Conecte conosco

CIDADES

FALANDO DA GENTE: PREFEITO BATE PAPO COM JOVENS NEGROS DA ABAYOMI

Publicado

em

56 anos de emancipação
ILUMINAÇÃO DE LED – INSTITUCIONAL

Na tarde de ontem, sábado (27), o prefeito de Simões Filho, Diógenes Tolentino – DINHA, participou de um evento promovido pela Instituição Abayomi, que tem como coordenadora a ativista social Gabriela Mel.

Diferente de todos que já participou até hoje, o prefeito surpreendeu os jovens ao aceitar participar dinâmicas de grupos ao lado do vereador Orlando de Amadeu e de alguns de seus assessores como sua secretária, Amália Leal.

O evento foi marcado por histórias de vida superação, contadas por alguns jovens, educandos da Abayomi, numa dinâmica de roda-viva, na qual, aquele que se dispunha a contar sua história, sentava-se no centro da sala, e relatava suas dificuldades na vida, até chegarem onde estão, hoje.

Amália Leal, secretária do prefeito, demostrando respeito ao exercício da dinâmica, se colocou no centro da roda e contou sua história, revelando a todos, vários momentos difíceis que teve que enfrentar em sua infância e juventude.

A jovem Lucicleide, relatou uma história emocionante, quando teve uma gravidez de risco ainda muito cedo e a perda de um rim e que só depois de ter conhecido a Instituição Abayomi consegui vencer uma depressão, que pelo exercício da “dança de preto”, como ela mesma se referiu, levou-a a continuar vivendo e ao recomeço e hoje, vê no sorriso da sua filha, que a vida é bela e que não tem motivos para desistir.

Sheila, preta, da periferia e gorda, emocionou e encantou a todos ao falar com voz firme e altiva: “…Sou gorda sim! Não cheia, nem fofa, sou gorda e que maravilha o que sou! Gorda de cabelo crespo, verdadeira preta, amo meu jeito, minhas curvas.”

A historia que Sheila contou revelou seu sonho de ser modelo, e que ao longo de muitos anos sofreu bulling, por isso e pecisou enfrentar os desafios e a depressão até que atualmente, alcançou seu sonho de ser modelo e atualmente estuda para ser administrado na Marinha do Brasil. “Hoje sei que preta, pode ser o que quiser.” Afirmou Sheila, momento em que foi muito aplaudida.

Reinan, outro aluno que encantou pela sua história de obesidade, homossexualidade, repressão familiar e tentativas de suicídio.

Alex, abandonado ao nascer, contou sua trajetória de crescer morando na rua e sendo visto como marginal pela sociedade, contou sua história que teve o impacto de um coice no estomago, pela dureza enfrentada por alguém tão jovem.

O superintendente de Juventude, Davi Farias, também aceitou o desafio de sentar-se no centro da roda e contar sua história de busca dos seus sonhos. Determinação, dificuldades enfrentadas por ser negro, e desejo de alcançar o sonho de uma formação e a fome que passou fora do Brasil para concluir dois anos de estudos em Portugal, o qual foi sustentado com imensas dificuldades da família e a realização do sonho de ver Dinha, prefeito da cidade.

Ao final, o prefeito, visivelmente emocionado, decidiu sentar-se, ao centro da roda e passou a relatar sua história, com detalhes desconhecidos da maioria dos seus amigos. A morte da sua única irmã, a luta de seus pais para criar a família, as fases de adolescência e estudantes, a fase adulta, quando se iniciou na política e a várias eleições alcançadas no município, até a eleição para prefeito em 2016.

Em dado momento da sua explanação, o que deveria ser um relato, passou a soar como uma aula aos educandos da Bayomi, que concentrados, ouviram cada palavra do prefeito, como alunos ávidos por conhecimento.

Leia também:

É AMANHÃ, SENZALA DE LUXO SEGUNDA EDIÇÃO

Era notável que a atenção dispensada pelos jovens, o fez empolgar-se e com isso, prolongar sua explanação com mensagens aqueles alunos: de vida, de determinação, de busca de sonhos, de reconhecimento e valorização.

Eu estou muito feliz e ter passado essa tarde, aqui com vocês. Eu confesso que estava cançado, pois estava vindo de outras reuniões e não imaginava que ia ouvir aqui, tantas história lindas, o que me faz entender e reconhecer a importância desse trabalho desenvolvido pela minha amiga, Gabriela Mel, que eu tenho certeza é um instrumento de Deus.” Afirmou o prefeito.
“Mel, tenha certeza que você vai, em breve, ter uma revelação de Jesus na sua vida.” Continuou o prefeito.

Ao final do evento, foram homenageados pela Abayomi, O prefeito Dinha, Amália Leal, Kemmuel Menezes e Davi Farias, pela atenção dada à instituição.

O Página Simões Filho também foi homenageado pelo apoio dado à Instituição em todos os eventos.

Antes de ir, o prefeito assumiu o compromisso de dar apoio à Abayomi, nos próximos eventos.

Fotos: Danilo Canuto

Jornalista DRT/MTB nº 4584/BA - Atualmente é editor dos sites Tudo é política e Página Simões Filho. Tem formação em contabilidade e experiência como Instrutor profissional nas áreas de designer gráfico e programação para web.

Continuar Lendo
P U B L I C I D A D E
4 Comentários

4 Comments

  1. Francyane

    1 de Fevereiro de 2018 at 13:14

    Sem dúvidas foi uma bela tarde, ótimos momentos pessoas maravilhosas no espaço. Agradeço a prof. Gabriela Mel Girassol por nos proporcionar essa tarde gostosa, ao prefeito Dinha e todas as pessoas que compareceram!!!!

  2. Sheila

    29 de Janeiro de 2018 at 14:36

    Obrigado prefeito por disponibilizar um pouco do teu tempo para nos ouvir e também compartilhar um pouco da sua história, agradeço também a ativista Mel por esse trabalho e somos todos abayomi

  3. Carlos Antelante

    29 de Janeiro de 2018 at 14:00

    Orgulho por conhecer a história do Abayoni desde o seu nascimento e saber que tantas vidas foram transformadas por esse maravilhoso projeto.

    Parabéns Mel pelo lindo trabalho!!!

  4. Crsilane

    29 de Janeiro de 2018 at 14:00

    Uma tarde realmente muito agradável

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Barreiro

PREFEITO DINHA ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA PAVIMENTAÇÃO NO BARREIRO

Publicado

em

56 anos de emancipação
ILUMINAÇÃO DE LED – INSTITUCIONAL

No início da noite desta segunda-feira(19), o prefeito Diógenes Tolentino – DINHA assinou Ordem de Serviço para pavimentação asfáltica em várias ruas do bairro Luiz Eduardo Magalhães, mais conhecido como Barreiro.

A previsão para a conclusão das obras no bairro é de aproximadamente quarenta dias, e faz parte de um contrato de cerca de 10 milhões de reais para pavimentação em todo o município.

A reivindicação para a pavimentação das ruas no bairro é antiga era cobrada pelos vereadores Eri Costa, Genivaldo Lima e João Contador, hoje secretário de habitação, vereador na gestão anterior.

O Prefeito declarou em entrevista coletiva, que esta é mais uma realização de compromisso de campanha, prometido aos moradores do bairro.

O prefeito aproveitou para falar sobre a escolha do nome para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa e garante que o grupo terá um candidato da cidade.

Estiveram no ato da assinatura, vários vereadores e secretários.

O evento ocorreu no largo da Rua Japão.

Continuar Lendo

CIDADES

Ex-prefeito Eduardo Alencar comemora aniversário em Simões Filho

Publicado

em

56 anos de emancipação
ILUMINAÇÃO DE LED – INSTITUCIONAL

Por Romário dos Santos no Imprensa Bahia – Eduardo Alencar, foi recebido por amigos e correligionários, na tarde de hoje, 19, no Restaurante do Velho Bikas, todos reunidos em comemoração aos seus 65 anos de existência.

Foi o momento de rever amigos, correligionários e, ao mesmo tempo, matar a saudade, relembrar os bons momentos compartilhados por Eduardo Alencar, durante toda a sua trajetória política.

Vereador Sandro Moreira …”É uma satisfação, vir dar uma abraço em Eduardo Alencar. Um amigo, que a vida deu-me de presente. Mais que uma liderança política, um homem que é amigo dos amigos, leal, e acima de tudo um ser humano voltado para a família… Sinto orgulho de pertencer ao grupo dos irmãos Otto, Eduardo Alencar e desse jovem promissor que é Otto Filho, nosso futuro Deputado Federal, ou seja, teremos para defender Simões Filho, Eduardo Alencar na Assembleia Legislativa e Otto Filho, no Congresso Nacional” foi o depoimento dado por Sandro Moreira, ao imprensabahia.

Estiveram presentes, para dar felicitações ao aniversariante: Otto Filho, Edson Almeida, Jomar Paraki, Dr. Gilvan, Jorge Sales, Antônio Dias, Geórgea Alves, Francisco Assis, Sandro Moreira, Professora Edilza, Welinto Rosário, Pedro da Kombi, Joel Cerqueira, Láecio Valentim, Jefferson Costa, Fábio Jr, Petrônio Souza, Ricardo Figueiredo, Danilo Gonçalves, Berlindo Gazineu, Neilton Paulino – Neo, Valdo do Campo do Vasco, Galego, Sandro José, Miriam Prazeres, Sinho, Bombeiro Mota, Chico Abreu, Fernandinho do Acordeon.

Dr. Eduardo Alencar, compartilhou sua alegria com a equipe de jornalismo do imprensabahia, ouçam a entrevista , concedida durante a recepção, por Dr. Eduardo Alencar.:

Continuar Lendo

CIDADES

Com bloqueio na ACM, Transalvador faz desvios no trânsito

Publicado

em

56 anos de emancipação
ILUMINAÇÃO DE LED – INSTITUCIONAL

pós manifestantes fecharem a Avenida ACM, na frente do Shopping da Bahia, a Transalvador decidiu fazer desvios no trânsito para evitar que os veículos que trafegam nos sentidos Paralela e Lucaia não fiquem presos nos bloqueios realizados na manhã desta segunda-feira (19).

O principal desvio está sendo realizado nas proximidades do Hiper Posto, onde os condutores são direcionados para a Av. Paulo VI e para retornarem no sentido Lucaia da Avenida ACM.

Na Bonocô e na Rótula do Abacaxi, os veículos são conduzidos a evitar o sentido Shopping da Bahia em razão dos protestos. Já na região da Rodoviária, os condutores são orientados a seguir para a região da Rótula do Abacaxi, evitando seguir pela Avenida ACM.

Bocão News

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Copyright © 2017 Página Simões Filho