TEM UMA SIMÕES FILHO MELHOR
MUNDO

Chile faz buscas por avião desaparecido com 21 a bordo.

Chile faz buscas por avião desaparecido com 21 a bordo. 3 de setembro de 2011Leave a comment

Jornalista DRT/MTB nº 4584/BA - Atualmente é editor dos sites Tudo é política e Página Simões Filho. Tem formação em contabilidade e experiência como Instrutor profissional nas áreas de designer gráfico e programação para web.

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Aeronave seguia para o arquipélago Juan Fernández, no sul do Pacífico.
Entre os passageiros está Felipe Camiroaga, apresentador de TV chilena.

As autoridades chilenas iniciaram neste sábado (3) uma intensa operação marítimo-terrestre para localizar o avião que na tarde desta sexta-feira desapareceu na região do arquipélago de Juan Fernández, a 670 quilômetros do litoral central do país, com 21 pessoas a bordo.

Na aeronave, um avião de transporte CASA C-212, viajavam o apresentador Felipe Camiroaga, ums dos mais populares da televisão chilena, e o empresário Felipe Cubillos, que apoiava a organização Desafío Levantemos Chile, criada para impulsionar os trabalhos de reconstrução após o terremoto de fevereiro de 2010.

Além de uma equipe da Televisão Nacional do Chile e integrantes da organização, no avião viajavam funcionários do Conselho da Cultura e funcionários da Força Aérea do Chile.

A missão de resgate, formada por várias aeronaves e embarcações, é liderada pelo ministro da Defesa, Andrés Allamand, e o comandante-em-chefe da Força Aérea do Chile (FACh), o general Jorge Rojas.

Uma criança acende velas em frente à sede da TVN em Santiago, depois que a emissora disse que cinco funcionários, incluindo o popular apresentador Felipe Camiroaga, estavam entre os passageiros do avião que pode ter caído no Chile (Foto: Carlos Vera/Reuters)Uma criança acende velas em frente à sede da TVN em Santiago, depois que a emissora disse que cinco funcionários, incluindo o popular apresentador Felipe Camiroaga, estavam entre os passageiros do avião que pode ter caído no Chile (Foto: Carlos Vera/Reuters)

A expedição partiu rumo ao arquipélago de Juan Fernández às 4h deste sábado para desenvolver um intenso trabalho de busca depois que o presidente chileno, Sebastián Piñera, anunciou que seriam realizadas “todas as gestões para esclarecer as circunstâncias”.

A operação também está reforçada por habitantes do arquipélago e alguns navios que se encontravam na zona. Nas próximas horas devem partir rumo ao local mais voos com equipes de resgate.

apresentador chileno (Foto: Reprodução / TV Globo)Apresentador Felipe Camiroaga (Foto:Reprodução/
TV Globo)

O ministro Allamand, que é cunhado de Felipe Cubillos, explicou que a Força Aérea perdeu contato por rádio com a aeronave às 17h48 desta sexta-feira e reconheceu que “o cenário é adverso”.

Participam dos trabalhos de busca um avião Hércules C-130 da FACh, as fragatas Lynch – que transporta um helicóptero – e Condell, e outra aeronave CASA-295, dotada com dispositivos de prospecção.

Felipe Paredes, vereador de Juan Fernández e última pessoa que viu a aeronave, relatou à imprensa local que a aeronave efetuou duas manobras de aproximação à pista de aterrissagem, de pouco mais de 1 quilômetro de comprimento, e posteriormente desapareceu atrás de uma colina. Paredes acrescentou que, embora houvesse vento, dois aviões privados não tinham encontrado dificuldades para aterrissar pouco antes.

Já o governador marítimo de Valparaíso, Otto Mrugalski, confirmou que uma porta do avião foi encontrada intacta cerca de dois quilômetros ao leste da pista de aterrissagem da ilha Robinson Crusoé, em uma zona onde a profundidade do Oceano Pacífico alcança 54 metros.

Ao chegar às instalações da Força Aérea desde onde está sendo coordenada a operação de resgate, o presidente Sebastián Piñera declarou na noite desta sexta-feira que o acidente representa “um duro golpe para o país”.

 

Do G1, com informações da EFE

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Jornalista DRT/MTB nº 4584/BA - Atualmente é editor dos sites Tudo é política e Página Simões Filho. Tem formação em contabilidade e experiência como Instrutor profissional nas áreas de designer gráfico e programação para web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *