Conecte conosco

Especiais

Verba para expansão do metrô de Salvador foi prometida sem projeto

Publicado

em

Simões Filho tá Mudando
 

Detalhamento da obra só chegou ao ministério das Cidades dois meses após apoio de Dilma.

Verba para expansão do metrô de Salvador foi prometida sem projeto
Foto: Dario Guimarães/Metropress
A presidente Dilma, que tenta imprimir a marca de boa gestora, anunciou que financiará um projeto de R$ 3 bilhões para a expansão do metrô de Salvador antes mesmo de o Ministério das Cidades analisar a proposta, diz a Folha de São Paulo. O anúncio de Dilma ocorreu em 18 de novembro de 2011, em solenidade em Salvador. Mas a proposta para o metrô, com o detalhamento financeiro e técnico do projeto, só chegou ao ministério mais de dois meses depois, em 26 de janeiro deste ano. O projeto é uma parceria entre o governo de Jaques Wagner (PT) e o federal.

A proposta, que cita investimentos de R$ 42 bilhões, foi considerada “passível de apoio” pelo Departamento de Mobilidade Urbana da pasta em seis dias úteis, em fevereiro, apesar de a área técnica ter afirmado, em relatório, que o projeto não tinha “informações suficientes”.

Diante do sinal positivo, o governo da Bahia tem agora até o ano que vem para fazer a licitação. O metrô em Salvador vem sendo construído há 12 anos, mas nunca foi colocado em operação. As informações constam de documentos de processo administrativo do ministério, obtidos pela Folha com base na Lei de Acesso à Informação.

O parecer favorável ao projeto do governo baiano encerrou uma série de nove portarias assinadas pelo então ministro e hoje deputado federal Mário Negromonte (PP-BA), que determinavam a ampliação do prazo para que a pasta finalizasse a análise das propostas recebidas.

Outro lado

Em defesa, o Palácio do Planalto disse que a “decisão do governo federal foi tomada com base na documentação entregue pelo governo da Bahia”. Esses documentos, porém, não constavam do processo no Ministério das Cidades.

O Ministério do Planejamento disse que o procedimento seguiu os trâmites legais. A pasta das Cidades disse que não ampliou os prazos para entregas de propostas.
A nota não esclarece porque o anúncio de Dilma ocorreu três meses antes de o projeto chegar ao ministério. A secretaria de Planejamento da Bahia não quis responder.

Fonte: Metro1.com.br

Emprego

URGENTE: VAGA PARA FRENTISTA trainee

Publicado

em

Posto Paraky, em Simões Filho, está recebendo currículos para interessados nas vagas de FRENTISTA TRAINEE.

Preferencialmente para jovens com idade entre 18 e 25 anos, com experiência em atendimento ao público e conhecimento em informática.

Os currículos devem ser entregues com foto no Posto Paraky, na BA 093, final da Av Eucalipto, Simões Filho.

Vagas limitadas.

Continuar Lendo

CIDADES

Aedes aegypti: cuidados devem ser redobrados no período do verão por conta das chuvas 

Publicado

em

Com o verão se aproximando e as chuvas frequentes, o que faz aumentar o calor, o ambiente se torna mais propício para o aumento do mosquito Aedes aegypti, agente transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. É recomendado à população para não descuidar da prevenção.

 

A gerente de Zoonoses, Camila Borges destaca a importância da limpeza dos quintais, não facilitando recipientes que possam acumular água.

 

Camila relata que, cerca de 80% dos focos do mosquito são encontrados dentro das casas, especialmente nos quintais. “É imprescindível o cuidado constante da população, durante todo o ano. A persistência das pessoas em manter produtos imprestáveis é um problema cultural e também precisa ser verificado. Lembrando que a melhor maneira de prevenir a dengue é impedir que o mosquito se prolifere.”

 

São quatro tipos de vírus que podem ser transmitidos pelo mesmo mosquito e, se não houver cuidados, uma pessoa pode adoecer mais de uma vez e contrair a forma mais grave da doença. A fêmea do aedes aegypti deposita seus ovos em recipientes que contém água acumulada, entre 2 a 3 dias depois os ovos transformam-se em larvas. O ciclo completo até virar mosquito adulto dura de 30 a 45 dias de vida.

 

Os ovos são praticamente imperceptíveis a olho nu e podem suportar até um ano e meio sem água, aguardando um descuido ou uma chuva para evoluírem para larvas e, posteriormente, para mosquitos.

 

Veja algumas medidas para afastar o risco da dengue das residências:

 

Retirar a água dos vasos de plantas e flores com água e colocar a planta em vaso com terra;

Retirar ou virar ao contrário os pratos de vasos. Outra alternativa é colocar areia grossa ou furar o recipiente;

Recolher em saco plástico qualquer tampinha, lata ou embalagens;

Garrafas, baldes e vasos vazios: cobrir e colocar em local protegido da chuva;

Bebedouro de animais domésticos: lavar com esponja e sabão pelo menos duas vezes por semana. Guardar se for viajar;

Caixas d’água: verificar a tampa e trocar se estiver quebrada;

Ralos: devem permanecer sempre desentupidas e sem pontos de acúmulo de água;

Calhas: desentupir e limpar para a água correr livremente;

Piscinas: clorar a água e manter coberta quando não estiver em uso;

Entulhos de obras: cobrir e colocar em local coberto ou colocar no lixo reciclável.

 

Ações de combate à proliferação do mosquito

 

Durante todo o ano, a Gerência de Zoonoses realiza um intenso trabalho de combate à dengue com as visitas domiciliares dos agentes de combate às endemias.

Continuar Lendo

CIDADES

Prefeitura realiza ações em alusão à Campanha 16 Dias de Ativismo

Publicado

em

A luta pelo enfrentamento à violência contra a mulher é um assunto que não pode ficar

para depois e a Prefeitura de Simões Filho, cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS), através da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPM), intensifica ações e visita localidades, com roda de conversas.

As ações estão contidas na campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, promovida e incentivada anualmente pela Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como tema, em 2018 – Pinte o Mundo de Laranja: #MeEscuteTambém.

“Estamos visitando as localidades, reunindo mulheres e os seus familiares, com o objetivo de alertar a população sobre as necessidades de ouvir e acreditar nas vítimas sobreviventes e, principalmente, colocar fim à cultura do silêncio que impede a ruptura do ciclo de atos violentos e abusivos”, destacou Andrea Almeida, secretária da SPM.

De modo geral e a nível Brasil, os dados sobre violência contra a mulher são alarmantes. O Ministério dos Direitos Humanos (MDH) revela que, no primeiro semestre de 2018, foram 994 homicídios, 79.661 relatos de violência – 37.396 violência física, 26.527 violência psicológica e entre eles 63.116 foram classificados como violência doméstica, o que abrange abusos físicos, sexuais, psicológicos e econômicos contra a companheira ou integrante da família.

Continuar Lendo

Educação

Alunos do Cesa levam entretenimento para servidores da Semed Simões Filho

Publicado

em

Os alunos o Centro Educacional Santo Antônio (Cesa) levaram entretenimento para os servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), através da música e da brincadeira. A ação faz parte do projeto ‘Brincando e Fazendo Instrumentos Musicais’.

“Chegamos de surpresa para promover um pouco de entretenimento aos funcionários, por meio de cantiga de rodas e levar alegria para as pessoas que estavam trabalhando”, disse Marta Gomes, coordenadora do fundamental I do Cesa.

Para a aluna do segundo ano, Isadora, o projeto alimenta o aprendizado musical.

“Eu aprendi e aprendo muita coisa. A gente confecciona os próprios instrumentos com material sustentável”, afirmou.

O projeto busca estimular em toda comunidade educativa a reflexão e a vivência de valores universais. As ações são pautadas em fundamentos éticos e morais, possibilitando a construção de uma grande teia de  amor, respeito, diálogo, cooperação e comunhão.

 

Continuar Lendo

Transportes e Trânsito

Trânsito será alterado durante Concurso de Bandas de Fanfarras em Simões Filho 

Publicado

em

O trânsito será modificado no Centro de Simões Filho devido à realização do 12º Concurso Intermunicipal de Bandas e Fanfarras (Cinfansim), que sediará a Final do 24º Campeonato Baiano de Bandas e Fanfarras, no próximo domingo (18), às 13h, na Praça da Bíblia.

De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), as vias serão interditadas a partir das 10h e os bloqueios estarão localizados nas ruas: Manoel Bonifácio (lateral ao Fórum); José Tolentino Álvares (em frente ao Bradesco); Francisco Almeida (lateral do SAC);Rui Barbosa (em 4 pontos: via de acesso a Praça da Bíblia e rotatória dos emancipadores).
Durante o evento, os condutores de veículos poderão transitar pela lateral da Praça 7 de Novembro, acesso a ladeira da Prefeitura, Avenida Eduardo Magalhães (sentido Irmã Dulce e Mercado Municipal) e Luiz Eduardo Magalhães (sentido Praça Noêmia Meireles Ramos).
O trânsito será liberado ao término do evento e o embarque e desembarque de passageiros acontecerão nos pontos de ônibus das vias de acesso.

Continuar Lendo

Saúde

Simões Filho: Equipe da UPA participa de capacitação

Publicado

em

Simões Filho: Equipe da UPA participa de capacitação

Profissionais de saúde da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do CIA 1, Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS), participaram, nesta quarta-feira (14), da primeira etapa, da capacitação sobre Tuberculose e Hanseníase.

A ação foi promovida pela direção de enfermagem da unidade com o objetivo de aprimorar os conhecimentos da equipe sobre a prevenção, promoção, cuidado e recuperação de pacientes.

“Essa é mais uma ação que visa capacitar e ampliar os conhecimentos específicos da nossa equipe, além de funcionar como um mecanismo de aproximação e alinhamento da rotina e das práticas de humanização”, pontuou Marilian Fernandes, diretora de Enfermagem.

A capacitação faz parte do Programa de Educação Continuada, da unidade de saúde, que proporciona palestras bimestralmente para os profissionais. Participaram do encontro, a equipe técnica, além da Secretária de Saúde, Bethânia Pinto.

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Copyright © 2017 Página Simões Filho