Conecte conosco

Gerais

Após estudo, monumento atingido por incêndio será restaurado, diz prefeito

Publicado

em

Atingido por um incêndio neste domingo (20), o monumento a Clériston Andrade será restaurado, segundo o prefeito de Salvador, ACM Neto. Ele afirmou que uma reunião com a família de Mario Cravo Jr, que idealizou a obra, foi agendada para essa semana.
RTEmagicC_monumento.jpg“Já foi apresentada queixa na 7ª Delegacia (Rio Vermelho), que fará uma vistoria no monumento para identificar a causa do incêndio. Agendamos, também para essa semana, uma reunião com a família do artista Mario Cravo Jr., responsável pela construção do monumento, para que possam acompanhar o processo de restauração, que começará assim que sair o estudo detalhado sobre as intervenções necessárias para devolver aos soteropolitanos um equipamento tão importante para a história da cidade”, afirma o prefeito.

ACM Neto solicitou que a Secretaria de Desenvolvimento, Cultura e Turismo (Sedes), através da Fundação Gregório de Matos (FGM), comece um levantamento detalhado sobre as intervenções necessárias para requalificação do monumento. Segundo a Assessoria Geral de Comunicação (Agecom), uma avaliação inicial indica que será preciso restaurar a fibra de vidro e repor as placas de mármore, que terminaram sendo danificados pela alta temperatura.
O monumento tem 14 metros de altura e sua estrutura é formada por materiais como alumínio, fibra de vidro, chapas de cobre, mármore e concreto. A obra foi lançada em 1983 pelo artista Mario Cravo Jr., em homenagem ao ex-prefeito de Salvador, Clériston Andrade, que morreu um ano antes vítima de um acidente de helicóptero durante campanha ao governo da Bahia.

 

Fonte: Ibahia