Conecte conosco

Educação

Matrículas na rede estadual de ensino iniciam com atraso em Salvador

Publicado

em

MW Auto Peças 40 Anos

Matrículas serão realizadas até o dia 27 de janeiro, em toda Bahia.
Processo também pode ser feito pelo site da Secretaria da Educação.

As matrículas para as escolas da rede estadual de ensino começaram nesta quarta-feira (18) em toda a Bahia. Em Salvador, uma pane no sistema da rede da educação do estado atrasou o começo das matrículas. Primeira da fila, Antônia chegou às 6h na Escola Dionísio Cerqueira, no bairro da Santa Cruz, mas às 8h, horário em que deveria ser atendida, continuou esperando. “Já era para ter começado mais cedo. Só saio daqui hoje com a vaga da minha filha garantida”, pontua Antônia Oliveira, empregada doméstica.

Por nota, a Secretaria Estadual da Educação informou que uma equipe técnica se dedica a solucionar os problemas ocorridos no sistema durante o início da matrícula e que a previsão de normalização é a partir das 15h desta quarta-feira.

A matrícula pode ser feita em qualquer unidade escolar do estado, independente de ser a que o aluno deseja estudar. Outra possibilidade para aqueles que já estudam na rede estadual ou na rede municipal de ensino é a matrícula pela internet, que deve ser feita pelo site da Secretaria da Educação do Estado. Nesta quarta-feira, alguns estudantes também encontraram problemas par acessar o sistema on line.

“O sistema começou funcionando normal, é um problema técnico que a gente ainda não sabe o que é. Está sendo verificado e certamente voltará a funcionar daqui a pouco. As famílias não devem se preocupar porque nós vamos garantir matrícula para todo mundo”, Osvaldo Barreto, secretário estadual da Educação.

Em nota, a Secretaria informou que a matrícula pela internet já está sendo realizada normalmente.

A expectativa da Secretaria Estadual da Educação é de que até o dia 27 deste mês 500 mil estudantes sejam matriculados. O atendimento para matrícula é realizado das 8h às 20h, sem intervalos, de 18 a 27 de janeiro. É necessário levar original do histórico escolar ou atestado de escolaridade, original e cópia da certidão de nascimento ou carteira de identidade, do CPF, o comprovante de residência, além do código do SETPS (SalvadorCard) para as escolas do município de Salvador, optativo para os estudantes dos cursos de Educação Profissional. Mais informações sobre a matrícula 2012 podem ser obtidas por meio do telefone 0800 285 8000.

Renovação
Os alunos da rede estadual de ensino tiveram até o dia 25 de novembro de 2011 para renovar suas matrículas para o ano letivo de 2012. Para garantir a vaga, os pais, responsáveis e estudantes acima de 18 anos tiveram que entregar o termo de renovação assinado à direção da escola confirmando o interesse em permanecer na instituição, além de informarem a série que o estudante iria cursar.

Segundo a Secretaria da Educação do Estado, mais de 600 mil alunos que vão continuar estudando na mesma escola fizeram suas matrículas no final do ano passado. Esses estudantes já têm seus dados registrados no Sistema de Gestão Escolar (SGE), o que torna mais rápido seu processo de matrícula tanto nas escolas quanto pela internet.

Confira o calendário da matrícula 2012:

Alunos da Rede Pública:
18 e 19 de janeiro – matrículas de estudantes das redes estaduais e municipais da 4ª série ao 5º ano ou 8ª série ao 9º ano, quando a escola não oferece a série ou ano seguinte;
20 e 23 de janeiro – transferência por interesse próprio para estudantes da rede estadual que queiram mudar de escola.
Alunos Novos:
24 e 25 de janeiro – matrícula para o Ensino Fundamental;
24 e 25 de janeiro – confirmação do sorteio eletrônico da Educação Profissional;
26 e 27 de janeiro – matrícula para o Ensino Médio.

 

Fonte : G1.com.br

Educação

NOVAS SECRETÁRIAS ESCOLARES SÃO EMPOSSADAS EM SIMÕES FILHO

Publicado

em

NOVAS SECRETÁRIAS ESCOLARES SÃO EMPOSSADAS EM SIMÕES FILHO Ao lado de Secretária de Educação Marisa Bonfim e dos vereador Jackson Bonfim e Everton Paim, o prefeito Diógenes Tolentino - DINHA deu posse às novas secretárias escolares para a rede municipal de ensino. O evento aconteceu na tarde desta terça-feira, 11 de maio, na Escola Ressureição localizada no centro da cidade.

Ao lado de Secretária de Educação Marisa Bonfim e dos vereador Jackson Bonfim e Everton Paim, o prefeito Diógenes Tolentino – DINHA deu posse às novas secretárias escolares para a rede municipal de ensino.

O evento aconteceu na tarde desta terça-feira, 11 de maio, na Escola Ressureição localizada no centro da cidade.

Com imagens de Rupiara Costa

Continuar Lendo

Educação

Enem digital será presencial e candidato deve levar caneta preta

A diferença para o Enem impresso é que a prova será feita pelo computador

Publicado

em

Metro1 – A primeira edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) digital começa neste domingo (31). O exame será aplicado de forma piloto para um número reduzido de participantes. Embora seja feito pelo computador, os candidatos deverão ir até os locais de prova e, assim como no Enem impresso, levar caneta esferográfica de cor preta. As informações são da Agência Brasil.

“É interessante lembrar que os participantes se deslocam até o local onde existe computador – a escola, universidade, faculdade, que se cadastrou antecipadamente – e que devem levar caneta preta porque vão fazer redação em papel ainda este ano. Foi uma opção para não ter uma mudança ainda tão radical”, explica o diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Camilo Mussi.

Assim como no Enem impresso, no primeiro dia, os participantes farão as provas de linguagens, ciências humanas e redação. No segundo dia, matemática e ciências da natureza. O tempo de prova e os horários de aplicação também serão os mesmos, cinco horas e meia no primeiro dia e cinco horas no segundo. Os portões abrem às 11h30 e fecham às 13h, no horário de Brasília.

A diferença é que a prova será feita pelo computador. As questões objetivas serão todas marcadas na tela, e os participantes não precisarão preencher o cartão-resposta à mão. A redação, no entanto, será escrita à mão, por isso a caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, é obrigatória. O tema e os textos motivadores estarão na tela.

No segundo dia de exame, a caneta também poderá ser usada. Os participantes receberão uma folha de rascunho para fazer os cálculos das provas de exatas à mão, caso desejem. 

Continuar Lendo

Educação

Gabaritos oficiais das provas do Enem devem ser divulgados nesta quarta (27)

Provas presenciaisi foram aplicadas nos últimos dias 17 e 24 de janeiro; versão digital está prevista para 31 de janeiro e 7 de fevereiro
Redação

Publicado

em

Bahia.ba – O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deve divulgar nesta quarta-feira (27) os gabaritos oficiais das provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas foram aplicadas nos últimos dias 17 e 24 de janeiro. No primeiro dia, foi aplicada a prova de redação.

De acordo com informações da Agência Brasil e do UOL, a previsão da divulgação dos resultados finais é 29 de março. Essa é também a previsão de divulgação das notas da redação.

Apesar da divulgação dos gabaritos, não é possível calcular a nota do exame devido à metodologia de correção adotada pelo Inep. A teoria de resposta ao item (TRI) leva em consideração fatores como a coerência de cada estudante na prova.

Isso quer dizer que, se acertar questões difíceis, é esperado qu ele acerte também as fáceis. Se isso não acontecer, o sistema entende que pode ter havido um chute e o estudante pontua menos do que o candidato que tenha acertado as mesmas questões difíceis e também as fáceis.

Com aplicação de provas depois do previsto devido à pandemia do novo coronavírus, 2,5 milhões de candidatos fizeram o Enem 2020. O número é 50% menor do que o total de candidatos inscritos nas provas.

Ainda está prevista uma versão digital para o exame, que deve ser aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. As notas do exame poderão ser usadas para concorrer a vagas de universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e em faculdades públicas, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA