Conecte conosco

CIDADES

Feira de Santana (BA) enfrenta surto de coqueluche.

Publicado

em

Este ano, já são 47 confirmações de casos da doença na cidade.
Secretaria de Saúde diz estar capacitada para lidar com o problema.

 

Egi Santana e Rafaela Ribeiro Do G1 BA

Nos oito primeiros meses deste ano, a Secretaria de Saúde de Feira de Santana, a 100 km de Salvador, registrou 87 notificações de suspeitas, sendo 47 confirmações de casos de coqueluche na cidade. No mesmo período do ano passado, foram registradas oito notificações e nenhuma confirmação da doença.

Apesar de admitir que o número de casos configura um surto na cidade, a prefeitura, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), diz estar preparada para conter a doença. De acordo com Janice Estrela, chefe da Vigilância, os agentes de saúde da família e os médicos estão sendo capacitados para conter o avanço do problema.

A médica explica que a Secretaria de Saúde detectou que a cadeia de transmissão está nos adultos, que geralmente já foram vacinados, e quando contraem a doença não sofrem os sintomas, mas transmitem para sistemas imunológicos mais frágeis, como é o caso das crianças. Ainda de acordo com a secretária, não foi registrado nenhum caso grave e todos os pacientes receberam o tratamento adequado. Ninguém morreu em decorrência da doença.

Janice Estrela esclarece que diferente das epidemias, que são caracterizadas quando uma doença infecciosa é rapidamente disseminada a um grande número de pessoas, o surto acontece quando há um aumento considerável do número de casos esperados em um determinado local, como é o caso de Feira de Santana.

Tratamento

O tratamento da coqueluche consiste no uso de antibióticos prescritos por infectologistas. Com relação à prevenção, a secretária esclarece que as vacinas contra a doença fazem parte da campanha de imunização do Governo Federal e salienta que deve ser administrada em três doses, aos dois, quatro e seis meses de vida da criança, com dois reforços, aos quinze meses e entre os cinco e seis anos de idade. A imunização dura aproximadamente 10 anos.

A Secretaria de Saúde de Feira de Santana nega que haja problemas no cronograma de vacinação da cidade, mas salienta a importância das campanhas e pede aos moradores que atentem para as datas nos cartões de vacinação. “É importante que a população compreenda que as vacinas contra a tríplice viral, contra a difteria, o tétano e a coqueluche, só funcionam quando administradas exatamente como o programa de saúde determina, com todas as doses e reforços tomados nas datas corretas”, pontua a secretária.

A doença

O infectologista Antônio Bandeira explica que a coqueluche é uma doença causada pelas bactérias Bordetella pertussis e Bordetella parapertussis, que atingem o sistema respiratório. A doença afeta principalmente as crianças de até dois anos e é disseminada por meio de gotículas de saliva. No organismo, as bactérias lesam os tecidos da mucosa e seu período de infecção varia entre cinco e 21 dias.

“A doença se divide em dois estágios. No primeiro deles, os principais sintomas são tosses, coriza, febre e irritação nos olhos. No segundo estágio, que se desenvolve cerca de duas semanas após o primeiro, as crises de tosses são sucessivas, algo como uma espécie de bronquite, com ocorrência de muco e há a possibilidade de vômito”, explica o especialista.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que em 2010 houve um aumento significativo dos casos de coqueluche no Brasil. Ainda de acordo com a organização, de 2006 a 2008, os casos triplicaram no país. Falta de atenção às campanhas de vacinação estão entre os motivos apontados pela OMS.

Fonte: g1.com.br/bahia

Vereadores

ENTREVISTA: VEREADOR ITUS RAMOS FALA DOS PRIMEIROS MESES COMO VEREADOR, EXPECTATIVAS E REALIDADES E PRÓXIMAS ELEIÇÕES

O Vereador fez questão de afirmar apoio à deputada Kátia Oliveira

Publicado

em

VEREADOR ITUS RAMOS FALA DOS PRIMEIROS MESES COMO VEREADOR, EXPECTATIVAS E REALIDES E PRÓXIMAS ELEIÇÕES

Em entrevista ao radialista Ataíde Barbosa, no programa Panorama de Notícias, nesta quinta-feira, 23 de setembro, o vereador relatou como está sendo sua experiência como parlamentar do município.

O vereador abordou diversos pontos que ele considera positivos na gestão do prefeito Diógenes Tolentino – Dinha.

Itus Ramos fez questão de reafirmar seu apoio à reeleição da deputada Kátia Oliveira para novo mandato na Assembleia Legislativa da Bahia.

O meu grupo estar empenhado em reeleger a deputada Katia. Estamos trabalhando não só em Simões filho como em outras cidades.

Katia e Azi merecem o voto do nosso povo por que trabalham de verdade por Simões Filho trazendo emendas que ajudam a cidade a desenvolver a cidade.” Declarou Itus

Segundo o vereador, “Katia irá dobrar sua votação em Simões filho por que quem votou nela tem orgulho de ter votado e quem não votou estar vendo o quanto ela trabalha pelo nosso povo!” completou

Assista a entrevista completa abaixo:

Caso, não esteja vendo esse vídeo aqui, clique aqui para acessar a página do Panorama de Notícias

Continuar Lendo

Vereadores

Câmara aprova indicação que solicita o retorno da Vila Natalina

Publicado

em

Vereador Carlos Neto

Na 20ª Sessão Ordinária, realizada na manhã desta terça-feira (14), vereadores aprovaram a indicação de nº 143/2021, de autoria do vereador Carlos Neto (MDB), que solicita ao Poder Executivo o retorno da Vila Natalina na Praça da Bíblia. Na justificativa, o parlamentar argumentou que se trata de um evento que fomenta o desenvolvimento socioeconômico da cidade, e ressaltou que, havendo o retorno, é importante adotar todas as medidas de prevenção de saúde por conta da pandemia de COVID-19.

Além dessa, outras 11 matérias foram aprovadas:

A de nº 142/2021, de autoria do presidente Eri Costa (MDB), que solicita à Mesa Diretora a reiteração da Indicação de nº 291/2018, que requer ao Poder Executivo a revitalização, com instalação de mosaico, na Praça Noêmia Meireles Ramos;

A de nº 144/2021, que solicita à Mesa Diretora que conceda a Medalha Noêmia Meireles Ramos para a Srª Iridan Brasileiro Costa, de autoria do vereador Everton das Placas (PSL);

A de nº 145/2021, de autoria do vereador Adailton Caçambeiro (PSDB), que solicita ao Poder Executivo a construção de uma Unidade Básica de Saúde no bairro do Parque Continental;

A de nº 146/2021, de autoria de Everton Paim (MDB), que solicita ao poder executivo a reforma e revitalização com a construção de uma praça na avenida Rivaldo Guimarães no bairro do Cia I;

A de nº 147/2021, que solicita ao poder executivo obras de infraestrutura na Rua Salvador, no Jardim Eldorado, KM 25, de autoria do vereador Del do Cristo Rei (PSC);

A de nº 148/2021, solicita ao Poder Executivo a reconstrução do campo, a criação de praça com parque infantil, academia ao ar livre, iluminação em LED e pista de acesso para os moradores, localizado na Rua Brejau, no bairro do KM 30, de autoria do vereador Moisés Santos (PP);

A de nº 149/2021, de autoria Jackson Bomfim (DEM), solicita ao Poder Executivo a pavimentação asfáltica da Rua Roberto Carlos, no loteamento Recanto do Sol;

A de nº 150/2021, de autoria do vereador Itu’s Ramos (PSDB), que solicita ao Poder Executivo que viabilize, em parceria com as concessionárias das rodovias BR 324 e BA 093, a criação de espaço para a realização da Feira do Produtor Orgânico;

A de nº 151/2021, que solicita ao Poder Executivo obras de infraestrutura na Rua Lomanto Júnior, no bairro Ponto Parada, de autoria do vereador Del Capoeira (SOLIDARIEDADE);

A de nº 152/2021, de autoria do vereador Eugênio Pacelli (PCdoB), que solicita ao Poder Executivo obras de infraestrutura na Rua Mem de Sá, no bairro Jardim Renatão e a de nº 153/2021, de autoria do vereador Neivaldo Scavelo (PP), que solicita ao Poder Executivo a pavimentação asfáltica, requalificação e cobertura do canal da Travessa São José, no bairro Jardim Eldorado.

Na mesma sessão, também foi aprovado o Projeto de Lei (PL) de nº 034/2021, de autoria do Executivo, que dispõe sobre a criação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), e os procedimentos de inspeção sanitária de estabelecimentos que produzam bebidas e alimentos de consumo humano de origem animal e/ou vegetal no município de Simões Filho.

Continuar Lendo

CIDADES

Falso PM é preso após intimidar moradores em Lauro de Freitas

Publicado

em

Um homem que se passava por policial militar, em Lauro de Freitas, foi preso na última terça-feira (7). A Polícia Civil informou que ele usando um simulacro de arma de fogo para amedrontar moradores do bairro de Vida Nova.

O falso PM foi preso por PMs da 81ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Itinga. O major Robson de Oliveira Souza informou que uma guarnição chegou até o local após pessoas informarem sobre um homem que estaria causando pânico nos moradores com uma arma.

“Ao ser abordado pela equipe, ele informou que era oficial da PMBA, mas não tinha nenhum documento para confirmar o fato. Com ele foi apreendido um simulacro”, disse o major.

Além de tentar resistir à prisão, o acusado também desacatou os policiais. Ele e o material encontrado foram encaminhados para a 27ª Delegacia Territorial (DT) de Itinga.

A ocorrência foi registrada e o acusado ouvido e liberado. Na unidade também foi constatado que havia outras denúncias de ameaça.

Com informações do Política ao vivo.

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA