Conecte conosco

Saúde

CIENTISTAS PROVAM QUE ISOLAMENTO SOCIAL É NECESSÁRIO. NO BRASIL CORONAVÍRUS SOFREU MUTAÇÃO

Trabalho de mapeamento é chamado de vigilância genética viral e é fundamental para saber como e o quanto a Covid-19 se espalha no país

Publicado

em

CORONAVÍRUS SOFREU MUTAÇÃO NO BRASIL

Reportagem de Ana Lúcia Azevedo do Jornal O Globo, informa que cientistas brasileiros conseguiram sequenciar em tempo recorde, o genoma do novo coronavírus em pacientes das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do país.

De acordo com a reportagem, os cientistas conseguiram perceber que o vírus Sars-CoV-2 já se propagou no país a ponto de apresentar características que o distinguem dos coronavírus introduzidos.

O sequenciamento mostra que a contaminação comunitária é real.

A comprovação genética dessa transmissão feita pelos pesquisadores, está sendo divulgada junto com apelo sobre a necessidade do ISOLAMENTO SOCIAL para conter o avanço da pandemia no Brasil.

O cientista continuam procurando por mutações no genoma do vírus que possam ser associadas à gravidade e à facilidade de transmissão.

Ao todo, foram sequenciados osgenomas completos dos vírus de 19 pacientes internados em hospitais de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul e São Paulo. Só dois desses 19 vírus têm origem asiática. Os demais são todos de origem europeia.

Ana Tereza Vasconcelos, uma das autoras do trabalho, diz que há entre eles diversas marcas no genoma que indicam que o vírus introduzido sofreu alterações após chegar ao Brasil.  Segundo Ela, isso só acontece quando o patógeno está há tempo e em quantidades suficientes para que essas alterações possam ocorrer e ser percebidas.

O sequenciamento apresentado pelos cientistas tem importância na prevenção, na contenção e, no futuro, no desenvolvimento de testes, vacinas e terapias.