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CIDADES

Cresce 112% demanda de cidadãos e empresas a sistema digital do Estado durante a pandemia

Dados são da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, órgão vinculado à Secretaria de Administração do Estado

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Bahia.ba – O sistema oficial de gestão de processos e documentos administrativos digitais do Poder Executivo da Bahia registrou crescimento de 112% na média mensal de novos usuários externos ativos, desde o início das medidas de distanciamento social para evitar a contaminação pelo coronavírus no estado. Os dados são da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), órgão vinculado à Secretaria de Administração do Estado (Saeb).

De acordo com a SEI, em apenas seis meses, 5.356 usuários de fora do governo – incluindo empresas fornecedoras, estudantes das universidades estaduais e cidadãos em geral – passaram a utilizar o software para interagir com o Estado em processos do seu interesse.

No total, há hoje no SEI Bahia 34 mil usuários externos cadastrados. Antes da pandemia, a média era de 421 novos cadastros ativos por mês. Do último mês de março até agosto, esta média mensal mais do que duplicou, saltando para 892. A maior demanda foi registrada no mês de julho, quando o órgão contabilizou o cadastro de 1.600 novos usuários externos.

Graduação virtual

Responsável pelo trabalho de cadastramento, o servidor André Passos conta que o incremento na demanda foi impulsionado principalmente pela decisão das universidades estaduais de usar o sistema informatizado para viabilizar a realização de cerimônias de colação de grau por videoconferência. Ao tornarem-se usuários externos do SEI Bahia, os graduandos têm condição de assinar digitalmente a ata da solenidade de graduação.

“A primeira universidade a adotar a prática foi a Uneb, que disponibilizou a opção para 1500 graduandos; depois, foi a vez da Uesb, com 2500 alunos concluintes, e agora também a Uesc está aderindo à iniciativa”, afirma André, ao relatar que, em momentos de pico, chegou a viabilizar o cadastramento de quase 100 usuários externos em um único dia.

Peticionamento eletrônico

O coordenador do SEI Bahia, Marcio Souza, acredita que a tendência é de que no futuro próximo haverá uma procura ainda maior de cidadãos e empresas pelo uso do sistema, graças à previsão de implantação de um módulo de peticionamento eletrônico no SEI Bahia. “Hoje, os usuários externos podem assinar e ter vistas do processo; com o novo módulo, eles poderão também inserir documentos, o que vai despertar muito interesse pela comodidade de evitar deslocamentos até os órgãos”, explica Márcio

Cadastramento

Para se tornar usuário externo do SEI Bahia, o interessado deve fazer um pré-cadastro no Portal SEI, criando seu login e senha. Na sequência, ele receberá um e-mail com uma lista de documentos a serem enviados ao Estado. Após a checagem destes documentos, o cadastro no sistema é liberado.

Cedido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI começou a ser implantado no governo baiano em março de 2017. Desde então, já foram gerados mais de 1,6 milhão de processos por meio do sistema informatizado. Graças à iniciativa, coordenada pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb), o Estado já deixou de consumir 241 milhões de folhas de papel, o que gerou uma economia de aproximadamente R$ 48 milhões e a preservação de 12 mil árvores.

Vereadores

VEREADOR ITUS PROMOVE CURSO DE QUALIFICAÇÃO DE JOVENS PARA O MERCADO DE TRABALHO

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ação social itus

O programa surge pela necessidade de orientação e preparo dos candidatos que disputam vagas de emprego tendo em vista que o número de reprovações é alta.


O Programa conta com a parceira da faculdades Fael e o apoio da Igreja Vida Plena. São 5 encontros presenciais, com aulas de Português, redação, matemática e técnicas de aprovação para auxiliar e conduzir os candidatos ao êxito nos processos Seletivos.

O programa teve início no último dia sete nas dependências da Igreja Vida Plena localizada na Elmo serejo Farias, Cia 2, Simões Filho.

O curso é totalmente GRATUITO, das 100 vagas ofertadas as 100 foram preenchidas por ordem de inscrição. O curso é destinado para Simoesfilhenses, com o 2° Grau completo e maiores de idade.

Em conversa com o Página Simões Filho, o vereador disse: “É muito importante que possamos proporcionar cursos de preparação para o mercado de trabalho uma vez que, muitos candidatos a emprego nas diversas oportunidades da região, precisam se preparar para participar de uma entrevista de emprego, precisam saber como se comportar nessas entrevistas, explanar suas competências de forma segura e terem melhores chances na busca por uma oportunidade de emprego. Iremos realizar outros cursos nessa linha, sempre com o apoio da FAEL e outros parceiros.”

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Simões Filho

CÂMARA AUTORIZA PREFEITURA REVISAR METAS DE INCENTIVOS E RENÚNCIA DE RECEITA PARA 21 E 22

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PREFEITURA ABRE MÃO DE RECEITA FISCAL

Foram aprovados, por unanimidade, na 14ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (29), os Projetos de Lei (PL) de nº 020/2021 e de nº 021/2021, que se referem à revisão das metas fiscais da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021 e 2022, respectivamente, diante da concessão de incentivo fiscal e renúncia de receita.

O PL de nº 020/2021 diz que altera o Demonstrativo VII do anexo Metas Fiscais, da Lei nº 1168/2020, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício de 2021, e dá outras providências.

De acordo com a mensagem do Executivo, “o presente Projeto de Lei apresenta uma revisão do Demonstrativo VII do anexo de metas fiscais, estimativa e compensação de renúncia de receita para o ano de 2021, elaborados de forma a dar maior consistência ao planejamento e aperfeiçoar a gestão fiscal”.

O de nº 021/2021, altera o Demonstrativo VII do anexo Metas Fiscais, da Lei nº 1188/2021, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício de 2022, e dá outras providências.

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Vereadores

AO VIVO: Câmara deve aprovar confissão e parcelamento de dívida da prefeitura com a EMBASA

Veja mais itens da pauta da sessão de hoje:

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VEREADORENS APROVAM ORLA DA CAPADÓCIA

ASSUNTOS EM PAUTA
I – Expediente:
Leitura feita pelo Sr. 2º Secretário:
Ata da 13ª Sessão Ordinária do dia 22/06/2021.
II- Ordem do Dia:
Leitura feita pelo Sr. 1º Secretário:

  1. Leitura da Mensagem e do Projeto de Lei de nº 022/2021 (Abre ao Orçamento Fiscal e
    da Seguridade Social do Município, crédito adicional especial até o valor de R$
    928.876,39 (novecentos e vinte e oito mil, oitocentos e setenta e seis reais e trinta e
    nove centavos), para os fins que especifica, e dá outras providências), oriundo do Poder
    Executivo;
  2. Leitura da Mensagem e do Projeto de Lei de nº 023/2021 (Autoriza o Poder Executivo a
    contratar operação de crédito com o BANCO DO BRASIL S.A., e dá outras providências),
    oriundo do Poder Executivo;
  3. Leitura da Mensagem e do Projeto de Lei de nº 024/2021 (Autoriza o Poder Executivo a
    firmar Termo de confissão de dívida e Acordo de parcelamento e quitação de débitos com
    a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S/A- EMBASA, e dá outras providências),
    oriundo do Poder Executivo;
  4. Apreciação e votação do Parecer conjunto das Comissões Permanentes de Justiça e
    Finanças, e em primeira discussão e votação do Projeto de Lei nº 020/2021 (Altera o
    Demonstrativo VII do anexo Metas Fiscais, da Lei nº 1168/2020, que dispõe sobre as
    diretrizes orçamentárias para o exercício de 2021, e dá outras providências), oriundo do
    Poder Executivo;
  5. Apreciação e votação do Parecer conjunto das Comissões Permanentes de Justiça e
    Finanças, e em primeira discussão e votação do Projeto de Lei de nº 021/2021 (Altera o
    Demonstrativo VII do anexo Metas Fiscais, da Lei nº 1188/2021, que dispõe sobre as
    diretrizes orçamentárias para o exercício de 2022, e dá outras providências), oriundo do
    Poder Executivo.

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