Conecte conosco

Cultura

Pira do Fogo Simbólico da Pátria é recepcionada com ato cívico em Simões Filho

Publicado

em

Simões Filho tá Mudando

Foi na Bahia, em 1823 que se deu, finalmente, a independência do Brasil. A data, 2 de julho, é oficialmente conhecida como o “Dia da Independência da Bahia”.

P1180629Todos os anos, um ato cívico conduz uma pira como o “Fogo Simbólico da Pátria”, nas mãos de atletas que saem percorrendo à pé, todo o trajeto entre as cidades de Cachoeira, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Candeias Simões Filho e Salvador(Bairro de Pirajá).

P1180532Na manhã de hoje (01), a chama que representa a luta pela independência da Bahia, chegou em Simões Filho e foi recepcionada pelo prefeito Eduardo Alencar, o vice-prefeito Manoel Almeida, o Presidente da Câmara Joel Luiz Cerqueira, os vereadores Jailson ( Jajai), Joel do Hospital, Everton Paim, Élio Santos, Dene Canaã, Deni da Metalúrgica, João Contador, Pedro da Kombi, Luciano Almeida, Katia Cerqueira, Erivaldo Canjirana, Nivaldo Dórea ( Neguinho), Arnoldo Simões, Mirian Prazeres e Cleide Vieira, além dos secretários municipais, munícipes e outras autoridades.
P1180277A cerimônia foi iniciada com a apresentação das fanfarras da cidade (Fanausf, Integração da Bahia e Fanfarra do Reitor), que se apresentaram executando várias músicas e hinos.
P1180640A tocha chegou às escadarias do “Pavilhão do Fogo simbólico” conduzida pelo atleta Lázaro Santana, de Candeias, e em seguida foi entregue Rosa Maria da Silveira, Secretária de Educação da cidade de Candeias, que veio representando o prefeito Francisco da Conceição. Por sua vez, Rosa Maria passou às mãos do prefeito anfitrião Eduardo Alencar.

P1180649Pelas mãos do prefeito, a tocha foi entregue ao atleta Simõesfilhense Antônio Carlos Júnior, o qual, finalmente, acendeu a pira simbólica, que ficará acesa por 30 dias para lembrar a Batalha de Pirajá, principal batalha pela independência, em que os baianos venceram as forças do colonialismo português. P1180672Após o acendimento da pira, o prefeito Eduardo Alencar, o presidente da Câmara Vereador Joel Cerqueira e a representante do prefeito de Candeias, Rosa Maria, fizeram o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Simões Filho, ao som do Hino Nacional Brasileiro. Em seguida os três fizeram breves discursos sobre a importância da data.

Como acontece em todos os anos, houve também a tradicional troca de presentes das cidades que representa um laço de amizade e intercâmbio entre os municípios.

Todos se encaminharam então para a Câmara Municipal, na Praça da Bíblia, onde foi servido um breve coquetel, e em seguida, votarem ao Pavilhão, na praça Noêmia Meireles, para acompanharem a partida da pira conduzida por atletas de Simões Filho até Pirajá em Salvador.

[fpphotos id=”696013650448581″]

Jornalista DRT/MTB nº 4584/BA - Atualmente é editor dos sites Tudo é política e Página Simões Filho. Tem formação em contabilidade e experiência como Instrutor profissional nas áreas de designer gráfico e programação para web.

Cultura

Regulamento do Fundo Municipal de Cultura é tema de Audiência Pública

Publicado

em

Simões Filho tá Mudando

A Prefeitura de Simões Filho, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secut) e  Conselho Municipal de Cultura (CMC), realiza Audiência Pública nesta quarta-feira (16), às 17h30, no auditório do Centro Social.

O encontro é aberto ao público, em especial artistas, grupos e produtores culturais do município.

Durante o encontro, será apresentado e colocado em apreciação o “Regulamento do Fundo Municipal de Cultura”, importante ferramenta para o incentivo a Cultura local, e que faz parte do Sistema Municipal de Cultura.

Após a audiência, o Regulamento seguirá para o Gabinete do Executivo, onde será analisado, transformado em decreto e publicado em Diário Oficial.

 

A sua participação é fundamental!

Continuar Lendo

Cultura

PRINCESA AFRICANA VISITA SIMÕES FILHO

Publicado

em

Princesa africana visita Simões Filho
Simões Filho tá Mudando

A princesa Iya Adedoyin Talabi Faniyi  (nascida Olayiwola-Olosun) visitará a cidade de Simões Filho e será recebida com festa pela comunidade Quilombola de matriz africana em Pitanga de Palmares logo pela manhã no Quilombo Caipora, que é liderada por Bernadete Pacífico.

A princesa Iya Adedoyin é sacerdotisa de Oxum em Osogbo, na Nigéria.

 DIÁLOGOS BRASIL-NIGÉRIA

No último dia 7 de maio, o auditório Raul Seixas da faculdade de Filosofia da UFBA foi palco do encontro entre duas renomadas sacerdotisas de Oxum: Mãe Valquíria d’Oxum da Casa de Oxumarê e a princesa Adedoyin Olosun, sacerdotisa de Osun em Osogbo, na Nigéria. O evento “Diálogos Brasil-Nigéria” com o tema “Quem é Oxum?”, para falar sobre a religião e a cultura africana na diáspora, foi promovido na última sexta (4), pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFBA (PPGA) e pelo Goethe-Institut Salvador-BA.

Para a princesa, falar sobre este tema dentro da universidade de outro país é valorizar os saberes religiosos.

“Compartilhar o conhecimento aqui é a mesma coisa que compartilhar o conhecimento na Nigéria ou em qualquer outro lugar no mundo. Esse espaço é feito para compartilhar os conhecimentos que os ancestrais deixaram para nós. É um prazer participar desses encontros, eles ajudam a reunir e espalhar esses conhecimentos”, disse.

Mãe Valquíria d’Oxum, uma das mais antigas e prestigiadas figuras do candomblé baiano, hoje com 76 anos, foi iniciada no candomblé aos 17. Ela tem o posto de Olopondá, cuida da casa e tudo relacionado a Xangô. Ao ser perguntada sobre sua relação com Oxum, a sacerdotisa brasileira foi enfática:

 

“Pra mim é tudo, até quando eu respiro, eu me lembro de Oxum. É um orixá que eu tenho muito amor por ela ter me escolhido para ser filha dela”.

Leia matéria completa,clicando aqui.

Continuar Lendo

Cultura

SIMÕES FILHO: ABAYOMI REALIZA O CONCURSO QUEEN 2018

Publicado

em

simoes-filho-realiza-concurso-queen-2018
Simões Filho tá Mudando

A construção de uma sociedade justa e igualitária é feita todos os dias. Nesse sentido, aconteceu nesta sexta-feira (11), o primeiro concurso Queen Abayomi 2018.

“Todos os dias, nós mulheres temos que lutar por igualdade de direitos. Só nós sabemos o quanto é difícil as nossas conquistas. Mas juntos podemos mais e somos mais fortes. Esse encontro reforça a força e a beleza da raça predominante no nosso país”, ressaltou Kátia Oliveira, primeira-dama e vereadora.

O concurso contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Simões Filho e foi dividido em etapas. A grande final, elegeu Jamile Santos como a Queen Abayomi 2018, em segundo lugar Sheilla Santos e o terceiro lugar, Jamile Marley.

“Estou extremamente agradecida a todos que nos apoiaram para a realização desse movimento de preto. A nossa cidade linda é cheia de beldades. Mas a nossa voz fala mais que beleza, nós gritamos por liberdade e igualdade de gênero e raça. Buscamos o nosso lugar ao sol e muitas vezes só conseguimos isso com a valorização da nossa gente”, pontuou Gabriela Mel Girassol, presidente da Instituição Entidade Abayomi. 

encontro reúne grandes nomes da luta por igualdade de direitos, movimentos sociais negro, coreógrafos, ativistas sociais, além da primeira dama e vereadora Kátia Oliveira, os secretários municipais de Esporte, Lazer e Juventude – Sirliane Ribeiro, Governo – Edson da Kipão e Políticas Publicas para Mulheres – Andrea Almeida, assessora de comunicação Vânia Santana e o superintendente de planejamento Ferdnand Andrade.

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Copyright © 2017 Página Simões Filho