Conecte conosco

MUNDO

Sequestro: Governo do Quênia diz que maior parte dos reféns presos em shopping foi libertada

Publicado

em

319757-970x600-1O Exército do Quênia lançou no começo da noite deste domingo, 22, a ofensiva para retomar o controle do shopping Westgate, em Nairóbi, controlado desde a tarde de ontem por militantes da milícia radical somali Al-Shabab. Segundo os militares, a maior parte dos reféns em poder do grupo já foi libertada e equipes de elite controlam a maior parte do prédio.

Ao menos quatro soldados foram feridos em troca de tiros com os extremistas. A expectativa do Exército é a de que o conflito termine ainda nesta noite. O último balanço da Cruz Vermelha queniana indica que 68 pessoas morreram e 175 ficaram feridas no ataque. Os militantes invadiram o local no sábado, por volta do meio dia, com granadas e fuzis de ataque. Por meio de sua conta no Twitter, o Shabab considerou a ação uma represália à presença de tropas quenianas na Somália.

Mais cedo, o presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta, disse que as forças de segurança têm uma boa chance de neutralizar os militantes. Kenyatta, que disse ter um sobrinho seu e outro de sua noiva entre os mortos, afirmou que o governo tem relatos do envolvimento de homens e mulheres na ação no shopping. “Os criminosos agora estão localizados em um lugar dentro do edifício. Com os profissionais no local, eu garanto aos quenianos que temos uma boa chance de neutralizar com sucesso os terroristas como nós esperamos”, disse ele em entrevista coletiva.

Questionado se iria considerar a retirada das tropas, Kenyatta disse: “Nós fomos como uma nação para a Somália para ajudar a estabilizar o país, mas, sobretudo, para lutar na guerra contra o terror.” “Não vamos ceder na guerra contra o terror… Ele (o ataque) só tem aumentado o nosso compromisso de lutar e vencer essa guerra.” Após declarações semelhantes da oposição e de outras autoridades na residência presidencial, Kenyatta também pediu que os países não emitam alertas de viagens que prejudicariam a indústria do turismo, vital para o Quênia. Ele não respondeu se reféns que ainda estão dentro do shopping tinham explosivos amarrados a eles, dizendo que não iria comentar as operações.

Ajuda israelense. Consultores israelenses estão ajudando autoridades do Quênia a formular uma estratégia para acabar com um cerco a um shopping center de Nairóbi, onde militantes islâmicos mataram ao menos 59 pessoas e estão mantendo reféns, disse uma fonte de segurança israelense no domingo.

“Há consultores israelenses ajudando com a estratégia de negociação, mas não há israelenses envolvidos em qualquer operação ofensiva iminente”, disse a fonte, que não quis ser identificada. Uma fonte israelense em Nairóbi disse que todos os israelenses presentes no shopping no momento do ataque haviam saído do local em segurança, com os três últimos resgatados durante a noite.

Uma fonte de segurança do Quênia, que pediu para não ser identificada, disse que o Exército israelense estava envolvido na operação, enquanto um oficial de segurança privada também afirmou que eles estavam ajudando a fazer um pente fino no shopping.

Fonte: AP, Reuters e EFE

MUNDO

Site alemão detona Sergio Moro, em série de reportagens

Publicado

em

O site alemão Nach Denk Seiten (Depois de pensar em páginas), que tem muito prestígio por suas análises críticas,  publica desde sábado uma série de reportagens sobre o ministro da Justiça Sergio Moro, e desconstrói a “farsa” do super herói. Dossiê Sergio Moro é o título da série.

No primeiro artigo, chama o ex-juiz de “carreirista” e lembra que, durante muito tempo, ele recebeu acima do teto constitucional e também justificou de maneira cínica o auxílio-moradia que recebia.

Moro disse que era uma compensação pela falta de aumento salarial.
“Na carreira de Sergio Moro, o combate à corrupção é um slogan que ele se aplica aos outros, não a ele”, registra o artigo, de autoria de Frederico Füllgraf.

O jornalista cita o Diário do Centro do Mundo e o GGN como referência a informações sobre a indústria da delação premiada (série de reportagens feita em parceria pelos dois sites).

Mais especificamente, a ligação de Moro e da mulher, Rosângela, com advogados acusados de intermediar acordos no âmbito da Lava Jato.
No primeiro artigo, ele não cita Carlos Zucolotto Júnior, mas a ligação a que se refere é esta, também a dois outros advogados, Marlus Arns e Antônio Figueiredo Basto.

Moro também é citado por uma situação de conflito de interesses, por investigar corrupção na “semi-estatal Petrobras”, e depois aceitar o convite para realizar palestra patrocinada pela empresa e por advogados que prestam serviço à empresa.

Era uma referência a dois eventos, realizados em Nova York no ano passado, um na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, em que recebeu o título de “Homen do Ano”, e outro promovido pela Lide, da família de João Doria.

O jornalista reconhece a popularidade de Moro no Brasil e no exterior.
“O juiz provincial brasileiro tem desfrutado de crescente popularidade nacional e internacional. No Google, seu nome ultrapassa 38 milhões de referências a links, mais da metade dos 70 milhões de Donald Trump e Vladimir Putin”, conta.

Os textos sobre o Dossiê Moro estão disponíveis desde sábado no site Nack Denk Seiten.

O primeiro artigo tem como título “A ascensão do carreirista a parteiro de Bolsonaro” (em tradução livre). Ou seja, sem Moro, não teria nascido Bolsonaro presidente.
Joaquim de Carvalho


No DCM

Continuar Lendo

MUNDO

Venezuelanos marcham em defesa da Revolução e da soberania

Publicado

em

Venezuelanos marcham em defesa da Revolução e da soberania

Prensa Latina – O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) convocou para hoje a uma marcha do povo revolucionário com a finalidade de defender a soberania do país sul-americano, especialmente das intenções golpistas da oposição de derrubar o processo bolivariano.
As forças populares se concentrarão em três pontos desta capital a partir de 9:00 horas para desfilar até a Praça O’leary, onde se encontraram com as principais autoridades governamentais, de acordo com informação fornecida pela diretora da organização política.

Com o desfile o Poder Popular respaldará a liderança do presidente da República, Nicolás Maduro, além de comemorar os 61 anos da queda da ditadura de Marcos Pérez Jiménez.

A respeito, a vice-presidenta executiva, Delcy Rodríguez, assegurou em coletiva de imprensa que ‘sairemos todos a defender a paz, a união nacional, em frente a uma campanha terrível de racismo e de xenofobia contra nossos venezuelanos’.

Por sua vez, o primeiro vice-presidente do PSUV, Diosdado Cabelo, destacou que os revolucionários sairão nesta quarta-feira, junto com diversos movimentos sociais, a defender a nação.

Reiterou que a marcha terá como objetivo proteger a pátria e a Revolução bolivariana, daqueles que agridem constantemente os ideais de liberdade e igualdade, bem como a soberania da nação.

Cabelo chamou o povo a mobilizar-se pelas ruas para ‘recordar ao mundo que a Venezuela ninguém a trai’.

Continuar Lendo

MUNDO

EXÉRCITO VENEZUELANO AVISA: NÃO ACEITARÁ PRESIDENTE IMPOSTO DE FORA PARA DENTRO

Publicado

em

Sputnik – O ministro da Defesa venezuelano, Vladimir Padrino, disse nesta quarta-feira (23) que os militares do país continuarão a defender a Constituição venezuelana e a soberania nacional e que não aceitarão um “presidente imposto”.

Pedrino usou o Twitter para dizer que os militares não irão aceitar “um presidente imposto nas sombras de interesses escusos nem proclamado à margem da lei”.

Sem citá-lo nominalmente, Pedrino se referiu a Juan Guaidó, opositor do governo Maduro e presidente da Assembleia Nacional que se autodeclarou presidente interino da Venezuela durante um protesto em Caracas.

A partir deste momento, os Estados Unidos, Brasil, Paraguai, Colômbia, Canadá, entre outros países, deram legitimidade a Guaidó. Desde o início da manhã de hoje, Caracas está tomada por protestos.

​Maduro fez um pronunciamento duro e cortou relações diplomáticas com os Estados Unidos.

El desespero y la intolerancia atentan contra la paz de la Nación. Los soldados de la Patria no aceptamos a un presidente impuesto a la sombra de oscuros intereses ni autoproclamado al margen de la Ley. La FANB defiende nuestra Constitución y es garante de la soberanía nacional.

Continuar Lendo

MUNDO

Brasil reconhece golpista Guaidó e deixa Venezuela à beira da guerra civil

Publicado

em

Blog do Esmael – O governo de extrema-direita de Jair Bolsonaro confirmou nesta tarde de quarta-feira (23) que reconhece oficialmente o deputado e presidente da Assembleia Nacional Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela.

“O Brasil reconhece o Senhor Juan Guaidó como presidente encarregado da Venezuela. O Brasil apoiará política e economicamente o processo de transição para que a democracia e paz social voltem à Venezuela”, diz a nota do Itamaraty divulgada nesta tarde de quarta.

A decisão do governo Bolsonaro, juntamente com os EUA e Paraguai, rompe com a tradição da política externa brasileira de não ingerência nos assuntos internos de cada país e da busca de soluções pacíficas para os conflitos internos.

Em Davos (Suiça), o presidente da Colômbia, Iván Duque, também afirmou reconhecer a legitimidade de Guaidó.

A ingerência direta dos Estados Unidos e do chamado Grupo de Lima, integrado pelo Brasil, pode lançar o país numa guerra civil e provocar uma catástrofe humanitária sem precedentes no continente.

Continuar Lendo

MUNDO

URGENTE: CHEFE DO PARLAMENTO VENEZUELANO TENTA USURPAR PRESIDÊNCIA

Publicado

em

Em meio a enormes manifestações pelas ruas da Venezuela, o presidente da Assembleia Nacional (AN) venezuelana, Juan Guaidó, acaba de se declarar “presidente encarregado”.

“Aqui não existe nada paralelo, o exercício do poder é aqui”, declarou.

Continuar Lendo

MUNDO

CARRO FICA AMASSADO E BICICLETA SAI INTACTA DEPOIS COLIDIREM DE FRENTE

O ciclista, que pedalava na contramão, bateu de frente com um veículo, e a foto viralizou

Publicado

em

CARRO FICA AMASSADO E BICICLETA SAI INTACTA DEPOIS COLIDIREM DE FRENTE

Insto é incrível! Diria Silvio Santos.

O caso aconteceu no dia 09 de janeiro deste ano.

Um acidente bizarro na China, envolvendo um carro e uma bicicleta, terminou de forma meio inusitada: o carro teve o pára-choque dianteiro amassado, enquanto a bicicleta parece ter ficado intacta.

A foto (acima) viralizou, e teve gente dizendo até que se tratava de “fake news”. O acidente, no entanto, teria ocorrido em Shenzen, sul da China, e provavelmente era o ciclista que pedalava na contramão, informou o site khaleejtimes.com.

Segundo o mesmo site, a polícia informou que a foto não foi editada. E no vídeo, feito logo após o acidente, mostra as pessoas incrédulas – talvez tentando descobrir a marca dessa bicicleta inquebrável.

Este poderia ser mais um episódio do programa “Isto é Incrível”. Mas a melhor notícia é que ninguém — tanto motorista quanto ciclista — se feriu gravemente no acidente.





Publicado no Portal Terra

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Copyright © 2017 Página Simões Filho