Conecte conosco

CIDADES

FALANDO DA GENTE: PREFEITO BATE PAPO COM JOVENS NEGROS DA ABAYOMI

Publicado

em

ILUMINAÇÃO DE LED – INSTITUCIONAL

Na tarde de ontem, sábado (27), o prefeito de Simões Filho, Diógenes Tolentino – DINHA, participou de um evento promovido pela Instituição Abayomi, que tem como coordenadora a ativista social Gabriela Mel.

Diferente de todos que já participou até hoje, o prefeito surpreendeu os jovens ao aceitar participar dinâmicas de grupos ao lado do vereador Orlando de Amadeu e de alguns de seus assessores como sua secretária, Amália Leal.

O evento foi marcado por histórias de vida superação, contadas por alguns jovens, educandos da Abayomi, numa dinâmica de roda-viva, na qual, aquele que se dispunha a contar sua história, sentava-se no centro da sala, e relatava suas dificuldades na vida, até chegarem onde estão, hoje.

Amália Leal, secretária do prefeito, demostrando respeito ao exercício da dinâmica, se colocou no centro da roda e contou sua história, revelando a todos, vários momentos difíceis que teve que enfrentar em sua infância e juventude.

A jovem Lucicleide, relatou uma história emocionante, quando teve uma gravidez de risco ainda muito cedo e a perda de um rim e que só depois de ter conhecido a Instituição Abayomi consegui vencer uma depressão, que pelo exercício da “dança de preto”, como ela mesma se referiu, levou-a a continuar vivendo e ao recomeço e hoje, vê no sorriso da sua filha, que a vida é bela e que não tem motivos para desistir.

Sheila, preta, da periferia e gorda, emocionou e encantou a todos ao falar com voz firme e altiva: “…Sou gorda sim! Não cheia, nem fofa, sou gorda e que maravilha o que sou! Gorda de cabelo crespo, verdadeira preta, amo meu jeito, minhas curvas.”

A historia que Sheila contou revelou seu sonho de ser modelo, e que ao longo de muitos anos sofreu bulling, por isso e pecisou enfrentar os desafios e a depressão até que atualmente, alcançou seu sonho de ser modelo e atualmente estuda para ser administrado na Marinha do Brasil. “Hoje sei que preta, pode ser o que quiser.” Afirmou Sheila, momento em que foi muito aplaudida.

Reinan, outro aluno que encantou pela sua história de obesidade, homossexualidade, repressão familiar e tentativas de suicídio.

Alex, abandonado ao nascer, contou sua trajetória de crescer morando na rua e sendo visto como marginal pela sociedade, contou sua história que teve o impacto de um coice no estomago, pela dureza enfrentada por alguém tão jovem.

O superintendente de Juventude, Davi Farias, também aceitou o desafio de sentar-se no centro da roda e contar sua história de busca dos seus sonhos. Determinação, dificuldades enfrentadas por ser negro, e desejo de alcançar o sonho de uma formação e a fome que passou fora do Brasil para concluir dois anos de estudos em Portugal, o qual foi sustentado com imensas dificuldades da família e a realização do sonho de ver Dinha, prefeito da cidade.

Ao final, o prefeito, visivelmente emocionado, decidiu sentar-se, ao centro da roda e passou a relatar sua história, com detalhes desconhecidos da maioria dos seus amigos. A morte da sua única irmã, a luta de seus pais para criar a família, as fases de adolescência e estudantes, a fase adulta, quando se iniciou na política e a várias eleições alcançadas no município, até a eleição para prefeito em 2016.

Em dado momento da sua explanação, o que deveria ser um relato, passou a soar como uma aula aos educandos da Bayomi, que concentrados, ouviram cada palavra do prefeito, como alunos ávidos por conhecimento.

Leia também:

É AMANHÃ, SENZALA DE LUXO SEGUNDA EDIÇÃO

Era notável que a atenção dispensada pelos jovens, o fez empolgar-se e com isso, prolongar sua explanação com mensagens aqueles alunos: de vida, de determinação, de busca de sonhos, de reconhecimento e valorização.

Eu estou muito feliz e ter passado essa tarde, aqui com vocês. Eu confesso que estava cançado, pois estava vindo de outras reuniões e não imaginava que ia ouvir aqui, tantas história lindas, o que me faz entender e reconhecer a importância desse trabalho desenvolvido pela minha amiga, Gabriela Mel, que eu tenho certeza é um instrumento de Deus.” Afirmou o prefeito.
“Mel, tenha certeza que você vai, em breve, ter uma revelação de Jesus na sua vida.” Continuou o prefeito.

Ao final do evento, foram homenageados pela Abayomi, O prefeito Dinha, Amália Leal, Kemmuel Menezes e Davi Farias, pela atenção dada à instituição.

O Página Simões Filho também foi homenageado pelo apoio dado à Instituição em todos os eventos.

Antes de ir, o prefeito assumiu o compromisso de dar apoio à Abayomi, nos próximos eventos.

Fotos: Danilo Canuto

Jornalista DRT/MTB nº 4584/BA - Atualmente é editor dos sites Tudo é política e Página Simões Filho. Tem formação em contabilidade e experiência como Instrutor profissional nas áreas de designer gráfico e programação para web.

Continuar Lendo
P U B L I C I D A D E

Eleições

AUMENTAM AS OPÇÕES: DENYSON SANTANA É PRÉ-CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL

Publicado

em

Drnyson Santana é pré-candato a deputado estadual
ILUMINAÇÃO DE LED – INSTITUCIONAL
Do Panorama de Notícias – Com uma história política muito conhecida em Simões Filho, o jovem Denyson Santana de 34 anos, administrador, especialista e mestre em gestão pública, secretário municipal de serviços públicos e de transporte e trânsito no governo do ex prefeito Eduardo Alencar, entres os anos de 2009 à 2016 e ex presidente dos partidos PSD e PROS, hoje filiado no PODEMOS, lança sua pré-candidatura a Deputado Estadual para o pleito de 2018.
Filho e morador de Simões Filho, Denyson busca ser uma alternativa de um desejo do povo simõesfilhense em ter um representante genuíno da terra na Assembleia Legislativa da Bahia, sendo assim, apresenta seu nome como pré-candidato pelo partido PODEMOS.
Para Denyson Santana, essa pré-candidatura é uma grande oportunidade de Simões Filho e Região Metropolitana terem uma voz jovem e antenada aos desejos e anseios dessa população “Nossa pré-candidatura visa ser um novo modelo no cenário em que às pessoas de bem estão se afastando da política e deixando de acreditar em um futuro próspero por meio dela”, afirmou.
A campanha do pré-candidato será pautada em propostas de políticas públicas para a região e estado de forma a atender os anseios não contemplados pela população. Contará com a liderança do Deputado Federal Bacelar e do Governador Rui Correria.

Continuar Lendo

CIDADES

Urbanização da Paulo Souto: Prefeito Dinha e representantes da Caixa realizam visita técnica

Publicado

em

ILUMINAÇÃO DE LED – INSTITUCIONAL

O Prefeito de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS), Dinha Tolentino, visitou na manhã desta quarta-feira (11), o bairro Paulo Souto/Engenho Novo, com técnicos da Caixa Econômica Federal (CEF), para finalizar o processo de aprovação do projeto de urbanização das ruas que compõem a localidade.

 

“Há mais de 20 anos a comunidade aguarda por essa iniciativa. Agradeço a Deus pela oportunidade de poder proporcionar mais qualidade de vida ao nosso povo. Hoje, avançamos ainda mais e já estamos concluindo a parte de aprovação e financiamento dos recursos para a realização das obras”, pontuou o prefeito Diógenes Tolentino.

 

A Caixa Econômica fiscalizará e será responsável por administrar os repasses que chegam à cidade, através da emenda parlamentar, orçamento impositivo, do deputado federal Paulo Azi. O valor passa de 1 milhão de reais e será revertido em pavimentação asfáltica. Além do repasse, a obra contará com recursos próprios que custearão drenagem, meio fio, calçada e iluminação.

 

“O prefeito veio aqui, falou que faria e está mostrando para que foi eleito. A esperança voltou a fazer morada nas nossas vidas. Há muito tempo esperávamos por essa iniciativa. Não vejo a hora de não pisar mais na lama”, declarou o morador José Helieu, 61 anos.

 

As obras visam proporcionar melhor qualidade de vida aos simõesfilhenses e mais de 15 ruas serão contempladas. Acompanharam o prefeito na visita, o vice-prefeito Sid Serra, secretários municipais e os vereadores Kátia Oliveira, Everton Paim, Erivaldo Canjirana, Cleiton Bolly Bolly, Del, Jailson Jajai, Manoel Almeida (Neco) e Orlando de Amadeu.

Continuar Lendo

Eleições

CEZAR DIESEL VOLTA A SE MOVIMENTAR. SEU MAIOR DESAFIO? CONVENCER

Publicado

em

ILUMINAÇÃO DE LED – INSTITUCIONAL

A desistência do prefeito de Salvador – ACM Neto, de deixar a prefeitura da capital baiana para concorrer ao posto de governador do estado da Bahia nas eleições de 2018, provocou mudanças drásticas nos diversos cenários políticos do Estado, ao mesmo tempo em que, criou oportunidades para que nomes que até então estavam esquecidos voltassem ou tentassem voltar às suas praças para, novamente, buscar colocar seus nomes em evidência, visando as eleições de 2020.

Em Simões Filho, um desses nomes é o empresário e ex-candidato Cezar Diesel, que concorreu pelo PRP, para prefeito de Simões Filho, obtendo pouco mais de cinco mil votos.

AS dificuldades enfrentadas por ex-candidatos, dizem respeito à credibilidade e a confiabilidade adquirida ao longo de campanhas passadas.

Há que se entender que todos que enfrentaram o atual prefeito, Diógenes Tolentino – DINHA, irão tentar impedir que o mesmo se reeleja, e sendo assim, as estratégias adotadas deverão levar em conta vários fatores.

No entanto, a credibilidade na palavra assumida com fornecedores, prestadores de serviços inerentes a pré-campanha e campanha política, e também, com compromissos assumidos como vários apoiadores, devem ser minunciosamente observados para que não se dissemine, via “rádio peão”, histórias de decepções que possam revelar problemas difíceis de serem contornados por aqueles que decidirem, novamente, ou pela primeira vez, apoiá-lo.

Cezar Diesel conquistou um grupo que caminhou com ele, e o mais lógico é que o mesmo, deverá tentar reconquistar os que decidiram se afastar.

Em sua primeira tentativa de se eleger prefeito do município, muitos apoiadores apostaram alto, mas hoje, esses mesmos apoiadores, transmitem, muito discretamente, sentimento de insegurança para assumir, novamente, qualquer compromisso o prefeiturável.

Está ai grande desafio para Cezar: provar que, de fato, tem um projeto para a cidade e em razão deste projeto, conquistar confiança e solidificar um grupo diverso, que consiga elaborar propostas convincentes para os eleitores.
Cezar Diesel precisa reverter, de uma vez por todas, a sensação de muitos, de que não estará buscando reaglutinar pessoas em seu redor apenas para provar para seu principal apoiado e apoiador – deputado federal Luiz Caetano – que tem o controle do grupo que em 2016, obteve mais de dez mil votos em Simões Filho.

Caso não consiga reverter esses sensação, melhor seria que o empresário Cezar Diesel desistisse de mais uma tentativa de se eleger prefeito da cidade, sob pena de sofrer mais uma e definitiva derrota.

Em tempo;

O deputado Luiz Caetano foi autor de emendas que destinaram ao setor de saúde de Simões Filho, quase um milhão de reais no seu primeiro mandato no Congresso Nacional.

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Copyright © 2017 Página Simões Filho