56 anos de emancipação
Polícia ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Perícia aponta falta de manutenção em obra onde 9 operários morreram

Perícia aponta falta de manutenção em obra onde 9 operários morreram 23 de setembro de 20111 Comment

Jornalista DRT/MTB nº 4584/BA - Atualmente é editor dos sites Tudo é política e Página Simões Filho. Tem formação em contabilidade e experiência como Instrutor profissional nas áreas de designer gráfico e programação para web.

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Elevador despencou de 80 metros no mês de agosto, em Salvador.
Delegada apresentou laudos periciais na manhã desta sexta-feira (23).

Do G1 BA

Acidente mata nove operários em Salvador (Foto: Arestides Baptista/ Agencia A Tarde / AE)Acidente gerou clima de comoção entre colegas
(Foto: Arestides Baptista/ Agencia A Tarde / AE)

Imprudência, negligência e imperícia. Estes foram os fatores apresentados na manhã desta sexta-feira (23) pela delegada Jussara Souza para resumir as causas do acidente que matou nove operários em um obra da construção civil em Salvador, no dia 9 de agosto. A perícia constatou que houve falha mecânica e falta de manutenção no elevador que despencou de uma altura de cerca de 80 metros.

Segundo a delegada, o engenheiro Manoel Segura, responsável pela obra, não cumpria com normas regulamentadoras da construção civil. Foi registrada falha de manutenção do guincho e do sistema de freio, que não funcionou, ocasionando a tragédia. “As inspenções nas peças têm que ser registradas em um livro. Esse livro foi solicitado, mas não foi entregue nem à delegacia, nem aos peritos técnicos”, afirma Jussara Souza, ressaltando que não havia sobrecarga no equipamento. A capacidade é para dez pessoas e estava com nove trabalhadores.

No laudo pericial consta que foram encontrados vestígios de graxa nas peças que compunham o elevador, o que segundo os técnicos, descumpre recomendações dos fabricantes. Os peritos afirmaram que peças não originais foram encontradas na estrutura. Outro fator apontado foi a falta de instrução e formação técnica dos funcionários que operavam o elevador.

O engenheiro Manoel Segura, dono da construtora Segura, vai ser responsabilizado pelo descumprimento das normas que regulam a construção civil. O inquérito será encaminhado para o Ministério Público.

Tragédia

A queda do elevador aconteceu na manhã do dia 9 de agosto no canteiro de obras do edifício Empresarial Paulo VI, de responsabilidade da construtora Segura, localizado na Avenida ACM, em Salvador. Os nove trabalhadores morreram na hora. Na ocasião, a empresa responsável negou as acusações de desgate em equipamentos.

Acidente em obra mata nove pessoas em Salvador (Foto: Arestides Baptista/Agência A Tarde/AE)Nove trabalhadores despencaram 80 metros (Foto: Arestides Baptista/Agência A Tarde/AE)

 

Fonte: g1bahia

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Jornalista DRT/MTB nº 4584/BA - Atualmente é editor dos sites Tudo é política e Página Simões Filho. Tem formação em contabilidade e experiência como Instrutor profissional nas áreas de designer gráfico e programação para web.

One comment

  1. Era óbcio que seria este o resultado do laudo policial.

    Porém devemos lembrar que em segurança do trabalho, existe O PROCEDIMENTO INSEGURO e A ATITUDE INSEGURA.

    Neste caso acho que houve também a incidência destes dois princípios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *