FALANDO DA GENTE: PREFEITO BATE PAPO COM JOVENS NEGROS DA ABAYOMI - Página Simões Filho
Conecte conosco

CIDADES

FALANDO DA GENTE: PREFEITO BATE PAPO COM JOVENS NEGROS DA ABAYOMI

Publicado

em

Na tarde de ontem, sábado (27), o prefeito de Simões Filho, Diógenes Tolentino – DINHA, participou de um evento promovido pela Instituição Abayomi, que tem como coordenadora a ativista social Gabriela Mel.

Diferente de todos que já participou até hoje, o prefeito surpreendeu os jovens ao aceitar participar dinâmicas de grupos ao lado do vereador Orlando de Amadeu e de alguns de seus assessores como sua secretária, Amália Leal.

O evento foi marcado por histórias de vida superação, contadas por alguns jovens, educandos da Abayomi, numa dinâmica de roda-viva, na qual, aquele que se dispunha a contar sua história, sentava-se no centro da sala, e relatava suas dificuldades na vida, até chegarem onde estão, hoje.

Amália Leal, secretária do prefeito, demostrando respeito ao exercício da dinâmica, se colocou no centro da roda e contou sua história, revelando a todos, vários momentos difíceis que teve que enfrentar em sua infância e juventude.

A jovem Lucicleide, relatou uma história emocionante, quando teve uma gravidez de risco ainda muito cedo e a perda de um rim e que só depois de ter conhecido a Instituição Abayomi consegui vencer uma depressão, que pelo exercício da “dança de preto”, como ela mesma se referiu, levou-a a continuar vivendo e ao recomeço e hoje, vê no sorriso da sua filha, que a vida é bela e que não tem motivos para desistir.

Sheila, preta, da periferia e gorda, emocionou e encantou a todos ao falar com voz firme e altiva: “…Sou gorda sim! Não cheia, nem fofa, sou gorda e que maravilha o que sou! Gorda de cabelo crespo, verdadeira preta, amo meu jeito, minhas curvas.”

A historia que Sheila contou revelou seu sonho de ser modelo, e que ao longo de muitos anos sofreu bulling, por isso e pecisou enfrentar os desafios e a depressão até que atualmente, alcançou seu sonho de ser modelo e atualmente estuda para ser administrado na Marinha do Brasil. “Hoje sei que preta, pode ser o que quiser.” Afirmou Sheila, momento em que foi muito aplaudida.

Reinan, outro aluno que encantou pela sua história de obesidade, homossexualidade, repressão familiar e tentativas de suicídio.

Alex, abandonado ao nascer, contou sua trajetória de crescer morando na rua e sendo visto como marginal pela sociedade, contou sua história que teve o impacto de um coice no estomago, pela dureza enfrentada por alguém tão jovem.

O superintendente de Juventude, Davi Farias, também aceitou o desafio de sentar-se no centro da roda e contar sua história de busca dos seus sonhos. Determinação, dificuldades enfrentadas por ser negro, e desejo de alcançar o sonho de uma formação e a fome que passou fora do Brasil para concluir dois anos de estudos em Portugal, o qual foi sustentado com imensas dificuldades da família e a realização do sonho de ver Dinha, prefeito da cidade.

Ao final, o prefeito, visivelmente emocionado, decidiu sentar-se, ao centro da roda e passou a relatar sua história, com detalhes desconhecidos da maioria dos seus amigos. A morte da sua única irmã, a luta de seus pais para criar a família, as fases de adolescência e estudantes, a fase adulta, quando se iniciou na política e a várias eleições alcançadas no município, até a eleição para prefeito em 2016.

Em dado momento da sua explanação, o que deveria ser um relato, passou a soar como uma aula aos educandos da Bayomi, que concentrados, ouviram cada palavra do prefeito, como alunos ávidos por conhecimento.

Leia também:

É AMANHÃ, SENZALA DE LUXO SEGUNDA EDIÇÃO

Era notável que a atenção dispensada pelos jovens, o fez empolgar-se e com isso, prolongar sua explanação com mensagens aqueles alunos: de vida, de determinação, de busca de sonhos, de reconhecimento e valorização.

Eu estou muito feliz e ter passado essa tarde, aqui com vocês. Eu confesso que estava cançado, pois estava vindo de outras reuniões e não imaginava que ia ouvir aqui, tantas história lindas, o que me faz entender e reconhecer a importância desse trabalho desenvolvido pela minha amiga, Gabriela Mel, que eu tenho certeza é um instrumento de Deus.” Afirmou o prefeito.
“Mel, tenha certeza que você vai, em breve, ter uma revelação de Jesus na sua vida.” Continuou o prefeito.

Ao final do evento, foram homenageados pela Abayomi, O prefeito Dinha, Amália Leal, Kemmuel Menezes e Davi Farias, pela atenção dada à instituição.

O Página Simões Filho também foi homenageado pelo apoio dado à Instituição em todos os eventos.

Antes de ir, o prefeito assumiu o compromisso de dar apoio à Abayomi, nos próximos eventos.

Fotos: Danilo Canuto

Optimized with PageSpeed Ninja