Conecte conosco

CIDADES

FALANDO DA GENTE: PREFEITO BATE PAPO COM JOVENS NEGROS DA ABAYOMI

Publicado

em

Na tarde de ontem, sábado (27), o prefeito de Simões Filho, Diógenes Tolentino – DINHA, participou de um evento promovido pela Instituição Abayomi, que tem como coordenadora a ativista social Gabriela Mel.

Diferente de todos que já participou até hoje, o prefeito surpreendeu os jovens ao aceitar participar dinâmicas de grupos ao lado do vereador Orlando de Amadeu e de alguns de seus assessores como sua secretária, Amália Leal.

O evento foi marcado por histórias de vida superação, contadas por alguns jovens, educandos da Abayomi, numa dinâmica de roda-viva, na qual, aquele que se dispunha a contar sua história, sentava-se no centro da sala, e relatava suas dificuldades na vida, até chegarem onde estão, hoje.

Amália Leal, secretária do prefeito, demostrando respeito ao exercício da dinâmica, se colocou no centro da roda e contou sua história, revelando a todos, vários momentos difíceis que teve que enfrentar em sua infância e juventude.

A jovem Lucicleide, relatou uma história emocionante, quando teve uma gravidez de risco ainda muito cedo e a perda de um rim e que só depois de ter conhecido a Instituição Abayomi consegui vencer uma depressão, que pelo exercício da “dança de preto”, como ela mesma se referiu, levou-a a continuar vivendo e ao recomeço e hoje, vê no sorriso da sua filha, que a vida é bela e que não tem motivos para desistir.

Sheila, preta, da periferia e gorda, emocionou e encantou a todos ao falar com voz firme e altiva: “…Sou gorda sim! Não cheia, nem fofa, sou gorda e que maravilha o que sou! Gorda de cabelo crespo, verdadeira preta, amo meu jeito, minhas curvas.”

A historia que Sheila contou revelou seu sonho de ser modelo, e que ao longo de muitos anos sofreu bulling, por isso e pecisou enfrentar os desafios e a depressão até que atualmente, alcançou seu sonho de ser modelo e atualmente estuda para ser administrado na Marinha do Brasil. “Hoje sei que preta, pode ser o que quiser.” Afirmou Sheila, momento em que foi muito aplaudida.

Reinan, outro aluno que encantou pela sua história de obesidade, homossexualidade, repressão familiar e tentativas de suicídio.

Alex, abandonado ao nascer, contou sua trajetória de crescer morando na rua e sendo visto como marginal pela sociedade, contou sua história que teve o impacto de um coice no estomago, pela dureza enfrentada por alguém tão jovem.

O superintendente de Juventude, Davi Farias, também aceitou o desafio de sentar-se no centro da roda e contar sua história de busca dos seus sonhos. Determinação, dificuldades enfrentadas por ser negro, e desejo de alcançar o sonho de uma formação e a fome que passou fora do Brasil para concluir dois anos de estudos em Portugal, o qual foi sustentado com imensas dificuldades da família e a realização do sonho de ver Dinha, prefeito da cidade.

Ao final, o prefeito, visivelmente emocionado, decidiu sentar-se, ao centro da roda e passou a relatar sua história, com detalhes desconhecidos da maioria dos seus amigos. A morte da sua única irmã, a luta de seus pais para criar a família, as fases de adolescência e estudantes, a fase adulta, quando se iniciou na política e a várias eleições alcançadas no município, até a eleição para prefeito em 2016.

Em dado momento da sua explanação, o que deveria ser um relato, passou a soar como uma aula aos educandos da Bayomi, que concentrados, ouviram cada palavra do prefeito, como alunos ávidos por conhecimento.

Leia também:

É AMANHÃ, SENZALA DE LUXO SEGUNDA EDIÇÃO

Era notável que a atenção dispensada pelos jovens, o fez empolgar-se e com isso, prolongar sua explanação com mensagens aqueles alunos: de vida, de determinação, de busca de sonhos, de reconhecimento e valorização.

Eu estou muito feliz e ter passado essa tarde, aqui com vocês. Eu confesso que estava cançado, pois estava vindo de outras reuniões e não imaginava que ia ouvir aqui, tantas história lindas, o que me faz entender e reconhecer a importância desse trabalho desenvolvido pela minha amiga, Gabriela Mel, que eu tenho certeza é um instrumento de Deus.” Afirmou o prefeito.
“Mel, tenha certeza que você vai, em breve, ter uma revelação de Jesus na sua vida.” Continuou o prefeito.

Ao final do evento, foram homenageados pela Abayomi, O prefeito Dinha, Amália Leal, Kemmuel Menezes e Davi Farias, pela atenção dada à instituição.

O Página Simões Filho também foi homenageado pelo apoio dado à Instituição em todos os eventos.

Antes de ir, o prefeito assumiu o compromisso de dar apoio à Abayomi, nos próximos eventos.

Fotos: Danilo Canuto

Prefeito

Simõesfilhenses agradecem pelo novo Mercado Municipal

Publicado

em

“Nós estávamos esquecidos! Aqui, nós éramos tratados como completo desrespeito. Nunca imaginei que viveria esse momento de virada de história. Eu quero agradecer muito por tudo isso que está acontecendo e pelo cuidado da Administração Pública, com a gente”, disse Dona Loudes, autorizatária após a entrega do tão esperado Mercado Municipal.

O Novo Mercado foi totalmente reconstruído, abrindo espaço para o Complexo Municipal de Abastecimento e Serviços – Jeová Jireh, que foi dividido em setores/anexos, abrigando o Mercado Municipal (Anexo 1), Produtos e Serviços (Anexo 2), Frutos do Mar (Anexo 3) e Restaurantes e Bares (Anexo 4).

“Momento de muita felicidade e emoção. Gente, eu queria que a minha mãe estivesse aqui para vivenciar esse momento. A partir de hoje, uma nova história. Chega de ratos, baratas e goteiras. Nós recebemos um prédio lindo e moderno. Só Deus sabe o quanto isso é importante”, disse Linalva, autorizatária. 

O Novo Equipamento abriga também a Casa Lotérica, Banco Correspondente e duas ferramentas da Secretária Municipal da Saúde, uma Central Municipal de Marcação de exames, consultas e procedimentos ambulatoriais e uma Unidade de Saúde.

O Novo Mercado conta com sistema de monitoramento 24h, identificação por setores, praça de alimentação, socialização, estacionamento, palco para apresentações culturais, iluminação em Led, dentre outros.

Continuar Lendo

Dinheiro & Negócios

Em Simões Filho, autorizatários do Novo Mercado Municipal recebem chaves e alvarás de funcionamento

Publicado

em

Simões Filho: Autorizatários do Mercado recebem chaves e alvarás de funcionamento

Simões Filho: A Prefeitura de Simões Filho entregou as chaves e os alvarás de funcionamento aos autorizatários do Novo Mercado Municipal. A entrega aconteceu nesta sexta-feira (29) e os feirantes agradeceram a iniciativa. 

Para o representante dos autorizatários do Mercado, membro da comissão, Sérgio Magalhães, receber as chaves foi um momento importante e representa a esperança. “É com muita alegria que a gente recebe essas chaves. Essa foi uma obra que aguardamos há mais de 30 anos. Estamos muito felizes e eu também quero agradecer a prefeitura na pessoa do prefeito e toda sua equipe”, comentou.

ENCONTRO

Durante o encontro, os autorizatários assinaram o contrato, receberam a chave, o alvará de funcionamento e esclareceram duvidas. 

“O nosso sentimento de gratidão é enorme, pois estávamos esperando isso há muito tempo. A Prefeita, com muito respeito, seriedade e transparecia, fez acontecer esse sonho coletivo e hoje estamos aqui, para receber as chaves”, disse Damião, autorizatários.

O Mercado Municipal vem recebendo intervenções de reforma e ampliação, com a reestruturação de todo o equipamento. As obras são executadas pela Prefeitura de Simões Filho e muito em breve, estará à disposição da população. O novo equipamento foi dividido em setores: Anexo 1 – Mercado; Anexo 2 – Produtos e Serviços; Anexo 3 – Frutos do Mar; e Anexo 4 – Restaurantes e Bares.

Continuar Lendo

Prefeito

Prefeito Dinha reúne Autorizatários do Mercado Municipal de Simões Filho

Publicado

em

notícas de simões filho

O prefeito de Simões Filho, Dinha Tolentino, realizou nesta quinta-feira (14), mais um encontro com os Autorizatários do Mercado Municipal. Desta vez, o encontro colocou em pauta a execução do Projeto Juntos para Recomeçar.

O Projeto reafirma o compromisso do gestor público com os simõesfilhenses e cumpre as diretrizes preestabelecidas no planeamento do Plano Plurianual e na Lei Municipal nº 1.225, de 26 de novembro de 2021.

“Uma iniciativa que visa fortalecer a rede de cuidado e promover mecanismos de incentivo para a retomada das atividades, pós período mais crítico de pandemia e conclusão das obras de reforma e ampliação do nosso novo Mercado, com o incentivo de R$2 mil reais, por meio do Auxílio Boa Gente 2, que deverão ser investidos por cada beneficiário em insumos e/ou mobiliários. O Novo Mercado é um sonho coletivo e nossa gente não está sozinha”, destacou o prefeito Dinha.

Os pagamentos acontecerão em lotes e nesta primeira etapa 359 pessoas já foram contempladas. O benefício deverá ser investido na aquisição de mobiliários; eletrodomésticos, ferramentas de trabalho e outros. Além disso, os autorizatários também poderão reservar parte do recurso para a aquisição de insumos, como para o preparo de refeições e/ou que serão comercializados no estabelecimento.

O encontro contou com a participação do vice-prefeito, Sid Serra, secretários, vereadores, membros da imprensa local e sociedade civil.

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Copyright © 2017 Página Simões Filho