56 anos de emancipação
Política ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Wagner diz a italianos que a Bahia é um porto seguro para investimento

Wagner diz a italianos que a Bahia é um porto seguro para investimento 7 de outubro de 2011Leave a comment

Jornalista DRT/MTB nº 4584/BA - Atualmente é editor dos sites Tudo é política e Página Simões Filho. Tem formação em contabilidade e experiência como Instrutor profissional nas áreas de designer gráfico e programação para web.

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

“A Bahia, além de riquezas e belezas naturais, é a maior economia da Região Nordeste e reúne ótimas condições, potencial de consumo e expansão para instalação de empreendimentos internacionais”.

Um porto seguro para os investimentos italianos. Foi assim que o governador Jaques Wagner classificou a Bahia, durante a palestra que fez nesta sexta-feira (7) para um grupo de empresários italianos, em Roma, durante o seminário “Relações Econômicas e Integração Brasil/Itália”, tema principal do 16º Meeting Internacional, promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais.

“A Bahia, além de riquezas e belezas naturais, é a maior economia da Região Nordeste e reúne ótimas condições, potencial de consumo e expansão para instalação de empreendimentos internacionais”, descreveu o governador.

O seminário internacional, que reúne 140 lideranças empresariais e políticas do Brasil e da Itália, objetiva facilitar o diálogo dos empresários dos dois países para o enfrentamento da crise e a minimização dos seus efeitos.

Coincidentemente, a abertura do evento coincidiu com o anúncio, pela agência de classificação de risco Fitch, da redução da nota da dívida da Itália. A agência rebaixou o rating da dívida de longo prazo da Itália em um nível, passando de “AA-” para “A+”.

O rating é uma opinião sobre a capacidade de um país ou uma empresa saldar seus compromissos financeiros, As  notas das agências de classificação de risco são expressas na forma de letras e sinais aritméticos, que apontam para o maior ou menor risco de ocorrência de uma suspensão de pagamentos.

A redução na nota da Itália, segundo a Fitch, reflete a intensificação da crise na zona do euro, que “constitui um choque financeiro e econômico significante, que enfraqueceu o perfil da dívida soberana da Itália”.

Em sua palestra, Wagner destacou que a experiência das “políticas anticíclicas” brasileira pode ajudar a Itália a enfrentar este momento difícil.

O governador Wagner também apresentou os números da economia baiana, os principais pólos de atração do capital internacional, os investimentos do Estado na melhoria da qualidade de vida dos baianos, inclusão social, educação e na infraestrutura regional.

De acordo com ele, o encontro – realizado anualmente em um país diferente – é uma ótima oportunidade para o intercâmbio econômico entre o Brasil, a Bahia e a Itália, país que é o sétimo principal destino das exportações baianas. De janeiro a agosto deste ano, as vendas baianas para o país italiano totalizaram US$ 320,82 milhões, representando um saldo comercial positivo para o estado de US$ 280,98 milhões.

 

Com informações da Secom/BA e agências internacionais.

Fonte: bahiatodahora.com.br

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Jornalista DRT/MTB nº 4584/BA - Atualmente é editor dos sites Tudo é política e Página Simões Filho. Tem formação em contabilidade e experiência como Instrutor profissional nas áreas de designer gráfico e programação para web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *