Conecte conosco

Saúde

UPA, um marco na história do município. Inauguração acontecerá na próxima sexta-feira(28)

Publicado

em

Programas Sociais

Finalmente! Unidade de Pronto Atendimento(UPA) de Simões Filho, no bairro CIA 1, será inaugurada na próxima sexta-feira, 28 de março de 2014 às 11h.

Após 3 anos entre licitações, reformas, críticas, elogios, desconfiança e o empenho do Secretário de Saúde – Dr Alfredo Assis – vereador  licenciado, eleito pelo PP, juntamente com toda sua equipe e com o apoio do Prefeito Eduardo Alencar(PSD), a UPA, tão aguardada pela população Simõesfilhense, será finalmente inaugurada.

UPA - SIMOES FILHOCom um custo total de 2 Milhões de Reais, sendo que 500 Mil investidos em maquinas, a UPA terá uma estrutura composta com: Sala de Emergência, sala de observação, sala de estabilização, consultório ortopédico, farmácia, salas de sutura e inalação, urgências, quartos individuais, Raio-X, Almoxarifado e copa.

A grande novidade fica por conta do Sistema de Triagem de Manchester. Todos os pacientes atendidos na UPA de Simões Filho terão seus quadros de saúde avaliados imediatamente por um profissional, como o apoio de um equipamento especial para esta finalidade. Os pacientes serão avaliados por nível de gravidade de cada caso e receberão, cada um, uma pulseira colorida de acordo com a urgência para atendimento.

Cada cor de classificação determina um tempo máximo para o atendimento ao paciente, de forma a não comprometer a sua saúde.

A Triagem de Manchester teve origem na Inglaterra, na cidade de Manchester. No Brasil, foi utilizado pela primeira vez em 2008, no Estado de Minas Gerais, como estratégia para reduzir a superlotação nas portas dos prontos-socorros e hospitais. Hoje, ele é acreditado pelo Ministério da Saúde, Ordem dos Enfermeiros, Ordem dos Médicos e é entendido como uma evolução no atendimento aos quem recorrem a um Serviço de Urgência.

A grande vantagem desta Triagem é separar os casos verdadeiramente urgentes dos não urgentes e garantir o atendimento prioritário dos casos mais graves.

A implantação da Triagem também é vantajosa para o paciente, pois submetido a esta metodologia de classificação de risco está certamente assegurado que não correrá risco de vida, além do que o tempo de atendimento será determinante para uma melhor recuperação e intervenções mais assertivas para a queixa que o motivou a procura do serviço.

10151061_678645995507800_33247669_n

Apenas alguns poucos hospitais particulares da Capital Salvador possuem este sistema de triagem. Simões Filho será a única cidade da Região Metropolitana que terá este sistema funcionando.

“Inaugurar e não parar de funcionar por falta de condições”. Foi esse o argumento do Prefeito e do Secretário, ao serem questionados em várias ocasiões acerca da demora para o início do funcionamento da Unidade.
Existem vários casos de UPAs no Brasil, que iniciaram seu funcionamento e em poucos meses pararam de funcionar por falta de recursos e de profissionais e esta foi a maior preocupação do prefeito Eduardo Alencar, que em várias ocasiões, garantiu que a UPA de Simões Filho não seguirá o mesmo exemplo, pois, como ele mesmo disse, foi feito um criterioso planejamento para a gestão da Unidade que vai assegurar seu pleno funcionamento. “A espera vai valer a pena.” Declarou o Secretário Alfredo Assis.

São aguardadas várias autoridades políticas do Estado para prestigiar o evento de inauguração que certamente entrará para a história do município.

Asiste ao vídeo e entenda como funciona a Triagem de Manchester.

 

P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E

Copyright © 2017 Página Simões Filho