Conecte conosco

Brasil

Ministério da Saúde descobre que Brasil já tinha caso de coronavírus em janeiro

Até então, primeiro caso confirmado da doença foi registrado na última semana de fevereiro

Publicado

em

Bahia.ba – O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (2) que o Brasil registrou um caso do novo coronavírus em janeiro. Segundo descoberta da pasta, uma pessoa foi hospitalizada no final daquele mês em razão da doença.

Até agora, a informação que se tinha era de que o primeiro caso de Covid-19 no Brasil foi diagnosticado nos últimos dias de fevereiro. De lá para cá, o novo coronavírus já matou 299 pessoas e deixou 7.910 pessoas infectadas.

De acordo com O Globo, o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Wanderson de Oliveira, informou que o caso é de 23 de janeiro e a pessoa contraiu o novo coronavírus em outro país. A descoberta foi feita após investigação retroativa de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

Desde janeiro, já foram registradas 23.999 hospitalizações decorrentes da síndrome. Do total, 1.587 foram causadas pelo novo coronavírus. Exceto o caso de janeiro, todos os demais foram registrados a partir do fim de fevereiro.

A partir de então, segundo O Globo, os números seguiram a curva ascendente. Na nona semana do ano, foram 4 internações; na 11ª, 355 hospitalizações; na 12ª semana, 710 internações; na 13ª, 433. Até a 14ª semana, a que estamos agora, são 41 casos de internações por SRAG.

Considerando as hospitalizações pela síndrome em que foi identificada presença de um vírus respiratório, o novo coronavírus estev em mais da metade dos casos. O dado representa que até então houve mais casos graves relacionados à Covid-19 do que a outros vírus, como o H1N1, H3M2 e o influenza B.