Conecte conosco

CIDADES

Quase 125 mil baianos aguardam para se aposentar em meio à pandemia

Estado é o quarto em número de benefícios aguardando aprovação, segundo o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário

Publicado

em

Metro1 – A fila de espera para aposentadoria na Bahia tem, atualmente, 123.569 processos em andamento. Do total, 59.327 estão aguardando uma posição do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e outros 64.242 dependem de algum ato do segurado, como apresentar um documento ou ir até à agência, por exemplo. Os números, divulgados pelo jornal Correio, são do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP).

A Bahia é o quarto estado brasileiro com o maior número de benefícios aguardando aprovação. Em todo o país, são mais de 1,8 milhão de segurados que dependem da liberação. Ainda de acordo com o IBDP, 22.533 é o total de benefícios por incapacidade, auxílio doença e aposentadoria por invalidez. Destes, 18.480 estão aguardando, provavelmente, por conta da perícia.

Segundo o site covid.inss.gov.br, 65 agências baianas estão aptas para o atendimento, sendo 64 delas com a realização de perícia médica. Em Salvador, apenas as agências do Bonfim, Itapuã, Mercês e Odilon Dorea realizam o agendamento do serviço com hora marcada pelos canais de atendimento do INSS.

P U B L I C I D A D E