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“NEGÄO DO WHATSAPP” FOI DEMITIDO APÓS FESTA DE FIM DE ANO: ENTENDA O CASO

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Em rede social, funcionários apoiam CEO demitido por festa de fim de ano

Do UOL – O ex-presidente no Brasil da multinacional Salesforce Mauricio Prado, demitido por causa da fantasia usada por um funcionário na festa de fim de ano da empresa, está recebendo apoio de colegas e ex-funcionários nas redes sociais. O problema aconteceu porque um funcionário se fantasiou de um meme do Whatsapp com pênis gigante. Ele também foi demitido.

Procurado pelo UOL, o executivo disse que preferia não falar sobre o caso.

“Estou, neste momento, me recuperando de todo o impacto e abrangência desta notícia na minha vida e de minha família”, disse Prado ao UOL por mensagem em uma rede social. “Sou um bom homem e muito respeitado por todos”, afirmou ele. “Por favor, leia os comentários dos meus funcionários no LinkedIn.”

Em sua página na rede social profissional, Prado possui 85 recomendações de colegas elogiando seu trabalho. Vários comentários foram feitos depois da demissão. “Ele é um verdadeiro líder de negócios e tem uma habilidade única de montar e inspirar equipes de alto desempenho”, disse um deles. Outros colegas destacaram que ele “respeita a diversidade das pessoas”, que “se preocupa com os outros” e que é “sempre justo e humilde”.

“É difícil encontrar um adjetivo preciso para definir o Mauricio. Talvez o mais adequado seja único (…) Mauricio não é só um verdadeiro líder, mas também um ser humano completo”, disse outro.

Denúncia anônima

O UOL apurou que um funcionário que participava da festa se sentiu ofendido com a fantasia e fez uma denúncia anônima para a empresa. Foram demitidos o funcionário, o diretor que era chefe dele e o presidente.

Não seria verdade que o diretor e o ex-presidente foram dispensados por não aceitarem a demissão do funcionário que usou a fantasia. A festa ocorreu no dia 10 de dezembro e a dispensa teria acontecido no dia 18 do mesmo mês, sem discussão nem chance de o ex-presidente se defender.

A empresa também teria decidido suspender dois funcionários por se fantasiarem como os personagens do filme “As Branquelas”, em que dois policiais negros vestem-se como patricinhas brancas.

Demissão de três funcionários

Prado foi demitido após a Salesforce promover uma festa a fantasia de final de ano e um dos funcionários usar a roupa de um meme chamado “Negão do WhatsApp”. O ex-funcionário, da área de vendas, vestiu uma camisa azul, colocou uma toalha no ombro e improvisou uma prótese para imitar o pênis do personagem. Ele ficou em quarto lugar no concurso promovido pela empresa das melhores fantasias da festa.

Além de Maurício, o funcionário que usava a fantasia e o chefe direto dele também foram dispensados. A reportagem tentou contato com os outros dois ex-funcionários, mas ainda não teve resposta.

Resposta da Salesforce

Procurada, a empresa informou que “confirma que Mauricio Prado deixou a Salesforce para buscar novas oportunidades. A companhia agradece pela contribuição para a Salesforce e deseja sucesso em seus projetos futuros”.

A Salesforce disse ainda que “não comenta sobre as razões de seus funcionários deixarem a empresa”.

Jornalista DRT/MTB nº 4584/BA - Atualmente é editor dos sites Tudo é política e Página Simões Filho. Tem formação em contabilidade e experiência como Instrutor profissional nas áreas de designer gráfico e programação para web.

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Emprego

Inscrições do Partiu Estágio se encerram no próximo domingo

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Os jovens universitários baianos têm até o próximo domingo (17 de setembro) para garantir sua inscrição no Programa Partiu Estágio. O segundo edital da iniciativa, lançado em 29 de agosto, conta com 3.105 vagas disponíveis para estudantes de ensino superior de instituições estaduais, federais e privadas com sede na Bahia. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço www.programaestagio.saeb.ba.gov.br.

Podem participar do programa universitários que estejam regularmente matriculados na modalidade presencial e cursando uma entre as 100 graduações com ofertas de vagas listadas no edital. É necessário ainda que o jovem tenha idade mínima de 16 anos e que tenha cumprido pelo menos 50% do seu curso de formação.

 

No momento da inscrição, os universitários deverão preencher cuidadosamente a ficha cadastral, informando até três órgãos nos quais têm interesse de estagiar, de acordo com as vagas ofertadas – são 60 órgãos da administração pública estadual na capital e outros 42 em municípios do interior.

Vale ressaltar que os universitários devem se candidatar a estágio na sua área de formação e que sua atuação seja na cidade onde morem ou estudem. O comprovante de inscrição será enviado por e-mail e quaisquer dados informados de forma inverídica ou incorreta levarão à imediata eliminação do candidato.

Critérios de seleção

As 3.105 vagas ofertadas serão preenchidas seguindo os mesmos critérios do primeiro edital do Partiu Estágio: a convocação dará prioridade aos universitários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico, seguidos daqueles que tenham estudado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada.

Caso existam vagas remanescentes, as mesmas serão preenchidas pelos demais universitários, como aqueles não inscritos no CadÚnico e que tenham estudado o ensino médio em escola particular sem bolsa integral. Quaisquer dúvidas sobre o ingresso devem ser sanadas por meio do edital.

Contrato

O contrato dos jovens selecionados tem duração de um ano, sem possibilidade de prorrogação. Os universitários que forem selecionados para estagiar no Estado serão convocados prioritariamente por e-mail, no qual será informado em qual órgão irá atuar. Após a convocação, o estudante tem, no máximo, dez dias úteis para se apresentar portando documentação indicada no edital, lembrando que comparecer ao local indicado após o prazo ou com documentos faltando implica na perda da vaga.

As atividades que serão desenvolvidas durante o estágio estarão previstas no Plano de Estágio, documento que será assinado pelo estudante, pela instituição de ensino superior e pelo órgão contratante no ato da contratação, juntamente com o Termo de Compromisso de Estágio. A carga horária de atividade é de 4 horas diárias e 20 horas semanais. Durante a vigência do estágio, o estudante terá direito a bolsa mensal, auxílio-transporte e recesso remunerado proporcional.

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Brasil

Bahia registra abertura de quase 13 mil empresas em 2015

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Dos 12,6 mil estabelecimentos que entraram em operação na Bahia nos primeiros seis meses deste ano 88% são de micro, pequeno e médio porte. Os outros 125, de grande porte. Juntas, as 12.725 empresas geram milhares de empregos, que ajudam a aquecer a economia. Independente do tamanho, todas precisam estar registradas na Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb) para iniciar a atividade. As 32 unidades da Juceb estão distribuídas em todas as regiões da Bahia e,  segundo o presidente da entidade, Antônio Carlos Tramm, o conjunto de serviços da RedeSim está sendo ampliado para agilizar o processo de abertura de empresas no estado. 

A RedeSim é um sistema informatizado que busca desburocratizar o processo de abertura e alteração de empresas, integrando os órgãos públicos envolvidos no registro de empresas como Junta Comercial, Receita Federal, Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) e prefeituras. “Já temos a RedeSim conveniada com mais de 30 municípios. O objetivo é possibilitar rapidez, eficiência e agilidade no serviço prestado ao pequeno, médio e grande empresário”.

Consultoria 

Abertura de empresas baianas no primeiro semestre de 2015 Na foto: Academia Espaço Dez Foto: Carol Garcia/GOVBA

Abertura de empresas baianas no primeiro semestre de 2015
Na foto: Academia Espaço Dez
Foto: Carol Garcia/GOVBA

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-BA) realiza várias ações para estimular a abertura de empresas e também subsidiá-las com informações que contribuam para mantê-las lucrativas. De acordo com a gerente adjunta do Sebrae – Regional Salvador, Mariana Cruz, entre os serviços prestados estão capacitações na gestão das empresas. “Nesta área tem sido identificada grande dificuldade por parte dos empresários”. Segundo ele, em razão disso, são realizados consultoria e cursos nas áreas de inovação e sustentabilidade. “Neste momento de crise na economia, ela [a consultoria] é bastante requisitada porque há necessidade de manutenção e ampliação das vendas pelos pequenos negócios”.

Proprietário de uma academia na região central de Salvador há 15 anos, Manoelito Cerqueira recebe consultoria do Sebrae desde o início da atividade. Para ele, o custo-benefício é positivo, principalmente, quando o cenário econômico não é favorável. “O Sebrae direciona um consultor no início do ano para fazer um planejamento estratégico. Fizemos um planejamento de custo em que foi contemplado o consumo de materiais, hora e número de funcionários. Este encaminhamento é feito e acompanhado por um técnico do Sebrae”.

Entre as medidas adotadas, este ano, estão o remanejamento de pessoal, por meio da redução de horas trabalhadas. Segundo o empresário, até os materiais descartáveis foram trocados por equipamentos de uso permanente e coletivo. “Houve a substituição de papel toalha por secadores de mão e os copos plástico trocamos por squeezes [garrafas de plástico, geralmente utilizada em provas de exercício físico], que, além de fazer o marketing [divulgação] da academia, diminuiu bastante o uso de copos”. Para saber como ter acesso aos serviços do Sebrae, os interessados podem acessar o site do Sebrae-Bahia ou entrar em contato pelo telefone 0800 570 0800, inclusive, para agendar atendimento presencial. 

ASCOM

 

 

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Emprego

BOMBA BOMBA: Ministério Público intima ex-coordenadora do SINE Simões Filho

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O Ministério Público municipal recebeu denúncias, relatando supostas irregularidades na administração de vagas de emprego na unidade do SINE, em Simões Filho, no período em que a Senhora Graça Maria, foi coordenadora.

De acordo com informações preliminares, O MP encaminhou intimação para o SINE, para que a Senhora Graça Maria preste esclarecimentos sobre as várias denúncias listadas.  Ainda de acordo com a informações, são seis os itens listados pelo MP para que sejam esclarecidos.

Graça Maria, já não é mais a coordenadora do SINE. Durante o período que a mesma foi coordenadora da Unidade, foram várias as queixas de pessoas que reclamavam de que havia encaminhamento de vagas, consideradas melhores que outras, para pessoas apadrinhadas por figuras políticas do município, porém nunca foram apresentadas provas sobre o caso.

O Ministério Público deverá trazer à luz toda a verdade sobre esse suposto tráfico de influência, e caso se confirme que pessoas eram beneficiadas em nome de políticos do município, o caso poderá caracterizar falta de decoro, caso aponte nomes de vereadores eleitos, podendo acarretar até cassação de mandato.

AÇÃO ANTECIPADA

Com a decisão de trazer para a prefeitura, a coordenação do SINE, que atualmente está sob os cuidados da SEDEC, o prefeito Eduardo Alencar(PSD), se antecipou ao Ministério Público no que diz respeito a tentar dar um “basta” no suposto tráfico de influências praticado dentro da Unidade.

Se o MP concluir que existiu realmente escolha de vagas para apadrinhados de vereadores, o caso poderá ter um efeito devastador para os envolvidos que pretendem se reeleger em 2016.

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