Conecte conosco

CIDADES

Em agosto, Bahia registrou 3º maior índice de isolamento social do país, diz IBGE

Segundo dados da PNAD Covid-19, quase 70% dos baianos mantinham algum grau de isolamento, porcentual acima da média nacional

Publicado

em

MW Auto Peças 40 Anos

Metro1 – Em agosto, a Bahia tinha o 3º maior nível de isolamento social entre os estados brasileiros, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid-19 (PNAD Covid-19), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Quatro em cada 10 pessoas ficaram em casa e só saíram por necessidade básica (43,1% da população baiana, o equivalente a 6,436 milhões de pessoas), enquanto quase três em cada 10 pessoas disseram estar rigorosamente isoladas (26,7% da população, ou 3,977 milhões). Somando os dois grupos, 7 em cada 10 moradores do estado estavam em algum grau de isolamento (69,8% ou 10,414 milhões de pessoas), percentual que só ficava abaixo dos verificados no Piauí (71,7% em algum grau de isolamento) e em Alagoas (70,4%).

Em agosto, os estados com menor adesão ao isolamento social eram Amazonas (50,0% da população em algum nível de isolamento), Rondônia (54,6%) e Mato Grosso (55,1%).

Embora a Bahia ainda esteja entre os estados com maior índice de isolamento social, de julho para agosto 414 mil pessoas no estado flexibilizaram de alguma forma esse afastamento. O número dos que estavam rigorosamente isolados caiu 5,7%, entre um mês e outro, o que representou menos 240 mil nessa condição. Já o grupo que só saía de casa para necessidades básicas foi reduzido em 2,6% (menos 174 mil pessoas).

Por outro lado, no mês em que as medidas de reabertura de muitas atividades se iniciaram na Bahia, cresceu o número de pessoas que ainda reduziam o contato, mas saíam de casa ou recebiam visitas. Esse grupo cresceu 10,9% frente a julho, somando mais 422 mil pessoas e chegando a 4,310 milhões em agosto (28,9% da população do estado), passando a ser maior que os rigorosamente isolados.

Entre as pessoas que estavam rigorosamente isoladas na Bahia, em agosto, predominavam as mulheres (55,8% desse grupo), as crianças até 13 anos de idade (49,0%) e os menos escolarizados (73,9% não tinham instrução até o fundamental incompleto).

Já entre as pessoas que tinham flexibilizado o isolamento (continuavam saindo ou recebendo visitas), a grande maioria eram homens (61,2%), adultos de 30 a 49 anos de idade (50,1%), com ensino médio completo a superior incompleto. O perfil está fortemente relacionado à participação no mercado de trabalho.

Entre os rigorosamente isolados, os pretos ou pardos estavam um pouco menos presentes (79,1% desse grupo) do que entre aqueles em isolamento flexibilizado (81,9%). A maior presença de pretos ou pardos estava entre as pessoas que não faziam nenhuma restrição ao convívio social em agosto: eles representavam 83,9% desse grupo, que era, por sua vez, bastante reduzido na Bahia, somando 151 mil pessoas, apenas 1,0% de toda a população do estado.

Vereadores

VEREADOR ITUS PROMOVE CURSO DE QUALIFICAÇÃO DE JOVENS PARA O MERCADO DE TRABALHO

Publicado

em

ação social itus

O programa surge pela necessidade de orientação e preparo dos candidatos que disputam vagas de emprego tendo em vista que o número de reprovações é alta.


O Programa conta com a parceira da faculdades Fael e o apoio da Igreja Vida Plena. São 5 encontros presenciais, com aulas de Português, redação, matemática e técnicas de aprovação para auxiliar e conduzir os candidatos ao êxito nos processos Seletivos.

O programa teve início no último dia sete nas dependências da Igreja Vida Plena localizada na Elmo serejo Farias, Cia 2, Simões Filho.

O curso é totalmente GRATUITO, das 100 vagas ofertadas as 100 foram preenchidas por ordem de inscrição. O curso é destinado para Simoesfilhenses, com o 2° Grau completo e maiores de idade.

Em conversa com o Página Simões Filho, o vereador disse: “É muito importante que possamos proporcionar cursos de preparação para o mercado de trabalho uma vez que, muitos candidatos a emprego nas diversas oportunidades da região, precisam se preparar para participar de uma entrevista de emprego, precisam saber como se comportar nessas entrevistas, explanar suas competências de forma segura e terem melhores chances na busca por uma oportunidade de emprego. Iremos realizar outros cursos nessa linha, sempre com o apoio da FAEL e outros parceiros.”

Continuar Lendo

Simões Filho

CÂMARA AUTORIZA PREFEITURA REVISAR METAS DE INCENTIVOS E RENÚNCIA DE RECEITA PARA 21 E 22

Publicado

em

PREFEITURA ABRE MÃO DE RECEITA FISCAL

Foram aprovados, por unanimidade, na 14ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (29), os Projetos de Lei (PL) de nº 020/2021 e de nº 021/2021, que se referem à revisão das metas fiscais da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021 e 2022, respectivamente, diante da concessão de incentivo fiscal e renúncia de receita.

O PL de nº 020/2021 diz que altera o Demonstrativo VII do anexo Metas Fiscais, da Lei nº 1168/2020, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício de 2021, e dá outras providências.

De acordo com a mensagem do Executivo, “o presente Projeto de Lei apresenta uma revisão do Demonstrativo VII do anexo de metas fiscais, estimativa e compensação de renúncia de receita para o ano de 2021, elaborados de forma a dar maior consistência ao planejamento e aperfeiçoar a gestão fiscal”.

O de nº 021/2021, altera o Demonstrativo VII do anexo Metas Fiscais, da Lei nº 1188/2021, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício de 2022, e dá outras providências.

Continuar Lendo

Vereadores

AO VIVO: Câmara deve aprovar confissão e parcelamento de dívida da prefeitura com a EMBASA

Veja mais itens da pauta da sessão de hoje:

Publicado

em

VEREADORENS APROVAM ORLA DA CAPADÓCIA

ASSUNTOS EM PAUTA
I – Expediente:
Leitura feita pelo Sr. 2º Secretário:
Ata da 13ª Sessão Ordinária do dia 22/06/2021.
II- Ordem do Dia:
Leitura feita pelo Sr. 1º Secretário:

  1. Leitura da Mensagem e do Projeto de Lei de nº 022/2021 (Abre ao Orçamento Fiscal e
    da Seguridade Social do Município, crédito adicional especial até o valor de R$
    928.876,39 (novecentos e vinte e oito mil, oitocentos e setenta e seis reais e trinta e
    nove centavos), para os fins que especifica, e dá outras providências), oriundo do Poder
    Executivo;
  2. Leitura da Mensagem e do Projeto de Lei de nº 023/2021 (Autoriza o Poder Executivo a
    contratar operação de crédito com o BANCO DO BRASIL S.A., e dá outras providências),
    oriundo do Poder Executivo;
  3. Leitura da Mensagem e do Projeto de Lei de nº 024/2021 (Autoriza o Poder Executivo a
    firmar Termo de confissão de dívida e Acordo de parcelamento e quitação de débitos com
    a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S/A- EMBASA, e dá outras providências),
    oriundo do Poder Executivo;
  4. Apreciação e votação do Parecer conjunto das Comissões Permanentes de Justiça e
    Finanças, e em primeira discussão e votação do Projeto de Lei nº 020/2021 (Altera o
    Demonstrativo VII do anexo Metas Fiscais, da Lei nº 1168/2020, que dispõe sobre as
    diretrizes orçamentárias para o exercício de 2021, e dá outras providências), oriundo do
    Poder Executivo;
  5. Apreciação e votação do Parecer conjunto das Comissões Permanentes de Justiça e
    Finanças, e em primeira discussão e votação do Projeto de Lei de nº 021/2021 (Altera o
    Demonstrativo VII do anexo Metas Fiscais, da Lei nº 1188/2021, que dispõe sobre as
    diretrizes orçamentárias para o exercício de 2022, e dá outras providências), oriundo do
    Poder Executivo.

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA