Conecte conosco

CIDADES

Motoristas sofrem com assaltos em sinaleiras perto do Parque da Cidade

Publicado

em

Há três meses casos de assaltos em engarrafamentos e sinaleiras têm acontecido com maior frequência no entorno do Parque da Cidade

Primeiro ele bateu com a pedra no vidro do carro parado em uma sinaleira no Itaigara. Como não conseguiu quebrar, pegou distância e arremessou. Enquanto os estilhaços caíam em cima da motorista, a analista de sistemas Soraia Brito, 50 anos, ele rapidamente colocou o braço dentro do veículo e roubou a bolsa dela.

A cena aconteceu na última quarta-feira, quando a analista de sistemas voltava para casa, por volta das 20h.  “Fiquei apavorada. Foi tudo rápido demais. Eu podia ser assassinada. Ele deu distância e jogou a pedra de longe para me matar”, conta.

De acordo com o delegado Nilton Tormes, titular da 16ª Delegacia de Polícia, na Pituba, há três meses casos de assaltos em engarrafamentos e sinaleiras têm acontecido com maior frequência no entorno do Parque da Cidade.

Eles se aproveitam do trânsito e costumam selecionar vítimas do sexo feminino. É mais fácil roubar mulheres porque dificilmente elas reagem e normalmente andam com bolsa”, destaca. Após praticar o roubo, segundo o delegado, os bandidos ainda fogem pelo parque e trocam o material roubado por drogas com traficantes do Nordeste de Amaralina.

“Eles se aproveitam da facilidade de transitar no parque por causa da extensão e ausência de fiscalização, além de fazer fronteira com o Boqueirão (localidade da Santa Cruz), Itaigara e Pituba”, diz.

Moradora do Alto do Itaigara, a analista de sistemas parou o carro diante do sinal vermelho, próximo ao parque, e foi atacada pelo assaltante. “Caiu vidro no meu olho e ainda tive cortes no corpo”, conta.

Ela diz ainda que o assaltante agiu mesmo havendo policiais por perto. “Eles não respeitam policiais. Isso acontece quase todos os dias. Não tem mais como viver nesta cidade”, reclama.

Na manhã seguinte ao crime, ela foi até o parque para mostrar à polícia o buraco na cerca por onde o assaltante fugiu. “Ele levou minha bolsa com documentos, cartões, dinheiro e celular. Nunca mais vou ter coragem de passar por aqui”, diz. Ela já tinha sido vítima antes. “Era a mesma pessoa. Ele não tinha conseguido quebrar o vidro da primeira vez, e agora conseguiu”, diz.

“Está acontecendo direto. O que eu não entendo é que isso acontece há muito tempo e ninguém faz nada. Policiais só ficam aqui à tarde”, reclama a administradora Mariana Knapp, 38, que trabalha no Itaigara e estaciona todos os dias em frente ao parque.

Na região, já teve até delegada assaltada. E não foi só uma. “Três delegadas amigas minhas já foram vítimas em frente ao Hospital Aliança”, conta a titular da 7ª DP, no Rio Vermelho, Jorvane Andrade.

Um PM que trabalha na área e pediu anonimato relata a dificuldade. “Às vezes a gente está cobrindo um local e eles estão agindo em outro. Acontece muito entre o final da tarde e o início da noite”, diz.

Ações 
No dia 18 de junho, dois homens acusados de praticar assaltos na região do Parque da Cidade foram presos. Segundo o delegado Nilton Tormes, a Polícia Civil está articulando ações para combater os roubos. “O delegado-chefe (Hélio Jorge) está ciente dessa situação e pediu atenção especial. As estratégias estão sendo montadas para efetivar o combate, mas não podemos divulgar”, diz.

“No levantamento preliminar que fizemos, percebemos que são usuários de crack em grau realmente elevado. Estamos montando uma operação. Já temos alguns nomes e até mandados de prisão”, complementa o delegado José Nelis, plantonista da 28ª DP, do Nordeste de Amaralina.

Explicações  
Na hora de explicar os motivos para o aumento, sobra até para os motoristas. “É questão de oportunismo, até mesmo por conta  da conduta dos motoristas que falam ao celular enquanto dirigem, deixando bolsas visíveis, o que tem favorecido muito esse aumento. A grande dificuldade é realmente o trânsito, no horário de pico”, pontua o delegado José Nelis.

Já o delegado Nilton Tormes acredita que o problema pode ter origem na própria estratégia de policiamento.  “A partir do momento que as bases de segurança (do Nordeste) foram instaladas, os índices de crimes contra o patrimônio no Nordeste caíram muito, porque está mais policiado. Mas o entorno não tem base e não está tendo o mesmo efetivo. Como eles estão impossibilitados de agir na região, foram para o entorno”, ressalta.

O subcomandante da 35ª CIPM, responsável pelo policiamento na área, capitão Gabriel Neto, destaca que a área é atrativa porque circulam pessoas “de relativo poder aquisitivo” e que, diante das ocorrências, a polícia mudou na sexta-feira as estratégias de policiamento no parque. “Várias viaturas passam pelo local, fazendo rondas. As mudanças e a quantidade de policiais não podemos divulgar, porque é uma informação estratégica”, ressalta.

 

Fonte: correio24horas.com.br

Vereadores

VEREADOR ITUS PROMOVE CURSO DE QUALIFICAÇÃO DE JOVENS PARA O MERCADO DE TRABALHO

Publicado

em

ação social itus

O programa surge pela necessidade de orientação e preparo dos candidatos que disputam vagas de emprego tendo em vista que o número de reprovações é alta.


O Programa conta com a parceira da faculdades Fael e o apoio da Igreja Vida Plena. São 5 encontros presenciais, com aulas de Português, redação, matemática e técnicas de aprovação para auxiliar e conduzir os candidatos ao êxito nos processos Seletivos.

O programa teve início no último dia sete nas dependências da Igreja Vida Plena localizada na Elmo serejo Farias, Cia 2, Simões Filho.

O curso é totalmente GRATUITO, das 100 vagas ofertadas as 100 foram preenchidas por ordem de inscrição. O curso é destinado para Simoesfilhenses, com o 2° Grau completo e maiores de idade.

Em conversa com o Página Simões Filho, o vereador disse: “É muito importante que possamos proporcionar cursos de preparação para o mercado de trabalho uma vez que, muitos candidatos a emprego nas diversas oportunidades da região, precisam se preparar para participar de uma entrevista de emprego, precisam saber como se comportar nessas entrevistas, explanar suas competências de forma segura e terem melhores chances na busca por uma oportunidade de emprego. Iremos realizar outros cursos nessa linha, sempre com o apoio da FAEL e outros parceiros.”

Continuar Lendo

Simões Filho

CÂMARA AUTORIZA PREFEITURA REVISAR METAS DE INCENTIVOS E RENÚNCIA DE RECEITA PARA 21 E 22

Publicado

em

PREFEITURA ABRE MÃO DE RECEITA FISCAL

Foram aprovados, por unanimidade, na 14ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (29), os Projetos de Lei (PL) de nº 020/2021 e de nº 021/2021, que se referem à revisão das metas fiscais da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021 e 2022, respectivamente, diante da concessão de incentivo fiscal e renúncia de receita.

O PL de nº 020/2021 diz que altera o Demonstrativo VII do anexo Metas Fiscais, da Lei nº 1168/2020, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício de 2021, e dá outras providências.

De acordo com a mensagem do Executivo, “o presente Projeto de Lei apresenta uma revisão do Demonstrativo VII do anexo de metas fiscais, estimativa e compensação de renúncia de receita para o ano de 2021, elaborados de forma a dar maior consistência ao planejamento e aperfeiçoar a gestão fiscal”.

O de nº 021/2021, altera o Demonstrativo VII do anexo Metas Fiscais, da Lei nº 1188/2021, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício de 2022, e dá outras providências.

Continuar Lendo

Vereadores

AO VIVO: Câmara deve aprovar confissão e parcelamento de dívida da prefeitura com a EMBASA

Veja mais itens da pauta da sessão de hoje:

Publicado

em

VEREADORENS APROVAM ORLA DA CAPADÓCIA

ASSUNTOS EM PAUTA
I – Expediente:
Leitura feita pelo Sr. 2º Secretário:
Ata da 13ª Sessão Ordinária do dia 22/06/2021.
II- Ordem do Dia:
Leitura feita pelo Sr. 1º Secretário:

  1. Leitura da Mensagem e do Projeto de Lei de nº 022/2021 (Abre ao Orçamento Fiscal e
    da Seguridade Social do Município, crédito adicional especial até o valor de R$
    928.876,39 (novecentos e vinte e oito mil, oitocentos e setenta e seis reais e trinta e
    nove centavos), para os fins que especifica, e dá outras providências), oriundo do Poder
    Executivo;
  2. Leitura da Mensagem e do Projeto de Lei de nº 023/2021 (Autoriza o Poder Executivo a
    contratar operação de crédito com o BANCO DO BRASIL S.A., e dá outras providências),
    oriundo do Poder Executivo;
  3. Leitura da Mensagem e do Projeto de Lei de nº 024/2021 (Autoriza o Poder Executivo a
    firmar Termo de confissão de dívida e Acordo de parcelamento e quitação de débitos com
    a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S/A- EMBASA, e dá outras providências),
    oriundo do Poder Executivo;
  4. Apreciação e votação do Parecer conjunto das Comissões Permanentes de Justiça e
    Finanças, e em primeira discussão e votação do Projeto de Lei nº 020/2021 (Altera o
    Demonstrativo VII do anexo Metas Fiscais, da Lei nº 1168/2020, que dispõe sobre as
    diretrizes orçamentárias para o exercício de 2021, e dá outras providências), oriundo do
    Poder Executivo;
  5. Apreciação e votação do Parecer conjunto das Comissões Permanentes de Justiça e
    Finanças, e em primeira discussão e votação do Projeto de Lei de nº 021/2021 (Altera o
    Demonstrativo VII do anexo Metas Fiscais, da Lei nº 1188/2021, que dispõe sobre as
    diretrizes orçamentárias para o exercício de 2022, e dá outras providências), oriundo do
    Poder Executivo.

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA