Conecte conosco

VEREADOR ÍTUS RAMOS EMITE NOTA DE REPÚDIO SOBRE CASOS DE FEMINICÍDIO

NOTA DE REPÚDIO
Gabinete do vereador diplomado, Itus Ramos
BASTA DE VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES!

Estamos vendo todos os dias as manchetes nos jornais sobre mulheres assassinadas pelos seus companheiros – atos de feminicídio.
O feminicídio é o ponto final da violência que muitas mulheres vivem, dia a dia, meses após meses e até anos após anos.
Essa violência diária é quase sempre silenciada, mascarada pelo estado e, inacreditavelmente, “invisível” aos olhos da sociedade.
O feminicídio tem na sua raiz o machismo estrutural.
É um machismo naturalizado em discursos e brincadeiras diárias, manutenção de poder e diferenças entre homens e mulheres.
O machismo se sustenta num modelo patriarcal de sociedade alicerçada no que é conhecido como violência de gênero.
No último final de semana, pelo menos seis mulheres que, até este Natal, viviam suas vidas separadamente, agora se encontram nas estatísticas do feminicídio no Brasil.
Os finais de semana e os feriados prolongados para muitos são momentos de confraternização entre famílias, mas para algumas mulheres os finais de semana e feriados prolongados são períodos de tortura, espancamentos, violência psicológica. Muitos desses casos culminam na morte delas; diante de filhos e/ou familiares por aqueles que foram companheiros e que razões banais, tornam-se seus algozes.
Esse é o resultado de uma legião de humanos que foram educados numa sociedade que os fez acreditar que diferenças sexuais justificam a suposta superioridade de um gênero sobre o outro.
Essa legião entende que o homem tem que prover e dominar e a mulher tem que gerar e obedecer.
Quantas outras mulheres precisaram morrer, ficarem paraplégicas, terem suas faces deformadas e sofrerem sequelas emocionais pelo resta de suas vidas?
O Brasil é o quinto pais que mais mata mulheres no mundo.
Há cada quatro horas uma mulher é violentada nesse país.
BASTA!
O feminicídio não é uma questão privada, é um problema de saúde pública.
O vereador diplomado da cidade de Simões Filho, vem através desta, se solidarizar as famílias das vítimas de feminicídio registrados durante os festejos natalinos deste ano de 2020.
BASTA DE VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES!
Tenhamos o compromisso de não reproduzir o machismo, de não ecoar o patriarcado e não disseminar a opressão.

Gabinete do vereador de Simões Filho – Ba, Itus Ramos.