Conecte conosco

CIDADES

FALANDO DA GENTE: PREFEITO BATE PAPO COM JOVENS NEGROS DA ABAYOMI

Publicado

em

Simões Filho tá Mudando
 

Na tarde de ontem, sábado (27), o prefeito de Simões Filho, Diógenes Tolentino – DINHA, participou de um evento promovido pela Instituição Abayomi, que tem como coordenadora a ativista social Gabriela Mel.

Diferente de todos que já participou até hoje, o prefeito surpreendeu os jovens ao aceitar participar dinâmicas de grupos ao lado do vereador Orlando de Amadeu e de alguns de seus assessores como sua secretária, Amália Leal.

O evento foi marcado por histórias de vida superação, contadas por alguns jovens, educandos da Abayomi, numa dinâmica de roda-viva, na qual, aquele que se dispunha a contar sua história, sentava-se no centro da sala, e relatava suas dificuldades na vida, até chegarem onde estão, hoje.

Amália Leal, secretária do prefeito, demostrando respeito ao exercício da dinâmica, se colocou no centro da roda e contou sua história, revelando a todos, vários momentos difíceis que teve que enfrentar em sua infância e juventude.

A jovem Lucicleide, relatou uma história emocionante, quando teve uma gravidez de risco ainda muito cedo e a perda de um rim e que só depois de ter conhecido a Instituição Abayomi consegui vencer uma depressão, que pelo exercício da “dança de preto”, como ela mesma se referiu, levou-a a continuar vivendo e ao recomeço e hoje, vê no sorriso da sua filha, que a vida é bela e que não tem motivos para desistir.

Sheila, preta, da periferia e gorda, emocionou e encantou a todos ao falar com voz firme e altiva: “…Sou gorda sim! Não cheia, nem fofa, sou gorda e que maravilha o que sou! Gorda de cabelo crespo, verdadeira preta, amo meu jeito, minhas curvas.”

A historia que Sheila contou revelou seu sonho de ser modelo, e que ao longo de muitos anos sofreu bulling, por isso e pecisou enfrentar os desafios e a depressão até que atualmente, alcançou seu sonho de ser modelo e atualmente estuda para ser administrado na Marinha do Brasil. “Hoje sei que preta, pode ser o que quiser.” Afirmou Sheila, momento em que foi muito aplaudida.

Reinan, outro aluno que encantou pela sua história de obesidade, homossexualidade, repressão familiar e tentativas de suicídio.

Alex, abandonado ao nascer, contou sua trajetória de crescer morando na rua e sendo visto como marginal pela sociedade, contou sua história que teve o impacto de um coice no estomago, pela dureza enfrentada por alguém tão jovem.

O superintendente de Juventude, Davi Farias, também aceitou o desafio de sentar-se no centro da roda e contar sua história de busca dos seus sonhos. Determinação, dificuldades enfrentadas por ser negro, e desejo de alcançar o sonho de uma formação e a fome que passou fora do Brasil para concluir dois anos de estudos em Portugal, o qual foi sustentado com imensas dificuldades da família e a realização do sonho de ver Dinha, prefeito da cidade.

Ao final, o prefeito, visivelmente emocionado, decidiu sentar-se, ao centro da roda e passou a relatar sua história, com detalhes desconhecidos da maioria dos seus amigos. A morte da sua única irmã, a luta de seus pais para criar a família, as fases de adolescência e estudantes, a fase adulta, quando se iniciou na política e a várias eleições alcançadas no município, até a eleição para prefeito em 2016.

Em dado momento da sua explanação, o que deveria ser um relato, passou a soar como uma aula aos educandos da Bayomi, que concentrados, ouviram cada palavra do prefeito, como alunos ávidos por conhecimento.

Leia também:

É AMANHÃ, SENZALA DE LUXO SEGUNDA EDIÇÃO

Era notável que a atenção dispensada pelos jovens, o fez empolgar-se e com isso, prolongar sua explanação com mensagens aqueles alunos: de vida, de determinação, de busca de sonhos, de reconhecimento e valorização.

Eu estou muito feliz e ter passado essa tarde, aqui com vocês. Eu confesso que estava cançado, pois estava vindo de outras reuniões e não imaginava que ia ouvir aqui, tantas história lindas, o que me faz entender e reconhecer a importância desse trabalho desenvolvido pela minha amiga, Gabriela Mel, que eu tenho certeza é um instrumento de Deus.” Afirmou o prefeito.
“Mel, tenha certeza que você vai, em breve, ter uma revelação de Jesus na sua vida.” Continuou o prefeito.

Ao final do evento, foram homenageados pela Abayomi, O prefeito Dinha, Amália Leal, Kemmuel Menezes e Davi Farias, pela atenção dada à instituição.

O Página Simões Filho também foi homenageado pelo apoio dado à Instituição em todos os eventos.

Antes de ir, o prefeito assumiu o compromisso de dar apoio à Abayomi, nos próximos eventos.

Fotos: Danilo Canuto

P U B L I C I D A D E

CIDADES

Prefeito de Simões Filho visita obras

Publicado

em

Dinha visita obras em pleno domingo

O Prefeito de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS), Dinha Tolentino, visita obras e dialoga com a comunidade sobre melhorias e intervenções.

Entre as localidades visitadas pelo gestor municipal, estão a Santa Rosa, na BA 093 – Km 1,5 que recebe intervenções de drenagem e limpeza do canal, e o bairro Eucalipto, onde foi iniciada a construção de uma Unidade de Básica da Família (UBS).

“Mesmo diante da crise econômica, estamos seguindo, executando o cronograma de atividades do nosso município que beneficia toda população. Essas intervenções atendem a uma necessidade e pedido do nosso povo. A nossa administração é participativa e é desse modo, que estamos mudando a realidade da nossa amada Simões Filho”, destacou Dinha. 

O Prefeito esteve ainda em Mapele, verificando de perto as intervenções de requalificação da Quadra Poliesportiva e em Cotegipe, conversando com a comunidade. Logo depois visitou a Praça da Bíblia que já se prepara para receber a Vila Natalina. “No ano passado preparamos uma linda surpresa para o mês de dezembro, e este ano não será diferente. A Vila Natalina será repetida e as famílias terão mais uma oportunidade de entretenimento, lazer e de reforçar valores como a união”, pontuou.

Continuar Lendo

CIDADES

Serviços de drenagem e desobstrução de canal acontecem em Santa Rosa

Publicado

em

Serviços de drenagem e desobstrução de canal acontecem em Santa Rosa

A Prefeitura de Simões Filho iniciou os serviços de drenagem e desobstrução de canal, na BA 093, KM 1,5, Santa Rosa. A ação visa reduzir os danos às propriedades e do risco de perdas humanas; melhorar o escoamento das águas superficiais; eliminar a presença de águas estagnadas e lamaçais e reduzir os impactos da chuva ao meio ambiente.

O prefeito da cidade, Dinha Tolentino, esteve acompanhando as intervenções, na manha desta sexta-feira (7), afirmando que os serviços são executados com recursos próprios e atendem anseios antigos da população.

“A drenagem não é só uma necessidade, mas uma prioridade. Com a dedicação da equipe envolvida, estamos realizando um grande trabalho e garantiremos o bem estar da população simõesfilhense, que vive ou transita pela localidade e que tanto esperou”, disse o prefeito.

Seu Antônio Silva, 40, morador do bairro, reconheceu a importância da ação da prefeitura. “Vai melhorar e muito a nossa vida. A gente se preocupava quando a chuva vinha e agora vamos ter mais tranquilidade. Só temos a agradecer!”, ressaltou.

O sistema de drenagem faz parte das ações que a gestão municipal tem feito como forma preventiva contra possíveis alagamentos em época de chuvas.

Por ASCOM

Continuar Lendo

CIDADES

Jovem Ambientalista: estudantes recebem certificado da Prefeitura de Simões Filho

Publicado

em

Jovem Ambientalista: estudantes recebem certificado da Prefeitura de Simões Filho

Primeira edição do Programa Jovem Ambientalista finalizada com sucesso! Isso porque,  alunos das escolas Diácono Fernando Brito, Dom Francisco Leite, Maria Quitéria e Perícles Andrade, receberam o certificado de conclusão do curso, junto a ele, o título de Jovem Ambientalista. O ato aconteceu nesta sexta-feira (7), no auditório do Centro Social.

As atividades que deram vida ao projeto iniciaram em agosto/2018, com o objetivo de despertar o olhar crítico, responsável e inovador. Ao todo, 80 estudantes toparam o desafio e que desafio legal. As turmas participaram de diversas atividades desenvolvidas em parcerias com as Secretárias de Cultura, Educação, Comunicação, Procuradoria Jurídica, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e Superintendência de Planejamento.

O estudante Evanilson Santos acredita que a mudança começa dentro de cada um. “Desde o início do projeto o meu foco foi entender e aprender como eu poderia contribuir e transformar a minha cidade, principalmente o bairro que eu moro. Nós temos o poder de mudar e transformar o nosso ambiente. Estou muito feliz por ter me tornado um Jovem Ambientalista e, com certeza, sentirei saudades do Projeto”, disse.

Para o vice-prefeito Sid Serra, é mais uma ação que vem para somar na vida dos jovens simõesfilhenses. “Fico muito feliz em ver os nossos alunos empenhados em projetos como esse. Hoje, formamos 80 alunos e a meta para 2019 é triplicar. Esse é o nosso papel, contribuir na formação, objetivando fortalecer os nossos colegiais”, finalizou.

Por SCOM

Continuar Lendo

CIDADES

Prefeitura de Simões Filho realiza ‘Peso do Bolsa’ até 7 de dezembro

Publicado

em

Os atendidos nesta fase são os moradores dos conjuntos habitacionais Palmeiras, Simões Filho I, Simões Filho II, Parque Universitário I, Parque Universitário II, Vida Nova, Recanto do Sol e CIA II

A Prefeitura de Simões Filho realiza o acompanhamento dos beneficiários do Bolsa Família que residem nos  conjuntos habitacionais Palmeiras, Simões Filho I, Simões Filho II, Parque Universitário I, Parque Universitário II, Vida Nova, Recanto do Sol e CIA II. O ‘Peso do Bolsa’ está sendo realizado no Ginásio de Esportes, localizado na Avenida Elmo Serejo Farias – CIA II, das 8h às 14h.

É necessário a apresentação de um documento com foto, cartão SUS e o cartão do Bolsa Família ou número do NIS. Devem ser pesadas crianças de até 7 anos, mulheres de 14 a 44 anos e gestantes.

O objetivo é realizar o acompanhamento do estado nutricional dos beneficiários do Bolsa Família, um dos requisitos obrigatórios para a manutenção do benefício, que  precisa ser cumprido duas vezes por ano, sendo uma no primeiro e outra no segundo semestre de cada ano.

Continuar Lendo

Simões Filho

Encostas e contenções são construídas preventivamente pela Prefeitura de Simões Filho

Publicado

em

Pensando em promover mais segurança e tranquilidade para a população de Simões Filho, a Prefeitura Municipal vem realizando obras de contenções e encostas, em diversos bairros da cidade, como KM 30 (Lavandeira e Tiro Seguro), Cristo Rei (João Marques e da Misericórdia), Eucalipto (Santa Rita e Alto do Eucalipto), CIA II (Via Universitária) e Ponto Parada (Tijuca, Baixa da Jaqueira, Caixa da Água e Topázio).

O coordenador da Defesa Civil, Valdemir Oliveira (Dedeu), lembrou a população da importância de procurar o órgão para que haja acompanhamento e tomada de medidas de prevenção à vida.

É importante lembrar à população, principalmente aqueles que moram em áreas consideradas de risco, que no caso de emergência, entre em contato imediatamente com a Defesa Civil. As equipes estão de prontidão 24H”, disse o coordenador.

Segundo informações obtidas com equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), os córregos, encostas, escadarias e ruas estão recebendo manutenção contínua e que o escoamento das águas da chuva está acontecendo, mas é preciso ficar em alerta.

O lixo é um dos maiores responsáveis pelos alagamentos nas cidades, pois entope bueiros e canalizações, além de causar doenças e perdas materiais. Portanto, colabore não jogando entulho nos córregos e rios, não jogue lixo na rua, nas encostas ou áreas verdes. Em casos de emergência, entre em contato com a Defesa Civil, através dos telefones: 199, 3296-9216 ou 99259-6312.

Por ASCOM/PMSF

Continuar Lendo

Simões Filho

É AGORA! AO VIVO A 70ª Sessão Ordinária do 2º Período do 2º ano da 14ª Legislatura

Publicado

em

Acompanhe o trabalho do vereador que você votou para lhe representar na casa do povo.

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Copyright © 2017 Página Simões Filho