Novos equipamentos intensificam atuação da PM na Baía de Todos-os-Santos - Página Simões Filho
Conecte conosco

Polícia

Novos equipamentos intensificam atuação da PM na Baía de Todos-os-Santos

Publicado

em

Moradores do entorno da Baía de Todos-os-Santos e os turistas que visitam as 14 cidades e 56 ilhas ou ilhotas da região, a costa e a contra-costa da Ilha de Itaparica irão perceber ainda mais a presença da Polícia Militar da Bahia (PMBA). Ontem quinta-feira (11), em cerimônia no Centro Náutico da Bahia, no bairro do Comércio, em Salvador, a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) recebeu uma lancha de 21 pés, dois botes infláveis e nove motos aquáticas, ampliando e qualificando a frota, que já contava com barcos de alumínio, lanchas, carros e motocicletas. O evento teve a presença do comandante geral da Polícia Militar da Bahia (PMBA), coronel Alfredo Castro, do comandante de Policiamento Especializado, coronel Paulo Faustino, e do comandante da Coppa, tenente-coronel Nilton Cézar Machado.

Segundo Machado, mesmo que o foco seja a proteção dos recursos naturais, principalmente os hídricos, os equipamentos serão utilizados em qualquer situação em que seja necessária a atuação policial, como a ‘Operação Verão’. “Embora não tenhamos a competência constitucional para realizar policiamento marítimo, quando entramos no mar para combater o crime ambiental, por sermos policiais militares, também contribuímos para a redução de outros crimes, como o tráfico de drogas, pirataria, entre outras práticas delituosas”.

O comandante da Coppa informou também que, somente este ano, os 128 policiais militares que compõem a Companhia realizaram mais de quatro mil abordagens em embarcações e apreenderam 24 explosivos (bombas) utilizados em pesca ilegal. “A utilização de bombas para a pesca causa danos à fauna aquática. As lagostas, por exemplo, estão cada vez mais raras na baía. Também existem registros de que a utilização destes artefatos já causaram surdez, cegueira, mutilação e morte de mergulhadores e banhistas”.

Na ocasião, o comandante geral da PMBA, coronel Alfredo Castro, ressaltou que a principal missão constitucional da Polícia Militar é preservar vidas. “A Coppa nos traz esta condição de proteger o meio ambiente e, consequentemente, vidas”.

Seja por motivos profissionais ou turísticos, milhares de pessoas fazem a travessia pela Baía de Todos-os-Santos diariamente. Morador de Morro de São Paulo, na Ilha de Tinharé, que pertence ao município de Cairu, o operador de telemarketing William Santos aprovou o investimento. “Fiquei muito feliz com a chegada destas lanchas e motos aquáticas. Até os turistas quando visualizarem isso irão se sentir mais seguros”.

Correio Regional

Optimized with PageSpeed Ninja