TEM UMA SIMÕES FILHO MELHOR
Saúde ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SESAB divulga nota sobre o surto de meningite C.

SESAB divulga nota sobre o surto de meningite C. 15 de setembro de 2011Leave a comment

Jornalista DRT/MTB nº 4584/BA - Atualmente é editor dos sites Tudo é política e Página Simões Filho. Tem formação em contabilidade e experiência como Instrutor profissional nas áreas de designer gráfico e programação para web.

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) divulgou nota na tarde desta quarta-feira (14), onde explica as medidas adotadas pelo órgão para impedir a proliferação do surto de meningite C que atingiu sete pessoas no Complexo da Costa do Sauípe, levando três delas a óbito.

No texto, a SESAB também minimiza a possibilidade de novos contágios, em uma tentativa de tranquilizar a população. Confira a íntegra do texto:

Nota de esclarecimento sobre meningite C

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, esclarece à população em geral que em relação ao surto de meningite meningocócica ocorrido na semana passada, no Complexo Hoteleiro Costa do Sauípe, há 96 horas (quatro dias) não há registro de novos casos.

A SESAB informa que as ações de bloqueio e controle da doença foram adotadas oportunamente, de acordo com os critérios técnicos e protocolos do Ministério da Saúde, o que favoreceu o resultado positivo. Além disso, a SESAB ampliou o atendimento médico e tem mantido equipes monitorando a situação na região. Ressalte-se que os casos ocorridos foram restritos a funcionários do complexo hoteleiro em questão, não havendo registro da doença entre hóspedes e pessoas da comunidade.

De acordo com o último boletim epidemiológico, a Bahia registra em 2011 uma redução de cerca de 30% no número de casos de meningite meningocócica do tipo C, em comparação ao ano anterior.

A equipe técnica da Vigilância Epidemiológica da SESAB, destaca que não há indicação de vacinação prévia para visita, hospedagem ou trabalho na região do Litoral Norte, inclusive em Costa do Sauípe. O risco de ocorrência da doença na região e no Estado da Bahia é semelhante a qualquer região do país. A incidência de doença meningocócica (risco de adoecer por esta doença) na Bahia é inclusive menor do que em alguns outros estados como é o caso de São Paulo que em 2010 apresentou 6,3 vezes mais casos, 4,9 vezes mais óbitos que na Bahia, com incidência 2,3 vezes maior.

A SESAB destaca ainda que a transmissão da meningite meningocócica só acontece de pessoa a pessoa, através de contato próximo e prolongado, por meio de gotículas ou secreções da nasofaringe, expelidas ao tossir e falar, ou por contato direto com essas secreções.

Em relação aos quatro pacientes de Sauípe, com meningite meningocócica, internados no Hospital Couto Maia, três estão bem e apenas um permanece na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), mas, de acordo com a diretoria do Couto Maia, já apresenta uma discreta melhora.

Fonte: aratuonline.com.br

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Jornalista DRT/MTB nº 4584/BA - Atualmente é editor dos sites Tudo é política e Página Simões Filho. Tem formação em contabilidade e experiência como Instrutor profissional nas áreas de designer gráfico e programação para web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *