Conecte conosco

Últimas do Dia

OPINIÃO: FALA DA SECRETÁRIA DE SAÚDE SOBRE FAKE NEWS A OBRIGA CRIAR SISTEMA DE DIVULGAÇÃO MAIS EFICAZ

Publicado

em

coronav[irus em sim'oes filho

Que Bolsonaro está fazendo escola, é inegável.

Quantos casos suspeitos de COVID-19 em Simões Filho estão sendo analisados neste momento?

É inegável que a prefeitura municipal está se mobilizando para evitar uma explosão de contágio por coronavírus na cidade.

São várias as ações postas em prática para prevenção ao contágio e combate ao vírus letal.

Ao mesmo tempo, são poucas as notícias oficiais que deixem a população informada sobre os casos suspeitos, descartados e confirmados no município.

O meio que está sendo usado pela gestão, para informar, diariamente, o quadro atual da cidade em relação aos casos de covid-19 é uma live no facebook.

São diversos os veículos de notícias na cidade, que poderiam estar fazendo parte de um pool de informação ao povo de Simões Filho, retransmitindo a live do prefeito e publicando boletins informativos.

Reflitamos: quantas pessoas acompanham a live do prefeito que tem status de BOLETIN EPIDEMIOLÓGICO, em tempo real, todos os dias?

É assertivo que a maioria das pessoas que acompanham são apoiadores que, o tempo todo parabenizam o prefeito pelo trabalho desenvolvido.

Lives demoradas, sem roteiro, com péssima qualidade de som e com péssima qualidade de imagem e iluminação, que nitidamente são gravas por pessoas com celulares nas mãos, que tremem o tempo todo e que exigem dos que assistem, uma paciência imensa.

Existe uma boa equipe de boms profissionais, na comunicação o que nos permite dizer que tais lives são inadmissíveis.

Mas deixando esses pequenos detalhes de lado, em praticamente todas as lives, são feitos avisos para que as pessoas não acreditem e não compartilhem fake News, pois elas causam pânico na população.

O prefeito, sem perceber alimenta uma horda de apoiadores para que fiquem confrontando todas as notícias publicadas pelos veículos da cidade, dizendo que as mesmas são fake News.

Os apoiadores do prefeito, se tornaram todos, ESPECIALISTA EM JORNALISMO, só não são fake news, as notícias que forem, segundo ‘avaliação criteriosa’ dos mesmos, favoráveis ao prefeito. As notícias que tratem sobre fatos que não sejam ‘favoráveis’, recebem o tal rótulo de FAKE NEWS, nos diversos grupos de whatsapp.

Em várias oportunidades o prefeito orientou todos os seus apoiadores a falarem ‘a verdade’ sobre a gestão, mas ao que parece, essa mensagem é entendida de outra forma.

A secretária de saúde tem formação técnica em enfermagem, o prefeito é o gestor e à disposição dele existe uma secretaria de comunicação que precisa comunicar.

Os fatos estão aí.

Não dá para ficar alertando a população para que não compartilhem fake News e ao mesmo tempo ver nomeados da prefeitura, apoiadores políticos ficarem o tempo todo afirmando que toda notícia publicada nos sites da cidade são fake News por entenderem que as mesmas criam situação política negativa ao prefeito em ano de eleição.

Na manhã de hoje, dois fatos faram publicados pelo Página Simões Filho, o alerta do Ministério da Saúde sobre o estágio de CONTAGIO DESCONTROLADO e O CASO DE MORADOR DA PITANGUINHA que relata, em vídeo, a pouca atenção dada ao seu quadro de saúde por um médico na UPA do CIA 1.

Perguntas a senhora secretária: o relato do morador é fato, ou fake?

O que foi noticiado foi o fato ou não?

Na tarde de hoje, pela live/boletin, o prefeito deu a notícia de caso confirmado em Simões Filho.

Muitas pessoas não atentaram para pontos importantes da informação: o paciente não foi diagnosticado em Simões Filho, não foi informado quando ele procurou o médico e, novamente, não se informa números de suspeitos na cidade, quantas pessoas próximas ao paciente estão com amostras coletadas…

O que muda nas ações da prefeitura a partir de agora, uma vez que o vírus já circula entre nós?

Por fim, a enfática forma da secretária em reafirmar ao povo pra não disseminarem fake news impõe a Ela, ao prefeito e ao setor de comunicação da gestão, listarem, e trazerem a público, diariamente, quais foram as fake news, interceptadas no dia.

Já basta Bolsonaro em Brasília metendo os ‘pés pelas mãos’ brigando com a imprensa enquanto o vírus se propaga feito um rastilho de pólvora pelas cidades, Brasil afora.

Ado, Ado, Ado, cada um no seu quadrado.

Posso afirmar, em nome de todos os veículos de imprensa de Simões Filho, que a imprensa local está disposta a ajudar, inclusive listando o que é fato e o que é fake, neste momento em que todos estão preocupados com o avanço do coronavírus em todo o mundo.

Se não querem o apoio da imprensa, então exige-se que esclareçam, diariamente, o que é fato e o que é fake News, na cidade.  

P U B L I C I D A D E