Conecte conosco

Especiais

Respeitar as MANAS, AS MINAS e AS MONAS

Publicado

em

Por: Valéria Possadágua

O Brasil continua marginalizando, excluindo e executando uma parcela da sociedade. Somos o país no topo do ranking de mortes por homofobia.

Me indigna o fato dessa gente intitulada do “bem” ligada a certas religiões, que se sente ofendidíssima com a luta dos Trans., das lésbicas, dos homossexuais e até dos heteros, sim porque também somos alvos da violência moral, por conta das nossas roupas, cabelos e comportamentos. Daqui a pouco estaremos sendo incluídos numa espécie de lista, parecida com a “Lista Schindler” (Lista que os Nazifascistas na Alemanha de Hitler, utilizavam para incluírem os Judeus condenados a morte na câmara de gás).

Tempos difíceis estes, onde estamos tendo que defender o óbvio. Quando poderíamos estar avançando no debate por uma educação não sexista, mais inclusiva, participativa, menos preconceituosa e discriminadora. Aliás, temo por nosso tempo, pois os preconceitos estão sendo destilados por religiões e pastores que se intitulam donos da moral e dos bons costumes, alheios ao Estado Democrático de Direito (O Estado democrático de direito é um conceito que designa qualquer Estado que se aplica a garantir o respeito das liberdades civis, ou seja, o respeito pelos direitos humanos e pelas garantias fundamentais, através do estabelecimento de uma proteção jurídica. Em um estado de direito, as próprias autoridades políticas estão sujeitas ao respeito das regras de direito).

Incitam ódio e violência, e, esta violência tem elevado o número de mortes de seres humanos que não se encaixam num padrão e regras estabelecidos por uma minoria.

E por que matam?

Matam porque estão cegos, cheios de ódio, de preconceitos.

Estigmatizam os diferentes, interpretam as palavras contidas na BIBLIA como melhor os convém.

Se, Jesus foi o maior revolucionário da sua época, em nenhum momento ou passagem bíblica ele incitou ódio ou preconceito contra nações ou pessoas. Andava com os pobres, os doentes, os ladrões e as prostitutas. Aqueles que a sociedade excluía, ele acolhia com ternura e amor. Não tinha muito que comer, não tinha um teto, não carregava nada consigo a não ser suas próprias vestes. Mas tinha, conforme relato bíblico, um olhar bondoso e acolhedor. E certa feita quando caminhava deparou-se com uma cena dantesca e cruel, o apedrejamento de uma mulher adultera. Foi inclusive questionado sobre o que ele pensava sobre a pena da pobre mulher, com palavras simples e direta respondeu: QUEM NÃO TIVER PECADO QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA. E assim sendo um a um foi se retirando até que não restou nenhum acusador, e ele então se dirige a mulher e diz a ela que vá, mas não peques mais. Que grande e bela lição de amor e justiça pregou Jesus. No entanto hoje, estamos vendo os fariseus da igreja, os julgadores das vestes e dos corpos alheios portando numa mão um fuzil, e na outra a bíblia, incitando ódio e destilando preconceito, contra um comercial de TV onde uma perfumaria com grande sacada comercial para vender os seus produtos para o dia dos namorados (as). Então, estes senhores farisaicos disseram numa certa Marcha para Jesus(Pois duvido que Jesus ali estivesse) que os fieis deveriam boicotar a tal perfumaria e escrachar os seus produtos pois, era capaz da “irmã” ou do “irmão” que usasse o capeta faria ele ou ela sentir vontade de beijar e abraçar pessoas do mesmo sexo…. rs

Desde dos tempos da inquisição se matou em nome de Deus (Inquisição, ou Santa Inquisição foi uma espécie de tribunal religioso criado na Idade Média para condenar todos aqueles que eram contra os dogmas pregados pela Igreja Católica, mandou para as fogueiras milhares de pessoas que eram consideradas hereges, praticantes de doutrinas ou outras religiões).

Não há relatos, oU passagens bíblicas onde Jesus tenha incitado alguma forma de preconceito ou praticado algum tipo de discriminação contra qualquer pessoa, mas sempre foi questionado por hipócritas e farisaicos, que testavam sua visão humanística e passiva, como quando foi questionado se os Romanos deveriam pagar os impostos a César, e com tal sabedoria, digna de um grande líder e socialista que foi respondeu: DAI A CESAR, O QUE É DE CÉSAR.

Nunca li passagem alguma na Bíblia, que ele tenha rechaçado qualquer pessoa que tenha se aproximado dele, muito menos os desvalidos, os doentes, negros, homossexuais ou prostitutas, muito menos tenha incitado ódio contra as nações, desmerecendo esta ou aquela condição humana.

Hipócritas e farisaicos são os que hoje se intitulam de pastores da boa fé, daqueles que creem em Deus, manipulam e interpretam a bíblica da maneira como melhor lhes convém, e claro que sempre voltada para as questões financeiras. Perigosos mesmos são os tempos que estas idolatrias permanecem nos meios de comunicação para servirem aos interesses financeiros desta ou daquela Congregação e prestam verdadeiros desserviços, além de serem mecanismos de alienação e cegueira coletiva.

Um povo cego e alienado é muito fácil de ser levado ao matadouro, por isso vemos aumentar ainda mais o tempo destas programações intituladas de religiosas. E, em tempo de ódio e destilação de veneno, temo pelo nosso direito de “ir” e “vir”, pelo cidadão que não segue as orientações sexuais e reprodutivas que pregam diuturnamente sobre os nossos corpos.

Sejamos livres e sejamos respeitados por nossas escolhas.

Mais amor e gentileza, e menos ódio e preconceito.

Por uma sociedade, com menos MALACHEIAS, IN- FELICIANOS e BOLSONAROS.

E vivam as propagandas que tem a sensibilidade de registrar todas as formas de amor!

Educação

VEM AI,UM NOVO LUIZ PALMEIRA

Publicado

em

A assinatura da Ordem de Serviço será assinada no próximo dia 27 , quarta-feira.

A assinatura do documento faz parte de um cronograma de atividades definidas para os próximos dias, publicado com exclusividade pelo site Simões Filho em Pauta.

O site lista ainda outras ações:

Confira o cronograma de assinaturas de ordens de serviço e inaugurações de obras:

Assinatura de ordem de serviço do Colégio Luís Palmeira, no Centro

Dia: Quarta-feira (27/02),

Horário: 16h

Entrega do material a 132 equipes da Copa Interbairros

Dia: Sexta-feira (08/03),

Horário: 19h

Inauguração da Praça da Pensão e obras da Fundação Crer, no bairro de Mapele

Dia: Domingo (10/03)

Horário: 10h

Assinatura da Ordem de serviço no Colégio Enock Pimentel, na Ilha de São João

Dia: Quinta-feira (14/03)

Horário: 16h

Abertura oficial da Copa Interbairros, no Campo do Vasco

Dia: Domingo (17/03)

Horário: 9h

Inauguração da Rua do Sabão e da Praça do Fim de Linha de Mapele

Dia: Domingo (24/03)

Horário: 10h

Inauguração do Centro de Referência da Mulher, no KM 25

Dia: Quinta-feira (28/03)

Horário: 17h

Inauguração da Rua Santa Maria, serviços de drenagem e pavimentação no Santo Antônio Rio das Pedras

Dia: Sexta-feira (29/03)

Horário: 17h

Inauguração das obras do Km 30, nas Ruas Tupi e Lavandeira, no Km 30

Dia: Domingo, 31/03

Horário: 9h

Inauguração das obras do Tanque do Coronel, no CIA II

Dia: Domingo (07/04)

Horário: 10h

Praça de Góes Calmon, calçadão, pavimentação asfáltica e academia livre em Góes Calmon

Dia: Domingo (14/04)

Horário: 11h

Continuar Lendo

Saúde

Simões Filho: novas ambulâncias são entregues ao SAMU

Publicado

em

Simões Filho: novas ambulâncias são entregues ao SAMU

Simõesfilhenses passam contar com duas novas ambulâncias de atendimentos de urgência e emergência. A cidade faz parte da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e as unidades móveis foram entregues a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), nesta segunda-feira (18).

“As novas unidades de atendimento reforçam o compromisso que temos firmado com a população e visa proporcionar mais conforto, renovação e modernização dos equipamentos que são de fundamental importância para o atendimento da população”, destacou Dinha Tolentino, prefeito.

O SAMU tem como finalidade prestar socorro, através de unidade móvel, à população em casos de urgência e emergência, oferecendo atendimento em residências, locais de trabalho e vias públicas, por exemplo, e entre os equipamentos que compõem as unidades, estão: Desfibriladores Automáticos Externos (DEAS), Aspiradores portáteis e Oxímetros de Pulso.

“Mais uma realização que interfere positivamente nas nossas vidas. A cidade vem crescendo e só quem mora e vive aqui sabe o tamanho da importância dessas iniciativas. No finalzinho do ano passado, na minha família, nós precisamos dos atendimentos e serviços. Nós ligamos e, em poucos minutos, eles chegaram e, muito cordialmente, realizaram o atendimento do meu pai e hoje ele está vivo, mas sem eles não sei como seria. Gratidão sempre”, pontuou a simõesfilhense Ana Cláudia, 47 anos.

A base fixa do serviço fica localizada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no CIA I, e pode ser acionada por qualquer pessoa sempre que houver necessidade, em diversos casos, como por exemplo: ocorrência de problemas cardiorrespiratórios, intoxicação exógena, queimaduras graves, crises hipertensivas e acidentes/trauma com vítimas, entre outros.

Continuar Lendo

Mulher

Simões Filho: “O prefeito prometeu e está cumprindo”, diz moradora sobre obras do CRAM

Publicado

em

O prefeito de Simões Filho, Dinha Tolentino, cumpre promessa e obras do Centro Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) seguem para fase de conclusão. A cidade faz parte da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e há anos a população aguardava pela efetivação desse sonho, como conta Aline Souza.

“Nós mulheres somos a maioria e nada mais justo do que a efetivação de uma promessa. Há anos, aguardávamos por ações que nos garantissem dentro do município maior suporte, nas nossas necessidades. O prefeito prometeu e está cumprindo”, disse.

O Centro de Referência ampliará os atendimentos e atividades já desenvolvidas pela equipe da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), que visam conscientizar a população e combater a violência, fortalecendo o enfrentamento as diversas formas de agressão contra o gênero. 

Leia mais

“A violência contra a mulher é um problema real. Em pleno século 21, ainda nos deparamos com o medo, à opressão e a agressão. Precisamos continuar juntos, na luta pela quebra do silêncio. Um compromisso firmado pelo nosso prefeito Dinha e que diariamente executamos, muitas vezes em silêncio, afinal, não podemos expor os casos, as mulheres e os seus familiares e o Centro vem para fortalecer essa luta, a favor da vida”, pontuou Andrea Almeida, secretária da SPM.

O CRAM contará com 11 salas divididas entre: recepção, administração, assistência social, brinquedoteca, sala de reuniões, área de convívio, psicologia, advocacia, banheiros e Ronda Maria da Penha, uma estrutura ampla e adaptada, seguindo as normas e padrões de acessibilidade.

Continuar Lendo

Colunistas

COMPREI NO DI MAINHA E PRECISO REGISTRAR O QUE OCORREU

Publicado

em

Restaurante Di Mainha em Simões Filho

De certa forma, criticar o comércio de Simões Filho é fácil. Os críticos não se arriscam, e ainda ganham momentânea notoriedade criticando o empresariado local que, corajosamente, decide empreender em uma cidade que pouco valoriza seu comércio.

O entendimento geral é de que a prestação de serviços e o atendimento no comércio local é o pior que um cliente pode encontrar em toda a Região Metropolitana da capital baiana – Salvador.

O cidadão simõesfilhense costuma ser indiferente às dificuldades do empresariado local e a cobrança pelo bom atendimento é constante, uma vez que os shoppings da capital estão a alguns minutos de distância percorridos em confortáveis automóveis ou até mesmo sufocantes ônibus coletivos.

Mas, às vezes, é preciso encarar o fato de que quando menos esperamos, somos surpreendidos por atendimentos que nos impactam pela simplicidade, pelo carinho e pela dedicação.

Ontem, decidi comprar umas quentinhas para almoçar com minha filha, em casa.

E o local que busquei comprar foi num restaurante próximo de casa, no Vida Nova, chamado DI MAINHA.

A atendente, com uma atenção incomum, me passou, pacientemente, todas as informações sobre seu cardápio e que não fornecia as tais quentinhas, mas que tinha uma forma de venda diferente na qual o almoço que seria servido à mesa, era embalado para viagem com um pequeno custo adicional.

Mesmo com pressa, fui facilmente convencido a aceitar a oferta e ainda pedi alguns adicionais: refrigerante e uma cerveja.

Recebi a sacolinha com os pedidos e efetuei o pagamento.

No curto percurso para casa, fui pensando em registrar, de alguma forma, o bom atendimento que recebi naquele singelo restaurante, perto de casa.

Quando abri, a embalagem junto com minha filha, vi uma anotação feita com caneta esferográfica nas tampas das quentinhas, onde se lia: “Di mainha Agradece! Comida Baiana, Bom Apetite!”

A anotação estava ornada com um coração em duas cores, azul e vermelho.

A mensagem, simples, informativa e atenciosa, para mim, foi um demonstrativo de que além do atendimento dedicado da atendente, havia uma preocupação em prolongar a lembrança do cliente em relação ao restaurante.

Sempre ouvi reclamações sobre a má qualidade do atendimento no comércio local, mas o atendimento no Di Mainha, ontem, me chamou a atenção.

Como jornalista, me sinto na obrigação de registrar bons exemplos como este, que não me ocorreu em uma restaurante de luxo e nem foi dado por um garçom vestido a caráter.

Isso só prova que há um caminho para a evolução no atendimento do comércio de Simões Filho.

E esse caminho, não necessariamente envolve altos investimentos e sim, dedicação.

De uma coisa tenho certeza: voltarei ao Di Mainha e com muita fome.

Continuar Lendo

Saúde

Simões Filho: Novas ambulâncias serão entregues a SAMU

Publicado

em

Nova AmbulÂncia do SAMU

Feira de Saúde, em Simões Filho, realizada pela Prefeitura municipal, através da Secretaria de Saúde, será marcada por entrega de novas ambulâncias para Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), nesta segunda-feira (18).

A feira será realizada no Ponto Parada, em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS), às 14h, e durante o encontro, a população poderá usufruir de serviços de aferição de pressão arterial e glicemia capilar, testes rápidos de HIV e Hepatite B e C, orientações de promoção à saúde bucal (com distribuição de kits para escovação) e orientações fisioterapêuticas, além de terem acesso a informações e métodos contraceptivos.

Às 16h, com a presença do prefeito da cidade, Dinha Tolentino, vice-prefeito Sid Serra, dos deputados federal Paulo Azi e estadual Kátia Oliveira, além de vereadores e secretários municipais, duas novas ambulâncias, serão entregues à equipe do SAMU.

No município, a base fixa do SAMU fica instalada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no CIA I, cobrindo todo o município, gratuitamente, 24h por dia, ofertando um serviço pré-hospitalar e age com o objetivo de chegar precocemente à vítima, após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo a morte.

Continuar Lendo

Mulher

Secretaria de Politicas Públicas para Mulheres realiza palestra no Pam CIA

Publicado

em

Os pacientes da Unidade de Saúde Professor Doutor José Maria de Magalhães Neto (Pam CIA), em Simões Filho, assistiram a uma palestra sobre Violência Doméstica, Lei Maria da Penha e Empoderamento Feminino. O bate-papo foi realizado pela Prefeitura de Simões Filho, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Publicas para Mulheres (SPM), na manhã desta quinta-feira (14). 

“Estamos dando continuidade ao cronograma de palestras e ações da SPM, fomentando o combate da violência contra as mulheres. A cada dia, buscamos munir os simõesfilhenses de informações e de como procurar ajuda”, afirmou Andrea Almeida, secretária da pasta. 

A SPM segue com as ações de mobilização, palestras e encontros, em diversos ambientes do município, que têm por objetivo fortalecer a luta contra a violência, levando esclarecimento e apoio aos munícipes.

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Copyright © 2017 Página Simões Filho