Conecte conosco

Especiais

Vídeos sobre o Quilombo Rio dos Macacos

Publicado

em

Simões Filho tá Mudando
 

Abaixo, alguns vídeos disponíveis no youtube sobre o QUILOMBO RIO DOS MACACOS.

Emprego

URGENTE: VAGA PARA FRENTISTA trainee

Publicado

em

Posto Paraky, em Simões Filho, está recebendo currículos para interessados nas vagas de FRENTISTA TRAINEE.

Preferencialmente para jovens com idade entre 18 e 25 anos, com experiência em atendimento ao público e conhecimento em informática.

Os currículos devem ser entregues com foto no Posto Paraky, na BA 093, final da Av Eucalipto, Simões Filho.

Vagas limitadas.

Continuar Lendo

CIDADES

Aedes aegypti: cuidados devem ser redobrados no período do verão por conta das chuvas 

Publicado

em

Com o verão se aproximando e as chuvas frequentes, o que faz aumentar o calor, o ambiente se torna mais propício para o aumento do mosquito Aedes aegypti, agente transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. É recomendado à população para não descuidar da prevenção.

 

A gerente de Zoonoses, Camila Borges destaca a importância da limpeza dos quintais, não facilitando recipientes que possam acumular água.

 

Camila relata que, cerca de 80% dos focos do mosquito são encontrados dentro das casas, especialmente nos quintais. “É imprescindível o cuidado constante da população, durante todo o ano. A persistência das pessoas em manter produtos imprestáveis é um problema cultural e também precisa ser verificado. Lembrando que a melhor maneira de prevenir a dengue é impedir que o mosquito se prolifere.”

 

São quatro tipos de vírus que podem ser transmitidos pelo mesmo mosquito e, se não houver cuidados, uma pessoa pode adoecer mais de uma vez e contrair a forma mais grave da doença. A fêmea do aedes aegypti deposita seus ovos em recipientes que contém água acumulada, entre 2 a 3 dias depois os ovos transformam-se em larvas. O ciclo completo até virar mosquito adulto dura de 30 a 45 dias de vida.

 

Os ovos são praticamente imperceptíveis a olho nu e podem suportar até um ano e meio sem água, aguardando um descuido ou uma chuva para evoluírem para larvas e, posteriormente, para mosquitos.

 

Veja algumas medidas para afastar o risco da dengue das residências:

 

Retirar a água dos vasos de plantas e flores com água e colocar a planta em vaso com terra;

Retirar ou virar ao contrário os pratos de vasos. Outra alternativa é colocar areia grossa ou furar o recipiente;

Recolher em saco plástico qualquer tampinha, lata ou embalagens;

Garrafas, baldes e vasos vazios: cobrir e colocar em local protegido da chuva;

Bebedouro de animais domésticos: lavar com esponja e sabão pelo menos duas vezes por semana. Guardar se for viajar;

Caixas d’água: verificar a tampa e trocar se estiver quebrada;

Ralos: devem permanecer sempre desentupidas e sem pontos de acúmulo de água;

Calhas: desentupir e limpar para a água correr livremente;

Piscinas: clorar a água e manter coberta quando não estiver em uso;

Entulhos de obras: cobrir e colocar em local coberto ou colocar no lixo reciclável.

 

Ações de combate à proliferação do mosquito

 

Durante todo o ano, a Gerência de Zoonoses realiza um intenso trabalho de combate à dengue com as visitas domiciliares dos agentes de combate às endemias.

Continuar Lendo

CIDADES

Prefeitura realiza ações em alusão à Campanha 16 Dias de Ativismo

Publicado

em

A luta pelo enfrentamento à violência contra a mulher é um assunto que não pode ficar

para depois e a Prefeitura de Simões Filho, cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS), através da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPM), intensifica ações e visita localidades, com roda de conversas.

As ações estão contidas na campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, promovida e incentivada anualmente pela Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como tema, em 2018 – Pinte o Mundo de Laranja: #MeEscuteTambém.

“Estamos visitando as localidades, reunindo mulheres e os seus familiares, com o objetivo de alertar a população sobre as necessidades de ouvir e acreditar nas vítimas sobreviventes e, principalmente, colocar fim à cultura do silêncio que impede a ruptura do ciclo de atos violentos e abusivos”, destacou Andrea Almeida, secretária da SPM.

De modo geral e a nível Brasil, os dados sobre violência contra a mulher são alarmantes. O Ministério dos Direitos Humanos (MDH) revela que, no primeiro semestre de 2018, foram 994 homicídios, 79.661 relatos de violência – 37.396 violência física, 26.527 violência psicológica e entre eles 63.116 foram classificados como violência doméstica, o que abrange abusos físicos, sexuais, psicológicos e econômicos contra a companheira ou integrante da família.

Continuar Lendo

Educação

Alunos do Cesa levam entretenimento para servidores da Semed Simões Filho

Publicado

em

Os alunos o Centro Educacional Santo Antônio (Cesa) levaram entretenimento para os servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), através da música e da brincadeira. A ação faz parte do projeto ‘Brincando e Fazendo Instrumentos Musicais’.

“Chegamos de surpresa para promover um pouco de entretenimento aos funcionários, por meio de cantiga de rodas e levar alegria para as pessoas que estavam trabalhando”, disse Marta Gomes, coordenadora do fundamental I do Cesa.

Para a aluna do segundo ano, Isadora, o projeto alimenta o aprendizado musical.

“Eu aprendi e aprendo muita coisa. A gente confecciona os próprios instrumentos com material sustentável”, afirmou.

O projeto busca estimular em toda comunidade educativa a reflexão e a vivência de valores universais. As ações são pautadas em fundamentos éticos e morais, possibilitando a construção de uma grande teia de  amor, respeito, diálogo, cooperação e comunhão.

 

Continuar Lendo

Transportes e Trânsito

Trânsito será alterado durante Concurso de Bandas de Fanfarras em Simões Filho 

Publicado

em

O trânsito será modificado no Centro de Simões Filho devido à realização do 12º Concurso Intermunicipal de Bandas e Fanfarras (Cinfansim), que sediará a Final do 24º Campeonato Baiano de Bandas e Fanfarras, no próximo domingo (18), às 13h, na Praça da Bíblia.

De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), as vias serão interditadas a partir das 10h e os bloqueios estarão localizados nas ruas: Manoel Bonifácio (lateral ao Fórum); José Tolentino Álvares (em frente ao Bradesco); Francisco Almeida (lateral do SAC);Rui Barbosa (em 4 pontos: via de acesso a Praça da Bíblia e rotatória dos emancipadores).
Durante o evento, os condutores de veículos poderão transitar pela lateral da Praça 7 de Novembro, acesso a ladeira da Prefeitura, Avenida Eduardo Magalhães (sentido Irmã Dulce e Mercado Municipal) e Luiz Eduardo Magalhães (sentido Praça Noêmia Meireles Ramos).
O trânsito será liberado ao término do evento e o embarque e desembarque de passageiros acontecerão nos pontos de ônibus das vias de acesso.

Continuar Lendo

Saúde

Simões Filho: Equipe da UPA participa de capacitação

Publicado

em

Simões Filho: Equipe da UPA participa de capacitação

Profissionais de saúde da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do CIA 1, Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS), participaram, nesta quarta-feira (14), da primeira etapa, da capacitação sobre Tuberculose e Hanseníase.

A ação foi promovida pela direção de enfermagem da unidade com o objetivo de aprimorar os conhecimentos da equipe sobre a prevenção, promoção, cuidado e recuperação de pacientes.

“Essa é mais uma ação que visa capacitar e ampliar os conhecimentos específicos da nossa equipe, além de funcionar como um mecanismo de aproximação e alinhamento da rotina e das práticas de humanização”, pontuou Marilian Fernandes, diretora de Enfermagem.

A capacitação faz parte do Programa de Educação Continuada, da unidade de saúde, que proporciona palestras bimestralmente para os profissionais. Participaram do encontro, a equipe técnica, além da Secretária de Saúde, Bethânia Pinto.

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Copyright © 2017 Página Simões Filho