Conecte conosco

Destaque

Câmara de Vereadores Simões Filho. Realiza Audiência Pública – PPA Plano Plurianual 2014 à 2017

Publicado

em

Audiência Pública realizada no Plenário da Câmara de Vereadores de Simões Filho, ontem, (09), sob a presidência do  Vereador Joel Luiz Andrade Cerqueira – PT, foram apresentadas sugestões preliminares para a elaboração do Plano Plurianual – PPA – 2014/17.

Com o objetivo de elaborar relatório sobre as demandas da sociedade nas áreas de saúde, educação, assistência social, meio ambiente emprego e renda, agricultura, entre outras. Além disso, define a orientação estratégica do governo, as metas e prioridades para um período de 4 anos, iniciando no 2º ano de um governo e terminando no 1º ano do governo seguinte. O  Plano Plurianual – PPA, norteará os trabalhos da Secretária de Planejamento da Prefeitura Municipal de Simões Filho, a partir de 2014 até 2017.

A empresa ECONTAP – Empresa de Contabilidade Pública LTDA, apresentou sugestões relacionadas ao Quadriênio 2014/17, além da aprovação e detalhamento da Lei Orçamentária Anual – LOA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO.

O Relatório apresentado pela ECONTAP, na avaliação de alguns membros da bancada de oposição, em especial Missionária Cleide, foi duramente contestado por não apresentar, com riqueza de detalhes as sugestões que serão inclusas no PPA – 2014/17.

ppa 2014

Vereador João Contador avaliou que propostas a serem inclusas no PPA – 2014/17 deveriam  atender as diversas necessidades do município de Simões Filho, nas questões relacionadas à mobilidade urbana, Saneamento Básico, Plano Diretor, questões relacionadas à Segurança, Saúde e Educação.

Ao solicitar a palavra Missionária Cleide, fez o seguinte pronunciamento… “…As sugestões aqui apresentadas parece um verdadeiro faz de conta, e não tenho mais idade para faz de conta…”, “… Lamento diante da importância do planejamento para os próximos 4 anos,  PPA 2014/17, não ter o que discutir, pois solicitei ao setor de Redação e Debate, da Câmara de Vereadores, o relatório contendo as sugestões que seriam aqui apresentadas e não fui atendida. É necessário que se mude essa forma de administrar, Simões Filho não é uma província…”

Vereador Deni Canaã – DEM, ressaltou que não ser prudente realizar uma Audiência  Pública de “…Faz de Conta…” e sim realizarmos um PPA que venha a oferecer objetivamente ações de planejamento contendo projetos e metas que contemple os anseios da sociedade Simõesfilhiense, e que efetivamente possam ser implantadas pelo Executivo Municipal.

Missionária Cleide completou seus questionamentos junto ao Sr. Clayton, representante da ECONTAP…

Sobre quais temas seriam colocados em discussão, fez severas críticas ao fato da não utilização da mídia local, com o objetivo de esclarecer e detalhar para a população sobre a importância da participação popular no processo de elaboração do PPA, Missionária Cleide cobrou a ação, por parte dos setores responsáveis pela comunicação, sobre a obrigação que deveriam ter tido de encaminhar convites para todas as mídias locais, sendo sites, rádios e jornais, pela importância do tema, e como divulgadores das ações executadas pelos poderes Executivo e  Legislativo.

Farão parte do PPA – sugestões dos Vereadores, representantes de entidades religiosas, funcionários públicos, Sindicatos, associações das indústrias, poder judiciário e da sociedade civil organizada.

A platéia que prestigiou a Audiência Pública, deu suas sugestões para que fossem inclusas no PPA, dentre as quais destacamos.:

Construções de creches, cursos profissionalizantes, política anti drogas, Erradicação Trabalho Infantil, inclusão digital, criação da Secretária Municipal de Segurança, dentre outras.

Nota da Redação.: Acompanhem as entrevistas, exclusivas, dentro do programa “O Página Entrevista”, realizada ao final da audiência pública, ainda no plenário com o Presidente Joel Cerqueira, Missionária Cleide, Vereadores Nivaldo Dorea, Canjirana e Deni da Metalúrgica.

 

 

P U B L I C I D A D E