Conecte conosco

Cultura

PRINCESA AFRICANA VISITA SIMÕES FILHO

Publicado

em

Princesa africana visita Simões Filho
Simões Filho tá Mudando
56 anos de emancipação

A princesa Iya Adedoyin Talabi Faniyi  (nascida Olayiwola-Olosun) visitará a cidade de Simões Filho e será recebida com festa pela comunidade Quilombola de matriz africana em Pitanga de Palmares logo pela manhã no Quilombo Caipora, que é liderada por Bernadete Pacífico.

A princesa Iya Adedoyin é sacerdotisa de Oxum em Osogbo, na Nigéria.

 DIÁLOGOS BRASIL-NIGÉRIA

No último dia 7 de maio, o auditório Raul Seixas da faculdade de Filosofia da UFBA foi palco do encontro entre duas renomadas sacerdotisas de Oxum: Mãe Valquíria d’Oxum da Casa de Oxumarê e a princesa Adedoyin Olosun, sacerdotisa de Osun em Osogbo, na Nigéria. O evento “Diálogos Brasil-Nigéria” com o tema “Quem é Oxum?”, para falar sobre a religião e a cultura africana na diáspora, foi promovido na última sexta (4), pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFBA (PPGA) e pelo Goethe-Institut Salvador-BA.

Para a princesa, falar sobre este tema dentro da universidade de outro país é valorizar os saberes religiosos.

“Compartilhar o conhecimento aqui é a mesma coisa que compartilhar o conhecimento na Nigéria ou em qualquer outro lugar no mundo. Esse espaço é feito para compartilhar os conhecimentos que os ancestrais deixaram para nós. É um prazer participar desses encontros, eles ajudam a reunir e espalhar esses conhecimentos”, disse.

Mãe Valquíria d’Oxum, uma das mais antigas e prestigiadas figuras do candomblé baiano, hoje com 76 anos, foi iniciada no candomblé aos 17. Ela tem o posto de Olopondá, cuida da casa e tudo relacionado a Xangô. Ao ser perguntada sobre sua relação com Oxum, a sacerdotisa brasileira foi enfática:

 

“Pra mim é tudo, até quando eu respiro, eu me lembro de Oxum. É um orixá que eu tenho muito amor por ela ter me escolhido para ser filha dela”.

Leia matéria completa,clicando aqui.

P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E

Copyright © 2017 Página Simões Filho