Conecte conosco

Saúde

VEREADOR DEL PROPÕE DIA MUNICIPAL DE COMBATE À DOENÇAS RENAIS

Publicado

em

Simões Filho tem um grande número de pacientes renais que, dia sim dia não, precisam passar pela tortura da hemodiálise.

Já passou da hora de se implantar um centro de hemodiálise para atender a grande demanda de pacientes do município.

Na sessão da câmara de vereadores desta terça-feira(18), o vereador Delvaldo [DEL] apresentou um projeto que cria O DIA DE PREVENÇÃO E COMBATE À DOENÇAS RENAIS.

O prjeto foi aprovado por unanimidade e de acordo com o mesmo, a data escolhida é o dia 9 de março.
Projeto será encaminhado para o executivo sanção do prefeito Dinha.

Em tempo;

A cidade baiana de Ribeira do Pombal, com cerca de 55 mil habitantes tem um centro de hemodiálise e atende pacientes de diversos municípios da região.

Saúde

Simões Filho: novas ambulâncias são entregues ao SAMU

Publicado

em

Simões Filho: novas ambulâncias são entregues ao SAMU

Simõesfilhenses passam contar com duas novas ambulâncias de atendimentos de urgência e emergência. A cidade faz parte da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e as unidades móveis foram entregues a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), nesta segunda-feira (18).

“As novas unidades de atendimento reforçam o compromisso que temos firmado com a população e visa proporcionar mais conforto, renovação e modernização dos equipamentos que são de fundamental importância para o atendimento da população”, destacou Dinha Tolentino, prefeito.

O SAMU tem como finalidade prestar socorro, através de unidade móvel, à população em casos de urgência e emergência, oferecendo atendimento em residências, locais de trabalho e vias públicas, por exemplo, e entre os equipamentos que compõem as unidades, estão: Desfibriladores Automáticos Externos (DEAS), Aspiradores portáteis e Oxímetros de Pulso.

“Mais uma realização que interfere positivamente nas nossas vidas. A cidade vem crescendo e só quem mora e vive aqui sabe o tamanho da importância dessas iniciativas. No finalzinho do ano passado, na minha família, nós precisamos dos atendimentos e serviços. Nós ligamos e, em poucos minutos, eles chegaram e, muito cordialmente, realizaram o atendimento do meu pai e hoje ele está vivo, mas sem eles não sei como seria. Gratidão sempre”, pontuou a simõesfilhense Ana Cláudia, 47 anos.

A base fixa do serviço fica localizada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no CIA I, e pode ser acionada por qualquer pessoa sempre que houver necessidade, em diversos casos, como por exemplo: ocorrência de problemas cardiorrespiratórios, intoxicação exógena, queimaduras graves, crises hipertensivas e acidentes/trauma com vítimas, entre outros.

Continuar Lendo

Saúde

Simões Filho: Novas ambulâncias serão entregues a SAMU

Publicado

em

Nova AmbulÂncia do SAMU

Feira de Saúde, em Simões Filho, realizada pela Prefeitura municipal, através da Secretaria de Saúde, será marcada por entrega de novas ambulâncias para Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), nesta segunda-feira (18).

A feira será realizada no Ponto Parada, em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS), às 14h, e durante o encontro, a população poderá usufruir de serviços de aferição de pressão arterial e glicemia capilar, testes rápidos de HIV e Hepatite B e C, orientações de promoção à saúde bucal (com distribuição de kits para escovação) e orientações fisioterapêuticas, além de terem acesso a informações e métodos contraceptivos.

Às 16h, com a presença do prefeito da cidade, Dinha Tolentino, vice-prefeito Sid Serra, dos deputados federal Paulo Azi e estadual Kátia Oliveira, além de vereadores e secretários municipais, duas novas ambulâncias, serão entregues à equipe do SAMU.

No município, a base fixa do SAMU fica instalada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no CIA I, cobrindo todo o município, gratuitamente, 24h por dia, ofertando um serviço pré-hospitalar e age com o objetivo de chegar precocemente à vítima, após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo a morte.

Continuar Lendo

Saúde

Anexo do Hospital Municipal de Simões Filho tem especialidades médicas ampliadas

Publicado

em

Anexo do Hospital Municipal de Simões Filho tem especialidades médicas ampliadas

O Anexo do Hospital Municipal de Simões Filho passou a contar com mais especialidades médicas e houve ampliação de atendimentos. A medida passou a ser tomada em 2017, pela atual administração do município, após estudo que verificou a necessidade da ampliação do quadro de especialidades.

Na unidade de saúde, a população conta com Angiologista Clínico e Cirúrgico, Endocrinologista, Clínica Médica, Pediatra, Neurologista, Pneumologista, Ortopedista (pediátrico, coluna, geral), atendimento de enfermagem, dentre muitos outros. Em 2018, foram realizados 8.579 (oito mil e quinhentos e setenta e nove) atendimentos. No ano anterior, esse quantitativo era de 5.906 (cinco mil e novecentos e seis).

“Novos profissionais passaram a trabalhar no Anexo e intervenções foram tomadas no ambiente para melhor acolhimento do paciente, como: reforma do ambulatório, ampliação com novas cadeiras e recepções”, disse Maycon Barreto, diretor geral.

Atualmente, trabalham, em ritmo de escala, na urgência e emergência do Hospital 10 médicos plantonistas, diariamente, sendo 3 Pediatras, 2 Clínicos, 1 Ortopedista, 1 Anestesista, 2 Obstetras, 1 Neonatologista e 1 Cirurgião, que segundo a secretária de Saúde, Betânia Pinto, é um diferencial em unidades municipais das cidades baianas.

“O investimento realizado na Saúde de Simões Filho é maior do que o estabelecido por Lei. O prefeito Dinha se preocupa e diariamente temos trabalhado para qualificar a oferta dos serviços e capacitar os profissionais. Na Bahia, poucas cidades tem uma equipe de plantão como a de Simões Filho”, afirmou Betânia.  

O Anexo e o Hospital são administrados pela Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Castro Alves (APMI) e contam com a dedicação de 468 colaboradores, entre eles: técnicos de enfermagem (120), médicos (109), enfermeiros (39) e demais colaboradores (200).

Continuar Lendo

CIDADES

OPINIÃO: SAÚDE EM SIMÕES FILHO, A QUEM INTERESSAR POSSA

Publicado

em

Hospital Municipal de Simões Filho

Desde que assumiu a administração do Hospital Municipal de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador – BA, ainda na gestão do ex-prefeito e atual deputado estadual – Eduardo Alencar – a APMI sempre foi alvo de críticas da população.

Várias situações já foram noticiadas pela imprensa simõesfilhense e inúmeras reclamações já foram postadas nas redes sociais.

Na manhã de hoje, 12 de fevereiro de 2019, foi realizada uma “Apresentação de Resultados”, na área de convivência do referido hospital.

Os dados apresentados pelo diretor Maicon Barreto, foram sucintos e sem detalhamentos, mesmo assim, é possível que os mesmos, realmente, traduzam avanços no atendimento à população.

No entanto, a apresentação que deveria servir para mostrar ao povo de Simões Filho, que a gestão, tanto da prefeitura como da própria APMI, estão proporcionando melhorias num dos setores mais criticados da administração municipal – a Saúde Pública, mais confundiu do que esclareceu.

Para começar, as pessoas que assistiram a apresentação, eram, na sua maioria, funcionários da própria APMI, os demais se resumiram na presença do vice-prefeito SID Serra, do secretário de governo, Edson Kipão, de fazenda, Carlos Roberto, o procurador municipal Demilson Lima e a secretária de saúde que por algum motivo, só chegou no final da apresentação dos slides narrados pelo diretor.

Não havia um vereador sequer ou membro da Conselho de Saúde Municipal na pequena plateia.

Ao final da apresentação não houve abertura para perguntas aos representantes da imprensa local e quando questionados sobre a razão de não abrir para perguntas, a assessora de comunicação da APMI – Srª Meire Alves – respondeu que não havia tempo, e que quem quisesse fazer perguntas tentasse o “quebra-queixo”, Ela informou que já trabalha há um ano à frente da assessoria de comunicação, mas ainda não conhece todos os veículos de imprensa da cidade. Vale lembrar que a apresentação começou com 58 minutos de atraso.

O questionamento do Página Simões Filho, foi entendido como uma ação de quem estaria agindo contra a gestão, uma vez que foi perguntado também sobre as citações de supostas notícias falsas veiculadas de “várias formas”.

O diretor Maicon Barreto, respondeu apenas que não queria citar nenhuma “notícia falsa” difundida e como foi veiculada.

Diretor da APMI – Hospital Simões Filho Micon Barreto

Houve uma tensão no ar ao perceberem que o que estava sendo questionado tinha relação com o que foi falado na apresentação, não eram perguntas aleatórias. Nitidamente não se prepararam para perguntas.

É provável que o prefeito Diógenes Tolentino, que está em Brasília, seja informado de que a apresentação foi um sucesso.

E aqui fica a pergunta: sucesso para quem?

É possível que estejam lendo esse texto fazendo caras e bocas avaliando-o como exagerado, mas o fato é que boa parte dos que assistiram a apresentação, sequer moram em Simões Filho.

A sensação era que estávamos numa apresentação de resultados do mês de uma cervejaria e não de um hospital público.

É  preciso entender que o povo é quem faz a melhor avaliação sobre a qualidade da saúde ofertada na cidade.

Leia mais sobre a APMI clicando aqui

É preciso entender, que questionamentos, não podem ser evitados se eles são necessários.

É preciso entender que em gestão pública, bons resultados devem ser difundidos de forma ampla para que o povo tenha condição de avaliar os resultados de forma justa.

É preciso que se entenda que é inaceitável que bons resultados sejam tão mal apresentados.

É preciso que os colaboradores do prefeito compreendam que é preciso levar as boas informações ao povo e não a um grupo de engomadinhos.

É preciso entender que as redes sociais são uma realidade e é preciso saber conviver com as críticas disseminadas através delas.

É preciso que os colaboradores da prefeitura, percebam que uma apresentação nos moldes da que foi realizada, não gera nenhum resultado positivo para a gestão do prefeito Diógenes Tolentino, pois ela foi exclusiva para um pequeno grupo de pessoas, que após a apresentação se fartou com três bandejas de salgados, sem que se ouvisse um comentário sequer sobre um ou outro ponto apresentado pelo Diretor Maicon Barreto.

Se o prefeito, acreditar que um grande trabalho foi feito para divulgar seus esforços em busca de melhorias para o setor da saúde pública, então ele não poderá se surpreender, nem se queixar que não entende por quê a população não comenta sobre os avanços buscados e os resultados alcançados com seus esforços.

Repito: haverá que diga que há aqui, exageros.

Por isso, deixo umas perguntas a quem interessar possa: o que é computado pela APMI como CONSULTAS COM ENFERMEIROS?

Qual a razão de não se fazer uma apresentação aberta à população em um local maior, com momentos de perguntas e respostas a quem queira perguntar?

Bem…

A melhor avaliação sobre os avanços na saúde, quem faz é o povo. A ele se informa e a ele se pergunta.

Em tempos de crise, nenhum funcionário da APMI irá dizer que a empresa está proporcionando retrocessos, caso seja verdade.

Nenhum colaborador da prefeitura irá ter a coragem de dizer que os resultados apresentados no evento jamais chegarão ao povo com a clareza e a simplicidade que o povo entende.

É uma pena!

Trabalhos amadores produzem resultados amadores.

Leia aqui, a matéria produzida pela assessoria de comunicação que resume o que foi apresentado.

Em tempo;

Sempre leio uma frase atribuída ao ex-presidente estadunidense – Barack Obama que diz:  Livre-se dos bajuladores. Mantenha perto de você pessoas que te avisem quando você erra

Continuar Lendo

Saúde

Prefeitura e OdontoSesc realizam reabilitação dentária e implante

Publicado

em

A Prefeitura de Simões Filho, cidade da Grande Salvador, segue trabalhado para proporcionar melhor qualidade de vida à população e, nesse sentido, em parceria com OdontoSesc, continua realizando desde 2018 um mutirão que intensifica os atendimentos odontológicos. Entre as ações, também é desenvolvido a reabilitação dentária.

“Alguns pacientes perderam os seus dentes por falta de orientação e cuidado. A perda, principalmente dos frontais, meche muito com a autoestima e sem falar que é preciso de um acompanhamento mais específico e exames para ter uma ideia das consequenciais da falta de atenção”, destacou a Paloma Caldas, coordenadora de Odontologia.

Para Antônio C. M., o tratamento foi a realização de um sonho. “Estou muito feliz com o meu procedimento. Eu perdi vários dentes há muito tempo e não imaginava que seria possível reparar. Hoje, estou sorrindo à toa. Só tenho a agradecer e parabenizar a equipe que realizou um excelente trabalho e cuidou muito bem de mim.”

No consultório móvel, a equipe realiza procedimentos cirúrgicos de periodontia, endodontia, radiografias, clínica preventiva, entre outros. Os pacientes contam diariamente com quatro cirurgiões dentistas, além de auxiliares e técnicos de saúde bucal. A iniciativa reforça os serviços realizados nas Unidades de Saúde do município e durante o período a população participa de palestras educativas, sobre hábitos e alimentação saudável, e higiene bucal.

Continuar Lendo

Saúde

Equipe de odontologia visita comunidade adventista na Pitanguinha

Publicado

em

Equipe de odontologia da Prefeitura de Simões Filho, cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS), visitou comunidade Adventista na Pitanguinha, levando informações de saúde bucal e qualidade de vida.

A ação foi realizada através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Odonto Sesc, e os técnicos orientaram de forma lúdica e descontraída as crianças sobre a prática de higienização bucal diária, escovação e hábitos de alimentação saudáveis.

“Visitamos as comunidades sempre com o objetivo de promover qualidade de vida à população. Todos sabem que a saúde começa pela boca e nós reforçamos essa afirmativa, levando informações e realizando diariamente o trabalho de conscientização, principalmente sobre a importância da escovação. Esse é um compromisso do nosso gestor Dinha Toletino e uma meta nossa”, destacou Paloma Caldas, coordenadora de Odontologia.

As crianças também foram orientadas sobre a forma correta de realizar a escovação dentária e receberam um kit de escovação, contendo escova, creme e fio dental.

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Copyright © 2017 Página Simões Filho