Conecte conosco

Brasil

Relator da CPI do BNDES pede indiciamento de Lula e Dilma, diz jornal

Conclusões do relatório do deputado Altineu Côrtes (PL-RJ) relatório ainda têm que passar por aprovação dos outros membros do colegiado

Publicado

em

TudoePolitica – O relatório da CPI do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) acusa ex-ministros de governos petistas por omissão na liberação de empréstimos para operações internacionais de empreiteiras brasileiras, informa reportagem do jornal Folha de S. Paulo.

Segundo a publicação, o relator Altineu Côrtes (PL-RJ) sugere o indiciamento de 64 pessoas, incluindo os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, ex-ministros e técnicos que analisaram as operações no governo e no BNDES.

Conforme a Folha, as conclusões do relatório de Cortês, contudo, ainda têm que passar por aprovação dos outros membros da CPI. No texto, Cortes cita atas de reuniões do Cofig (comitê interministerial que analisa financiamentos) que mostrariam pressão do governo para afrouxar restrições a empréstimos a países aliados.

A reportagem menciona que, em encontro no dia 10 de novembro de 2004, por exemplo, o Planalto teria pressionado pela avaliação de novos projetos na República Dominicana, mesmo diante de desconforto da Secretaria do Tesouro Nacional com relação aos indicadores do país.

Segundo a Folha, o ex-ministro das Relações Exteriores durante governos do PT Celso Amorim disse não ter lido o relatório.

Já o BNDES disse à reportagem que não comentaria o tema. Procurados, Dilma, Mantega, Palocci e JBS ainda não responderam. A Folha diz não ter conseguido contato com os outros citados.

P U B L I C I D A D E
Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta