Conecte conosco

CIDADES

Proerd forma 450 alunos da rede pública municipal

Publicado

em

Em parceria com a Polícia Militar, a prefeitura de Simões Filho, através da Secretaria de Educação (Semed), realizou a solenidade de formatura da turma 2018.1, do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), que acontece nas escolas da rede municipal de ensino da cidade.
“A nossa administração acredita no poder de transformação social, através da educação e esporte, e o nosso gestor, Dinha Tolentino, sabendo da seriedade e comprometimento do projeto, juntos aos jovens e suas famílias, fez a doação um veículo para dar suporte nas atividades da equipe”, destacou Sid Serra, vice-prefeito.
O projeto foi desenvolvido em 07 (sete) escolas, foram elas: Municipal de Simões Filho, Clarice Ferreira, Centro Educacional Santo Antônio, Vereador João de Oliveira Campos, Professora Juciete Souza Mota Soares, Castro Alves e Hermelina Souza, atendendo cerca de 450 alunos em 17 turmas.
“O Proerd funciona como um mecanismo de alerta para crianças e adolescentes, sobre os riscos das drogas. Essas crianças e jovens acabam agindo como multiplicadores da informação em suas casas e comunidade. O projeto realizado com total apoioda prefeitura e do prefeito Dinha”, disse o Capitão PM Marcio Alcântara, Sub-Comandante da 22ª CIPM e Coordenador do Proerd.
O Proerd é a versão brasileira do programa DARE (Drug Abuse Resistence Education), implantado inicialmente nos Estados Unidos e, atualmente, desenvolvido em mais de quarenta países conveniados. A iniciativa é considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU), como um dos maiores programas de prevenção as drogas e a violência do mundo.

“O projeto é muito bom e proporciona aos alunos um olhar de cuidado, sobre assuntos de suma importância como as drogas. Durante as aulas, os meninos são alertados e incentivados a assumir um comportamento de resistência quando colocados em situação de risco e vulnerabilidade”, pontuou Ednalva Barreto, professora da Escola Municipal Ver. João de Oliveira Campos
Participaram do evento, o vice prefeito Sid Serra, a vereadora e primeira dama Kátia Oliveira, o Comandante da 22ª CIPM – Major PM Fábio Dias, Sub-Comandante da 22ª CIPM – Capitão PM Marcio Alcântara dos Santos, Cabo PM João Ferreira Lino, Soldado PM Felipe, secretário de Educação Manoelito Damasceno, além dos vereadores Adailton Caçambeiro e Elimário Lima.

Por ASCOM/PMSF

Vereadores

Sessão marca abertura oficial dos trabalhos legislativos de 2019 na Câmara de Simões Filho

Publicado

em

A Câmara Municipal de Simões Filho realizou nesta terça-feira, dia 19 de fevereiro, a Sessão Solene que marca a abertura oficial dos trabalhos legislativos do 3º Ano do 3º período da 14º Legislatura para o biênio 2019/2020. A sessão foi conduzida pelo Presidente da Casa, vereador Orlando de Amadeu (PSDB), que abriu a Sessão.

A solenidade foi prestigiada pelo prefeito Diógenes Tolentino de Oliveira (Dinha), que estava acompanhado da primeira-dama do município e deputada estadual Kátia Oliveira (MDB), o vice-prefeito Sid Serra e os demais vereadores, secretários municipais, lideranças e população em geral que ocupou às galerias do plenário.

Logo após a palavra inicial que abriu os trabalhos, o pastor Oziel Bispo dos Santos, representante da Igreja do Evangelho Quadrangular, ministrou uma breve palavra à luz da Bíblia Sagrada com momento de oração. Em seguida, as autoridades e o público acompanharam a execução do Hino Nacional Brasileiro e o Hino do Município de Simões Filho.

Logo após, o presidente Orlando de Amadeu passou a palavra para o prefeito Diógenes Tolentino, que iniciou sua mensagem pontuando a satisfação de retornar à Casa Legislativa após dois anos de governo para cumprir o dever de apresentar aos parlamentares uma prestação de contas do que foi realizado pelo governo até o atual momento e o que pretende realizar no ano de 2019.

Perspectivas para 2019

Durante a tradicional mensagem do Executivo à Casa Legislativa, o prefeito Dinha desejou sucesso nos trabalhos, fez um balanço dos dois anos de governo, destacou os resultados positivos dos primeiros anos de sua segunda gestão, pontuando algumas ações de grande alcance social, desenvolvidas em favor da população e apresentou ações e perspectivas de gestão previstas para o ano de 2019.

Na mesma mensagem, o prefeito Dinha discorreu sobre o atual cenário econômico de Simões Filho ao citar a dívida do município que chegou a R$ 330 milhões, mas destacou o empenho da gestão para reduzir o montante em R$ 215 milhões. O gestor destacou ainda ações cruciais para a melhoria da qualidade de vida da população e para o desenvolvimento econômico e social do município, com as inúmeras intervenções realizadas na cidade e explanou sobre a forma de governo exercida pela atual gestão.

Entre as ações elencadas, a gestão Dinha priorizou investimentos em infraestrutura com obras de requalificação e restauração de praças públicas, espaços de convivência, pavimentação e requalificação asfáltica em diversos pontos da cidade, no bairro do Engenho Novo, entrega de 27 carros e ônibus, semáforos novos no município, quadras poliesportivas pela cidade. Na Saúde, foram entregues duas ambulâncias do Samu. Na educação, a reforma e requalificação do novo colégio Padre Luiz Palmeira e a Escola Municipal Enock Pimentel. Em políticas públicas em defesa da mulher, citou a implantação do Centro de Referência da Mulher, fruto de indicação à época da ex-vereadora Kátia Oliveira, atualmente deputada estadual, que será inaugurado em março deste ano. Em Mapele, enumerou a requalificação e reforma na praça e quadra poliesportiva, na Rua do Sabão e entrega da Fundação Crê, entre outras ações previstas pelo Executivo para os próximos anos.

Dinha agradeceu mais uma vez o apoio recebido de todos os 19 vereadores nestes dois anos de gestão, ressaltando a importância da relação harmoniosa entre os poderes Executivo e Legislativo e reconheceu o trabalho de seu secretariado, reforçando a missão da gestão pública na garantia de direitos importantes em defesa dos interesses do município e do povo de Simões Filho. “Que Deus me dê sabedoria e a todos os secretários para que possam dar o seu melhor e que a cidade avance. É esse trabalho que a gente tem feito e vamos fazer. Aqui tem um homem que tem um coração cheio de vontade para fazer de Simões Filho uma Boa Terra, de Boa Gente”, finalizou Dinha.

Parceria e harmonia entre o Executivo e Legislativo

Em sua saudação, o presidente da Casa, Orlando de Amadeu, desejou boas vindas aos colegas vereadores e a todos os presentes: “É com grande felicidade que estamos aqui reunidos para a abertura dos trabalhos legislativos. Quero reafirmar o compromisso da Casa Legislativa na apreciação e aprovação de projetos de interesse do povo de Simões Filho”, reforçou Orlando.

O presidente explicou que o ano de 2019 deverá ser um ano de realizações e concretizações, porém de desafios para o município. “O ano de 2019 será um ano de decisões e de realizações  para o futuro de Simões Filho”, disse.

Orlando saudou e agradeceu o prefeito Dinha e reforçou somar esforços para fortalecer a parceria e a harmonia entre o Legislativo e Executivo para proporcionar grandes benefícios aos cidadãos. “A Câmara tem o papel de interlocutor, de ser uma ponte entre o prefeito e a sociedade”, observou o presidente.

Na sequência, o presidente da Casa franqueou a palavra aos líderes de governo e de oposição que proferiram discursos na tribuna como representantes das respectivas bancadas. O vereador Sandro Moreira (PSL), foi o primeiro usar a tribuna, destacando o papel da oposição de apontar os problemas, fiscalizar a gestão pública e buscar a aprovação de leis que resolvam os problemas da cidade. “Nós exercemos o nosso papel democrático o qual foi outorgado pelo povo de fiscalizar a gestão, dizendo o que precisa ser feito para fazer o melhor por Simões Filho”, pontuou Sandro.

Em seguida, o líder do governo, vereador Manoel Almeida ‘Neco’ (PSD), elogiou a gestão do prefeito Dinha nesses primeiros anos de governo e pelo bom trabalho que está sendo feito na cidade e disse que estará lutando por tudo que for melhor para a população. “Ser líder vai ser uma tarefa fácil, com vereadores comprometidos com a cidade e com os que os elegeram. Essa casa busca sempre trabalhar em prol do povo de Simões Filho”, disse Neco.

Na tribuna, a deputada Kátia Oliveira lembrou de sua passagem quando vereadora e enalteceu o vereador Luciano Almeida que assume a titularidade do mandato para dar continuidade ao legado deixado por Kátia. “Luciano vai continuar fazendo o que gosta, ajudando e defendendo os direitos das pessoas, principalmente das mulheres”, afirma Kátia, que agradeceu ao presidente Orlando pela condução na gestão da casa.

A Sessão Solene foi encerrada pelo presidente do Legislativo que fez agradecimentos e disse que a Câmara está de portas abertas para oferecer o melhor e colocar a cidade e o povo de Simões Filho em primeiro lugar.

Pelo Legislativo Estadual, a deputada disse que a população de Simões Filho terá uma representante na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para levar as demandas do município ao governo do Estado. “Serei uma voz em defesa do povo de Simões Filho para que tenhamos uma cidade que o povo merece”, afirma Kátia.

Com o retorno dos trabalhos legislativos, às Sessões Ordinárias acontecem às terças-feiras,  às 17h, em horário regimental, mas a Mesa Diretora lançou uma enquete para mudança de horário das Sessões e a partir do resultado da consulta popular pretende apresentar uma Projeto de Resolução neste sentido para apreciação e votação em plenário. Os vereadores estiveram de recesso entre dezembro e janeiro. Após período de recesso das Sessões Ordinárias na Câmara Municipal, os parlamentares voltam a partir de hoje a atividade plena no expediente do Legislativo. A próxima Sessão está marcada para o próximo dia 26 de fevereiro.

A população pode se conectar diretamente no Portal da Câmara (www.camarasimoesfilho.ba.gov.br) e acompanhar a transmissão das sessões da Câmara ao vivo pelo Facebook e YouTube para ficar por dentro e bem informado sobre os trabalhos legislativos da casa.

Continuar Lendo

Vereadores

AO VIVO: SESSÃO SOLENE DE ABERTURA DOS TRABALHOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE SIMÕES FILHO DE 2019

Publicado

em

Continuar Lendo

Prefeito

VÍDEO: Prefeito Dinha busca recursos em Brasília com o deputado federal Paulo Azi

Publicado

em

Prefeito Dinha busca recursos em Brasília com o deputado federal Paulo Azi

O prefeito de Simões Filho, Dinha Tolentino, ciente dos desafios administrativos que estão por vir, esteve em Brasília, nesta quarta-feira (13), juntamente com o procurador-geral da cidade, Jarbas Magalhães, conversando com o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Maia,  e o deputado federal, Paulo Azi, sobre a liberação de mais investimentos para o município, que fica localizado na Região Metropolitana de Salvador.  

O gestor municipal ressaltou a importância da visita à Câmara dos Deputados. “Levamos, mais uma vez, as reivindicações do povo simõesfilhense, pois temos grandes desafios pela frente, como: as reformas do Mercado Municipal e do Estádio Edgard Santos. Precisamos que os processos de liberação de verba sejam agilizados e essa vinda a Brasília contribui para isso”, afirmou Dinha. 

Continuar Lendo

CIDADES

MODELO SIMÕESFILHENSE PODE SER A RAINHA DO CARNAVAL 2019

Publicado

em

Kauana Teixeira é finalista do concurso Rainha do Carnaval de Salvador 2019

A informação foi dada pelo site Simões Filho On line.
Graduada em Direito, a modelo Kauana Teixeira, de 19 anos, foi escolhida, no último domingo (10/02), como uma das 12 finalistas que vão disputar o título de Rainha do Carnaval de Salvador. A seletiva foi realizada no Quartel de Amaralina e contou com a participação de 27 candidatas.

Candidatas a Rainha do Carnaval 2019

Kauana é a representante da cidade de Simões Filho, município localizado na Região Metropolitana de Salvador (RMS). “To extremamente ansiosa para o concurso, a expectativa é super alta, pois é um grande desejo ser a Rainha do Carnaval e poder trazer essa coroa para Simões Filho”, disse a modelo

Kauana é moradora do Centro de Simões Filho. Para chegar com força à finalíssima, a modelo espera contar com o apoio do internauta para vencer a disputa.

Como votar em Kauana

A votação já está aberta na internet. Para votar na Kauana Teixeira, representante de Simões Filho e elegê-la Rainha do Carnaval de Salvador 2019, basta acessar o link: (www.rainhadocarnavalsalvador.com.br/). Ela é a candidata Nº 06. Com a votação Kauana fatura dois pontos extras que podem ser decisivos na grande final da seleção, que acontecerá no próximo domingo (17/2).

A candidata que levar o primeiro lugar é coroada Rainha. A segunda e terceira colocadas serão princesas. Nesta edição, o evento homenageia Carlinhos Brown.

Continuar Lendo

CIDADES

OPINIÃO: SAÚDE EM SIMÕES FILHO, A QUEM INTERESSAR POSSA

Publicado

em

Hospital Municipal de Simões Filho

Desde que assumiu a administração do Hospital Municipal de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador – BA, ainda na gestão do ex-prefeito e atual deputado estadual – Eduardo Alencar – a APMI sempre foi alvo de críticas da população.

Várias situações já foram noticiadas pela imprensa simõesfilhense e inúmeras reclamações já foram postadas nas redes sociais.

Na manhã de hoje, 12 de fevereiro de 2019, foi realizada uma “Apresentação de Resultados”, na área de convivência do referido hospital.

Os dados apresentados pelo diretor Maicon Barreto, foram sucintos e sem detalhamentos, mesmo assim, é possível que os mesmos, realmente, traduzam avanços no atendimento à população.

No entanto, a apresentação que deveria servir para mostrar ao povo de Simões Filho, que a gestão, tanto da prefeitura como da própria APMI, estão proporcionando melhorias num dos setores mais criticados da administração municipal – a Saúde Pública, mais confundiu do que esclareceu.

Para começar, as pessoas que assistiram a apresentação, eram, na sua maioria, funcionários da própria APMI, os demais se resumiram na presença do vice-prefeito SID Serra, do secretário de governo, Edson Kipão, de fazenda, Carlos Roberto, o procurador municipal Demilson Lima e a secretária de saúde que por algum motivo, só chegou no final da apresentação dos slides narrados pelo diretor.

Não havia um vereador sequer ou membro da Conselho de Saúde Municipal na pequena plateia.

Ao final da apresentação não houve abertura para perguntas aos representantes da imprensa local e quando questionados sobre a razão de não abrir para perguntas, a assessora de comunicação da APMI – Srª Meire Alves – respondeu que não havia tempo, e que quem quisesse fazer perguntas tentasse o “quebra-queixo”, Ela informou que já trabalha há um ano à frente da assessoria de comunicação, mas ainda não conhece todos os veículos de imprensa da cidade. Vale lembrar que a apresentação começou com 58 minutos de atraso.

O questionamento do Página Simões Filho, foi entendido como uma ação de quem estaria agindo contra a gestão, uma vez que foi perguntado também sobre as citações de supostas notícias falsas veiculadas de “várias formas”.

O diretor Maicon Barreto, respondeu apenas que não queria citar nenhuma “notícia falsa” difundida e como foi veiculada.

Diretor Micon Barreto

Houve uma tensão no ar ao perceberem que o que estava sendo questionado tinha relação com o que foi falado na apresentação, não eram perguntas aleatórias. Nitidamente não se prepararam para perguntas.

É provável que o prefeito Diógenes Tolentino, que está em Brasília, seja informado de que a apresentação foi um sucesso.

E aqui fica a pergunta: sucesso para quem?

É possível que estejam lendo esse texto fazendo caras e bocas avaliando-o como exagerado, mas o fato é que boa parte dos que assistiram a apresentação, sequer moram em Simões Filho.

A sensação era que estávamos numa apresentação de resultados do mês de uma cervejaria e não de um hospital público.

É  preciso entender que o povo é quem faz a melhor avaliação sobre a qualidade da saúde ofertada na cidade.

Leia mais sobre a APMI clicando aqui

É preciso entender, que questionamentos, não podem ser evitados se eles são necessários.

É preciso entender que em gestão pública, bons resultados devem ser difundidos de forma ampla para que o povo tenha condição de avaliar os resultados com de forma justa.

É preciso que se entenda que é inaceitável que bons resultados sejam tão mal apresentados.

É preciso que os colaboradores do prefeito compreendam que é preciso levar as boas informações ao povo e não a um grupo de engomadinhos.

É preciso entender que as redes sociais são uma realidade e é preciso saber conviver com as críticas disseminadas através delas.

É preciso que os colaboradores da prefeitura, percebam que uma apresentação nos moldes da que foi realizada, não gera nenhum resultado positivo para a gestão do prefeito Diógenes Tolentino, pois ela foi exclusiva para um pequeno grupo de pessoas, que após a apresentação se fartou com três bandejas de salgados, sem que se ouvisse um comentário sequer sobre um ou outro ponto apresentado pelo Diretor Maicon Barreto.

Se o prefeito, acreditar que um grande trabalho foi feito para divulgar seus esforços em busca de melhorias para o setor da saúde pública, então ele não poderá se surpreender, nem se queixar que não entende por quê a população não comenta sobre os avanços buscados e os resultados alcançados com seus esforços.

Repito: haverá que diga que há aqui, exageros.

Por isso, deixo umas perguntas a quem interessar possa: o que é computado pela APMI como CONSULTAS COM ENFERMEIROS?

Qual a razão de não se fazer uma apresentação aberta à população em um local maior, com momentos de perguntas e respostas a quem queira perguntar?

Bem…

A melhor avaliação sobre os avanços na saúde, quem faz é o povo. A ele se informa e a ele se pergunta.

Em tempos de crise, nenhum funcionário da APMI irá dizer que a empresa está proporcionando retrocessos, caso seja verdade.

Nenhum colaborador da prefeitura irá ter a coragem de dizer que os resultados apresentados no evento jamais chegarão ao povo com a clareza e a simplicidade que o povo entende.

É uma pena!

Trabalhos amadores produzem resultados amadores.

Leia aqui, a matéria produzida pela assessoria de comunicação que resume o que foi apresentado.

Em tempo;

Sempre leio uma frase atribuída ao ex-presidente estadunidense – Barack Obama que diz:  Livre-se dos bajuladores. Mantenha perto de você pessoas que te avisem quando você erra

Continuar Lendo

Camaçari

DEMISSÕES: Ford deve demitir 700 trabalhadores da unidade de Camaçari

Publicado

em

Ford deve demitir 700 trabalhadores da unidade de Camaçari

Na última sexta-feira (9) o Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, na Bahia, informou que a Ford prepara a demissão de 700 trabalhadores da unidade Camaçari, nos próximos dias.

A informação foi dada através de um vídeo pelo presidente do sindicato, Júlio Bonfim, publicado no site Bahia Política.

Assista:

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Copyright © 2017 Página Simões Filho