Conecte conosco

Mulher

Simões Filho: Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres se reúne com Comitê de Homens

Publicado

em

Simões Filho: Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres se reúne com Comitê de Homens

A Prefeitura de Simões Filho, cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS), através da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM), promoveu mais um encontro para diálogo, reafirmação e construção de políticas públicas, com o Comitê de Homens.

“O comitê de homens continua na luta por igualdade de direitos e apoiando as ações afirmativas em valorização e defesa da mulher”, pontuou o coordenador do Comitê, Denivaldo Oliveira.

Durante o encontro, foi debatido ações afirmativas sobre a rede de proteção às mulheres e a importante parceria dos homens na luta contra todos os tipos de violência, que atingem as questões de gênero e raça.

Além disso, a secretária Andréa Almeida, destacou as ações desenvolvidas em parceria com a Polícia Militar, na execução da Ronda Maria da Penha, que vem atendendo o município uma vez por semana, fazendo valer os direitos das mulheres, além de prestar serviço de atendimento na proteção, fiscalização e orientação das ocorrências policiais que envolvem as vítimas de violência doméstica.

“A luta é diária e não podemos vacilar e as parcerias vêm para somar e fortalecer a rede de proteção às mulheres. Vamos continuar mobilizando e conscientizando sobre a importância do empoderamento feminino, com o seu real significado, o de ser uma ação social coletiva de luta para potencializar a conscientização da sociedade, sobre os direitos sociais e civis do gênero e raça”, destacou Andréa Almeida.

A secretaria realiza atendimento multidisciplinar com psicólogo e assistente social, além de acompanhamento e orientações jurídicas, à população, em especial às mulheres e o seus familiares, vítimas de violência sexual, patrimonial, moral, física e psicológica.

Por ASCOM/PMSF

P U B L I C I D A D E

Mulher

AO VIVO: SOLENIDADE DE ENTREGA DA COMENDA NOÊMIA MEIRELES, EM SIMÕES FILHO

Publicado

em

Simões Filho – A Câmara Municipal de Simões Filho realiza Sessão Solene em homenagem às mulheres que serão agraciadas com a entrega da Medalha Noêmia Meirelles Ramos. A solenidade acontecerá na manhã desta sexta-feira (15), a partir das 10h, no Plenário Walter Jorge dos Santos. O evento, aberto ao público, é realizado anualmente pelo Legislativo em alusão ao Dia Internacional da Mulher, lembrado em 8 de março.

A solenidade será aberta pelo presidente da Câmara, vereador Orlando de Amadeu (PSDB), que passa a condução da Sessão para a Deputada Kátia Oliveira (MDB), uma das homenageadas do dia. O evento será prestigiado pelo prefeito Diógenes Tolentino Oliveira, o vice-prefeito Sid Serra, os secretários Andrea Almeida (Políticas Públicas para a Mulher), Andrea Pereira (Desenvolvimento Social e da Cidadania), a subcomandante da Ronda Maria da Penha, Capitã Alcilene Coutinho, o presidente da Associação Quilombo Dandá, Sandra Santos de Santana, a secretária de Reparação do município de Salvador, Ivete Sacramento, como  palestrante convidada, entre outras autoridades, lideranças, imprensa e comunidade.

Segundo o presidente da Casa, a intenção em dedicar a homenagem é valorizar as mulheres do município que contribuem socialmente com seus trabalhos desenvolvidos em favor da população. “A homenagem é o reconhecimento do Legislativo às mulheres que fazem a diferença em diversas áreas de atuação em prol da sociedade”, enaltece Orlando.

As 19 mulheres serão agraciadas em reconhecimento pela contribuição de relevantes serviços prestados à comunidade e para o desenvolvimento do município e da população nos variados segmentos.

Durante a entrega das medalhas, a história de cada homenageada será apresentada à comunidade. Cada um dos 19 vereadores dedica homenagem especial às suas indicadas.

A escolha das homenageadas é feita por meio de indicações apresentadas pelos vereadores, conforme determina o decreto legislativo que trata da concessão da medalha.

A Solenidade de entrega da Medalha Noêmia Meirelles Ramos foi criada e instituída pela Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres, em 2013, na época, presidida pela então Vereadora Kátia Oliveira (MDB) para homenagear diversas mulheres em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade.

A escolha das homenageadas é feita por meio de indicações apresentadas pelos vereadores, conforme determina o decreto legislativo que trata da concessão da medalha.

A Medalha leva o nome de Noêmia Meirelles Ramos, a segunda prefeita de Simões Filho e primeira mulher eleita na Bahia.

A Sessão Solene aberta ao público acontece no plenário da Câmara Municipal, podendo ser acompanhada também por transmissão ao vivo pelo Facebook: www.facebook.com/cmsf; pelo Portal da Câmara: www.camarasimoesfilho.ba.gov.br; pelo Youtube: www.youtube.com.br/camarasimoesfilho e pela Rádio Simões Filho FM 87,9.

Vale lembrar que de acordo com a Portaria N° 006/2019, publicada pela Câmara de Simões Filho, no dia 21 de janeiro de 2019, para adentrar ao Plenário Walter Jorge dos Santos, é necessário que os respectivos profissionais de comunicação (jornalistas, fotógrafos, cinegrafistas e auxiliares) interessados em fazer a cobertura das Sessões a partir de fevereiro de 2019 usem o seguinte traje social: homens: terno e gravata, blazer ou esporte fino; mulheres: vestidos (saia abaixo do joelho e blazer) ou ternos (calça e blazer de manga comprida).

 

Lista das Homenageadas:

 

Sra. Francisca Conceição Fiúza – Homenageada do vereador Adailton Santos de Andrade

Sra. Cássia Magaly da Silva Andrade – Homenageada do vereador Alfredo Assis

Sra. Eliete Elpídia dos Santos – Homenageada do vereador José Arnoldo dos Santos Simões

Sra. Marlene Baraúna Souza – Homenageada do vereador Erivaldo Canjirana

Sra. Nanci Soares de Souza – Homenageada do vereador Cleiton Aparecido dos Santos Alves

Sra. Nilza Pinheiro Nascimento – Homenageada do vereador Devaldo Soares de Souza

Sra. Palmira dos Santos Boaventura – Homenageada do vereador Denilson das Neves Santos

Sra. Erineide da Paz Caetano – Homenageada do vereador Elimário Santos Silva

Sra. Ana Patrícia Queiroz Alvez – Homenageada do vereador Erivaldo Costa dos Santos

Sra. Maria das Graças Santos Brito – Homenageada do vereador Everaldo da Silva

Sra. Marinalva da Silva Lopes – Homenageada do vereador Everton Garcia Lima

Sra. Catiane Alves de Souza – Homenageada do vereador Jailson Soares

Sra. Maria Cristina Santana Ferreira – Homenageada do vereador Laécio Valentim

Sra. Maria Batista Pereira – Homenageada do vereador Luciano Almeida

Sra. Celeste Almeida Pereira – Homenageada do vereador Manoel de Santana Conceição

Sra. Kátia Oliveira – Homenageada do vereador Manoel Dias Pires Filho

Sra. Nadia Freitas de Jesus Barbosa – Homenageada do vereador Manoel Almeida

Sra. Vera Lúcia Campos dos Santos – Homenageada do vereador Orlando Carvalho de Souza

Sra. Gisélia Silva Miranda – Homenageada do vereador Sandro Moreira Gonçalves

 

SERVIÇO:

 

O quê: Sessão Solene de entrega da Medalha Noêmia Meirelles Ramos em Homenagem às Mulheres Indicadas.

Quando: Sexta-feira (15), a partir das 10h

Local: Plenário Walter Jorge dos Santos, na Câmara Municipal de Simões Filho

Endereço: Praça da Bíblia, s/n, Centro

Continuar Lendo

Mulher

Simões Filho: Centro de Referência da Mulher será inaugurado em 28 de Março

Publicado

em

Com o objetivo de promover assistência e acolhimento para as mulheres da cidade de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPM), entregará no dia 28 de março o Centro de Referência da Mulher. 

O espaço vem sendo construído com recursos municipais e contará com recepção, administração, ronda Maria da Penha, psicologia, advocacia, assistência social, brinquedoteca, sala de reunião, área de convívio e banheiros adaptados.

O Centro prestará serviços de acolhimento, acompanhamento psicossocial e orientação jurídica às mulheres vítimas dos diversos tipos de violência. Segundo relatório das Secretarias de Segurança Pública de todo País (FBSP), a cada 11 minutos uma mulher é violentada. 

A última conquista do município foi a Ronda Maria da Penha, que acontece uma vez por semana, fazendo valer os diretos das mulheres, além de prestar serviço de atendimento na proteção, fiscalização e orientação nas ocorrências policiais. Em conjunto, a SPM realiza atendimento multidisciplinar com psicólogo e assistente social.

Continuar Lendo

Mulher

BAHIABaile garante recursos para construção da Casa de Apoio à Mulher com Câncer

Publicado

em

Baile garante recursos para construção da Casa de Apoio à Mulher com Câncer

Do Tudo é Política – O baile carnavalesco Bahia Real Masqué encheu o Palácio da Aclamação, em Salvador, de música e solidariedade na noite desta sexta-feira (22). Promovido pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), o evento foi marcado pelas apresentações de Luiz Caldas, Tatau, os Irmãos Macedo e participações especiais de Marcia Short, Sarajane e Gerônimo. 

Toda a renda arrecadada com a venda dos ingressos será utilizada na construção da Casa de Apoio à Mulher com Câncer, que irá abrigar mulheres que vêm do interior da Bahia para fazer tratamento oncológico no Hospital da Mulher, na capital baiana, e não possuem hospedagem durante o tratamento. 

Para o diretor médico do Hospital da Mulher, Paulo Sérgio Andrade, a obra será fundamental, pois a dificuldade em encontrar um ponto de apoio leva muitas mulheres a abandonarem o tratamento. “Com esse espaço, vamos garantir que essas pacientes tenham condições de dar continuidade ao tratamento com todo o conforto, sem a necessidade de se locomover por grandes distâncias”, destacou. 

O governador Rui Costa e a primeira-dama e presidente das VSBA, Aline Peixoto, participaram do baile. Conforme o assessor das VSBA, Gustavo Urpia, “depois de idealizar o Hospital da Mulher, o governador e a primeira-dama perceberam que muitas mulheres não tinham onde ficar e acabavam voltando para o interior. A Casa de Apoio chega para acolher essas mulheres, para que elas tenham um tratamento adequado”. 

A Casa de Apoio à Mulher com Câncer será construída no bairro de Roma, nas proximidades do Hospital da Mulher, de modo a facilitar o deslocamento de um ponto a outro. A estrutura vai abrigar até 120 mulheres, que, além de hospedagem, terão acesso a terapias ocupacionais e oficinas de capacitação. O espaço incluirá também uma cozinha experimental, salas de convivência, um amplo refeitório e quartos individuais e duplos.

Apoio

O cantor Luiz Caldas comentou sobre a alegria em poder contribuir com a ação social. “É uma grande honra poder participar dessa iniciativa maravilhosa das Voluntárias para a construção dessa casa, que vai melhorar tanto a vida dessas mulheres que precisam fazer tratamento em Salvador. É uma sensação muito gratificante por contribuir para um bem maior”, disse. 

Para Tatau, o gesto de solidariedade é contagiante. “O artista tem a capacidade de transmitir essa energia positiva que vai passando adiante e fazendo com que as pessoas queiram participar e se envolver em ações importantes como essa. É muito bom estar aqui com esses artistas, fazendo uma festa tão bonita que vai ter um resultado tão positivo”, afirmou o cantor sobre o evento, que também teve apoio do Instituto Avon. 

Continuar Lendo

Mulher

Simões Filho: “O prefeito prometeu e está cumprindo”, diz moradora sobre obras do CRAM

Publicado

em

O prefeito de Simões Filho, Dinha Tolentino, cumpre promessa e obras do Centro Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) seguem para fase de conclusão. A cidade faz parte da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e há anos a população aguardava pela efetivação desse sonho, como conta Aline Souza.

“Nós mulheres somos a maioria e nada mais justo do que a efetivação de uma promessa. Há anos, aguardávamos por ações que nos garantissem dentro do município maior suporte, nas nossas necessidades. O prefeito prometeu e está cumprindo”, disse.

O Centro de Referência ampliará os atendimentos e atividades já desenvolvidas pela equipe da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), que visam conscientizar a população e combater a violência, fortalecendo o enfrentamento as diversas formas de agressão contra o gênero. 

Leia mais

“A violência contra a mulher é um problema real. Em pleno século 21, ainda nos deparamos com o medo, à opressão e a agressão. Precisamos continuar juntos, na luta pela quebra do silêncio. Um compromisso firmado pelo nosso prefeito Dinha e que diariamente executamos, muitas vezes em silêncio, afinal, não podemos expor os casos, as mulheres e os seus familiares e o Centro vem para fortalecer essa luta, a favor da vida”, pontuou Andrea Almeida, secretária da SPM.

O CRAM contará com 11 salas divididas entre: recepção, administração, assistência social, brinquedoteca, sala de reuniões, área de convívio, psicologia, advocacia, banheiros e Ronda Maria da Penha, uma estrutura ampla e adaptada, seguindo as normas e padrões de acessibilidade.

Continuar Lendo

Mulher

Secretaria de Politicas Públicas para Mulheres realiza palestra no Pam CIA

Publicado

em

Os pacientes da Unidade de Saúde Professor Doutor José Maria de Magalhães Neto (Pam CIA), em Simões Filho, assistiram a uma palestra sobre Violência Doméstica, Lei Maria da Penha e Empoderamento Feminino. O bate-papo foi realizado pela Prefeitura de Simões Filho, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Publicas para Mulheres (SPM), na manhã desta quinta-feira (14). 

“Estamos dando continuidade ao cronograma de palestras e ações da SPM, fomentando o combate da violência contra as mulheres. A cada dia, buscamos munir os simõesfilhenses de informações e de como procurar ajuda”, afirmou Andrea Almeida, secretária da pasta. 

A SPM segue com as ações de mobilização, palestras e encontros, em diversos ambientes do município, que têm por objetivo fortalecer a luta contra a violência, levando esclarecimento e apoio aos munícipes.

Continuar Lendo

Mulher

Médica cubana é morta com golpes de chave de fenda e enterrada pelo marido em Mauá

Publicado

em

Médica cubana é morta com golpes de chave de fenda e enterrada pelo marido em Mauá

No Tudo é Política – A médica cubana Laidys Sosa Ulloa Gonçalves, de 37 anos, foi morta com golpes de chave de fenda pelo marido brasileiro na tarde deste domingo (3) em Mauá, no ABC Paulista. De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Militar (PM), o corpo da ex-participante do programa Mais Médicos, do Governo Federal, foi encontrado enterrado numa mata perto da Estrada dos Fernandes, em Ribeirão Pires, no mesmo dia.

De acordo com o boletim de ocorrência, familiares de Laidys acionaram a Polícia Militar para avisar que o vigia Dailton Gonçalves Ferreira, de 45 anos, havia matado a mulher com golpes de chave de fenda e fugido no carro dele, um Volkswagen Fox vermelho. O crime teria ocorrido após discussão do casal na residência onde morava, na Rua Francisco Inhesta Spinosa, no Jardim Olinda.

A polícia localizou o automóvel e, consequentemente, o suspeito por meio do Projeto Radar, programa que identifica placas de veículos através de câmeras de radares. Ele estava na Estrada dos Fernandes em Ribeirão Pires.

Segundo os policiais militares, ao ser abordado, Dailton confessou o crime. Dentro do carro havia manchas de sangue.

A PM informou ainda que o homem levou os agentes da 3ª Companhia do 30º Batalhão da PM ao local onde havia enterrado o corpo da cubana, que trabalhava no Programa Mais Médicos. Na residência do casal, foi apreendida a chave de fenda usada no crime.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o vigilante foi preso em flagrante e levado ao 1º Distrito Policial (DP) de Mauá, onde foi indiciado por homicídio qualificado, com agravantes de feminicídio e ocultação de cadáver.

Continuar Lendo
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Copyright © 2017 Página Simões Filho