Conecte conosco

Polícia

Juiz federal aposentado, Ricardo Mandarino é o novo secretário de Segurança Pública da Bahia

Publicado

em

O juiz federal aposentado Ricardo César Mandarino Barreto é o novo secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA). O anúncio oficial foi feito pelo governador Rui Costa (PT), em live exibida na tarde desta quarta-feira (23/12).

Na mesma ocasião, Rui anunciou Hélio Jorge como subsecretário e Heloísa Brito como a nova chefe da Polícia Civil – cargo então chamado de ‘DG’ – delegado(a) geral -. Ela é a primeira mulher a ocupar a posição.

As mudanças serão publicadas no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (24/12), e as respectivas posses ocorrerão na segunda (28).

MUDANÇAS

Após a exoneração do então secretário Maurício Barbosa – investigado por suposto esquema de venda de decisões no Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) -, o cargo foi ocupado interinamente por Ary Pereira de Oliveira.

RICARDO MANDARINO

Ricardo Mandarino | Foto: divulgação/GovBa

Formado em Direito pela Universidade Católica de Salvador (Ucsal), Mandarino já foi delegado de Polícia em Salvador entre 1974 e 1978, e procurador da Fazenda da Bahia entre 1978 e 1991. Passou no concurso para juiz federal substituto da 5ª região em 1991, e foi promovido a juiz titular no ano seguinte. Como magistrado, atuou em uma vara de Aracaju, Sergipe, e depois em Recife, Pernambuco, onde ficou até se aposentar, em 2011.