TEM UMA SIMÕES FILHO MELHOR
MUNDO

Bahia será o único Estado do Nordeste a aderir ao horário de verão após oito anos

Bahia será o único Estado do Nordeste a aderir ao horário de verão após oito anos 4 de outubro de 2011Leave a comment
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A partir do dia 16 de outubro os relógios deverão ser adiantados em uma hora

A Bahia voltará a ter horário de verão depois de oito anos. A partir do dia 16 de outubro, os relógios deverão ser adiantados em uma hora no Estado, que será o único no Nordeste a aderir à medida.

A mudança de horário ocorre sempre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. Serão, no total, 133 dias.

O governo atendeu a um pedido de empresários, que alegaram sofrer com os horários antecipados de fechamento de bancos, da bolsa de valores e de outros setores. Foi realizada uma pesquisa com a população de Salvador e região metropolitana para avaliar se a mudança teria efeito no dia a dia e, no geral, as pessoas informaram não ter nenhum problema.

Cerca de 68% das pessoas disseram na pesquisa que associaram o maior tempo de claridade à possibilidade de lazer. Outros 57% afirmaram ser positivo ter os horários compatíveis com outras regiões do país.

No Twitter, a inclusão do Estado dividiu opiniões e virou até piada. Para @durvalcb, “é a Bahia andando feito carangueijo. Depois de muito trabalho para sair, pede para ‘voltar’ ao horário de verão”. @santos_jnr  brincou: “odeio qnd tem horário de verão aki!!! vou me mudar pro piaui, depois volto pra bahia!”. Alguns aprovaram a decisão, outros criticaram o governador.

Energia

Em 2010, segundo o Ministério de Minas e Energia, o horário diferenciado resultou na redução de 4,4% da demanda de energia no horário de pico entre o fim da tarde e o início da noite, quando o consumo é mais alto nas regiões onde o sistema foi adotado.

O horário de verão é adotado sempre nessa época do ano devido ao aumento na demanda de energia, motivado pelo calor e pelo crescimento da produção industrial às vésperas do Natal.

No verão, os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao sol. Com isso, a luminosidade natural pode ser mais bem aproveitada adiantando o relógio em uma hora.

 

Fonte : R7.com

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *