Conecte conosco

CIDADES

Livre de febre aftosa, estado teve quase 3 milhões de bovinos em 2019

Percentual de propriedades rurais da Bahia que cumpriram o prazo de vacinação aumentou de 75% para 93% das fazendas

Publicado

em

Bahia.ba – Dados da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) revelam que o índice de cobertura vacinal contra a febre aftosa no estado chegou a 95,42% do rebanho previsto para a segunda etapa da campanha de vacinação vigente até o fim de 2019. É o maior percentual dos últimos três anos, de acordo com publicação do jornal Correio. São 2.945.042 animais vacinados.

Nos dois anos anteriores, a média alcançou pouco mais de 93% dos animais, índice que já atendia às recomendações da Organização Mundial de Saúde Animal e do Ministério da Agricultura. Na segunda fase, a vacinação era obrigatória apenas para animais com até 24 meses de idade. Há na Bahia atualmente cerca de 3 milhões de bovinos e bubalinos neste grupo de animais.

Ainda de acordo com o Correio, o percentual de propriedades rurais da Bahia que cumpriram o prazo de vacinação também aumentou, subiu de 75% para 93% das fazendas.

A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa. A Bahia possui certificação de ‘Zona Livre de Febre Aftosa com Vacinação’ há 22 anos. A expectativa é de que o estado possa conquistar no futuro o status de zona livre sem vacinação, como o estado Santa Catarina.