o mandato como presidente é de dois anos.

Com a chegada de Orlando à presidência do Legislativo Municipal, a nova Mesa Diretora será composta da seguinte forma: Adailton Santos de Andrade (PRP) como 1° vice-presidente; Manoel de Santana Conceição (PSB) – 2º vice-presidente; Erivaldo Costa dos Santos (DEM) – 1º secretário e Devaldo Soares de Souza (SD) como 2º secretário.

Conheça o perfil do novo presidente da Câmara de Simões Filho:

Biografia

Eleito para um mandato de dois anos, Orlando Carvalho de Souza é o mais novo Presidente da Câmara Municipal de Simões Filho.

Filho genuíno de Simões Filho, exerceu atividades como Metalúrgico, sindicalista e é ex-funcionário da FORD. Orlando de Amadeu, como é conhecido popularmente, nasceu em junho de 1968. Filho do saudoso vereador Amadeu Bento de Souza, esteve sempre presente participando das atividades políticas com seu falecido pai, tornando-se um político por vocação, atuante e compromissado com a cidade.

Vida Política

Em 2000, candidatou-se pela primeira vez a vereador pelo PMDB, pois não obteve êxito nas urnas. Contudo, continuou trabalhando com perseverança, sempre ajudando e fazendo o social nos bairros menos favorecidos.

Conseguiu em 2008 se eleger como vereador da cidade de Simões Filho, pelo PT, obtendo 1.279 votos. Executou seu mandato com muito respeito e honestidade. Voltou à Câmara Municipal de Simões Filho em 2016, com 1.471 votos, sendo o vereador mais votado da cidade, resultado do trabalho reconhecido pelo povo.

Atualmente, o vereador Orlando de Amadeu é o líder do Governo na Câmara, Presidente da Comissão de Meio Ambiente e da Comissão de Ética e Relator da Comissão de Saúde.

“Luto pela construção por uma sociedade mais justa em oportunidades igual para todos, como saúde, trabalho, educação, paz e justiça social”, defende o novo presidente da Câmara.

Assíduo nas sessões da Casa Legislativa, Orlando é um defensor dos princípios da ética e tem se mostrado parceiro em todas as matérias que são discutidas em plenário. É também um Intermediador ativo junto ao Executivo.

Por ASCOM/CMSF

Continuar Lendo

Simões Filho

É AGORA! AO VIVO A 70ª Sessão Ordinária do 2º Período do 2º ano da 14ª Legislatura

Publicado

em

Acompanhe o trabalho do vereador que você votou para lhe representar na casa do povo.

Continuar Lendo

Vereadores

AO VIVO: 68ª Sessão Ordinária do 2º Período do 2º ano da 14ª Legislatura

Publicado

em

Continuar Lendo

Vereadores

AO VIVO: 65ª Sessão Ordinária do 2º Período do 2º ano da 14ª Legislatura

Publicado

em

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Copyright © 2017 Página Simões Filho